A odisseia da desintoxicação capilar e a transição para cosméticos orgânicos/naturais

cabelo09

Sabe porque você deveria começar a usar produtos naturais no seu cabelo? Confira esse post que eu explico tudo. Citei as substâncias que podem ser encontradas nos cosméticos capilares e que malefícios elas causam. Vale a pena a leitura!

Hoje venho te ajudar a fazer a transição da melhor maneira possível.

Vem comigo!

Dicas pra fazer a transição

Antes

Esteja ciente que ter um processo de transição um pouco conturbado não é uma unanimidade. Tem pessoas que sofrem um pouco e o cabelo responde mal, mas outras começam a usar cosméticos orgânicos e não tem nenhum problema. Não fique com medo!

Você tem dois caminhos pra começar seguindo: você troca todos os seus produtos de uma vez, ou faz isso gradualmente. Caso opte por fazer isso gradualmente, comece substituindo os condicionadores, finalizadores (leave-in, creme de pentear, reparador de pontas e etc.) e máscaras capilares. Depois, shampoos.

Se você não pode comprar produtos orgânicos de imediato, opte por quaisquer produtos que no mínimo não contenham derivados de petróleo (parafinas, óleo mineral, petrolato e similares), sulfatos e silicones.

Durante

Paralelamente a isso, não deixe de hidratar o cabelo semanalmente: seja com máscaras capilares sem silicones e derivados de petróleo ou máscaras naturais. O ideal é hidratar o cabelo e evitar o ressecamento com o óleo vegetal (que impede a perda de água)!

  • Produtos naturais indicados: Máscara Capilar Color Fixation da Surya e Máscara Capilar Maria da Selva da Cativa. São naturais e feita com ingredientes orgânicos.
  • Produtos convencionais indicados: procure pelas linhas Botica Cachos e Pós Escova Progressiva da marca Bio Extratus. Se você não pode comprar produtos naturais pela internet, essas são um quebra galho! Não possuem sulfatos, parabenos, derivados de petróleo e silicones.

Fuja de tinturas convencionais, descolorações nem pensar, e o mesmo vale pra progressiva, botox, hidratação/cauterização de salão (que quase sempre contêm derivados de petróleo/silicones).

  • Produtos indicados: opte pela Surya Henna em pó – a Michelle do Tantas Plantas já falou sobre isso aqui). Marcas como a Weleda também oferecem Henna.

Corte os cabelos sempre que possível. Ajuda muito!

Depois

Trocou tudo, mas está tendo dificuldade de se adaptar aos novos produtos? Veja aqui como usar shampoos naturais. Se você não está dando muito certo com produtos orgânicos, opte por marcas naturais como a Multi Vegetal. São naturais e tem um apelo comercial bem bacana. Costuma cativar muitas pessoas iniciantes nesse mundo natureba.:)

 

 

98 comentários sobre “A odisseia da desintoxicação capilar e a transição para cosméticos orgânicos/naturais

  1. Adorei esse post! acho que vou demorar mais de 1 ano para conseguir fazer a transição, mas estou persistente, nunca mais quero por essas porcarias no meu cabelo, no meu corpo! 😉

  2. Posts de utilidade pública!!! Eu estava pensando:será que nosso cabelo virgem é o de quando éramos crianças e ele foi piorando pelo uso de tantos produtos químicos ou o cabelo piora por causa dos hormônios da adolescência mesmo?

    1. Bruna, não sei dizer exatamente, mas os inúmeros produtos químicos e modificações que fazemos ao longo da vida com certeza piora sim!

  3. Há uns três anos, aproximadamente, eu descobri a técnica chamada No Poo que consiste, basicamente, em abolir o uso de shampoo com sulfatos.
    Passei a usar higienizadores sem sulfato e a fazer co whashing (lavar com condicionadores liberados). Mas é claro que para eles funcionarem precisamos abandonar qualquer produto que contenha silicones e derivados de petróleo.
    O começo foi difícil….
    Hoje em dia, 3 anos após mudar a rotina capilar, tenho visto os efeitos. Meu cabelo é outro!
    O porém é que agora que conheci o seu blog e o Projeto Beleza Saudável tenho visto que vários produtos que uso contém substâncias prejudiciais à minha saúde. Vou ter que me readaptar aos poucos…

  4. Muito bom o post, aliás, todos os seus post tem sempre algo a nos acrescentar e isso é uma coisa incrível – e cada vez mais rara. Mas………..cadê fotos de antes e depois, Nyle?

    1. Sabrina, quando eu comecei o processo não foi algo premeditado, tipo ‘vou postar no blog’, foi algo que aconteceu gradualmente, não tirei fotos por conta disso. Se eu tivesse me atinado na época teria feito :/ mas pode deixar que assim que meu cabelo estiver do jeito que eu quero eu tiro foto e mostro pra vocês. Ainda vai demorar, mas eu posto!

