O que tem nos ingredientes do meu protetor solar?

Protetor solar é imprescindível, todo mundo sabe disso. Ele tem como função proteger a nossa pele das radiações UVB (que, em excesso, ocasionam queimaduras e ardência) e UVA (que penetram mais profundamente na pele e são responsáveis, dentre outras coisas, pelo envelhecimento precoce, manchas e câncer de pele).

Embora seja um dos últimos produtos que possamos pensar na possibilidade de fazer mal à nossa pele, na prática não é bem assim. Se você achava que aquela história dos desodorantes dava margem para bastante discussão, com os protetores o buraco é ainda mais embaixo.

3 ingredientes costumam a entrar na composição de protetores solares e encabeçam a lista dos mais polêmicos: PABA (também conhecido como ácido aminobenzoico), Oxibenzona e Retinil Palmitato. Se você olhar nos ingredientes de qualquer protetor solar que você tenha em casa, com certeza terá pelo menos um desses.

A oxibenzona (também conhecida como benzophenone-3 ou oxybenzone) é um dos componentes mais comuns em protetores e sua função primária é absorver a luz ultravioleta. Foi banida na Suécia e segundo o EWG – organização americana que, dentre outras atuações, realiza pesquisas na área de produtos químicos tóxicos -, o ingrediente pode causar disfunção hormonal e efeitos cardiovasculares em doses moderadas.

Além disso, a oxibenzona é absorvida pela pele em quantidades significativas e contamina os corpos de 97% dos norte-americanos (de acordo com Centro de Controle e Prevenção de Doenças, agência federal americana responsável por administrar programas nacionais de prevenção e controle de doenças contagiosas).

Em 2006, o SCCP (Scientific Committee on Consumer Products) Europeu considerou a oxibenzona como um possível ingrediente alergênico e fotoalergênico. Tanto a Academia Americana de Dermatologia quanto a FDA consideram o ingrediente “seguro”, contrariando os resultados negativos que vêm sendo publicados acerca da oxibenzona a partir dos anos 2000. Para complementar a polêmica, um artigo da AOL aponta a falta de regulamentação e supervisão necessárias por parte da FDA acerca da segurança dos protetores solares atuais.

O retinil palmitato (também conhecido como retinyl palmitate) é outro ingrediente que pode ser encontrado na composição de alguns protetores e já falei sobre ele aqui, vale a pena dar uma olhada. Dados disponíveis a partir de um estudo da FDA indicam que o retinil palmitato, quando aplicado à pele na presença de luz solar, pode acelerar o desenvolvimento de tumores e lesões. Alguns estudos in vitro ainda apontam resultados positivos para mutação tanto em células de mamíferos, quanto de não mamíferos.

Também tido como vilão, o PABA (também conhecido como ácido aminobenzoico ou aminobenzoic acid) tem como função filtrar a radiação ultravioleta. Está na lista de ingredientes “restritos ou proibidos” pelo governo canadense  e segundo o EWG, pode ser absorvido pela pele, causar dermatite de contato e fotossensibilidade. Além disso, o PABA pode gerar radicais livres e danificar o DNA das células, aumentando o risco de cancro e, consequentemente, câncer.

Outros ingredientes como ensulizole (também conhecido como PBI), octinoxate (sinônimo: ethylhexyl methoxycinnamate)avobenzonepadimate-O (derivado do PABA), octocrylene, homosalate e sulisobenzone também merecem mais atenção, pois alguns estudos indicam que eles podem produzir espécies reativas de oxigênio que causariam mutações e morte celular. Além disso, alguns deles estariam ligados a disfunções hormonais, alergias, etc.

Preste muita atenção: algumas marcas costumam a colocar sinônimos no lugar do nome mais usado do ingrediente. O EWG disponibiliza na página de cada composto quais outros nomes que também podem vir na embalagem!

A polêmica é grande entre dermatologistas, órgãos regulamentadores e organizações que defendem e orientam os consumidores (o EWG, por exemplo). Enquanto essa gente não se decide, nós ficamos no meio do fogo cruzado e só nos resta colher informações (confiáveis, diga-se) e analisar de que lado ficar. De que lado você fica?

Obs.: amanhã postarei opções de protetores livres dessas substâncias, como algumas de vocês solicitaram na página do blog!

Referências: CNN; Consumers Reports; EWG; Truth in Aging; Revista Galileu; Scientific American Brasil 

65 comentários sobre “O que tem nos ingredientes do meu protetor solar?

