Aprendendo a usar shampoos orgânicos/100% naturais

washing-hair2
Além de poluir, a espuma formada pelos shampoos convencionais não é essencial para a limpeza dos fios!

Shampoo é o angu de caroço dos produtos orgânicos, vou te falar!

Não é uma regra, mas quando as pessoas fazem a transição de cosméticos convencionais para cosméticos desse tipo, é um dos itens que elas mais estranham e, na maioria das vezes, menos se adaptam.

As reclamações vão desde “estranhei, não faz espuma” até “meu cabelo está opaco e grudado na cabeça, odiei”. Depois de um tempo é só amor, mas enquanto isso não acontece é preciso boas doses de paciência.

Primeiro de tudo é bacana que você leia esse post – lá eu explico detalhadamente todos os malefícios dos cosméticos capilares convencionais, inclusive os shampoos.

Abaixo, algumas dicas para quem quer se adaptar bem aos shampoos orgânicos/100% naturais.

Começar a transição para produtos naturais é o primeiro passo

Usar um shampoo orgânico enquanto você usa um condicionador comum, cheios de tranqueiras na fórmula, não é uma boa. Isso porque os ingredientes presentes nos produtos convencionais acumulam nos fios e os impermeabilizam, dificultando a ação dos ativos naturais.

Portanto, esteja ciente de que cosméticos naturais funcionam melhor em cabelos que estejam “desintoxicados” ou em processo de desintoxicação.

Pouca espuma limpa, sim!

Uma das coisas que as pessoas mais estranham nos shampoos orgânicos é a pouca quantidade de espuma. E de fato, comparados aos produtos comuns a diferença é enorme.

No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que a espuma abundante não é essencial para garantir a limpeza. Um shampoo orgânico é capaz, sim, de promover uma boa limpeza sem muita espuma.

Procure pelo produto certo

Se você tem cabelo misto ou oleoso, fique atenta a ingredientes como alecrim, cedro, andiroba, tea tree (melaleuca), juá, chá verde, lavanda, sálvia e erva mate, pois são ingredientes bacanas para combater o excesso de óleo.

Se você tem cabelos secos, ingredientes como aloe vera, cacau, cupuaçu, abacate, pracaxi, patchuli, gerânio, açaí e coco são legais graças ao poder hidratante e nutritivo que possuem.

Lembrando, claro, que todos esses ingredientes deverão estar presentes em produtos indicados para esses tipos de cabelo. Não é porque tem alecrim em um shampoo para cabelos secos que ele vai funcionar para mim, que tenho cabelo misto.

A massagem no couro cabeludo é o segredo

Como os ingredientes responsáveis pela limpeza em produtos orgânicos e naturais são suaves, para ajudar a garantir uma boa limpeza você precisará, durante o banho, massagear bem o couro. Principalmente na região próximas da nuca e no centro da cabeça, que acumula mais oleosidade.

Uma boa ideia é repartir o cabelo em pelo menos duas partes e lavar cada uma individualmente. Reaplique se achar necessário.

Depois de massagear você pode, também, deixar aquela espuma agir por alguns minutos antes de enxaguar. Ajuda na limpeza e também faz com que os ativos do produto ajam melhor no couro.

Para quem tem medo de não se adaptar aos shampoos orgânicos

Se você tem medo de estranhar muito, sugiro que você comece optando por shampoos naturais de marcas intermediárias. Elas oferecem produtos que não são nocivos como os shampoos convencionais, mas ainda não tão puros quanto alguns shampoos orgânicos.

Aqui eu fiz uma seleção de marcas que oferecem produtos capilares com preços mais acessíveis e que podem ser interessantes para quem está fazendo a transição para produtos orgânicos e tem medo de não se adaptar.

Não se deu bem com shampoo líquido? Tente sabonetes em barra 100% naturais!

Muitas leitoras gostam de usar sabonetes em barra 100% naturais para lavar os cabelos.

São mais econômicos, fazem mais espuma e, se você achar o mais adequado para o seu cabelo, ele limpará eficazmente sem ressecar muito.

Aqui eu ensinei a usar sabonetes 100% naturais como shampoo e dei algumas dicas de marcas.

Vale reforçar que esses sabonetes em barras naturais não podem ser substituídos por sabonetes comuns!


Pode ser um pouco trabalhoso todo o processo, eu sei, mas com o tempo você vai ver que vale a pena e nem vai achar tão difícil. Seu cabelo ficará bem melhor, sua saúde agradecerá e o meio ambiente também!

