Opções de protetores solares naturais e orgânicos

Antes de comprar qualquer protetor solar, fique atenta(o): FPS é proteção contra raios UVB somente (responsáveis por queimaduras solares, vermelhidão). Certifique-se de comprar produtos acima de FPS 15 e que possuam amplo espectro (broad spectrum): proteção contra raios UVB e UVA!

Recapitulando o que foi dito ontem, embora imprescindíveis no nosso dia a dia, alguns (e não são poucos) protetores solares podem conter substâncias que, segundo estudos, podem ser maléficas para a sua saúde. O assunto é polêmico, divide opiniões de dermatologistas, órgãos regulamentadores e organizações que lutam pela segurança dos consumidores, mas não é prudente pagar para ver.

Mesmo estando protegida(o), evite o sol entre 11 da manhã e 4 da tarde, esteja você na praia ou não. Use blusas brancas, chapéu, fique debaixo do guarda-sol, de quiosques. Essas recomendações são velhas e todo mundo sabe, mas quem disse que todo mundo cumpre? Fique ligada(o)!

Assim como aquele post dos desodorantes, é importante que você saiba que há alternativas mais “saudáveis”, marcas que se preocupam com os resultados negativos que as pesquisas vêm mostrando. Infelizmente, esses produtos não são muito acessíveis para nós no quesito facilidade de compra: só podemos ter acesso se comprarmos pelo ebay (uma espécie de “Mercado Livre versão estrangeira”) ou algumas lojas de fora que entregam aqui. O lado bom é que os preços não são salgados e se formos comparar às facadas que levamos por aqui, saímos no lucro. Abaixo selecionei alguns protetores solares que não contêm ingredientes tidos como nocivos (e já citados no post de ontem), além de serem cruelty-free (não testados em animais). Todas as lojas/vendedores citados na seleção são de fora e entregam no Brasil.

  • Mineral Natural Sunscreen Broad Spectrum SPF30 (113 g) – Jason Naturalpossui FPS 30 e amplo espectro UVB/UVA. É livre de fragrância, hipoalergênico, contém extratos de camomila e calêndula que ajudam a acalmar e suavizar a pele. Sua fórmula ainda possui manteiga de karité, óleo de jojoba, girassol e semente de uva. Seguro para uso em bebês acima de seis meses, assim como adultos de pele sensível. Uso mais recomendado para o corpo, mas caso necessário pode ser usado no rosto. Vende aqui e aqui (veja aqui como comprar no iherb). 

  • SPF 16 Sunscreen Lotion Aloe Vera (87 ml) – Badger: possui FPS 16, amplo espectro UVB/UVA, não obstrui os poros, não contém fragrância, nano-partículas, é resistente à água por 40 minutos e é biodegradável. Promete ser leve, hidratar e não deixar a pele esbranquiçada. Contém ingredientes de cultura orgânica e óleo de oliva extra virgem. Uso facial e corporal. Vende aqui e aqui (veja aqui como comprar no iherb). Agora também existe uma versão SPF 30 desse mesmo protetor: vende aqui. 

  • AquaSport SPF 30+ (90 ml) – All Terrain: contém FPS 30 e amplo espectro. Extremamente resistente à água e ao suor por 80 minutos. Não contém nano-partículas, não deixa a pele esbranquiçada, possui fórmula não gordurosa e sem perfume. Contém óleo de girassol e jojoba. Indicado principalmente para atletas. Uso mais recomendado para o corpo, mas caso necessário pode ser usado no rosto. Vende aqui e aqui.  (veja aqui como comprar no iherb)

  • Natural Sun SPF 30+ Green Tea (118 ml) – Aubrey Organics: contém FPS 30, amplo espectro UVB/UVA. Sua fórmula protetora impede os danos dos radicais livres e combate os efeitos do envelhecimento gerado pela exposição ao sol e poluição. Possui chá verde orgânico e ingredientes condicionantes à base de plantas. É vegan e livre glúten. Uso mais recomendado para o corpo, mas caso necessário pode ser usado no rosto. Vende aqui e aqui. (veja aqui como comprar no iherb)