  1. Muito obrigada pqlas dicas! Realmente, tem muitos produtos que utilizamos sem saber da composição e que podem fazer mais mal do que bem. E como sempre o texto mt bom (nem precisava dizer. rsrsr)

  2. Legal saber disso. Mas é importante procurar opções e continuar usando o filtro solar sim! Não abro mão, uso todos os dias pois moro no RJ e o sol aqui não é pra brincadeira. Procurei no meu protetor e não encontrei nenhum dos ingredientes “ruins” citados. Eu uso o Sundown senses fps 50.

    1. Claro! Em nenhum momento eu disse que o filtro solar não deve ser usado, de forma alguma. O uso é imprescindível, mas é preciso ficar atenta nos ingredientes sempre e procurar alternativas mais “saudáveis”. Abraços!

  3. Olá, vc poderia me explicar pq o FPS não pode ser acima de 50?
    OBS: Descobri seu blog há alguns dias e gostei bastante, principalmente por vc ser bastante sensata no que escreve. Continue assim! 😉

    1. Então, Amanda, não é que NÃO possa, é que a partir do FPS 30, a proteção soltar passa a variar coisa de 1%. O 30 já bloqueia cerca de 97% dos raios solares, o 50, 98%, ou seja, você paga preços absurdos pra ter só 1% a mais de proteção. Fora que filtros acima de 50 (ou mesmo o 50) nós só costumamos a encontrar em protetores solares químicos, e esses produtos tem tanta química que não compensa você pegar uma proteção a mais, pagar caro, e receber uma enxurrada de ingredientes nocivos na sua pele. O negócio é você usar a partir de FPS 15 (bloqueia 97% dos raios) no rosto para o dia a dia, se você não se expoe diretamente ao sol, e caso você se exponha ao sol, use FPS 30 ou 35, por aí. Ter amplo espectro é importante (além de não possuir as químicas citadas no texto) também, porque ele terá que combater tanto os raios UVB (responsáveis pelas queimaduras solares, ardência, vermelhidão) quanto os raios UVA, que são perigosos (causam envelhecimento e até câncer). Fazendo isso você estará realmente protegida e segura 🙂

  4. Adorei o seu blog!!! E desejo dicas de qualquer melhor protetor solar a sua no meu caso, sou bem branquinha e já tive melanoma, e pra ajudar estou morando no norte da Bahia, os raios solares são excessivos!!! Os médicos só dizem pra utilizar protetores com fatores altíssimos, já comprei até fps 100, porém já vi no programa do Bem Estar que não significa proteção 100%. Vou esperar a sua ajuda!! Abraços

  5. Nyle, saiba que seu blog tem me ajuda muito na escolha por cosméticos. O protetor solar que vc recomenda só está disponível na versão baby no e-bay. =( Eu pensei em testar o da ADCOS que está sugerido no site da PETA. Ele contém os seguintes princípios ativos:

    Filtros químicos (avobenzona, ethylhexyl methoxycinnamate, phenylbenzimidazole sulfonic acid/benzophenone-4), filtros físicos (dióxido de titânio), nitreto de boro, Vitaminas A + C + E, Extratos de camomila, ginseng e cavalinha e PCA-Na.

    Eu vi que o dióxido de titânio, que vc indica, está presente, mas fiquei preocupada com o benzophenone-4. Não entendo de química, mas sei que não é a mesma coisa que o benzophenone-3, só gostaria de saber se faz mal tb. Bjs!!

    1. Eu não indicaria nenhum protetor solar nacional, sinceramente. Dá uma olhada nesse post https://lookaholic.wordpress.com/2012/09/26/o-que-tem-nos-ingredientes-do-meu-protetor-solar/ . Tudo que tem nesses filtros químicos não faz bem. Todo mundo tá reclamando mesmo de dificuldade de comprar esse protetor, mas me parece que a Eco Logical tá trocando as embalagens, algo assim. Creio que quando for inverno aqui e verão lá fique mais fácil de comprar. beijoss

      1. Entendo. O problema é que o meu filtro está acabando, e não queria comprar outro da Loreal, que, infelizmente, entre as mais acessíveis, é a mais indicada. 😦

  6. Na dúvida, estou escrevendo de novo, toda vez que tento, dá erro e o comentário não vai. 😦

    A PROTESTE costuma fazer testes com as marcas mais comuns no Brasil. Muitas marcas, inclusive, não passaram, como Sunduwn e Episol. Em 2008, apenas o Lorea’l e o Cenoura e Bronze eram recomendados. Agora, em 2012, pouca coisa mudou e apenas o Nivea KIDS e o Loreal expertise 30 são indicados. Ambos não estão na lista da PETA, então, estou quase comprando o do Boticário, vou só ler a fórmula antes. Infelizmente, preciso do protetor pra ontem e não dá tempo de comprar o que vc indicou pela internet, pois está em falta. 😦 Vc conhece o site da PROTESTE?

