Chumbo nos batons: o que é mito e o que é verdade

Publicado em

[Quer ganhar maquiagens orgânicas da Alva? Participe do sorteio que está rolando aqui no blog!]

Certamente vocês já ouviram falar da presença de chumbo nos batons: desde o início dos anos 2000, vira a mexe correntes são espalhadas por email alertando as consumidoras, e agora essa história se repete no Facebook através da facilidade que as pessoas têm de clicar em “compartilhar” sem checar a veracidade das informações.

Primeiramente, creio que é do conhecimento da maioria que o chumbo é um metal pesado que possui efeito acumulativo (ele não é degradado pelo corpo, apenas vai se acumulando) e causa danos arrasadores ao organismo: dependendo da concentração, pode ocasionar anemia, distúrbios renais, neurológicos, ósseos, dentre outros.

Ao contrário do que se diz, não há provas concretas de que o chumbo cause câncer ou cancro; no entanto, de acordo com a IARC (International Agency for Research on Cancer), o chumbo inorgânico e os compostos de chumbo foram classificados como possivelmente carcinogênicos para humanos (fonte).

Muitas das informações que são veiculadas na internet são mitos, por exemplo: o teste da aliança de ouro em cima de um risco de batom, a afirmação de que o chumbo causa cancro, que o mesmo é responsável pela fixação no produto (e que, quanto mais ele fixa, mais chumbo tem), dentre outros absurdos. Porém, no meio disso tudo há uma infeliz verdade: as grande marcas de batom têm, sim, resquícios de chumbo em sua composição, e essa realidade é preocupante.

A FDA (uma espécie “Anvisa” norte-americana) testou centenas de batons, e encontrou níveis alarmantes de chumbo em marcas como Avon, Maybelline e L’ Oréal. Revlon, M.A.C e Cover Girl também trouxeram resultados nada satisfatórios. Mary Kay, Lancôme, Clinique, Bobbi Brown, NARS (dentre outras) também apareceram com resquícios de chumbo em suas composições. Até marcas com a Burt’s Bees e Gabriel Cosmetics - que são “naturebas” – não se safaram.

Além de ser extremamente útil para alertar as consumidoras, o estudo é interessante porque mostra que batons caros não são, necessariamente, os menos nocivos. A Campanha por Cosméticos Seguros (Campaign for Safe Cosmetics) também realizou testes para detectar chumbo na composição de inúmeros batons e pode encontrar resquícios do metal pesado até em batons da Dior.

Abaixo separei um fragmento do relatório “A Poison Kiss: The Problem of Lead in Lipstick” (em PDF) da Campanha por Cosméticos Seguros mostrando produtos com níveis indetectáveis de chumbo, produtos com níveis detectáveis de chumbo porém abaixo do permitido pela FDA e produtos com níveis detectáveis de chumbo acima do permitido pela FDA em alimentos.

Continuação

A FDA alega que, do ponto de vista científico, não é válido comparar o risco que a presença de chumbo nos alimentos representa para o consumidor ao risco associado a níveis de chumbo nos batons (pois batons são de uso tópico). Já a Campanha por Cosméticos Seguros ressalta que, de acordo com a revista Glamour de Junho de 2002, as mulheres podem ingerir cerca de 1,8 quilos de batom durante a vida (ao passar a língua nos lábios, comer e beber usando batom, etc), o que põe em xeque o argumento da FDA. Além disso, a Campanha não descarta o fato de crianças poderem, acidentalmente, ingerir o produto (o que não é raro).

O mais triste da história é que mesmo com toda a polêmica, quase nada foi feito e os produtos continuam no mercado. Além disso, ainda não se estabeleceu um “limite seguro” para a quantidade de chumbo em cosméticos – algo inconcebível, na minha opinião: uma vez que o metal tem efeito acumulativo e é totalmente dispensável para o organismo, não há como estabelecer “limites seguros”.

Bom, mas não é porque nada está sendo feito que temos que continuar usando produtos contaminados. A atitude mais prudente é evitar as marcas citadas no relatório e optar por batons de empresas que tenham compromisso com o consumidor, que se preocupem em levar cosméticos menos nocivos ao mercado.

Nesse sentido, podemos citar marcas com a ILIA Beauty (vende na Iam Natural Store), Vapour Beauty (vende na Iam Natural Store e na Nature of Beauty) e RMS Beauty (vende na Nature of Beauty). Aqui no Brasil também temos a Alva (vende na Vitapura e na Flor de Magnólia). Sempre há alternativas!