  5. Eu aboli a progressiva, mas a tintura nao da rs…..meus cabelos brancos precisam ser escondidos rs. Moro no JP e nao tentei pedir ainda no salao um produto natural para a tintura, vou esperar vc postar os nomes e tentar ver se tem aqui! Porem eu ja uso shampoos naturais fiz o processo inverso ao seu….. mas ainda nao tem um ano isso, apenas 6 meses….vou esperar um ano pra ver a vassoura na cabeca rsrsrs. Abracos!

    1. Makie, não sei se a marca Surya Brasil exporta pro japão, mas se tiver aí, dê uma olhada, acho que você encontra. No site iherb tem as hennas da surya também, e o site entrega no mundo inteiro, inclusive no jp. beijoss

  6. Muito legal, vou esperar suas dicas para trocar o shampoo, o condicionador e o leave in eu já troquei, por uma linha da bioextratus que se chama Botica eles não contem derivados do petróleo nem parabenos, já é um começo né, mas o shampoo dessa linha contem sulfatos, o que é uma pena né. Bjs

    1. Elaine, já postei hoje dicas de produtos capilares mais acessíveis e com fórmulas menos nocivas. Depois dê uma olhada!

  7. Nyle, uma dúvida: você já testou essa máscara? http://www.saldaterrasaboaria.com.br/mascara-capilar.php
    parece ótima, mas tem tanto produto mega hidratante, que tenho receio que pese meu cabelo. Ah, quando meu shampoo atual acabar (um da Panvel, uma porcaria), vou investir em um desses naturais, já decidi. Como meus cremes pra cabelo estão longe de acabar, vou no shampoo mesmo.
    Quando eu testar, faço resenha lá no blog.
    bjs

    1. Larissa, eu estou testando essa máscara ainda! Quando tiver uma opinião formada, vou postar no blog sim! E quando você resenhar, manda pra gente!

  8. Nossa! Ótimas dicas Nyle! estava pensando em trocar o shampoo primeiro mas depois de ler o post convém mais trocar o reparador de pontas por óleo de amêndoas, e o condionador primeiro. Quando acabar o que eu estou usando vou trocar, vc sabe se funcionam fazer essas receitas caseiras pra hidratar os cabelos? (tenho as pontas muito secas) Assim como vc eu também terminei caindo nessa da progressiva, e ate eu morrer vou maldizer o dia que eu tive essa péssima ideia!
    Em fevereiro deste ano cansei dos fios brancos e passei um tonalizante (casting) no cabelo e não coloriu, os brancos continuaram brancos, sera pelos derivados do petróleo? tenho vontade de passar a henna, mas não sei se não convém desintoxicar por uns meses antes de começar a aplicar a henna para cobrir os fios brancos, o que vc acha?

    1. Então, algumas receitas caseiras funcionam, mas não todas, você tem que ir esperando pra ver os resultados. Algumas meninas já me disseram que gostam de amassar abacate e aplicar nos fios secos, depois elas lavam o cabelo normalmente com shampoo e condicionador.

      A Henna em pó da Surya é 100% natural, só leva ativos de origem vegetal, não tem perigo e não atrapalhará na sua transição. Depois dê uma olhada no post da Michelle do Tantas Plantas, é bem esclarecedor. beijoss

  9. Ótimo post! Sempre me peguei pensando em como abandonar os cosméticos convencionais e seu post me esclareceu sobre muitas dúvidas e agora me sinto pronta para fazer essa transição rs Ah, quero deixar os meus parabéns pelo seu trabalho, adoro seu blog 🙂

  10. Estava dando uma lida nos blogs sobre essa tal henna da surya e vi que tem uma incolor. Pensei em usar pois segundo as informações ela trata o cabelo. Você acha uma boa ideia usar ela com essa finalidade? Não tenho nenhuma química nos fios mas os fios quebrados me perseguem.

    1. Caroline, acho que pra tratar o cabelo você pode fazer uso de outros produtos como óleos vegetais puros e tal. Usar a henna não é uma má ideia, só não sei se seria a opção mais eficaz. Acho que não custa tentar, mas eu acho que você também pode fazer uso de outros produtos que podem ser bacanas pros seus fios. beijoss

  11. Oi, eu li atentamente esse post e o anterior, mas ficou uma dúvida: vc não fala sobre pessoas que alisam os cabelos ou que usam qualquer tipo de relaxante na raiz dos fios… Eu uso aquele X-Tenso da L’Oreal na raiz dos meus cabelos. Gostaria de saber se por usar essa química eu não poderia usar os produtos naturais. Eles fariam efeito nos meus cabelos? Existe alguma opção para o produto citado? Adoro o blog e estou sempre aqui pegando as suas dicas para uma vida mais saudável. E vou te dizer: não é fácil rsrsrsrsrsrs

