Guia de compras: marcas de maquiagens que não fazem mal à sua saúde

Vapour Organic Beauty Atmoshphere Soft Focus Foundation Review
Foto: Reprodução (fonte)

Tenho recebido muitos emails me pedindo para indicar marcas de maquiagens que fossem cruelty-free (não testadas em animais) e com essa pegada mais orgânica e natural, então decidi fazer um guia bem completo para ajudar. Infelizmente, as opções de produtos comercializados aqui no Brasil são bem escassas, mas lá fora a variedade é estontante. Para quem tem cartão e pode importar é moleza, já para quem não tem fica mais difícil, mas por aqui também dá para achar coisa bem boa, então sem estresse!

Antes de mais nada é preciso relembrar os motivos pelos quais é interessante evitar maquiagens convencionais. Basicamente, na composição delas você irá encontrar:

  • Derivados de petróleo como parafina, óleo mineral, petrolato (que podem obstruir os poros, interferir nos mecanismos de hidratação da pele, causar envelhecimento precoce). Como identificar no rótulo: procure por “paraffin”, “paraffinum liquidum” ou “mineral oil”, “petrolatum”.
  • Silicones (são poluentes, podem acumular na pele, obstruir os poros). Como identificar no rótulo: procure por “dimethicone”, “simethicone”, “dimethiconol” – em geral, quase tudo que terminar com “methicone” ou “ol”
  • Corantes sintéticos (associados a alergias, coceiras, dermatites). Como identificar no rótulo: procure por substâncias que levem “F&DC” no nome.
  • Talco (potencialmente danoso para o sistema respiratório). Como identificar no rótulo: procure por “talc”.
  • Traços de chumbo (metal pesado que acumula no corpo humano e está associados a problemas neurológicos). Não dá para encontrar no rótulo porque não é adicionado à composição propositalmente.
  • Parabenos (associados a distúrbios endócrinos). Como identificar no rótulo: procure por tudo que termine com “paraben”.
  • Compostos com “PEG” no nome (associados a alergias, podem facilitar a penetração de outras substâncias -muitas delas nocivas – na pele e podem ser contaminados com óxido de etileno, que é extremamente tóxico). Como identificar no rótulo: procure por compostos que tiverem “PEG” no nome.
  • Pó de alumínio (o alumínio é tido como uma possível neurotoxina). Como identificar no rótulo: procure por “aluminium powder”.
  • Retinil palmitato (quando exposto à luz ultravioleta, os compostos de retinol se quebram e produzem radicais livres tóxicos que podem danificar o DNA e causar mutações genéticas, precursoras do câncer). Como identificar no rótulo: procure por “retinyl palmitate”

Claro que isso são só alguns exemplos, poderia ficar aqui o resto do ano citando os milhares de compostos polêmicos e nocivos que podemos encontrar por aí, mas não vem ao caso. Caso você queira ler de forma mais aprofundada sobre o que foi dito acima (fontes de referências, informações detalhadas) e obter informações de outras substâncias, veja aqui, aqui, aqui e aqui. Aqui você também pode aprender como identificar se o seu cosmético faz mal.

Bom, indo ao que interessa: as marcas! Confira abaixo:

Marcas comercializadas no Brasil

Linha Make B. Mineral do O Boticário

O Boticário é uma marca bem polêmica porque, apesar de não realizar testes em animais, recebe uma enxurrada de críticas por patrocinar algumas semanas de moda aqui no Brasil que fazem uso de peles durante os desfiles. Eu ficava em cima do muro acerca dessa questão, mas atualmente decidi passar a boicotar a marca por conta disso. Acho que vai da consciência de cada um.

As linhas regulares de maquiagens do O Boticário possuem muitos ingredientes químicos polêmicos, mas a linha Make B. Mineral tem alguns itens (não são todos) com composições mais “light” (aqui você pode ver as fórmulas e analisar por conta própria) que não oferecem grandes riscos, como é o caso do lápis para olhos (testei aqui).