45 comentários sobre “Aprendendo a usar shampoos orgânicos/100% naturais

  1. Nyle,

    na verdade, com o que tenho tido mais problemas foi com o condicionador. O shampoo de andiroba da Arte dos Aromas realmente eu recomendo, e os sabonetes vegetais também (o de lavanda da Sal da terra achei muito bom pra meu cabelo misto). Mas agora, o condicionador… você teria algum pra indicar???

    Bjs,
    Lili

    1. Lily, dos verdadeiramente orgânicos o que dei mais certo foi o de Pracaxi & Andiroba da Cativa! O da Ikove )que o que eu usei foi o de abacate e cupuaçu) é bacana mas depois de um tempo notei que ele às vezes pesava um poucos meus fios finos. Caso você não esteja procurando um produto que não seja necessariamente orgânico mas não tenha silicones e derivados de petróleo, tem os produtos da Multivegetal. beijoss

    2. Lili,
      Meu cabelo é fino, louro escuro, com raiz oleosa e pontas um pouca ressecadas por conta do comprimento (enorme). Eu em socorro vez ou outra de uma gotinha do óleo de Andiroba da Arte dos Aromas e espalho da ponta até a altura do pescoço. E depois enxáguo ! Meu cabelo sedoso e nada oleoso na ponta. Tente uma gotinha ou menos!
      Beijo

  2. Nyle,
    Adoro seu blog e seus comentários!
    Mas para não desanimar as pessoas que querem começar a usar produtos orgânicos , em especial, shampoo, condicionador e desodorante, vou deixar minha experiência :
    Decidi trocar todos os produtos industrializados de banho e alimentação que usava por produtos orgânicos ! Li todos os seus posts sobre transicao mas resolvi ser radical! Em resumo, nenhum problema! Estou usando shampoo e condicionador de Andiroba da Arte dos Aromas e amando! De fato, quase não faz espuma, as consistência é diferente, cheiro de mato ou erva acaba ficando ótimo no cabelo! Estou usando desodorante Crystal, sem qualquer problema! No inicio assusta sentir a transpiração vez ou outra, mas nada de odor! Na verdade amei esse desodorante e tenho me aventurado inclusive a passar dias inteiros sem nenhum e nenhum odor ocorre! E a alimentação orgânica é uma opção linda, saudavel e gostosa, remete aos sabores da minha infância! Não consegui ainda abandonar o chocolate e/ou o sorvete no sáb! E nem a maquiagem! Mas vou trocar ja ja! Porque eu acho que nasci para usar produtos naturais! E acredito que assim como eu, outras pessoas não passam por qualquer dificuldade para abandonar os produtos industrializados! Grande abraço, para vc Nyle (que é uma grande fonte de inspiracao e infomacao para mim) e todas as demais pessoas que estão lendo aqui!

      1. Obrigada pelo apoio! Estou agora na fase de trocar a maquiagem! Pesquisando e cheia de duvidas!

    1. Oi você poderia dizer quais produtos você iniciou sua transição? tb estou como você, lendo tudo sobre o assunto e desejo entrar de cabeça, começar radical. quero fazer minhas compras, penso em começar pelos da sal da terra que achei os preços mais baratos e ir experimentando pra ver qual se da bem com meus cabelos. aguardo respostas, obrigada.

  3. Nyle, e os produtos da Ecologie e da Phytoervas, você conhece? Li na embalagem que não testam em animais, mas e a composição? Sabe de algo?

    Beijos;

    1. A Ecologie foi vendida pra Bombril, que faz testes em animais, é preciso ficar atenta a isso. E ambas as marcas apesar de usarem alguns ativos naturais elas tem muitos ingredientes polêmicos, não são naturais de modo algum. beijoss

  4. OLA !! EU tbm estou aderindo aos organicos e aqui no sul estou usando uma linha de maquiagem da BIOArt e os sabonetes de argila tbm otimos , argila da TERRAMATER e shampoo , condicionador e emulçao da HERBIA sao veganos muito bons me adaptei de primeira achei que como tenho progressiva ia ter reaçao , mas nada muito bom e tem outros a agua perfumada uso como perfume , e tem os OLEOS PUROS E OS HIDROLATOS OTIMOS!! (GOSTEI TANTO QUE PASSEI A VENDER , DIGO DIVULGAR POR AQUI TIPO TRABALHO DE FORMIGA O POVO NAO CONHECE ooooh como é dificil de entender que um sabonete mineral custa 13;00 sim , é mais caro mas nao tem quimica ,pretrolatos , parabenos, lauril etc etc me sinto com a auto estima lá em cima usando esses produtos me sinto bem .