Para terminar, gostaria muito que vissem o vídeo acima. É interessante e importante para refletir!

Referência: Estadão

About these ads

»

  1. Eliana Fernandes

    Boa noite Nyle, adorei seu blog, parabéns! Hoje eu comprei meu segundo baton da Alva, é o único baton que não deixa meus lábios com feridinhas.Sempre me nascia feridas na boca, fiquei um tempo sem usar baton e ficava sem elas, concluí que fosse o baton que estava me causando as feridas. Então pesquisei na internet e encontrei o baton da Alva, usei, e não tive problemas de feridas, o baton acabou e uma única vez que usei um outro baton, tive a ferida! O baton da Alva é caro, mas o custo benefício é ótimo, pois ele é bem durável e fico livre do transtorno de ter feridinhas. Também comprei o gloss, é muito bom!
    Na loja onde comprei, encontrei uma senhora, com os lábios todo marcados de feridinhas, fiz a propaganda do baton da Alva, e ela também comprou.
    Beijos,
    Eliana

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Que legal, Eliana, fico muito feliz. Cosméticos assim são caros, mas valem cada centavo. Manter a saúde segura é impagável! beijos

      Responder
  2. Amiga estou literalmente estudando seu blog inteiro, você é muito muito muito iluminada!
    Linda, como sei que no batom tem chumbo? Eles especificam isso nos ingredientes.
    Sabe me dizer se no iherb tem algum batom sem chumbo?
    Os da alva não estão para meu bolso … :(

    Agradeço um grande abraço.

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Que bom que está gostando do blog <3

      Então, não tem como saber. Não vem nos ingredientes e em casa não dá pra saber, só com exames laboratoriais :/

      Acho que se você procurar uma marca orgânica ou que o batom seja realmente natural, sem nenhum corante artificial, acho difícil ter chumbo!

      Responder
  3. Nile a Natura também tem? E o pior tenho vários da AVON. Que chato isto. Obrigada pelos avisos. Boa noite!!!

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Rosimary, infelizmente em termos de marcas nacionais não temos informações, a lista so se refere a marcas estrangeiras mesmo. beijos

      Responder
  4. Vera Brandão

    Oi NYLE Ferrari li a reportagem e me preocupei tbem porque ultimamente mandei comprar da Revlon no paraguai justamente porque fixa e uso direto será que é perigoso?

    Responder
  5. Nós somos envenenados todos os dias! Por vários meios diferentes…..alimento, leite, produtos de beleza,,,, E ninguém faz nada! Podem ter certeza que não é somente falta de fiscalização….

    Responder
  6. O seu post é ótimo, e realmente em algumas cores dos batons Mary Kay haviam resquícios de chumbo, muitos foram retirados de produção e as cores que permaneceram não são mais comercializadas com o metal, inclusive o guia de composição fica disponível pra quem quiser comprovar!. O fato é que infelizmente até o ar que respiramos contém chumbo e é quase impossível que algo seja 100% isento do metal, visto que está presente em tudo que nos cerca. Parabéns pelo blog!

    Responder
  7. Olá
    Achei interessante o tema sobre chumbo no batom. Em março desse ano usei pela primeira vez um batom da MARY KAY e tive alergia. Até então eu nunca havia tido alergia com nenhuma outra marca. Foi uma surpresa bem desagradável! Eu creio que além do chumbo deve ter uma boa quantidade de outras substâncias tóxicas e alergênicas nessa marca. O nome do batom era SHELL.

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Sim, a Mary Kay usa muitos ingredientes polêmicos e que podem dar alergias, é bom ficar atenta mesmo. beijoss

      Responder
  8. Maiara Ramos

    olá! Será que as maquiagens da contém 1 g contém chumbo?

    Responder
  9. Pesquisei a notícia em sites acadêmicos, como este http://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/1000, e em outros tb científicos. As marcas em questão tem não só chumbo, mercúrio e outros, porém em baixa quantidade, não que fiquemos confortáveis com isto, mas os que realmente estão bem acima do permitido são os produtos chineses, que são falsificados, contudo o que mais me preocupou nesta pesquisa, foi que os filtros solares estão tb com excesso destes itens cancerígenos.

    Responder
  10. Mentirosa! Onde está o documento que diz que Mary Kay tem chumbo? Duvido que vc posso provar isso!
    Ah, é bem capaz de vc nem aprovar o meu comentário, pois será incapaz de provar mesmo.

    Responder
  11. Então todos esses batons da lista tem chumbo? até os gloss? e aqueles protetores labiais e condicionadores para os labios também tem?