  • SolGuard SPF 25 Biodegradable Sunscreen (177 ml) – Caribbean Solutions:  possui FPS 25, promete proteger contra raios UVA e UVB e ser resistente à água.  Contém Aloe Orgânica, extratos de pepino, jojoba orgânica, extratos de plantas tropicais do Caribe, antioxidantes naturais e conservantes naturais. Sua fórmula ainda possui óleo de girassol e vitamina E. Segundo o site, os produtos Caribbean Solutions são hipoalergênicos. Uso mais recomendado para o corpo, mas caso necessário pode ser usado no rosto. Vende aqui.

  • UV Natural SPF 30+ Sunscreen (150 g) – UV Natural: contém FPS 30, amplo espectro e antioxidantes. É resistente à água (2 horas) e possui fórmula não gordurosa. Promete hidratar, proteger e acalmar a pele. Não possui fragrância e nem conservantes. Contém óleo de semente de uva, óleo de macadâmia e extratos de chá verde. Os produtos UV Natural são hipoalergênicos. Uso mais recomendado para o corpo, mas caso necessário pode ser usado no rosto. Vende aqui.

  • MelanSol 100% Natural Sunscreen SPF-20 (100 ml) – MelanSol: contém FPS 20 e amplo espectro UVB/UVA+++. Pode ser usado nos lábios, no corpo e rosto. Sua fórmula promete hidratar e rejuvenescer a pele, não é gorduroso, seca rapidamente. Resistente à água por 40 minutos, livre de glúten, biodegradável. Segundo a marca, pode deixar a pele branca caso seja aplicado em excesso. Contém cera de abelha, extratos de chá verde, manteiga de cacau, óleos de coco, jojoba, amêndoas e girassol. Vende aqui (no próprio site da MelanSol).

* As marcas acima são todas cruelty-free!

Vale ressaltar que nenhum deles é totalmente livre de óleo, mesmo os faciais. Se você tem pele oleosa, procure por produtos com fórmula leve, não comedogênica e que não contenha óleos “gordos” como o de jojoba, coco, cacau, soja (soybean oil), óleo vegetal hidrogenado (hydrogenated vegetable oil); qualquer tipo de cera ou alguns tipos de manteiga (de cacau, por exemplo. Vem na fórmula como “Cocoa butter”). Em contrapartida, prefira óleos mais “leves” e não comedogênicos como o de semente de uva, girassol, calêndula. Se você tem pele oleosa, acneica e não quer nem arriscar, opte por bases minerais com proteção solar ou pós finalizadores como o Mineral Veil da bareMinerals (que contém FPS 25) para o rosto e no resto do corpo use algum desses da seleção. Só não vale ficar sem se proteger!

82 comentários sobre “Opções de protetores solares naturais e orgânicos

  1. Uso o Natural Sun SPF 30+ Green Tea no corpo!!!! É melecado e com cheiro natureba ao extremo, mas além de proteger deixa a pele super hidratada.

    1. Então, eu vi que tem um da Aubrey que é pro rosto, mas não consegui achar pra vender de jeito nenhum, então resolvi por esse na seleção caso alguém queira aplicar no corpo. Eu suspeitei que ele fosse melecadinho hahaah foi bom tu ter avisado ❤

  2. Muito bom o post… Tenho a pele, com tendência a acne e atualmente uso o minesol oil control da ROC, queria muito deixar de usar ,pois o fabricante vai bem contra ao que eu defendo no blog Beauty eco (testes em animais), mais infelizmente ainda não consegui me adaptar a nenhum outro.
    Qdo, chegar o que você comprou faz uma resenha, dele para conhecermos mais sobre a textura e adaptação na pele, quem sabe essa será minha libertação rs…

    Bjs e parabéns pelo blog!
    Se tiver vontade, dá uma passadinha no nosso http://www.beautyeco.com.br

      1. Eu tb uso o Minesol pq ele deixa a textura de pele seca, mas quero parar de usar. Já li resenha sobre várias marcas que vc publicou aqui no site, mas não consigo me decidir pq acho q todos são “melecados”. Qual vc usou? Gostou?