    1. Rafaela, até pode sim, mas sua eficácia geralmente é prejudicada, porque esses tratamentos deixam o fio impermeabilizado, e os ativos naturais não conseguem penetrar de forma plena. É complcado, infelizmente a melhor opçao é abandonar os tratamentos quimicos e trata-los a medio e longo prazo com os produtos naturais. O resultado demora, mas é duradouro, e não passageiro como os tratamentos quimicos e cosmeticos convencionais. beijoss

      1. Existe algum amaciante natural? Não aliso totalmente os fios, somente a raiz, então gostaria de saber se existe alguma alternativa natural. Mais uma vez, obrigada pela atenção e resposta. bjs

      2. Rafaela, não existe não. O ideal é manter o cabelo sempre hidratado, porque isso ajuda a deixar o fio mais liso na hora de escovar e chapar. beijoss

      3. Desculpem a intromissão na conversa, mas andei pesquisando sobre alisamentos naturais e descobri um que acho que pode ajudar a Rafaela, já que ela precisa apenas de um amaciante. É um alisamento a base de mel e leite em pó (no Google dá pra encontrar a fórmula). Fiz uma vez, achei que hidratou e amaciou bastante, o tratamento é progressivo e, quanto mais fizer, mais alisa. Espero que ajude! Abraços

      4. Oi Bruna. Gostei muito da sugestão. Vou dar uma pesquisada e ver se ajuda no meu caso. Muito obrigada. Bjs

  12. Nyle, seu blog é excelente. Foi procurando por marcas de sabonetes e shampoos orgânicos que te encontrei. Comecei a usar alguns produtos sem parabenos, depois sem sulfatos e meu cabelo tá uma palha, de tão seco. Comprei na iherb alguns produtos que tinham na propaganda como orgânicos, livres disse ou daquilo. Comecei a usar o Alba Botanics shampoo e o organix de côco condicionador. Mas depois vi na composição um monte de outros produtos nocivos. Percebi que não podemos confiar em tudo que se diz orgânico, tem que saber a composição. Foi procurando por isso que descobri um site fantástico (mas só para produtos fora do Brasil) que lista todos, mas realmente todos ingredientes das composições de cosméticos. Foi nesse site que decobri que os que comprei não eram tão bons quanto pensei. Você já deve conhecer, mas caso não, segue o link: http://www.ewg.org/skindeep/
    Agora resolvi partir para os totalmente orgânicos e queria uma orientação sua. Gostaria da indicação de shampoo, condicionador e também de sabonete, pois vou trocar todos os de casa. Eu faço uso da surya em creme para coloração.
    Obrigadíssima!!!!

  13. Nyle, seu blog é incrível. Amei todos os posts. Estou querendo mudar todos os meus cosméticos (cabelo/corpo/rosto) para os orgânicos e naturais. No entanto estou com dúvidas enormes. Já li e reli seus posts, mas não sei por onde começar e nem que produtos escolher. Tô perdida, são muitas informações!kkkk Meu cabelo é misto (muito seco nas pontas). Já tirei os parabenos e sulfatos e meu cabelo tá uma palha! kkkk Comprei na iherb o Alba Botanica shampoo (não gostei) e depois que me toquei e li a composição (não gostei mais ainda). Usei o organix de côco condicionador (gostei do resultado, mas não gostei da composição). Agora quero acertar. Queria uma indicação sua de como fazer. Então, poderia já usar o shampoo e condicionador orgânicos de entrada e o óleo para as pontas? Faço uso da surya em creme e uso secador. Quero mudar também os hábitos da casa (filhos e marido) para usarem shampoos, condicionadores, sabonetes, creme dental, protetor, etc, organicos. Mas, o que serve pra mim servirá para eles? Digo, algum de uso geral? Então seria indicação de shampoo + cond + óleo pontas + sabonete corpo e rosto.
    Afff, tô pedindo muito? Desculpe, acho que to indo com muita sede ao pote. Mas minha ansiedade e impolgação são enormes em mudar! Beijos querida, seu trabalho é muito esclarecedor e enriquecedor! Parabéns!

    1. Andrea, primeiramente eu indicaria a leitura específica desses posts:

      – Esse vai te ajudar a escolher melhor as marcas mais confiáveis: https://lookaholic.wordpress.com/2012/12/04/as-melhores-marcas-de-cosmeticos-organicos-e-naturais-comercializadas-no-brasil/
      – Produtos pro rosto com fórmulas mais naturais (não necessariamente orgânicas ou absolutamente puras) e com preço bacana. LEgal pra iniciar nesse mundo de produtos naturais https://lookaholic.wordpress.com/2013/07/10/produtos-naturais-para-o-rosto-com-bom-custo-x-beneficio/
      – Marcas de maquiagem https://lookaholic.wordpress.com/2013/08/20/guia-de-compras-marcas-de-maquiagens-que-nao-fazem-mal-a-sua-saude/
      – Caso você achar alguma marca que talvez seja legal e você estiver insegura quanto à fórmula, aqui eu ensino como identificar se os ingredientes são nocivos ou polêmicos https://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/
      – Produtos capilares + acessíveis, bons pra fazer a transição entre cosméticos convencionais e orgânicos, ou caso você queira produtos naturais e no momento não pode gastar muito https://lookaholic.wordpress.com/2013/05/30/shampoos-e-condicionadores-com-substancias-menos-nocivas-a-saude-e-com-preco-mais-acessivel/

      Acho que por meio deles você já vai ter um bom direcionamento.