    1. Sim, conheço! E, ah, se você precisa pra ontem e vai trocar logo não faz mal, o foda é se você usar todo dia e tudo mais :/ beijos

  7. Nyle,

    Vi que o Filtro Solar Fluid FPS 40 Incolor Peles Oleosas e Acneicas da ADCOS possui a composição: Filtros químicos (ethylhexyl methoxycinnamate, Tinosorb M®, Tinosorb S®, octil triazone, octocrileno), filtros físicos (dióxido de titânio), Tecnologia Pró-Defense.

    O que, exatamente, significa Tinosorb (M e S)?
    Fazem mal?

    Sobre a Tecnologia Pró-Defense pesquisei na internet: (…), exclusiva da ADCOS, confere proteção ao DNA celular, ao colágeno por sua ação antiglicante e às membranas celulares contra a ação dos radicais livres, prevenindo o stress oxidativo e o envelhecimento precoce.

    O filtro solar fluid da Adcos fps 40 pode ser usado por gestante?

    Obrigada!

    1. Então, tinosorb é um composto meio novo no mercado e ainda existem poucos estudos sobre ele, já procurei e não achei nada conclusivo. Eu não confio em nenhum filtro solar químico, porque pode não ter oxibenzona e outros filtros mais polêmicos, mas certamente terá outros composto polêmicos e nocivos. A melhor escolha, na minha opinião, é filtro solar físico, orgânico. Se você olhar a lista que eu fiz, existem vários deles pra você escolher: https://lookaholic.wordpress.com/2012/09/27/opcoes-de-protetores-solares-naturais-e-organicos/ . Se você não puder comprar nenhum desses e mesmo assim querer algo com menos substâncias nocivas, acho o protetor da sol de janeiro o menos pior de todos! beijoss

      1. Obrigada pelas dicas! São ótimas e me ajudam muito.
        Como minha pele é oleosa e acnéica, gostei da opção da BareMinerals.
        Aqui no Brasil tem algum loja que vende o Mineral veil ou é só pelo site mesmo?

      2. Tem lojas físicas, Sabrina! Acho que você até comentou depois que havia achado na sua cidade!

      3. Eu gostaria de saber de um protetor solar sem componente de chumbo? Sou portadora de anemia .Obrigada

  8. Oi Nyle, tudo bem?
    Estou de olho no protetor solar em pó da BareMinerals FPS30, mas antes de comprar gostaria de saber se ele é seguro, se não tem esses ingredientes polêmicos… Gostaria de usá-lo com uma base com FPS também, para dar uma dupla proteção para minha pele…

    Espero resposta. Obrigada!!! Abraço!!

      1. Ok, obrigada pelo link, vou ler! Mas vc poderia indicar um pra mim ou um site que tenha uma lista de protetores em pó?

        Grata pela atenção!

      2. Juli, eu nunca vi nenhuma lista assim, não saberia te informar, desculpe. beijoss

  9. Olá, descobri seu site hoje… Adorei-o… Não imaginei que até os protetores solares, podiam fazer mal pra pele… É tão difícil viver nesse mundo capitalista… O que menos esperamos, tem algo para nos fazer mal :s

  10. Nyle,

    O que você diz do Minesol Oil Control da ROC fator 30? Não encontro nenhum destes componentes nocivos indicados no seu post na fórmula, mas são tantos componentes e confesso que alguns nomes (para um leigo) parecem nocivos.
    Obrigada,
    Bia.

    1. Infelizmente descobri agora que o protetor solar que acabei de sugerir acima possui:
      “Octyl methoxycinnamate (OMC), um produto que funciona como filtro ultra-violeta, de uso muito difundido, teve reconhecida ação tóxica celular, principalmente quando… exposto à luz solar! Ou seja, essa substância é química perigosa por si só, e multiplica sua toxicidade ao entrar em contato com a luz solar. Essas pesquisas foram feitas por pesquisadores noruegueses.
      (http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2000/10/15/sunscreen.aspx)”

      Então retiro que ele pode ser utilizado…..
      resta os importados. Ja encomendei no ebay o Allterrain.

    1. Marcelo, a maioria dos protetores solares naturais que vi não usam nano partículas. Dióxido de titânio sem nano não é nocivo. beijos

  11. Olá…Tudo bem?
    Sou sua mais nova seguidora, e gostaria de desde já agradecer pelo ótimo trabalho que tem feito.
    Adoro seus posts.
    Meus parabéns mesmo!