    1. Iowana, conheço a Sol de Janeiro sim, mas fui pesquisar os ingredientes do protetor FPS 30 (na Sephora francesa http://www.sephora.fr/Corps-Bain/Solaires/Protection-solaire/Lait-solaire-protecteur-carambole-SPF-30/P926005) depois que tu falou e achei Octinoxate na composição (um dos ingredientes citados no post), só que eles fizeram a “sacanagem” de colocar como “ETHYLHEXYL METHOXYCINNAMATE”, um sinônimo do mesmo composto. Criei um relatório pra esse produto no site EWG e ele levou nota 7 (veja aqui http://www.ewg.org/skindeep/product.php?prod_id=470874), ou seja, os ingredientes que o compõe são considerados “perigosos”. A versão FPS 50 também contém Octinoxate e também vem o nome do sinônimo, não o nome “original” do composto. Essas coisas são complicadas, mas se atente a isso, às vezes as marcas não são tão ‘naturais’ assim como dizem ser. beijoss

      1. Oi Nyle!
        O que eu tenho é fator 60 e tb tem esse componente… 😦
        Eu tava tão feliz…
        Nem sempre a gente, que não é química, identifica todos os detalhes da formulação…valeram as dicas!
        Se conhecer algum outro pó que funcione como filtro solar e que não contenha substâncias agressivas ou talco, e que seja vegan e de preferência nacional, me diga por favor. Acho que seria uma alternativa mais prática para peles mitas e sensíveis como a minha…
        Obrigada!
        Bjm

      2. Olha, Iowana, confesso pra você que nunca vi esse tipo de coisa por aqui. Mesmo. Se tem algum produto desse tipo, não conheço, até dei uma pesquisada, mas não achei nada! 😦

    1. Pior que não 😦 pelo menos eu não conheço. A menos pior é a Sol de Janeiro, mas ainda sim tem químicas perigosas. ://

  3. Olá Nyle

    Você sabe se algum desses protetores vende na Alemanha? Tenho uma amiga que vai voltar de lá e queria pedir pra ela trazer pra mim.
    Obrigada por responder.
    abs

  4. Oi Nyle, grata pela dica. Está difícil mesmo achar o Eco Logical para rosto. Nem no amazon tem. Pelo seu post, ele me parece bem interessante para meu tipo de pele e vou correr atrás. abço

    1. Que bom que está gostando, Cláudia. A fórmula me pareceu bem hidratante, em mim daria espinha e me deixaria sebosa na certa hahaha mas quem tem pele seca e normal parece que funciona

  5. Adorei o post e o blog. Parabéns!
    Vc conhece os protetores japoneses? Sabe informar se eles contém essas substâncias?
    E para minha pele (muito oleosa, e morando numa cidade quente) qual desses vc indicaria?

    Bj e Felicidades!

    1. Fabi, eu não conheço esses protetores, mas certamente devem conter essas substâncias. Eu usei o protetor solar All Natural Sunscreen FPS 30 Face (que é pro rosto) da marca Eco Logical e gostei muito, minha pele é mista e não agravou a oleosidade. beijoss

      1. Não, Fabi, o que eu comprei é o Face, o Baby seria mais para o corpo, a fórmula dele tende a ser um pouco mais oleosa. beijoss

    1. Avène, La Roche Posay, Vichy, Uriage…. enfim, todos, infelizmente usam muitas químicas. Quanto mais famosas as marcas, pior é. Já cheguei à essa conclusão. São os ditames da indústria cosmética!!!!