      Você pode até usar produtos capilares orgânicos, mas talvez seja bacana investir em produtos naturais,intermediários, antes de chegar neles. Assim é mais fácil ir de adaptando.

      E assim, cada pessoa é uma pessoa. De repente o que deu certo pra você não dará certo pra sua família, é preciso saber da necessidade específica de cada um, tipo de cabelo, tipo de pele, se é sensível ou não, tudo isso influencia. Acho legal você identificar essas características deles e assim procurar algo específico pra eles. Ou, se eles tiverem as mesmas características que você, você pode dividir o produto com eles, pode ser que dê certo. Caso o seu filho ainda seja criança (menos de 13 anos), o mais indicado é procurar por produtos específicos pra crianças, pra garantir que nenhum ativo, mesmo sendo natural, possa prejudicá-lo.

      Beijos

  14. Oi! Obrigada pelo artigo! Eu to louco sobre estilo da vida mais natural, mas ainda tá difficil encontrar textos interessantes sobre este tema no Brazil. To feliz encontrei seu blog! =)

    1. Juliane, nem me lembro mais exatamente, mas acho que foi o Shampoo Vetiver da Est. Mas eu não comprei ele pra esse fim, já tinha aqui e eu fui terminando ele. Na desintoxicação eu nao recomendo usar mais que duas semanas shampoo com sulfato (logo, é mais interessante, caso o shampoo com sulfato que você usa não tenha silicones e derivados de petróleo, continuar usando o shampoo que você usava por essas 2 semanas). Se voce pra comprar algum shampoo, é mais prudente comprar um sem sulfato mais em conta, como os da Multivegetal (o melhor, na minha opinião), da Amend e outros citados. beijoss

  15. Oiie! Querida gostei muito do seu blog, achei muito completo! E estou animada para ir na direção de cosméticos mais naturais! Apenas uma dúvida que não encontrei no site… Posso usar secador? Porque o meu cabelo é semi-ondulado, mas sem duvida toda a quimica deixou ele muito ressecado, e sem secar e alisar (não uso chapinha) ele fica inviável. rsrsrsss.
    Como você lida com isso, ou recomenda?
    Bjs!

    1. Pati, pode usar secador sim, só tomando cuidado pra não danificar os fios pelo calor. Use algum óleo vegetal pra proteger, eu uso o produto óleo reparador máximo da sal da terra. beijoss

      1. Não há perigo de “fritar” o cabelo usando o óleo juntamente com o secador?

      2. Não há perigo porque dificilmente a temperatura chega tão alto!

      3. Acima de 180°C, por exemplo. O secador não fica tão quente. Fica tranquila, pode usar o óleo tranquilamente. Principalmente se for óleo de coco, pois ele é resistente ao calor. beijos

  16. Nyle,

    Fiz uma grande estréia com os shampoos e condicioinadores orgânicos! Meu cabelo não sofreu nada! Usei primeiro os produtos da Arte dos Aromas: tanto de Andiroba quanto de Açai. Depois comprei o shamppo da Cativa de Mulateiro, Aloe Vera e Guanxuma.
    Mas infelizmente no domingo tive uma reação a alergica horrível com o shampoo da Cativa e fui parar no hospital.
    Meu couro cabeludo começou a coçar muito, enxaguei bem o cabelo e quando em olhei no espelho estava com testa, bochechas e pescoços rosas choque, como se eu tivesse apanhado MUITO sol.

    Fiquei triste e estou com medo até de usar os da Arte dos Aromas.

    Alguma leitora sua já relatou alergia?

    Beijo,

    Bia

    1. Bia, os produtos orgânicos e naturais são mais gentis mas infelizmente podem dar reação alérgica em pessoas sensíveis como qualquer pessoa. Nunca ouvi nenhum relato de alergia nesse grau a produtos naturais. O que ouço é alguma coceirinha no couro cabeludo, eu mesma já tive, mas algo assim nunca ouvi. Entre em contato com a Cativa pra relatar o que houve, de repente isso pode ser útil pra eles pra alguma reformulação ou pra ficar atento a clientes mais sensíveis

      Se você já usou os produtos da Arte e não te deu problema, espera essa alergia passar, dê uns meses e volte a usar. Creio que não terá problema

      beijos

  17. Olá, Nyle.

    Parabéns pelo blog, acabei de conhecê-lo e estou adorando.
    Eu já aboli o uso de petrolatos e sulfatos, reduzi consideravelmente o de silicone, mas nçao totalmente, pois alguns produtos simplesmente não consigo deixar, como o repositor de massa capilar da Amend. Ainda assim não há como manter o meu cabelo como gosto sem progressiva e descoloração. Esse é o meu cabelo atualmente:

    1. Claudia, infelizmente tinturas capilares costumam a ter derivados de petróleo e outras tranqueiras. Mas de qualquer forma você está mudando aos poucos e isso é muito bom. Continue progredindo e procurando por substitutos! beijos

  18. Nyle, tenho luzes nos cabelos e nao gostaria de abandonar essa quimica. Ainda assim os produtos naturais conseguem penetrar nos meus cabelos? Outra dúvida, os cabelereiros falam muito que para quem tem luzes é bom repor a proteína dos fios. Tem algum produto natural que faça isso?