Bioart

É uma marca brasileira que comercializa maquiagens e cosméticos e tem a proposta de fazer produtos com uma pegada mais natural e sem testes em animais. De um modo geral, não é a marca mais pura em termos de ingredientes de maquiagem, poderia melhorar bastante e investir em formulações com menos químicas polêmicas, mas dentre a linha de maquiagens dá para achar alguns itens com composições interessantes, como é o caso do pó e dos blushes.

UPDATE: para quem quiser ver, aqui tem a composição completa dos produtos

Alva

Não é brasileira (vem da Alemanha), mas é comercializada aqui no Brasil. Oferece maquiagens veganas (sem ingredientes de origem animal), com ativos orgânicos e as formulações são, no geral, bem boas, eu gosto bastante. Já usei alguns batons, alguns duos de sombra e um dos Green Equinox. É uma das marcas que mais uso.

Marcas para importar

Alima pure

Sou fascinada pela Alima Pure, é uma pena não vender no Brasil! Ela oferece maquiagens verdadeiramente minerais, com fórmulas bem puristas e naturais. É cruelty-free, os produtos em sua maioria são vegans (exceto os lipbalms) e hipoalergênicos.

  • Onde encontrar: na Iam Natural Store (veja aqui como obter frete mais barato e correr menos risco de taxação na alfândega)

Rms Beauty

Os ingredientes são puros, os produtos contém ativos orgânicos e são conhecidos por serem bem hidratantes. O iluminador Living Luminizer da marca é bastante famoso e já foi citado como favorito pela modelo Miranda Kerr (que curte essa vibe de produtos naturais). A modelo Gisele Bundchen, também conhecida por adotar um estilo de vida mais purista, também já citou os produtos da RMS.

Inika, Couleur Caramel e Lavera

É uma marca australiana que comercializa maquiagens veganas, orgânicas e as que não são orgânicas prometem ser 100% minerais (a base líquida da marca é ganhadora de vários prêmios em revistas como Marie Claire). Já a Couleur Caramel é uma marca francesa de maquiagens 100% naturais e leva ingredientes orgânicos certificados, e a marca Lavera segue o mesmo estilo.

Vapour Organic Beauty e ILIA beauty

A Vapour oferece maquiagens com fórmulas bem puras, 100% naturais e com 70% de ingredientes orgânicos certificados. Assim como a Vapour, a marca ILIA Beauty também trabalha com ingredientes orgânicos, embora nem todas as fórmulas sejam tão puras quanto as da primeira. vende na lovelula e na feeluniquee iam natural store

  • Onde encontrarna Iam Natural Store (veja aqui como obter frete mais barato e correr menos risco de taxação na alfândega)

The All Natural Face, Just Pure Minerals, Everyday Minerals e Silk Naturals

Todas essas marcas comercializam maquiagens minerais e tem uma variedade estonteante de produtos. A The All Natural Face é vegan, tem preços absurdamente acessíveis e uma gama de cores bem abrangente. Oferece produtos líquidos e cremosos também e nem todos têm fórmulas completamente puras, mas elas podem ser consultadas no site, então vale a pena dar uma olhada antes de comprar. A Just Pure Minerals é bem parecida com a TANF, sendo vegan também.

A Everyday Minerals, assim como as outras, também oferecem maquiagens minerais, mas acho importante ressaltar que a maioria das bases da marca tem lauroyl lysine, ingrediente que não é nocivo nem nada, mas tende a causar acne em muitas pessoas. Por último tem a Silk Naturals, que de todas é que tem fórmulas menos puras, já que alguns produtos como os blushes podem conter cores sintéticas (de acordo com o site da marca) e outros itens têm fórmulas bem cabeludas, mas dá para garimpar umas coisas interessantes, inclusive dupes da paleta Naked 1 e 2.

Obs. 1.: eu não inclui os produtos da bareMinerals na lista porque eu não considero mais a marca cruelty-free, muito menos natural. Apesar de não fazer testes em animais, ela pertence à Shiseido, que faz testes. Fora isso, grande parte dos produtos, depois que a marca cresceu e se tornou famosa, perdeu o aspecto “natural” que tinha e hoje em dia é difícil achar produtos da marca que não tenham químicas polêmicas ou nocivas. Acho que em meio a tantas opções de marcas boas a bareMinerals nem vale tanto a pena.