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Os que estão na lista, sim, têm. Protetores labiais e condicionadores para os labios que não tenham cor nenhuma acho difícil conter chumbo, mas depende muito da marca. beijoss

      Responder
  12. Tânia Mara dos Anjos

    Olá, fiquei assustada com essa pesquisa. Gostaria de saber se os batons da Mary Kay, foi encontrado chumdo?

    Responder
  13. Pingback: Cosméticos saudáveis | Saúde e etc

  14. Adorei demais ler isto. Gostaria que tivesse uma pesquisa em cima dos produtos brasileiros. Eu tenho um batom da alva, adoro, mas é caro.
    Abraços!

    Responder
  15. Eu testei o batom da Natura e ele contém sim chumbo! Fiquei decepcionada. Quero testar agora o do Boticario e contém!

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Patrícia, já foi provado que esse “teste caseiro” pra detectar o chumbo no batom é um mito. O que faz o batom escurecer não é o chumbo… Pra detectá-lo é preciso fazer testes específicos em laboratórios, isso que veiculam na internet é apenas um mito. beijoss

      Responder
  16. As marcas Boticario e Natura não foram relatadas no teste, isso quer dizer que elas são seguras p usar?

    Responder
  17. maria fernandes

    e vc qual marca de batom usa?

    Responder
  18. Estou pasma vou compartilhar esse vídeo o mundo tem que saber \õ/ – haha brincadeira, é logico que a saúde está obviamente em ultimo lugar! Ó.ó?

    Responder
  19. Obrigada pelas informações. Tenho já ouvido falr que os desodorantes contém alumínio e este composto é também danoso a nossa saúde. Já procurei alguma alternativa para deixar de usar este produto e é difícil encontra-la.

    Responder
  20. OS BATONS AGUA DE CHEIRO COM TEM UMA ALTA QUANTIDADE DE CHUMBO?

    Responder
  21. vilma s junkes

    Avon o chumbo está em todos os batons ou só nos citados na avaliação?

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Vilma, não sei te dar essa informação, mas é provável que sim, que possa ter traços de chumbos nos outros batons. beijoss

      Responder
  22. Parabéns pelo blog! Enquanto as européias e americanas estão antenadas em relação aos tóxicos nos cosméticos, nós brasileiras somos tratadas como verdadeira cobaias das empresas de cosméticos. Encontrar os ingredientes no site da Adcos, Dermage, boticário, vichy e etc …é uma missão impossível pois eles não divulgam….o que será que estão escondendo da gente? esconder os tóxicos é estratégia de marketing. As únicas empresas que são mais transparentes com as consumidoras é a natura, contém 1 g e la roche posay, pois podemos consultar as fórmulas de seus produtos e escolher aqueles que são menos prejudiciais para nós.
    Fiquei chocada ao saber que o meu corretivo cover block da dermage caríssimo por sinal contém o terrível tolueno (proíbido na Europa) e o meu pó adcos de 120,00 reais contém parabenos e tolueno…o jeito é ficar com o pó da natura aquarela que é feito somente de amido de milho! ou seja é melhor passar maizena do que veneno..não é mesmo?!

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Tolueno, sério? Caramba, fiquei de cara com isso… É super tóxico. Não compre mais esses produtos e reclame para a marca no SAC, não se omita não! :(

      Responder
    • O tolueno também é um dos componentes de esmaltes, responsáveis pelas alergias. Os esmaltes europeus se livraram do pestinha, os brasileiros não, tem muita marca que ainda usa.

      Sobre a “transparência da natura”, bom, eu não confio em marca que até ontem fazia testes em animais e divulgava em seus e-mails que era a única marca brasileira preocupada com o assunto, mentindo assim pro consumidor brasil (e ignorando-o, pois só parou de realizar os testes agora, pra entrar no mercado europeu).

      Responder
      • Nyle Ferrari

        Felizmente, agora as marcas estão se preocupando mais em fazer esmaltes 3-free, tomara que em breve ele seja abolido. Sim, a Natura tem um ‘passado negro’ :/ beijoss

    • Roselane Silva Miranda nascimento

      KKKK, desculpe, mas essa foi muito engraçado. Voce tem toda razão….