    1. Karina, sim, mas se você usar muitos produtos contendo silicones e derivados de petróleo eles poderão ter dificuldade de penetrar no fio, os cosméticos naturais. Mas darão resultado sim, embora fosse melhor que seu cabelo estivesse desintoxicado. OS produtos naturais são ricos em nutrientes, óleos e manteigas vegetais também. Usando eles, seu cabelo ficará nutrido. Quanto às proteínas, elas dão mais efeitos se ingeridas, se você tiver uma alimentaçao balanceada. bjs

      1. Olá Nyle,

        No caso das proteínas ingeridas, elas vão surtir efeito no cabelo que vai nascer, que vai crescer mais forte e saudável, correto? Entretanto, o cabelo é um tecido morto. A ingestão de proteínas vai fazer com que seus cabelos cresçam fortes, resistentes, como é o caso do Pantogar, mas depois de formado o cabelo não tem capacidade de se regenerar pela alimentação. O processo de descoloração é um dos que mais agride os fios, pois ele o afeta em sua estrutura interna, retirando seus pigmentos, e junto com eles vão uma série de nutrientes, por isso é importante reconstruir o cabelo. No meu caso, uso o Repositor de Massa Capilar da Amend, que é fabuloso e eu super indico, entretanto possui silicone na formulação e esta não é a proposta aqui. Mas Karina, acredito que dando uma pesquisada você deve encontrar produtos 100% livres de silicone que façam reconstrução.

  19. Nyle, resolvi testar o uso de shampoo e condicionador orgânicos a pouco mais de um mês. Como não vi as dicas comecei a usar os dois ao mesmo tempo.
    Como fazia um tempo que não descoloria o cabelo (acho que cerca de uns dez mese) nem passava nenhuma química além dos shampoos, condicionadores e hidratantes convencionais, senti o cabelo mais duros apenas nas primeiras lavagens, mas a adaptação foi muito rapida.
    Minha dúvida é: como a parte descolorida ainda não foi cortada completamente e eu pretendo manter ela ainda, as pontas ficam ainda um pouco ressecadas e duras (diferente do resto do cabelo). Para resolver isso ando usando um reparador de pontas que contém silicone. Devo parar? Isso atrapalha muito o trabalho dos produtos orgânicos? Quais opções de produtos existem para substituir o reparador de pontas com silicone?

    1. Martina, eu recomendo que você descontinue o uso do silicone e opte por manteigas e óleos vegetais. Tem o óleo de pracaxi e argan da Cativa que eu adoro, tem o óleo reparador máximo da sal da terra. Servem como perfeitos substitutos!

  20. Olá Nyle,
    Amei o seu blog, tem muita informação legal, mas te confesso que meu cérebro ainda não conseguiu processar todas essas informações porque ainda estou apavorada com a quantidade de porcarias que usamos todos os dias…
    Infelizmente os produtos tem acesso um pouco mais difícil e não são encontrados em supermercados e farmácias populares como os nossos produtos de costume, é necessário pesquisar bem antes, ainda mais quando estamos iniciando a revolução assim como eu que estou na fase de pavor ainda.

    Bom você já ouvir falar algo sobre este produto?
    Escova progressiva Ever Slick Guichard
    http://www.guichardprofessional.com.br/index.php/ever-slick

    Procurei algumas coisas sobre a composição mas achei pouco e também não sei se o conteúdo é de confiança. Será que pode me dar uma ajudinha?
    Existem produtos de alisamento para cabelo que não prejudicam a saúde?

    um grande abraço e parabéns pelo blog 😉

    1. Martina, confesso que nunca ouvi falar, mas já te aviso que escova progressiva não nociva à saúde ainda não existe. Todas, em maior ou menor grau, prejudicam. Não só o cabelo mas a sua saúde também, infelizmente. :/

  21. Este foi o post mais esclarecedor que li sobre desintoxicar os cabelos, os meus são crespos, secos, de pouco crescimento, finos tudo de ruim e ai fiz um grande corte a 1 ano e comecei a tirar a química e usa-los natural, mais é difícil e a falta de conhecimento também não ajuda. O que faço vou navegando o meu principal é o youtube, mais nada esclarece como foi feito aqui, acaba que continuo usando algum tipo de química, quero parar imediatamente com os shampoos com sulfato, vou procurar, sobre os óleo eu compro na Engetec e nunca me toquei se eram 100% vegetal, quando li o teu post fui ver e muitos que já usei e uso são refinados, não sei o que quer dizer, enfim os meus cabelos tenho que usar um creme para cachear qual vc me indica. Muito obrigado, bjsss!!!!!