Obs. 2: apesar de maquiagens orgânicas/naturais terem menos risco de causar alergia, elas não são hipoalergênica por excelência. Isso quer dizer que, se a marca não disse que o produto é hipoalergênico ou foi formulado de maneira a minimizar o surgimento de alergias, mesmo sendo natural pode acontecer de te causar alergia. O risco é baixo, mas pode acontecer!

E aí, qual dessas vocês experimentaram e gostam? ❤

Anúncios

65 comentários sobre “Guia de compras: marcas de maquiagens que não fazem mal à sua saúde

      1. Boa Noite, pode me indicar marcas de maquiagens que não são nocivas a saúde? Aguardo Beijos

      2. Olá!

        – Alva
        – Bioart
        – Organela
        – Arte dos Aromas (batons)

        Beijão

  1. Adorei o post, Nyle! Bela pesquisa! Bom, sou fã declarada da TANF, tenho as bases, os blushes e alguns outros produtos e adoro todos! Estou querendo comprar na Silk Naturals também, pois alguns de seus batons são vegan e não tem corantes, possuem umas fórmulas bem legais, além de umas sombras minerais maravilhosas. Também ouvi falar super bem da Just Pure Minerals. Eu sempre procuro dar preferência pra lojas pequenas, artesanais, acho muito legal financiar e apoiar pessoas que querem fazer esse tipo de produto, fora que normalmente é mais em conta e você pode ter um contato mais pessoal com quem produz os produtos. Pena que aqui no Brasil as opções são beeeeem limitadas. Vale muito mais a pena importar quando o assunto é maquiagem. 🙂

    1. Eu ainda não tive muito contato com essas marcas minerais pequenas, só a Alima mesmo, mas pretendo comprar quando puder, aposto que não me arrependeria. Os preços são caramadíssimos, vale a pena mesmo. beijoss

      1. Nyle, obrigada pelo guia, adorei e quero começar a comprar maquiagens (básicas, pq uso pouco). Mas me tira uma dúvida: o que da The All Natural Face que não tem a fórmula tão boa, como comentou ali acima? Obrigada!!

      2. Júlia, na verdade não é que tenha a fórmula ruim, é que tem coisa que não é tão pura assim, alguns tem o ingrediente cosmical cq que é um conservante que pouco se sabe sobre os efeitos dele a longo prazo, mas no geral não há muito com o que se preocupar não, mas é sempre importante analisar a fórmula antes de comprar. Beijos

  2. Nyle, eu queria deixar registrado que a base líquida da Vapour Organic Beauty, a Atmosphere Soft Focus, é simplesmente perfeita! Eu chorei lágrimas de sangue na hora de pagar, afinal 51 dólares não é moleza, mas não me arrependo. O acabamento dela é mais luminoso, mas a marca garante que pode ser usado em peles oleosas. Não fiz teste de resistência durante o dia, etc, mas a pele fica uma seda 🙂 amei

  3. Oi Nyle,
    preciso dizer que estou amando seu blog! Há muito tempo já queria mudar meus hábitos e suas dicas estão sendo muito importantes para enfim dar os primeiros passos…obrigada!

  4. Excelente post, como sempre. É uma pena que as opções nacionais sejam tão escassas! Infelizmente o Brasil está muito a quem no desenvolvimento desse tipo de mentalidade!