  5. Adorei o post!!!! pra mim o mais difícil ta sendo o shampoo ): produtos pra pele se adaptaram super bem, e condicionador tambem.
    Vou procurar alguns sabonetes naturais. Anotei os nomes que foram citados aqui em outros 2 posts de sabonete. tomara que funcionem 😀

    1. O de cravo, gengibre e canela (não lembro a ordem mas é desses 3) foi o que mais limpou o meu cabelo! Depois dele tem o de capim limão.Acho que são dois da Sal da Terra que você pode tentar, só tomando cuidado pra não ressecar as pontinhas. beijos

    1. Larissa, eu procuro evitar sabonetes que tenham manteigas vegetais logo no início da composição (se mais no final não tem tanto problema), porque geralmente eles são mais emolientes e podem ensebar um pouco o cabelo. Sabonetes refrescantes são uma boa, os que tem ação antisséptica, os que geralmente são indicados pra pele com acne, pra combater oleosidade. Dá uma procurada nos sabões que tenham os ingerdientes que citei no post, costumam a ser bons. Mas esse de carvão parece legal, acho que pode dar certo! beijos

  6. Transição de cosméticos convencionais para cosméticos tipo organicos eu comecei com shampoo e condicionador da Multivegetal com cacau e baunilha. Adoro cheiro deles e efeito da leveza em cabelo. Nao tenho problemo com espuma (faz espuma um pouco mas sufficiente). Descubri na seu blog que eles não super organicos, mas sem coisas ruims e acho é bom para comecar transição 🙂

    1. Eu pensei em comprá-los mas pensei que talvez não fossem dar certo pra mim. De qualquer forma, fico feliz que esteja curtindo 😀

  7. Oi Nyle! Gostaria de sugerir um post sobre clareamento natural de cabelos. Vi no you tube um vídeo em inglês de uma menina que clareia com azeite, canela e mel, mas não consegui entender nada. Tem o chá de camomila, ainda, pra cabelos mais claros. Se vc consegue fontes mais seguras, facilitaria para suas leitoras. Bjs

  8. A MoroccanoIL NÃO TESTA em animais, nem a SARYNA KEY, ambas são marcas israelenses e trazem o selo do coelhinho,selo cruelty-free em suas embalagense são produtos excelentes.

  9. Oi Nyle!!Quando lavo meu cabelo ele fica duro,rígido, principalmente na parte de cima da cabeça, perto da raiz dos cabelos. Meu cabelo é liso natural, fino e sem volume. O que pode ser isso? Algumas pessoas já me disseram que podem ser excesso de queratina nos cabelos, porém não uso produtos com queratina. Na semana passada comprei o shampoo sem sulfato da Oro Argan e estou tentando me acostumar, pois meu cabelo tem ficado muito oleoso, porém não tem ficado mais duro. Por favor!!Me ajude!!! O que devo fazer? Insistir no Oro argan, mesmo ficando oleoso, ou partir para outro produto?bjss

    1. Monique, a alimentação é a base de tudo. Você precisa investir numa alimentação rica em proteínas, muitas frutas, verduras, legumes, vegetais no geral, beber bastante água. Às vezes o cabelo pode ficar duro dessa maneira por conta da qualidade da água. Se a água tiver um pH elevado, tende a deixar o cabelo duro. Tenta fazer assim: dilui uma colher de sopa de vinagre de maçã em 200 ml de água. Depois que você aplicar seu shampoo, lavar e exaguar, aplica essa misturinha de vinagre no cabelo todo, deixa agir por 1 minuto e enxagua. Depois disso usa seu condicionador normal. Acho que pode te ajudar.

      beijos

  10. Quero começar a usar produtos sem sulfato… porem uso mouse para modelar meus cachos … usando produtos organicos e naturais poderei continuar usando o mousse no cabelo?… é isso bjs!

    1. Paula, não sei se é exatamente o mesmo resultado, mas a Multi Vegetal tem produtos pra cabelos cacheados se não me engano. Tem gel natural, creme pra pentear. Não é a mesma coisa mas ajuda a modelar. beijos

  11. Nyle, como eu faço para repor proteínas e queratina no meu cabelo com os cosméticos naturais? O uso de ovo ou gelatina junto com máscaras é suficiente? Tenho cabelo descolorido.

    1. Karina, infelizmente os produtos naturais não são milagrosos. O que você pode fazer é ir hidratando com óleos e manteigas vegetais e evitar a descoloração, porque uma vez descolorido o cabelo fica extremamente danificado. Meu cabelo até hoje ‘sofre’ pelos danos do descolorante, é realmente muito agressivo pro fio… Mas dá pra remediar com hidratação, com boa alimentação.