    1. Olá, Zenaide. Não sou a Nyle mas peço licença pra te responder pois também tenho cabelo Crespo/Cacheado e também tinha dificuldades com ele. Sobre sulfato e etc., pesquise sobre a técnica No/Low Poo que foi aprimorada para cabelos como o meu e o seu, exatamente por que eles merecem mais cuidados.

      Veja —> https://www.youtube.com/watch?v=IlH_uXmMAug&list=PL5g_SuwUkXTWJEYbe16I1g46asL12hO0H

      Não é a Nyle, mas a garota que faz o vídeo também é bem didática e científica. Estou no processo de desintoxicação capilar e iniciante na técnica de reduzir o uso o shampoo (Low Poo), e uma coisa eu confesso, não está sendo fácil mas eu prefiro passar por isso e cuidar da minha saúde e da dos meus fios do que perder tempo cuidando das minhas doenças causadas pelo descuido. Espero que eu tenha te ajudado. Abraço.

  22. Ei nyle, Amo, amo amo o seu blog!! Sempre que posso, dou uma passadinha aqui pra dar uma atualizada 😉 Viu, meu cabelo já estava sem químicas há alguns anos e resolvi agora passar uma tinta loira nas pontas (confesso que sempre sonhei em ver os meus cachinhos com as pontas douradas) eu usei tinta convencional e a cor ficou linda! Mas, é claro que tá batendo o peso na consciência, pq as pontas ficaram mais ressecadas e eu não quero ficar escrava de químicas nocivas. Você sabe se tem algum tipo de produto que tinge o cabelo de maneira mais natural? Pensei em usar o tom de Henna mais claro, mas meu cabelo é castanho escuro e, como não uso descolorantes, acho que ela não vai pegar :/

    1. Pior que se o cabelo é escuro é meio dificil deixar mais claro apenas com henna :/ eu não saberia te passar nenhum produto nesse estilo, lamento. Mas o negócio é usar óleos vegetais pra controlar o ressecamento!

  23. Comprei um sabonete da cativa natureza recentemente e vi a diferenca pros sabonetes ( DETERGENTES ) do mercado, não tem explicação,.. shampoo também vou comprar.. o único problema são os protetores solares, tem opções, mas não muitas.. Nyle, muito bom teu blog, top .. continue assim !!

  24. Meu cabelo é loiro, escuro com mechas claras. Pretendo não pintar mais, quero deixar crescer assim até ficar o cabelo 100% natural.

    Comecei usar o shampoo orgânico da herbia e deu super certo. Porém o condicionador não deu certo e não consigo pentear o cabelo. Indica algum condicionador e creme de pentear no meu caso?

    1. Tati, seu cabelo é seco? Se for, dá uma olhada no condicionador de Pracaxi e Andiroba da Cativa Natureza, ou o de Palma Rosa da Prymeva, indicado pra cabelos secos e danificados. Beijos

  25. Boa noite. Faço coro aos que adoram este blog. Muito rico de informações.
    Há dois meses passei máquina zero nas madeixas e desde então passei a lavar diariamente o couro cabeludo com soluções de bicarbonato e de vinagre, em proporções similares às sugeridas no seu respectivo artigo. Tenho seborreia há alguns anos, e nunca obtive êxito com tratamentos convencionais (fossem clínicos ou comerciais). Minha esperança era deter a caspa com esta higiene detox. Infelizmente o meu cabelo está crescendo e a seborreia / caspa ainda persistem. Você conhece alguma alternativa para combate e tratamento de seborreia e caspa?
    Desde já agradeço sua atenção, com votos de muito sucesso e luz.

  26. Olá, gostaria que você me recomendasse os shampoos que contém somente o sulfato, para iniciar a desintoxicação. Pois como você falou, primeiro fica um tempo usando os que não tem silicone e ainda tem sulfato para depois mudar para os 100% naturais.

    Obrigada

    1. Gabriela, se o seu cabelo for misto, você pode usar o shampoo da Phytoervas anti-caspa. Ele nao é bem desse tipo, mas vai servir pro detox. Beijos

  27. Olá Nyle, tenho uma dúvida sobre a compra nos sites iherb e I am Natural Store; quando eu realizo a compra eles enviam por correio ou por transportadora? Eles cobram o imposto sobre a importação ? Obrigada e parabéns pelo blog Ana

  28. Oii Nyle, parabéns pelo seu site. Eu moro na Alemanha e sei que aqui as pessoas adoram usar cosméticos e produtos naturais, mas eu estava procurando maiores informações sobre isso no Brasil e encontrei o seu blog.