  5. Ganhei a Vapour Soft Focus foundation em um dos sorteios via twitter deles, e adoro a cor, que é um oliva, e deixa a minha pele bronzeadinha! Confesso que tenho uma relação de amor e ódio com essa base, já que eu tenho pele bem seca, principalmente no nariz e na testa, e bem oleosa nas maçãs do rosto. Acaba que nas partes secas, eu continuo com aquela secura, e nas oleosas, fico bem brilhante. Tenho que caprichar muito no primer (o deles, em bastão, é um ótimo hidratante!), porque assim, no seco, racha tudo! haha Nas partes oleosas, é passar um pó translúcido que some a oleosidade. Ah, a base transfere um pouco. Até hoje, na minha opinião, a base que mais se adaptou a mim, cor e textura, foi a Studio Fix Fluid, NW25 (a 123s da Vapour tem a cor bem parecida, mas menos bronzeada), acompanhada do primer (sem SPF) da mesma marca: sem rachaduras e sem oleosidade no carão de bolacha. Mas a MAC, além de testar em animais, tem aquela formulação tensa (só sentir o cheiro da base: se eu não visse a embalagem e me perguntassem o que é, logo pensaria em material de construção, sei la, algo para ser manejado com luvas e máscara hahaha), então tenho evitado, uso só o que já comprei antes de o meu mundo mac lover cair.
    Com a base, enviaram-me também algumas amostras, as quais já usei mais de 5 vezes e acho que posso dizer: o demaquilante da Vapour é muito bom, coloco um pouco na mão e espalho começando pelos olhos para daí partir para o rosto inteiro. Sai tudo (para ter uma base, estou acostumada com o demaquilante bifásico da L’oreal). Também, o Aura Multi Use blush é lindo, um rosa queimado, em bastão. Demais! O primer deles também é bem hidradante, ainda não testei com uma base mais sequinha, mas infelizmente não segura oleosidade (fico pensando se não é por conta da base, que é bem oleosa…).
    Bom, é isso e desculpe pelo looongo texto haha! Beijos!

    1. Mayra, não se preocupe com o textão, ele está recheado de dicas legais. Eu morro de vontade de testar essa base da Vapour, só que eu acho que vai ficar meio oleosa em mim 😦 😦 na zona T meu nariz parece um disco ball de tanto que brilha. Mas eu quero testar mesmo assim, gosto de pele iluminada. Vou comprar primeiro a amostra e depois vejo o que faço. beijoss

  6. Olá,Nyle Ferrari estou seguindo o seu site,porque me interesso em Cosméticos orgânicos sem químicas suspeitas que a longo prazo pode prejudicar nosso organismo,morei fora do brasil por muito tempo,agora estou descobrindo marcas brasileiras pelo fato de ser mais acessível! duas marcas muito boas e a Lavera e a Aubrey organics e livre também de glutén,mais infelismente só vende lá fora! e otimo que no brasil as empresas tem investido cada vez no desenvolvimento de produtos orgânicos.

  7. Amei seu post menina. Gostei de saber da Boticário tb, apesar da polêmica. É uma opção brasileira para quem não pode importar ou tem dificuldades de escolher base/pó pela internet sem testar na pele.
    Continue brilhando!

  8. Olá Nyle, adorei seu blog e curti sua página no face… gostaria de saber sobre a marca Mary Kay, comecei a usar recentemente e como descobri também recentemente sobre os tóxicos, pois até então estava alheia a esta grave situação…(infelizmente…) fiquei bastante curiosa, pois a marca tem produtos minerais, antialergênicos…E como não vi nada sobre a marca…resolvi saber mais sobre… já me inteirei sobre as marcas que você sugere em seu blog, agora é ir a luta e substituir tudo lá em casa… aguardo resposta…bjs e obrigada.

    1. Priscila, infelizmente a Mary Kay usa muitos ingredientes polêmicos sim, mesmo nas linhas minerais e hipoalergênicos. beijoss

  9. Olá Nyle, adorei as dicas. Parabéns.
    Você conhece as marcas Oligoflora e Alverde? Dizem que são orgânicas e não testam em animais.
    Beijos

      1. Então Nyle,

        Por exemplo, a base deles (Alverde) tem essa composição: Silica, Glucose Glutamate, Prunus Armeniaca Extract*, Prunus Persica Extract*, Algin, Hydrogenated Palm Glycerides, Xanthan Gum, Dehydroxanthan Gum, Microcrystalline Cellulose, Hydrogenated Lecithin, Lysolecithin, Lecithin, Brassica Campestris Sterols, Tocopherol, Helianthus Annuus Seed Oil, Ascorbyl Palmitate, Parfum**, Citronellol**, Geraniol**, Citral**, Limonene**, Linalool**, Benzyl Benzoate**,