  12. Olá Nyle! Você já ouviu falar da marca Waii? Ela parece ter um conceito super bacana. O que você acha da marca?

  13. Oi Nyle,

    Acompanho seu blog há um tempinho…parabéns pelo excelente trabalho!
    Se possível gostaria de orientação sua sobre o uso correto do condicionador. Meu cabelo é oleoso e fino, estou usando shampoo e condicionador de andiiroba da Arte dos aromas. A questão principal no momento é em relação ao condicionador, percebo que o poder de hidratação dele é altíssimo, então preciso ter muito cuidado, geralmente meu cabelo fica pesado após o uso. O que eu posso fazer pra evitar isso? Usar o mínimo possível? Diluir o produto?
    Ficaria grata com sua colaboração,

    Sua leitora,
    Cecília

    1. Cecília, então, meu cabelo é super seco nas pontas então nunca tive tanto problema nesse sentido. Mas quando ocondicionador é muito pesado eu capricho bem na limpeza com o shampoo e uso o mínimo possível de condicionador. Se o problema persistir muito não tem tanto jeito, o melhor mesmo e´escolher outro condicionador mais levinho pra se adequar melhor ao seu fio!

  14. Ola Nyle primeiro quero parabenizar pelo blog. Gostei muito, cheio de informacies , dicas e detalhes! Nyle tenho procurado obter informações antes de iniciar minha transição para produtos orgânicos. Gostei muito deste post mas fiquei curiosa por uma coisa, como se utiliza o condicionador 100% natural, pode aplicar no couro como o shampoo? Desde já agradeço a atenção

    1. Pode sim, algumas pessoas fazem isso na chamada técnica do co-poo. Eu já testei e não me dei muito bem, mas quem tem cabelo seco na raiz pode gostar e dar certo!

  15. Fiz a transição com todos os produtos da Saboaria Sal da Terra e comecei a usar o shampoo ontem e deu tudo certo, nenhum problema e fez bem mais espuma do que esperava. Tenho progressiva no cabelo e ele estava caindo muito, dava até para ver o couro cabeludo na frente entre os poucos fios, e agora está com um monte de cabelos novinhos crescendo de volta… obrigada pelas dicas, acredito que trocar primeiro condicionador, finalizador, etc, e por último o shampoo ajudou bastante. Graças a Deus deu tudo certo, pois os produtinhos tradicionais são bem do mal, pra mim nunca deram cero, só vivia trocando e não gostava de nenhum…

  16. Oi Nyle, comprei um shampoo da fefa pimenta para cabelos oleosos, estou usando ele a uns 5 dias mas meu cabelo fica ensebadão, muito ruim, só um dia consegui fazer ele ficar normal com bicarbonato de sódio antes de usar o shampoo, mas ele ficou meio ressecado e pelo que vejo bicarbonato de sódio é meio agressivo… O que eu posso fazer? Já tentei usar só o shampoo, sem vinagre, com vinagre depois, diferentes concentrações de vinagre e nada hahaha to quase desistindo de usar shampoo natural em barra! =/

    1. Ah é? Poxa, que pena. Como você está utilizando o shampoo sólido? O indicado é fazer espuma nas mãos e ir aplicando nos cabelos (e não a barra direto, por exemplo). Já tentou assim? Beijão

  17. To aqui maratonando seu blog e separando uns links que gostei mais, e realmente essa parte dos cabelos é a mais difícil pra mim. Já substitui desodorante, hidratante, pasta de dente e basicamente todas as outras coisas por cosméticos naturais feitos por mim mesma ou comprados em feiras específicas, mas o shampoo eu fui e voltei. 😦
    Tinha optado por uma limpeza com chás, persisti, fiquei com o cabelo aparentemente sujo por uns dias – e ele estava desintoxicado pq faço low poo – mas não rolou.
    O sabonete vegetal eu testei uma vez, mas ressecou demaaaais meu cabelo, que também é misto. Vou tentar usar outros sabonetes vegetais até encontrar um que corresponda a minha necessidade, aliado a técnica que você ensinou.
    Tomara que dê certo!
    Obrigada pelos conteúdos!
    beijoca

    1. Oi, linda ❤ bom te ver aqui! Então, shampoos líquidos você não curte? Porque eu sempre indico a Multi Vegetal pra quem tá começando, ela é natural e tem um bom custo benefício. Se você não puder comprar pela internet, dá uma olhada em alguns shampoos da Phytoervas, se não me engano eles são liberados. Beijão

  18. Olá !!
    Sou nova no mundo vegetariana / vegna , e queria tirar uma dúvida . Amo os produtos naturais e queria usar no meu cabelo , mas uma dúvida me veio a mente , amo produtos naturais mas uso escova a partir de formol , isso implica em algo no caso de eu querer ser vegana por completo ?

    1. Oi, Rhayssa, se sua escova progressiva for vegana não há problema. A questão mesmo é que o formol é comprovadamente cancerígeno e isso pode te trazer muitos problemas a longo prazo!

Comente!