Shampoo e Condicionador Pracaxi & Andiroba, Cativa Natureza

100_2503

Junto com a manteiga corporal que falei sobre há pouco tempo, recebi também esses produtos e mais um hidratante facial, que resenharei em breve. Começando pelo shampoo, segundo a marca, a associação de tensoativos suaves e ingredientes orgânicos (como pracaxi, andiroba e extratos naturais de Aloe vera e Erva mate orgânica) promovem limpeza eficaz sem agredir os fios, deixando-os macios e hidratados.

100_2489

A fragrância herbácea é bem forte (pode não agradar unanimemente), com destaque para a melaleuca e permanece nos meus fios, embora neles ela fique mais suave. A textura é a melhor que já vi em todos os shampoos naturais que pude testar, não é nem aquosa demais, nem espessa demais. Está no meio termo entre o shampoo da Herbia (bem espesso) e o shampoo da Sal da Terra (bem aquoso).

Por conta da boa textura também notei um rendimento superior, mas mesmo assim é baixo em comparação a shampoos normais: no meu cabelo grande, usando dia sim e dia não o frasco já está chegando na metade em menos de 2 meses. A embalagem tem tampa aberta (o que causa um pouco de desperdício), de rosquear, e seria melhor se fosse em disk top ou em pump, como o condicionador.

100_2522

Na primeira aplicação faz pouca espuma, já na reaplicação noto uma espuma bem boa e cremosa. O poder de limpeza é médio nos meus fios, aplicando, reaplicando e massageando todos os cantos do couro e entremeios do cabelo consigo deixar os fios limpos (veja aqui como lidar com shampoo orgânico). No entanto, quando meu cabelo está bastante oleoso noto que mesmo com esses procedimentos os fios não ficam totalmente limpos, sobram uns resquícios de oleosidade na raiz.

Não notei que o shampoo promoveu nenhum ressecamento, mesmo aplicando nas pontas (meu cabelo é misto) – mas, claro, eu uso condicionador e leave-in depois. Basicamente achei que o produto conferiu brilho, maciez, sem ser agressivo ao couro cabeludo.

100_2498

A fórmula é bem bacana, não tenho do que reclamar. A melaleuca, um dos ingredientes, tem ação bactericida, fungicida e antisséptica, muito bom para quem tem caspa. Já o óleo de pracaxi (pentaclethra macroloba seed oil) é responsável por dar brilho ao fio, maciez, além de ser cicatrizante, regenerador celular e atuar contra a queda de cabelo.

100_2493

Agora o condicionador! De acordo com a marca e sua descrição bem breve, “a combinação do óleo de pracaxi, agente de condicionamento natural, com óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu promove maciez e sensação de hidratação aos cabelos.”

Assim como o shampoo, o condicionador tem fragrância herbácea também, porém mais suave por conta da predominância do babaçu. A textura é consistente na medida, gostei bastante. Já o rendimento é médio, uso de 3 a 4 pumps generosos nos meus fios, que são longos.

100_2521

O poder de emoliência do produto é bem bacana, depois da aplicação, deixo uns 3 minutos e ao retirar noto que ainda molhado o cabelo parece estar mais solto e hidratado, o que ocorre também depois de seco (e não notei meus fios mais pesados). Ele ajuda também a desembaraçar, mas não chega a ser nada milagroso, ainda enfrento dificuldades com meus fios finíssimos e cheios de nós.

Confesso que achei que esse condicionador deu uma boa ajuda para o meu cabelo, mas como vocês sabem, ele é extremamente danificado (anos e anos de descoloração + tintura + progressiva + químicas mil) e ainda em recuperação (já que não faço mais nada disso), então eu não esperava que ele fosse mudar da água para o vinho. Para o nível de estrago dos meus fios ele fez um bom trabalho.

Assim como o shampoo, a composição é excelente, e contém cerca de 70% de insumos orgânicos. A manteiga de cupuaçu é extremamente emoliente, o óleo de pracaxi, como eu disse anteriormente, é responsável por dar brilho ao fio, maciez (o que é verdade mesmo!).

100_2494

Em linhas gerais, apesar do shampoo ser indicado para todos os tipos de cabelo, acho ele mais bacana para cabelos secos a mistos (quem tiver cabelo seco, aplique somente uma vez, não creio que seja necessário reaplicação). Já o condicionador acho bem plural, qualquer pessoa que esteja procurando uma hidratação bacana pode gostar dele, mas se o cabelo for bem danificado como o meu, ele vai ajudar muito, mas não espere milagres, faço uso semanal de máscara capilar para completar.