        Daí eles têm mais produtos, e são mais em conta, por ser orgânico. Como não sei muito sobre essas coisas de composição, fico com o pé atrás. Comecei a me preocupar com isso depois do seu blog.:)

        Os sites que tem os produtos tanto Oligoflora quanto Alverde são:

        http://elementscosmeticos.com/index.php?route=product/search&search=Alverde

        http://www.oligoflora.com.br/index.php/produtos

      2. Se esse parfum é derivados de óleos essencias, a fórmula é bem boa, mas eu creio que essa base não se adeque muito a peles oleosas/mistas, principalmente com tendência à acne, porque tem ingredientes que obstruem os poros (algin, por exemplo). Eu não conhecia a marca, vou dar mais uma olhada. Essa Oligoflora estou meio com pé atrás, não em parece natural não…

        Esse post pode te ajudar a identificar as formulas

        https://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

      3. Então Nyle, a base da Alverde, por exemplo, tem essa composição: Aqua (Water), Hydrogenated Vegetable Oil, Simmondsia Chinensis (Jojoba) Seed Oil*, Glycerin, Glycine Soja (Soybean) Oil*, Talc, Palmitic Acid, Stearic Acid, Potassium Cetyl Phosphate, Parfum (Essential Oils)**, Hydrogenated Palm Glycerides, Sorbitol, Theobroma Grandiflorum Seed Butter, Galactoarabinan, Xanthan Gum, Lactic Acid, Passiflora Incarnata Seed Oil, Hydrogenated Lecithin, Butyrospermum Parkii (Shea Butter)*, Hippophae Rhamnoides Oil*, Hydrolyzed Hibiscus Esculentus Extract, Camellia Sinensis Leaf Extract, Glycine Soja (Soybean) Germ Extract, Lycium Barbarum Fruit Extract*, Helianthus Annuus (Sunflower) Seed Oil*, Sodium Levulinate, Sodium Anisate, Ascorbyl Palmitate, Lecithin, Dextrin, Tocopherol, Hydrogenated Palm Glycerides Citrate,

        Os demais produtos com as composições eu achei no http://elementscosmeticos.com/index.php?route=product/manufacturer/info&manufacturer_id=11

        Já a Oligoflora, não achei nada no site. 😦

        Se as composições dos produtos Alverde forem boas, o custo-benefício é ótimo, porque os preços são bem em conta.

      4. A base eu não gostei da presença do talco, e fiquei meio receosa sobre a origem de alguns ingredientes, se são de origem animal e tal. Mas no geral, pelo que estive olhando, os ingredientes não são ruins, são legais. Eu não vi todos, mas as as composições que eu vi não era tão nocivas, eram até legais. obrigada pela indicação!

    1. Essas marcas possuem químicas polêmicas na fórmula também e não trabalham com produtos tão ‘lights’ pra serem inclusas. beijoss

  10. O Boticário patrocina alguns desfiles, que usa pele de animais. Mesmo assim vc usa a marca?

    Gostei muito do seu blog, vou vir aqui com frequência! Abraço!

      1. Desculpe, é que eu quase não li a parte que vc fala no assunto, estava com muita pressa. Desculpe

      2. Tudo bem, Juliane, não tem problema, na hora da pressa acontece essas coisas mesmo! Mas eu parei de usar a marca por conta disso. beijoss

  11. Oi. Parabéns por compartilhar esse conhecimento tão precioso. Gostaria de saber sobre a linha mineral da Contém 1g. No site informa sobre inúmeros benefícios (composição de ingredientes) mas não tem detalhes sobre essa pegada orgânica e natural. Tem alguma informação?