    Que bacana encontrar alguém que quer compartilhar essas dicas que fazem bem à saúde e também cooperam com o meio ambiente. Eu ainda não consegui radicalizar totalmente, mas há algum tempo incluí óleos vegetais e parei de fazer progressivas.

    Em breve vou postar no meu blog (www.tips2share.com) sobre os cosméticos/maquiagens naturais que são vendidas por aqui.

    Super obrigada pelas dicas,

    Aline

  29. O que você acha dos produtos da Live Aloe?
    Vi que eles oferecem a opção de “escova” tipo essas tradicionais que promete diminuir o volume, porém alegando que não ofende o cabelo. Achei a proposta interessante.

    1. Alguns deles são muito bacanas, tipo o Gel de Aloe Vera (eu uso direto), alguns tem algumas químicas chatas. Não pude analisar os ingredientes dessa escova, então não saberia opinar :/ beijos

  30. Bom dia! Conheci seu blog ontem e estou gostando bastante. Gostaria de saber se ja posso começar o detox usando sabonetes naturais artesanais ou é preciso primeiramente usar shampoos convencionais para retirar os silicones?

    1. Pode usar os sabonetes, desde que pare de usar os condicionadores e demais produtos capilares contendo silicones e derivados de petróleo. Aí o detox será tranquilo!

  31. Nyle, adore seu blog! Também estou neste processo de detox capilar: parei de fazer escovas progressivas há quase um ano, cortei o cabelo curtinho e estou usando só xampu orgânico. Percebi isso mesmo que você falou, meu cabelo está super frágil, ressecado, afinou bastante por causa de toda a química e diminuiu a quantidade! Agora estou tentando recuperar a saúde dele, começando por um tratamento para caspa (que eu nem sabia que tinha) com um dermatologista e verificando quais as causas para a queda de cabelo. Como meu cabelo está fino e é bem ondulado, ele fica “armado” com facilidade se eu não usar nenhum creme para pentear, o que você indica nesse caso? Obrigada!

    1. Camila, marcas como a Multi Vegetal e Surya (linha Sapien Woman) tem cremes legais, dê uma conferida.

  32. Nyle, meu cabelo é natural, nunca utilizei nenhum tipo de química nele, a não ser descolorir as pontas que já saiu tudo. Infelizmente meu cabelo anda muito ressecado a partir do meio do cabelo as pontas, a raiz é normal, com brilho e macio, só que as pontas… já fiz de tudo e quando fica bom é só até a próxima lavagem, como você mesmo disse “Uma maquiagem”. Esses dias me deparei com resenhas sobre experiencias com produtos orgânicos, e fiquei interessada, gostei muito do seu relato mais tenho uma duvida. Como meu cabelo é natural e o dano nele é mais superficial, quando eu for trocar os produtos pelos orgânicos, lavando o cabelo a primeira vez com um shampoo anti resíduos, e na próxima lavagem já com o shampoo orgânico, o cabelo estará desintoxicado? ou melhor prosseguir com 1 mês de shampoo com sulfato? Pra que assim ele possa desintoxicar por completo? Estou ansiosa pra começar a ver meu cabelo com saúde de VERDADE.

    1. Então, não é preciso 1 mês exato. É interessante você avaliar como está seu cabelo. Você nem precisa usar um shampoo antirresíduo logo de cara! Você pode usar algum shampoo da Phytoervas, por exemplo. Não é orgânico, mas não é tão nocivo como vários shampoos que tem no mercado. Aí de condicionador, use algum que não tenha silicones e derivados de petróleo. Só aí você já tem um avanço legal.

  33. Parabéns!
    Uso mechas claras e também selagem, acho que o shampoo resseca meu cabelo.
    Estou com dificuldade em achar o shampoo correto
    qual me indica?
    Obbrigada

    1. Rosiane, esses procedimentos são bastante nocivos pro cabelo, eles por si só já ressecam muito o fio. Talvez o shampoo Fixação e Cor da marca Surya possa te ajudar. O resultado varia de cabelo pra cabelo, mas acho que é interessante tentar. Vende em perfumarias como a Sumirê e algumas lojas que estão na barra lateral do blog.

  34. Adorei suas dicas!Fiz muita progressiva e não quero fazer mais,meu cabelo era todo cacheado,queria meus cachos de volta,mas isso é impossível,não sei o que fazer.

  35. Oi! Amei não fazia ideia dos riscos destes compostos nos cosméticos convencionais! Já até compartilhei no face para mais pessoas saberem! Ótimo continue assim! Posta foto do seu cabelo morrendo de curiosidade! Bjs

  36. Oi. Seu site é maravilhoso, muito rico em informação. Eu já faço a técnica do no-poo e gostaria de partir para produtos orgânicos. Tenho o cabelo cacheado e bem volumoso e fiz o que sugeriu em outro post. No ultimo enxague fiz com chá de capim-cidreira com vinagre de maça e passei algumas gotinhas de óleo de cupuaçu. Molhado, o cabelo ficou bonito, porém ao secar ficou indefinido com as pontas secas e super hiper volumoso. Uma pena. Será que os leave-ins organicos dão o peso necessario que cabelo cacheado/crespo precisa?