    Gostaria que me indicasse um filtro solar orgânico com proteção UVA, e que não tivesse nenhum daqueles agentes cancerígenos.
    Gostaria que falasse o que mais gostou na textura, enfim, o seu preferido, e se possível, não fosse muito caro rss.
    Eu li sobre o assunto um post do Lair Ribeiro, encontrei um filtro solar que atende a questão sobre a proteção UVA que o da ADA TINA NORMALIZE, porém não sei se ele é orgânico. Aliás, o porque mesmo que devemos optar pelos filtros orgânicos?

    Sei que tem muitos posts a respeito do assunto, mas ta super corrido para mim analisar e ver qual seria o melhor para mim que tenho pele oleosa.
    Outra coisa, me parece que só encontro ele em sites estrangeiros. Nunca comprei nestes, e gostaria que me auxilia-se.

    Obrigada desde já.
    E mais uma vez, parabéns …você contribui para um futuro melhor!

    ah esqueci de mencionar, que trabalho em ambientes fechados o dia inteiro e fico exposta as lampadas que tbm emitem raios que prejudicam a pele.
    Neste caso, me parece que o melhor seria o filtro solar físico.
    Tem alguma opção de filtro solar que engloba todos os itens abaixo e mais esta opção acima?

  12. Boa tarde!

    Estava olhando o site da Cativa e me interessei pelo protetor labial, porém ele contém tocopheryl acetate. Os outros componentes parecem ok. No caso tendo apenas 1 seria um problema? Desde já agradeço pela atenção! =)

    Composição: helianthus annus oil*, lanolin, tocopheryl acetate, calendula officinalis extract*, matricaria chamomilla extract*, silica, foeniculum vulgare essential oil, mentha piperita essential oil, argilla, kaolin, montmorillonite, mica, limonene.

    1. Patricia, quando tem apenas um componente polemico na formula eu costumo a relevar. Eu avalio sempre a fórmula como um todo. Se é um ingrediente nao tao nocivo e polemico, em meio a uma forma bem vegetal e rica, eu não me importo não, mas isso é questao de preferencia mesmo, cada um tem seu grau de tolerancia, digamos assim. eu nao encano mais tanto… beijoss

  13. Fato, os melhores bloqueadores solares são os que levam óxido de zinco ou titânio em sua composição… Muitas pessoas sabem disso, mas dão preferência a outros, pois estes primeiros deixam a pele branca (efeito palhaço), além de fechar a porosidade da pele, o que a predispõe a cravos e espinhas. Os dois óxidos são chamados de protetores físicos e refletem a maior parte da incidência dos raios UVA e UVB, que são perfeitos. Quanto aos químicos, eles são absorvidos pela pele, que não é o caso dos físicos, podendo causar, de simples alergias a câncer. É muito complicado conciliar o útil ao agradável.

  14. a coitada acima não encontrou no sundown OXIBENZONA E BENZOFENONA pros… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK… Tal da vista já amigo(a).. KKKKKKKK

    1. Eu tenho optado por não usar, mas não é uma escolha que eu recomende, Fátima. Eu achei melhor assim, mas eu não costumo ir em piscina e outras coisas, praia, nem tenho hábito de sair ao sol nos horários mais problemáticos 11 – 16h. Atualmente nao estou usando nenhum protetor porque não estou podendo comprar nada fora do país. beijos

  15. Nyle, não entendi porque você não me respondeu, só respondeu a colega de cima… falei algo que não devia?

    Perguntei da composição do Episol water gel que não achei composição nociva. Mas tudo bem.

    Obrigada.

    O.O

    1. Não respondi? Desculpe, devo ter deixado passar sem querer. Eu não conheço esse produto, Amanda. Você me enviou a composição? Abraço

  16. A marca Tantra utiliza componentes que não sejam bons para a saúde?
    Os bloqueadores da Flores & vegetais são bons?

    1. Oi, Olga. Não conheço essa marca Tantra, então não tive a oportunidade de ler os rótulos. Os bloqueadores da Flores & Vegetais são comuns, logo podem possuir químicas prejudiciais à saúde. Grande beijo!

    1. Boa tarde Ana,

      Sou pesquisador do Instituto Ipupo de Pós Graduações em cosmetologia, pode usar essas duas marcas são excelentes. Quando tiver qualquer dúvida sobre produtos seguros para sua pele e que não causem alergias, use os infantis e para gestantes esses tem cuidado redobrado com suas formulações.

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s