  6. Olá Nyle! sabe me dizer se esses protetores são 100% biodegradável? pois estou com viagem marcada para Cancun, e em alguns parques só se podem usar protetores 100% biodegradável.
    Bjos

    1. Adriana, eu não saberia te informar com precisão se todos são biodegradáveis, acho que você precisará entrar em contato com o SAC da marca e perguntar, mas tem alguns que são Reef Safe, não nocivo pra animais aquáticos. Dê uma olhada no SAC, acho que eles saberão te informar melhor! beijoss

    1. Olá! Então, a marca diz não fazer testes em animais (o que eu não tenho certeza absoluta que é fato), mas em termos de composição eu confesso que não gosto muito. Os protetores solares que eu mais confio são da marca EcoLogical e Badger. As citadas no post são bacanas também, mas sempre é preciso analisar a composição como qualquer outro cosmético. beijoss

  7. Nyle, vim até seu blog porque quero aproveitar que esse sol estourado ainda está no começo pra me proteger com algo confiável e cruelty-free, mas vi que os produtos que você recomenda são vendidos em sites internacionais, e pelas minhas experiências, eles demoram muito pra chegar a menos que você pague algum tipo de frete absurdo, às vezes nem assim. Então queria saber se do ano passado pra cá você conheceu algum protetor na linha desse blog que seja vendido em lojas virtuais nacionais, pra um recebimento mais imediato. Obrigada!

    1. Então, Nathália, ainda não, mas a Cativa Natureza irá lançar um protetor solar natural logo menos. Vai demorar um pouquinho eu acho, mas logo virá pro mercado e teremos opções aqui no Brasil!

  8. Nyle, algo sobre o qual venho pensando há uns meses é a sobre essa enorme pressão que todos sentimos em usar filtro solar e estamos esquecendo da Vit D. O quanto essa neurose sobre filtro pode afetar a síntese da Vit D no nosso organismo e o quanto acabamos ficando vulneráveis com relação à perda de cálcio? Não quero dizer, que com isso, ninguém deva usar filtro solar, mas não é saindo ali rapidamente e pegando um solzinho, que a pessoa desenvolverá câncer de pele. No quesito marcas de filtro solar, estou super feliz com meu Badger Aloe Vera, mas o meu é fator 30 e estou certa de que mesmo correndo o risco de sermos taxadas, ainda vale mais a pena financeiramente importar. Depois dessa descoberta, nem para teste eu quero os brasileiros.

    1. Simone, eu creio que se você sai de manhãzinha, tipo entre 6 e 8 (ou até 9, no horário de verão) da manhã, não é necessário usar filtro solar, até porque é mais ou menos nesse horário que conseguimos aproveitar melhor a luz do sol pra produção de vit. D. Se é muito depois disso, creio que o uso do protetor é bem necessário, a menos que você vá se expor ao sol no máximo, sei lá, 1 minuto. Pra quem tem um histórico bomba relógio de câncer de pele na família como eu, é imprescindível se proteger e evitar o sol ao máximo depois do período da manhã. beijos

  9. Oi Nyle, eu estou procurando um protetor solar pra comprar, o que vc me indicou , o Eco Logical realmente parece que sumiu… e o Badger, o de Aloe Vera spf 30 está em falta e é o único que não tem cera de abelha na composição. Os outros da Badger têm e por isso estou receosa que obstrua os poros. Ví a opção da Alba Botanica, mas me pareceu na composição que tem umas químicas estranhas, abaixo o link, caso possa dar uma olhada.
    http://www.ebay.com/itm/Alba-Botanica-Natural-Very-Emollient-Sunscreen-Aloe-Vanilla-SPF-30-4-oz-/400530162554?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item5d4175437a
    Tô sem opções…! Help! bjs

    1. Bia, esse da Alba Botanica tá meio estranho mesmo… Mas aguarde que em breve a Cativa vai lançar um protetor solar natural aqui no BR! 😀

      1. Não sei :/ mas daqui uns meses, eu acho. Difícil ter uam precisão, o processo é muito burocrático!

  10. Oi Nyle!!!

    Curti muito as informações sobre protetores solares do seu blog, que eu desconhecia, inclusive indiquei para que minhas amigas leiam. Pesquisei no site EWG sobre a avaliação dos protetores organicos, inclusive os que vc citou, todos eles apresentam titanum de oxide e zinc oxide (que vem com a explicação dos componentes: Mudanças de nível bioquímico ou celular, Câncer, Ecotoxicologia, toxicidade do sistema de órgãos “não-reprodutiva”, riscos ocupacionais, persistência e bioacumulação). Isso quer dizer, que causam menos danos, porém não estão de livres de conter essas químicas certo… Bjs