– O produto em questão foi resenhado com base em minha opinião sincera e despretensiosa. A análise reflete o desempenho do mesmo em minha pele/cabelos, bem como no clima do local onde vivo (Cruzeiro – SP, tropical de altitude), portanto o resultado dele pode não ser o mesmo caso você more em local diferente, tenha outro tipo de pele/cabelo, etc.

– O(s) cosmético(s) citado(s) pode(m) conter ingredientes (óleos essenciais, extratos de plantas) que, embora naturais, não são indicados para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Consulte seu obstetra ou profissionais naturopatas caso queira usá-lo(s).

16 comentários sobre “Shampoo e Condicionador Pracaxi & Andiroba, Cativa Natureza

  1. Oi nyle! gostaria de saber se conhece a marca “kraievi” e o que acha dela. Comprei uma máscara que alega ser natural, queria saber se é de confiança. Adoro o blog, beijos!

  2. Gostei da resenha, eu tinha visto esse shampoo no site e queria saber como era seu desempenho…mas acho que agora eu preciso de algum próprio pra cabelos mistos/oleosos, como outros que voce ja mostrou aqui (: Do condicionador eu me interessei!
    bjs

    1. Mas dos que já mostrei aqui, pra cabelos mistos esse foi o que teve o melhor desempenho… O unico inconveniente é que se o cabelo fica muito oleoso ele pode não dar conta, aí é preciso outro produto com poder de limpeza maior. Aí já não sei qual seria sua preferência :/ beijos

      1. Hmm então vou reler todas as resenhas.Por algum motivo, eu tinha ficado na cabeça que o melhor tinha sido o sabonete de Capim Limão ^^

      2. Eu gostei demais dele também. Acho que cada um tem uma peculiaridade que pode servir pra cada tipo de necessidade. Bacana você dar uma relida pra ver qual se encaixa melhor no que você precisa. Se precisar de alguma ajuda ou informação, só me falar! beijos

  3. Parecem bons…
    Qual máscara pra hidratação vc ta usando no momento?Tenho usado uma da Surya de Morango e Buriti, mas honestamente não tenho gostado…acho q qse ñ hidrata e tem umas substâncias meio chatinhas.

    1. Eu não estava usando nenhuma máscara, só óleo de amêndoas como pré shampoo. Aí recebi pra testar a máscara da Sal da Terra e usei uma vez só, ainda acho difícil falar algo. Em breve resenharei!

  4. Nyle, qual o leave in que você usa atualmente? Você recomenda um que resenhou há um tempinho, o Aloe Frutas? Estou precisando comprar um e queria começar a transição para cosméticos mais naturais, tô aprendendo aos pouquinhos aqui. Já fiz minha primeira compra por influência aqui do blog, adquiri o desodorante da alva, mas com o cheiro de limão e coco esses dias. Não vejo a hora que chegue pra eu começar essa mudança nos meus hábitos.
    Esses produtos aqui com certeza serão um dos primeiros que irei comprar quando o meu shampoo e condicionador acabarem! Parecem ser muito bons.
    Se conhecer a linha, você sabe dizer se a Vizcaya Botanique é um bom negócio?
    Se não conhecer, não há problema algum, não quero te dar trabalho. Desculpa a quantidade de perguntas. Obrigada desde já, flor, adoro o blog!

    1. Nick, atualmente estou usando óleo vegetal 100% puro como leave in. E eu não recomendaria o Aloe Frutas não… Quer dizer, em termos de resultados ele é bem bom, deixa o cabelo macio e hidratado, mas a fórmula não me agrada, tem muitas substâncias químicas polêmicas, por isso não recomendo. Quando recebi pra testar, há alguns meses, eu não era tão ligada assim nessas coisas apesar de já começar a preferir coisas mais naturais, por isso nem liguei tanto pra isso, mas hoje eu não usaria de novo.

      Então, sobre a Vizcaya, eu não gosto não, confesso… É a típica marca que usa químicas polêmicas com um pouco de ativos vegetais e faz um apelo “verde” pra atrair o consumidor.

      E fica tranquila, você faz bem em perguntar! beijoss

      1. Então, pros cabelos, um óleo vegetal 100% puro como leave in é melhor? Você tem alguma dica pra ajudar a escolher o melhor pra cada cabelo? Desculpa se houve algum post assim no blog e eu estou perguntando de novo. Obrigada de novo, Nyle!