    1. Pelo que pude ver, apesar de ter ingredientes minerais, ela tem muitas químicas polÊmicas e nocivas. Não vale o epreço! beijos

      1. Bem… Quanto aos testes em animais eu tinha razão, a Mary Kay Brasil não faz, mas quanto aos ativos “nocivos” resolvi fazer uma busca detalhada depois de ler o seu blog, porque amo os produtos, a marca, a oportunidade para consultoras e sabendo que os produtos são hipoalergênicos não acreditava que pudessem ser nocivos… Enfim, acabei descobrindo que existem produtos que contém parabenos. Vou continuar a estudar sobre os efeitos nocivos destes ingredientes para ter uma opinião mais embasada. Ratifico o que disse sobre testes em animais e fico triste por saber que a companhia que eu tanto amo ainda usa parabenos! Não sei exatamente o quão “nocivo” isto poderia ser, mas vou me informar! Obrigada pelas informações aqui dispostas nesta página!

  12. Olá, boa noite. Estou ingressando no mundo vegano nesta semana… E pensei bem a respeito dos itens que usamos em nosso corpo, podem ser muito perigosos, encontrei essa postagem e gostei muito do que li. Mas mas me surpreendi com o preço dos itens básicos. Sei que vale a pena, pelo bem do ambiente e dos que nele habitam, mas ainda sim são caros.

  13. Oi Nyle.O que você acha da base em pó da linha Make B. da Boticário? A composição é bacana? e o rímel da mesma linha?sei que você resenhou o lápis delineador e que a composição era bacana.Não sei mais qual marca recorrer,não quero mais usar química nociva,notei que depois que parei de usar maquiagens comuns minha pele melhorou bem,era aquela coisa….maquiagem,pele ruim,mais maquiagem,ciclo vicioso….mas não tô aguentando ficar sempre de “cara lavada”,as vezes preciso dar uma recauchutada no visual e tô sem opções :/
    Obrigada, bj grande 🙂

    1. Leisi, eu não me lembro exatamente da fórmula da base em pó, mas lembro que ela não era exatamente pura, não… Mas também não era nada horripilante. Acho que pra usar às vezes funciona! beijos

  14. Olá Nyle! Eu peguei a composição da base em pó da linha mineral do Boticario,e queria pedir sua opinião….fiquei na duvida se adiquiro esta,ou a base em pó da Bioart.
    da Boticario é essa:Ingredientes: mica; boron nitride; titanium dioxide; ethylhexylglycerin; lauroyl lysine; kaolin; argilla; amethyst powder; CI77891; CI77492; CI77491; CI77499; talc; tin oxide.

    Da Bioart é essa:Composição (INCI):

    **Argila, **Montmorillonite, **Kaolin, Mica, Titanium Dioxide, * Tapioca Starch
    * Ingredientes Naturais
    ** Ingredientes de processos orgânicos

    Então…o preço pelo que vi ,não é tão diferente,o inconveniente,é que a base da Bioart não da pra escolher a cor com segurança,já que só é vendida pela internet.A composição da base do Boticario é muito nociva?

    Obrigada,e um abraço.

    1. A da Bioart é bem melhor! Eu escolheria ela. Esse ingrediente “lauroyl lysine” eu já vi dar problema de espinhas em algumas pessoas e tal.

  15. Oi, parabéns pelo blog, virei leitora assídua. Gostaria que fizesse um post (ou pode me responder nos comentários também) sobre a marca Natura. Ela é ou não realmente natural? Qual seu posicionamento sobre ela?

    Beijos e que Deus continue abençoando você a nos abrir os olhos!

    1. Alana, fico feliz que esteja gostando do conteúdo! Então, ela não é uma marca natural, nao, apenas uma marca convencional que usa bastante ativos vegetais, mas contém quimicas.

  16. Nyle, sou maquiadora e estou em busca de uma base profissional parecida com a mac ou com a mary kay… qual marca de base cruelty free vc me indica com esse nivel… por favor.. aguardo bjs

  17. Nyle, adorei o post. Parabéns! Gostaria de indicação de maquiagem mineral para pele oleosa. Bjs, Ana.

    1. Maquiagens como a Bioart são interessantes. Tem também a Alima Pure, que só dá pra comprar fora do Brasil, mas é bem legal.

  18. Nyle, amei as dicas, me preocupava muito com relação à maquiagens nocivas à saúde ,mas ainda não tinha encontrado orientações tão boas. Agora já sei como proceder.
    Parabéns e muito obrigada!!!!!!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s