    1. Marcia, é verdade, mas acho que isso se refere mais à versão em pó. Não são os compostos mais puros e inofencivos, mas sem dúvida é o melhor que nós temos como alternativa. beijos

  11. Oi! Parabéns pelo site! Acabei de me tornar sua fã, modo de dizer, mas é que gostei bastante dos seus textos. Infelizmente, o assunto não é muito feliz né? Eu sempre fui muito interessada em cremes, principalmente, os para a face, e apaixonada por maquiagem, mesmo a básica pro dia-a-dia…depois de conhecer o seu site, joguei tudo fora. Bateu até uma revolta por perder tantas coisas caras. Agora, em relação ao filtro solar, não encontrei onde comprar o eco logical, que era o que mais queria. Então, estou sem nenhum. Gostaria de saber o que vc pensa sobre o sheer defense da skinceauticals. Beijos e muito obrigada pela ajuda!
    Rejane

    1. Rejane, fico feliz pela sua mudança de postura! Então, esse produto nunca ouvi falar, não sei dizer :/ desculpe. Mas nao é uma marca natural, infelizmente, então presumo que possa ter químicas nocivas sim…

  12. Parabéns pelas informações. Creio que compartilhar esse tipo de conhecimento é uma utilidade publica! Eu ia comprar um protetor solar da ROC, e embora não tenha achado nenhum composto nocivo nele, ao ler os comentários de uma postagem sua, vi que eles faziam testes em animais, na hora desisti da compra, não vejo vantagem em cuidar de mim e precisar que um animalzinho morra pra isso!

    Uma duvida: o que você acha da marca Neutrogena? Os compostos são confiaveis?

  13. Obrigada por esse post perfeito. Da lista comprei 4 protetores no iHerb para o verão, passarei duas semanas na praia eu e meu marido. Precisamos de Vitamina D e protetor solar sem ser tóxicos.
    Abraços

  14. Olá Nyle, tudo bem? Seu blog é excelente, parabéns!!!!!!!!!
    Você tem alguma informação sobre a fórmula dos protetores da Sol de Janeiro? Eles contém algum ingrediente nocivo?
    Obrigada,
    Mari 😉

    1. Mari, se não me engano dá pra achar no site da marca ou o SAC informa. Uma vez eu vi as composições em algum lugar e embora fossem produtos com fórmulas bem mais tranquilas em relação à maioria dos protetores do mercado, tinha uma ou outra química bem polêmica, infelizmente.

      1. É uma pena 😦 Esses todos citados acima também não contém ingredientes de origem animal?

      2. Quais deles são veganos? Vou tentar comprar pelo ebay, mas não sei em qual deles devo apostar.

  15. eu cai no golpe do protetor nacional que não divulgam a formula na internet…apos pesquisar muito adquiri o PHOTOPLUS DA DERMATOS pq diziam ser sem PARABENOS mas tem a tal OXIBENZONA…Enfim perdie 148 reais…agora queria o HELIOCARE DA MELORA é umaa base só quem tem filtros químicos e físicos não especificados no site…to com medo de comprar e levar mais prejuízo. Tem algum nacional de confiança?

    1. Olha, nacional eu não indicaria nenhum. O que você pode fazer é tentar fazer um manipulado em farmácia, com filtro físico. Acho que pode ajudar. beijos

    2. OI GOSTARIA QUE VOCÊ RETIRASSE MEU COMENTÁRIO POIS O QUE EU COMPREI TEM UMA FORMULA ANTIGA…OS NOVOS NÃO TEM MAIS OXIBENZONA…GRATA MARILIA

  16. oi! gostaria de saber sua opiniao sobre o protetor solar da avene, na embalagem diz que nao tem parabenos (pelo menos na embalagem da emulsao toque seco fator 30)

    o que vc acha?

    obrigada!

    1. Ainda não e sim, acaba servindo! Só cuidado pra não se expor muito ao sol. Legal evitar horários de pico, usar chapéu ou boné, etc.!

Comente!