      2. Não tem muito isso de ‘melhor’, depende de cada cabelo, do modo como cada um reage. Tem gente que não curte, outras pessoas amam, vai de cada um. Que tipo de cabelo é o seu, misto, oleoso, normal, seco, fininho, pesado..? Se voce me descrever detalhadamente fica mais fácil te dar opções.

      3. Eu já usei alguns óleos como leave in e cremes também, mas mesmo passando pouco, dependendo do produto às vezes ele fica pesado e às vezes nem funciona. O único que deu certo foi um óleo, mas como é convencional e não é puro eu queria trocar agora que acabou… Eu procurei algum leave in no meio daquelas marcas dos melhores produtos orgânicos e naturais comercializados aqui, mas não achei nenhum… Meu cabelo é médio para longo, um pouco ondulado, castanho escuro e tenho fios finos. Evito ao máximo secá-lo com secador, fazer escova ou passar chapinha. Nunca fiz nenhuma química pesada, mas como tenho muito cabelo e ele tinha a tendência de ficar uma juba de leão mesmo hidratando e cuidando, acabei por fazer duas escovas sem formol pra hidratação e, depois de muitas lavagens quando o efeito começou a sair, isso me deu pontas ressecadas/duplas e mais frizz, então parei e comecei a deixar crescer pra cortar e tirar o estrago. Essa escova fez meu couro cabeludo ficar bem mais oleoso também, mas como já faz muito tempo, ele está melhorando agora e isso não é mais tão relevante, só chega a se pronunciar mais no dia de lavar (lavo dia sim, dia não). Acho que ele é misto então… Essa escova deixou ele mais comportado, mas mesmo assim ainda tem a tendência de ficar meio assanhado depois que ele seca. Acho que é isso… se não for te incomodar mais ainda, será que pode me dizer o nome de alguma loja confiável que venda esses óleos 100% puros? Ah… só tenho mais uma dúvida, você sabe me dizer se é verdade que lavar o cabelo todo dia resseca o fio mesmo? Obrigadão, de verdade, Nyle, e desculpa todo esse trabalho. ): Beijos

      4. Então, óleos pro seu tipo de cabelo são legais o de argan, pracaxi, semente de uva, amêndoas, óleos com textura mais leve de um modo geral. Meu cabelo também é fino e pesa fácil, então eu pego uma gota de óleo (uma gota mesmo), espalho bem nas duas mãos e vou passando suavemente no comprimento dos meus fios, mas é tipo bem relando mesmo sabe, sem ir com a mão pesada, emplastando o fio. A ideia é aplicar pouquíssimo óleo, o suficiente pra hidratar e domar o fio sem ficar parecendo que a vaca lambeu.

        As meninas me falam muito bem das marcas Terra Flor, By Samia, Ikove, Harmonie, Phytoterápica e Bioessência. Eu não posso afirmar com 100% de certeza que todos são puros, você tem que dar uma perguntada no sac das marcas, mas essas são as marcas mais confiáveis. Se você pode importar, a marca Now Solutions vende muitos óleos 100% puros (vende no iherb), inclusive meu óleo de amêndoas é de lá.

        E sobre lavar o cabelo diariamente, depende do cabelo. Quem tem cabelo oleoso às vezes lava todos os dias sem nenhum ressecamento. Meu tipo de cabelo, sendo misto, se eu lavar todos os dias ele fica uma palha (a mesmo que o shampoo seja bem suave), o mesmo acontece com pessoas de cabelo seco… Mas não e´uma regra, realmente depende de cada fio, do tipo de produto usado, mas no geral, dia sim e dia não é bem bacana! beijoss

      5. Uma gotinha só? Nossa, acho que o meu cabelo é menor que o seu e o produto que eu usava tinha óleo de argan, era em “pump” a embalagem e eu tinha que apertá-lo duas vezes e passar desse jeito que você falou mesmo, senão ele ficava bem volumoso.

        Vou pesquisar sobre esses óleos que você recomendou e ver qual se encaixa mais com o meu agora. Muito, muito obrigada pela ajuda e por esclarecer minhas dúvidas, flor.

      6. Bom, a gotinha foi mais pra ilustrar, sabe? Você pode passar o quanto quiser, mas eu enfatizei isso de ser em gotinhas porque se passar demais o cabelo fica um sebo só! hahah beijoss

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s