    1. Poxa, Giulliana, eu entendo muito pouco de cabelo crespo, desculpe. Eu sei que precisa de bastante hidratação, acho que um leave-in e um pouco de óleo de coco deve ajudar!

  37. Obrigado por responder. Você é muito prestativa e atenciosa. Lendo seus posts eu estou prestes a mudar minha rotina capilar para mais natural, hoje eu sou no-poo.e quero me livrar do resto das quimícas empregadas nos produtos convencionais. Seu site me tirou muitas dúvidas. Parabéns pra você!

  38. Fiz o comentario e fui direitinha dar uma volta pelo site. E nao é que a minha pergunta ja esta respondidas nas perguntas mais frequentes?! Sorry.. Isso so prova que sabes bem quais sao os problemas de quem aqui vem! Obrigada! Acho que vou encontrar tudo no teu site! 😀

  39. Oi Nyle, adorei a proposta e já comecei a fazer, porém fiquei com uma dúvida. Eu sou uma pessoa que usa (agora usava) varios tipos de shampoo/condicionador ao mesmo tempo só para variar e pro cabelo não acostumar. Quando vi a desintoxicação fiquei super interessada e já parei de usar os condicionadores (outras pessoas da minha familia vão usar, dps eu ensino pra elas sbre tudo isso, hahahaha). Mas olhando a composição dos meus shampoos, eles também tem derivados de petróleo. Eu continuei usando porque como o shampoo tem lauril sulfato, acredito que este dilua o silicone, certo? Ou estou brisando, hahahha. Se eu não posso mais usar silicones, posso continuar usando o shampoo com silicone porque ele tem lauril ou não? se não puder, que marcas de shampoo você recomenda para eu usar para tirar de vez os silicones e derivados de petróleo da minha vida? Espero que responda, adoro seu blog, você é fantástica!!

    1. Oi, Taís. O ideal é evitar todos produtos que tenham silicones e derivados de petróleo. Se você não tiver nenhum acesso a produtos naturais, a Phytoervas pode ajudar, embora mesmo o shampoo tenha silicone, mesmo que em pouca quantidade. Serve pra transição! Eu recomendo a Multivegetal, ela tem uns produtos bem legais e que quem está usando produtos convencionais não estranha tanto! beijão

  40. Olá, Nyle! Adorei o seu blog! Ótimo para quem viaja nessa onda natural, muito importante cuidarmos de nós ❤ Tenho uma questão, fui ruiva (tingida) por dois anos, recentemente descolori todo o meu cabelo e estou loiríssima com os fios bem claros. Adoro tratamentos naturais, por questão de saúde, mas tenho certeza q desejo continuar com meu loiro na faixa de uns 11.0. A questão é: é indicado eu usar produtos naturais mesmo com o fio sendo frequentemente descolorido(retoque de raiz)? Qual a melhor maneira de lidar c eles de forma natural? Já faço umectações c óleos vegetais fujo da parafina e sulfato… Mas e aí? É um fio q precisa de muitos cuidados e eu queria q fosse tudo natural… Vc tem alguma sugestão?

  41. O seu site é uma benção na minha vida ano passado parei com uma progressiva leve que fazia no cabelo e comecei a usar o mínimo possível de cremes e uso até hoje o shampoo e condicionador da phytoervas porém quero passar para os orgânicos. O óleo da inoar de angan sabe me dizer se tem muitos outros ingredientes não legais? Pois este está ajudando meu cabelo que é ondulado é cacheado a ficar mais hidratado.
    Agradeço!

    1. Poxa, esse óleo não conheço! Mas acredito que não seja tão puro. Acho mais bacana óleos de marcas como Phytoterapica e Arte dos Aromas…

  42. Oi Nyle! Parabéns pelo blog! Interessei pelo assunto e me veio uma curiosidade. Se eu raspasse o cabelo e passasse a usar produtos naturais, o problema da transição acabaria? Ou os novos fios ainda nasceriam sob influência dos produtos convencionais antigos?

    1. Muito obrigada, querida! Raspando o cabelo, as químicas iriam todas embora. É o que eu gostaria de ter feito se tivesse tido coragem haha

  43. como eu posso fazer minha transição?
    exemplo: agora tô usando phytoervas que é apenas sem sulfato, nem natural nem orgânico, no caso, depois que o phytoervas acabar eu posso pular pro orgânico ou vou ter que usar um natural antes?

    1. Como você preferir, Nathália! Cada cabelo se adapta de um jeitinho, e no começo o negócio é ir experimentando mesmo. Demorei bastante tempo até entender bem o meu cabelo e escolher os produtos certo, e até hoje estou experimentando o que fica melhor. É algo constante rs

Comente!