      Responder
  23. Os batons da Alva são ótimos :) Pena que são muito caros :(
    Eu ganhei um :D
    Eu queria muito saber se os batons da Natura possuem chumbo, mas não dá para confiar no SAC deles :(
    Beijos

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Eu também queria saber, mas o sac é um lixo e né, eles não iriam falar que tem hahhaha mas pelo menos é uma das marcas que eu ‘menos desconfio’, digamos assim. beijoss

      Responder
      • O SAC deles é um dos mais mentirosos que já vi :(
        Eu também acho que das nacionais, a Natura é uma das menos prováveis de ter chumbo, o difícil é ter certeza.
        Beijos

      • Nyle Ferrari

        Sim :(

  24. Ótimo post…sempre bom estar cada vez mais informada!
    Que complexo viver ein?!?!

    Responder
  25. Gabriele Sartori

    Maravilhoso o vídeo! Eu já tinha assistido ao “a história das coisas”, que é incrível! Na verdade, ter acesso a essas informçãoes é como um soco no estômago porque eu sempre me pergunto o que fazer com elas! É muito triste! As pessoas não tem consciência ou simplesmente não se importam! E tudo vai continuando igual…
    Concordo com você Nyle, o mínimo que podemos fazer é boicotar essas iniciativas.

    Responder
  26. Que horrível isso de permitirem uma substancia que sabem que faz mal,e que bom ver que estão expondo isso,mesmo das marcas altamente idolatradas como mac,que as pessoas pagam pau adoidado. Fiquei sabendo que a mac saiu da lista de empresas cruelty free,é verdade?

    Responder
  27. Acho mto louco este conceito de quantidade permitida de chumbo em alimento. Tipo, se é tóxico, pq permitir? Se não me engano, alguns corantes minerais acabam sendo contaminados por chumbo e como corante é usado em comida, eles permitem. Apesar que ainda acho bizarro. Gelatina é um treco que não chego perto faz tempo pq aquele treco é SÓ CORANTE! E nem acho tão gostoso…rs
    Qto aos batons, aqui no Brasil, acho que só tem a Alva mesmo. Ainda bem que dá pra comprar fora do país, senão ia ficar difícil.
    :*

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Sim, penso a mesma coisa, é idiotice aprovar uma coisa que todo mundo sabe que faz mal. Mas fazer o que, infelizmente temos que reagir não consumindo e optando por alternativas :/

      Responder
    • Heglaé, na verdade tudo na vida tem concentração máxima, antes de oferecer risco à saúde humana.
      A água que vc nada, por exp, está cheia de coco. É a quantidade de dejetos em relação ao volume de água que vai dizer se aquela água está ou não em boas condições de balneabilidade.
      A água que vc bebe e o solo que produz seus alimentos tb contem minerais como cumbo e cobalto. É, novamente, a concentração que dirá se, considerando um efeito bioacumulativo, eles tornam-se prejudiciais ou não.

      Até a água, fundamental à vida, se ingerida em excesso torna-se prejudicial.

      O grande problema, ao meu ver, é que não existem estudos comprobatórios sobre os efeitos de cada componente, não existem regulamentações.. é aquela “festa da uva”: o produtor faz a maquiagem contendo o que ele quiser, testando de qualquer jeito, sem utilizar nenhum tipo de norma ou listagem de referencia e, nós, compramos sem questionar.

      Esse assunto precisa ser mais divulgado e da maneira correta. Existem muitos concorrentes que se aproveitam da polêmica do tema pra divulgar que a marca x e y tem isso ou aquilo, quando as vezes, a marca do cidadão é a que mais tem (vide o falso teste de fixação, divulgado na internet).

      Responder
  28. Carol Furtado

    Nyle o boticário não foi citado ai né? Que bom, porque acabo de comprar 3 batons lindos da nova linha Jeans da Intense. Já viu essa linha? Tá Bapho, achei tudo lindo. Bjs.

    Responder
    • Nyle Ferrari

      Não foi citado porque o Boticário é uma marca brasileira e a FDA é um órgão americano, eles fizeram testes nas marcas de lá e tal. Mas sinceramente? Não querendo te desanimar, eu não confio 100%. Até porque, a Anvisa tem parâmetros “frouxos” no quesito chumbo em alimentos e batons, e nenhum teste desse tipo é feito por aqui, o que faz com que as marcas não tenham preocupação alguma em relação a isso. Entre O Boticário e Natura eu iria de Natura. beijoss

      Responder
      • Eu, por outro lado, iria de nenhuma! Vai perguntar o que algumas professoras do curso de estética, do SENAC, pensam sobre essas “grandes empresas”?

Tem alguma dúvida? Leia atentamente o post e veja se ela já não foi respondida nele! Do contrário, sinta-se à vontade para perguntar (só seja um pouco paciente, porque às vezes não consigo responder tão rápido)! Caso queira saber se a composição de algum produto é nociva, acesse: http://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: