De olho nos desodorantes: Triclosan e Alumínio

Fique atenta: alguns desodorantes possuem ingredientes que podem causar foliculite (inflamação no folículo do pelo), disfunções endócrinas e até câncer de mama!

Você já parou e prestou atenção no que há na composição do seu desodorante? Provavelmente não, mas ele pode conter substâncias prejudiciais à sua saúde.

De foliculite (inflamação no folículo do pelo) a câncer de mama, alguns estudos têm mostrado que certos ingredientes responsáveis pela ação bactericida (o Triclosan, por exemplo) e pela ação antitranspirante (derivados de alumínio) nos desodorantes podem fazer mais mal do que bem. 

Triclosan é um agente antibacteriano e conservante frequentemente encontrado em desodorantes, cremes dentais, sabonetes líquidos ou em barra e produtos antiacne. Segundo o Environmental Working Group (EWG) – organização americana que, dentre outras coisas, é especializada em pesquisa nas áreas de produtos químicos tóxicos – o Triclosan estaria ligado a distúrbios endócrinos, bioacumulação (com o tempo, sua atividade antibacteriana torna-se ineficaz) e é classificado como alergênico (pele, olhos e pulmões) pela União Europeia.

Em 2010, a FDA publicou um comunicado alertando o consumidor de que, embora o Triclosan ainda seja considerado seguro, ele passará por uma análise mais aprofundada, já que alguns estudos apontam riscos.

O Triclosan pode estar presente em desodorantes, cremes dentais, produtos antiacne, sabonetes líquidos e estaria ligado a distúrbios endócrinos e outros males para a saúde 

Outros ingredientes polêmicos são os derivados do alumínio, encontrados em inúmeros desodorantes e determinadas maquiagens. Nos desodorantes, o alumínio é responsável por conter o suor e impedi-lo de sair, deixando as axilas mais secas.

Um estudo de cientistas da Universidade de Keele (centro da Inglaterra) aponta a possibilidade de que o uso frequente de desodorantes com efeito antitranspirante (mais especificamente, contendo derivados de alumínio) esteja ligado ao câncer de mama.

Os cientistas acharam nos tecidos mamários elevados níveis de alumínio e observaram que as maiores concentrações do mesmo se encontravam na zona do peito próxima às axilas, na qual geralmente se aplica desodorantes e onde se detectam a maioria de tumores desse tipo.

Segundo o site Cancer.gov (vale a pena ler esse artigo), alguns estudos sugerem que os compostos à base de alumínio podem ser absorvidos pela pele e atuar como mimetizadores de estrogênio (ou seja, eles agem como estrogênio no organismo). Em excesso, o estrogênio está ligado, dentre outras coisas, ao aparecimento de cancro nas células mamárias, o que pode levar ao câncer.

Definitivamente, a polêmica do alumínio nos desodorantes ainda continua no ar. Nenhum estudo concluiu, definitivamente, que ele não oferece nenhum risco à saúde e nenhum deles conseguiu concluir se de fato ele causaria câncer de mama. São apenas evidências que, embora “incertas”, merecem bastante atenção.

Desodorantes sem alumínio, triclosan ou parabenos

Quer conhecer marcas que trabalham com desodorantes naturais e sem químicas nocivas? Veja a lista:

Referências: Cancer.gov; Notícias Terra; EWG

94 comentários sobre “De olho nos desodorantes: Triclosan e Alumínio

  1. Muito bacana esse post! Esse ano eu deixei de usar desodorantes comerciais por conta do alumínio, nem sabia do tricolasan!

    Como moro em uma cidade que não tem opção de produtos como os que você citou, fui buscar outras alternativas e pesquisando na net vi várias pessoas falando sobre o leite de magnésia, leite de rosas e bicarbonato de sódio. Depois de alguns testes o que melhor me adaptei foi o bicarbonato. Super funciona, protege o dia todo, podendo ser usado puro ou diluído em água. E o custo/benefício é ótimo!

    Outra opção é fazer seu próprio desodorante a partir de óleo essencial de tea tree.

    Agora estou estudando para ver como substituirei a pasta de dentes. Já achei montes de receitas veganas na rede, o problema é achar os ingredientes. 🙂

    Valeu pelo post!!!

    1. A marca Weleda tem cremes dentais sem triclosan, se não me engano! Eu já tentei bicarbonato diluído, deu certo por umas 4 ou 5 horas. O problema é que essas coisas variam muito de pessoa pra pessoa. Já vi umas receitas que envolvem limão ou substâncias alcalinas, mas é preciso tomar cuidado, algumas mancham a pele se você se expor ao sol. Eu acho mais seguro os desodorantes já prontos mesmo, são dermatologicamente testados e não tem nenhum problema. Não são tão caros (óbvio que baratos também não são), mas valem a pena pela nossa saúde. Beijos!

      1. A Weleda tem mesmo 🙂 É o gel dental infantil. Eu e meu filho usamos.
        http://www.weleda.com.br/produtos/cosmeticos/cosmeticos_3.asp?id=50&descricao=Gel%20Dental%20Infantil

        Outra opção bacana é o gel dental da oralim:
        http://www.futuronatural.com.br/
        Composição:
        Aqua, Cellulose Gum, Xanthan Gum, Sorbitol, Glycerin, Sodium Benzoate, Stevia Rebaudiana Leaf/Stem Extract, Menthol, Alcohol, Sodium Lauroyl Glutamate, Melaleuca Alternifolia Leaf Oil, Olea Europaea Leaf Extract, Zizyphus Joazeiro Leaf Extract, Aroma.

        Beijos

      2. Sim, eu conhecia esse creme dental da Weleda! Eu não estou conseguindo visualizar a página do creme dental 😦 acho que está com problemas o site. mas bom saber que tem essas coisas no Brasil, muito obrigada pela indicação!! Beijoss

      3. Eu tentei abrir a página do gel dental oralim e também não consegui 😦
        Notei que está com estoque esgotado, talvez seja por isso.
        Beijos 🙂

      4. Eu ainda não usei, mas quero muito. Quando acabar da Weleda eu vou comprar da Oralim. Depois que eu testar te falo o que achei 😉
        Beijos

    1. Ah é? Eu não sabia! Desde que a L’Occitane foi retirada da lista cruelty free da PETA e agora está na lista de marcas que testam em animais (inclusive perdeu o selo leaping bunny) eu parei de acompanhar os produtos 😦 mas obrigada pela dica, é uma opção a mais aí caso alguém não se importe de usar produtos de marcas que não sejam cruelty free! beijoss

  2. Olá!
    Meu nome é Simone, sou engenheira química e estava fazendo uma pesquisa sobre o triclosan p/ publicar em minha página e conheci a sua… Muito boa! Parabéns!
    Vi q vc comentou sobre vários desodorantes sem triclosan e se me permite, gostaria de divulgar o produto q desenvolvi, substituindo este agente bacteriostático, já na “lista negra” por vários motivos, dentre os quais vc citou muito bem em sua matéria…
    É um desodorante à base de Calêndula, planta de alto poder anti-bacteriano…
    Segue link:
    http://boticaessenciaviva.wordpress.com/category/para-o-corpo/desodorantes-calendula/
    Desenvolvo diversos produtos, todos a base de plantas medicinais e sem parabenos, maiores informações no blog.
    Agradeço a atenção!
    Um grande abraço!

  3. Eu uso desodorante muito pouco, incluo outras alternativas muito eficazes como o leite de magnesia e a pomada minancora

  4. Além desses desodorantes conheço mais três que não utilizam triclosan, alumínio, além de serem vegans 🙂
    Os dois primeiros já usei. O melhor, sem dúvida é o Crystal!

    Cativa Natureza (com certificado orgânico): http://www.cativanatureza.com.br/?/cosmeticos-organicos-produtos-rastreados/8/&categoria=4

    Desodorante Crystal (crystal de alumbre de potássio): https://www.facebook.com/DesodoranteCrystal/info?ref=ts

    Bion Vitta (esse é natural pero no mucho): http://www.futuronatural.com.br/desodorante-sem-aluminio-bion-vitta-2.html

    1. Olá pessoal, meu nome é Else Medeiros e trabalho na empresa Futuro Natural que fabrica o desodorante Bion Vitta,sem alumínio, o gel dental Oralim sem flúor e outros produtos com a mesma orientação.
      Realmente foi muito difícil substituir o Triclosan, porque a eficácia dos produtos correlatos não é a mesma. Desde que lançamos os produtos não paramos de fazer testes para buscar substitutos ao Triclosan. Recentemente substituímos pelo polygliceryl3-caprylate, que tem se mostrado efetivo e não tem nenhuma indicação de possibilidade de irritação ou efeito cumulativo. o importante é não ficar somente de olho nos produtos condenados que eventualmente aparecem na mídia. Os ingredientes de nossos produtos são pesquisados no site http://www.ewg.org que publica as pesquisas de produtos nocivos em vários países.
      Tem muitos produtos no mercado que se dizem orgânicos, naturais e que na realidade escondem em suas formulações vários venenos.
      Os nossos não tem nada disso, além de abrirmos a composição de toda a linha em nosso site http://www.futuronatural.com.br, para que as consumidoras tenham acesso antes de comprar.
      Um abraço
      Else

      1. Else, eu procurei pela composição dos produtos no site mas não encontrei! beijoss

      2. Ah, tá, achei! Não havia visto. Bom, eu achei muitos ingredientes indesejáveis: retinil palmitato, Acetamide MEA, PEG… Fiquei bem decepcionada! :/

      3. Pois é Nyle. Também fiquei 😦

        OBS.: Eu mandei e-mail perguntando se trocaram as fragrâncias artificiais por óleos essenciais e não obtive resposta 😦

      4. Pois é. Em meu último contato foi dito que haveria a substituição das fragrâncias artificiais por OE’s. Mas como não obtive retorno do questionamento, não sei se foi efetuada essa troca.

      5. Olá Camo

        No rodapé da página temos um link para o ingrediente de todos os produtos. Mas sua idéia é muito boa. Hoje mesmo vamos providenciar a colocação da composição abaixo das especificações de cada produto. Obrigada pelo alerta.

        Segue a composição do desodorante e logo abaixo o link da página que te falei.

        DESODORANTE ROLL ON BION VITTA

        Aqua, PPG-15 Stearyl Ether, Steareth 2, Steareth 21, PEG-5 Ceteareth-20, Disodium EDTA, Polyglyceryl 3 – Caprylate, Glycereth-26, Cyplopentasiloxane, Sodium Dehydroacetate, PEG-150/Decyl Alcohol/SMDE Copolymer, Melaleuca Alternifólia Oil, Parfum. (TEMOS VERSÃO SEM PERFUME)

        http://www.futuronatural.com.br/composicao-dos-nossos-produtos?___store=default

        Agradecemos pelo contato.

        Atenciosamente

        Else Benevides Medeiros

        (11) 2478-8200

    2. Infelizmente os produtos da marca cativa natureza não mencionam os ingredientes utilizados, apenas os de origem orgânica, não detalhando quais os conservantes, corantes, emolientes, espessantes, etc, utilizados. No caso dos desodorantes, apenas dizem que é livre de aluminio e citam na composição, óleo e hidrolato de melaleuca, alecrim, água e alcool. Mas outras marcas naturais e orgânicas também pecam na divulgação dos ingredientes, apenas citando os óleos e extratos de origem orgânica. É preciso melhorar essa situação para que os consumidores realmente possam ter certeza que o produto tem origem e ingredientes orgânicos. Não podemos cair no erro de só mencionar os prejuizos e que os produtos são livres de parabenos, óleos minerais, corantes e fragâncias sintéticas, é necessário esclarecer pois existem muitas empresas que utilizam menos de 5% de ingredientes naturais ou orgânicos e utilizam esses termos como marketing para vender como se fossem. Abraços e parabens pelo blog.

      1. Renan, como eu tenho o desodorante da Cativa Natureza, sei a composição completa do mesmo, por isso o indiquei. Caso queira, posso postar a composição completa dele aqui.

  5. Nyle
    Com relação as perguntas da Isabel, nossos produtos começaram a ser desenvolvidos a 16 anos atrás, quando ainda nada se falava a respeito de cosméticos nocivos. Como temos uma clínica terapêutica, iniciamos o desenvolvimento de produtos para o nosso público que não podia ter contato com produtos químicos nocivos. Fomos os primeiros a retirar o propilenoglicol de nossas formulações, por ser cumulativo e causar danos no fígado com o passar do tempo. para você ter uma idéia, este produto está até no lencinho dos bebês, e na maioria dos produtos que se dizem orgânicos e naturais. (veja nos rótulos dos produtos comuns do mercado os nomes alcool isopropílico, propileno glicol, cocoamidopropyl betaína).
    Quando começaram surgir as pesquisas sobre os parabenos, os derivados do petróleo, o lauryl ether sulfato, fomos ajustando nossas formulações. Recentemente retiramos o triclosan do nosso desodorante, o que foi uma tarefa exaustiva, pois encontrar um substituto mais natural à altura da eficiência do Triclosan nos tomou uns dois anos de testes, até que estivéssemos seguros para efetuar a alteração.
    Sua seguidora, a Isabel, nos questionou a respeito do DMDMHydantoin que existia em uma de nossas formulações antigas e iniciamos novos testes com o Sodium dehydroacetate e pudemos fazer a alteração.
    Mais tarde ela mesma questionou sobre a fragrância de nossos produtos. Ainda não respondemos porque estamos fazendo testes com óleos essenciais. E nesse campo é necessário muito cuidado, pois dependendo do óleo não pode ser utilizado por qualquer pessoa. a maioria dos óleos têm restrições para mulheres grávidas, outros para quem tem pressão alta, outros para pessoas ansiosas. Então um desenvolvimento consciente para uma empresa pequena é demorado, porque as váriáveis tem que ser questionadas. Estamos testando o óleo essencial de funcho (erva-doce) para nossa linha cabelo.
    Outros produtos já estão em desenvolvimento sem a utilização de fragrâncias e óleos essenciais. Estamos utilizando somente extratos.
    Concordo com o Renan, pois existem empresas que têm um marketing superforte, forte expressão no ponto de venda e que escondem produtos como os que foram citados acima em suas formulações, colocam um extrato orgânico e um veneno, seguido de um orgânico e outro veneno.
    Nós não somos perfeitos. Mas estamos realmente interessados em fazer os melhores produtos brasileiros, com o menor teor de química nociva, e precisamos de movimentos como o seu para nos impulsionarem a mudanças.
    Nosso gel dental não possui lauryl, nem o propileno glicol e nem é adoçado com arpartame. Utilizamos a estévia natural e o extrato de juá. Sempre temos como ingrediente o óleo de melalêuca e o extrato de oliva nestas formulações da linha bucal.
    Nosso desodorante é hoje um dos melhores brasileiros, além de ser extremamente eficiente.
    Estamos melhorando muito e podemos dizer com muito orgulho que existe transparência em nossas formulações, que estão em constante aprimoramento.
    Agradecemos por sua vigilância e esperamos em breve trazer para vocês novos lançamentos.
    Um abraço
    Else Medeiros

    1. Else, acho que você deveria pelo menos ter respondido meus e-mails, informando sobre o andamento da substituição das fragrâncias artificiais pelos OE’s. Quer dizer que se vocês levarem dois anos para concluírem a alteração, iriam levar dois anos para me responder? Não custava nada ter me dado um retorno!
      Falar com as paredes não é agradável!

      1. Isabel
        Já temos o shampoo, o creme para pentear, o creme para barbear, a loção pós barba e o creme para as mãos com óleo essencial de erva doce. Estamos desenvolvendo muitos produtos para lançamento ainda este ano, dentro deste novo conceito. Um abraço
        Else Medeiros

  6. ih gente… essas marcas naturebas decepcionam a gente. A Forever Living que se diz super saudável coloca Lauryl Sulfato (ou derivados) em tudo, até no creme dental. Até a Futuro Natural ta assim é? Tá feia a coisa, eu não sei o que fazer 😦

    1. Querida, a Futuro Natural não usa triclosan e nem lauril em seus produtos. Acredito que você tenha entendido errado. No desodorante utilizamos o Polyglyceryl 3 – Caprylate substituindo o triclosan, um composto muito mais natural que não tem nenhuma restrição à saude. Com relação ao gel dental, utilizamos o extrato de juá, em substituição ao lauryl. E como bactericida, bacteriostático e antifúngico, o óleo de melalêuca sempre está presente em todos os itens de nossa linha. Você pode conferir.

      1. Sugiro à Futuro Natural que incluam na descrição de todos seus produtos na webstore a listagem completa de ingredientes. É o que importa.

  7. Menina,
    seu blog é de gênio. Sobre o alumínio em desodorantes, li em um estudo que ele não ultrapassa a barreira cutânea, a não ser que as moças auxiliem esta entrada por meio de raspagem de pelos que, consequentemente, abre microferidas para o alumínio.
    Adorei saber as marcas de desodorante, principalmente da Alergoshop, pois sairá mais barato para mim que o q eu compro da Alva.
    Valeu!

    1. Carla, onde você leu que não ultrapassa? Poderia me mandar o estudo?

      A Alergoshop é interessante, mas eles fazem testes em animais em alguns segmentos da marca.

      beijoss

  8. Oi Nyle. Sei que esse post faz tempo, mas se possivel, tire uma duvida. O aluminio de potassio, pedra hume, é a mesma coisa que o cloridrato de aluminio que tem nos desodorantes? Estou pesquisando na internet, mas não encontro a resposta, estou usando pedra hume como desodorante, mas não quero trocar seis por meia dúzia. Obrigada

    1. Elisabete, não é não. Ainda não há como assegurar se o alumínio de potássio é totalmente inofensivo, mas ele não é prejudicial como o alumínio na forma como vem nos desodorantes convencionais, fique tranquila!

  9. Menina, amei seu post, entrei para conferir se os desodorantes em spray da Natura são seguros.
    Acabei de escrever um post com esse assunto, pq tirei um nódulo da mama, q graças era benigno mas foi gerado pelos desodorantes e pílulas anticoncepcionais.
    òtimo texto
    um beijo

    1. Zahira, os da Natura eu nunca vi alumínio, mas tem triclosan e outras químicas nocivas pro corpo, então eu realmente não indicaria! beijoss

  10. Da Natura tem alumínio e por isso parei de usar. Como eu uso o gel dental e o desodorante Bion Vitta, vou apostar as fórmulas no grupo para estudarmos em conjunto. Infelizmente para quem quer tudo 100% natural, só morando no mato bem no alto.

      1. Nyle, vou anotar para lembrar – fórmula do desodorante e do gel dental + nota sobre escova de dente. Ah e fórmula do Racco veneno.
        Já reforcei com a Else da Futuro Natural de ela postar as fórmulas no site e ela ficou de fazer.

  11. Menina, que post maravilhoso!Fui correndo ler o rótulo do meu desodorante da Forever Living, achando que foi uma escolha positiva e para minha decepção ele contém Triclosan, agora em diante tomarei mais cuidado. Obrigada!

  12. Boa noite, Nyle! Tudo bem?

    Sou alérgico a triclosan. Talvez algumas pessoas que leem o teu blog se identifiquem com a situação de ter coceiras e pinicadas – principalmente no calor ou praticando exercícios físicos.

    Enfim, gostaria de saber se você conhece alguns desodorantes e produtos masculinos que não contenham triclosan!

    Obrigado e parabéns pelo texto! Um abraço!

      1. Obrigado pela dica!

        Não sei se é tua área de atuação ou se é do teu conhecimento, mas depois que eu descobri que era alérgico ao triclosan, comecei a ler os rótulos de produtos de higiene com lupa.

        O curioso é que eu li dois desodorantes que eu tenho em casa e em nenhum deles consta o nome triclosan e nem seus compostos químicos!! Seria isso verdade ou o fabricante estaria ocultando a substância?

        P.S.: Desodorantes Aerosol Nivea Dry Impact e Garnier Men.

        Um abraço!

      2. Henrique, alguns fabricantes não usam triclosan, mas devem usar outros bactericidas, depende muito da marca!

  13. Olá Nyle, gostei muito do seu blog.
    Você conhece o desodorante da Biotherm orgânico? Tem certificado da Ecocert. O que você acha sobre esse produto.

    Obrigada,

    Paula

  14. Faço o uso do desodorante rollon dricor e gostaria de saber quais os riscos sobre o uso desse medicamento.

    1. Driclor é um desodorante com a mais alta concentração de cloreto de alumínio hexahydratado do mercado.
      É um tratamento para quem tem hiperhidrose.
      Ou seja, é um dos piores desodorantes que você pode usar.
      Eu já usei algumas vezes, ele é tão potente que numa única aplicação sua ação antitranspirante dura semanas!
      Se por um lado isso pode parecer assustador, por outro eu acho que usar um antitranspirante comum 2x por dia pode ser pior do que usar Driclor 1 ou 2x por mês.

  15. Olá Nyle,

    Ao ver a fórmula do desodorante Weleda, fiquei com dúvida, pois tem substâncias nocivas.

    Colocarei a formula: Alcohol, Water (Aqua), Fragrance (Parfum)*, Limonene*, Linalool*, Citronellol*, Benzyl Alcohol*, Benzyl Benzoate*, Benzyl Salicylate*, Geraniol*, Citral*, Eugenol*, Farnesol*, Rosa Moschata (Rosehip) Leaf Extract, Rosa Damascena (Rose) Extract, Glycerin, Ammonium Glycyrrhizate.

    O Benzyl Benzoate e o Benzyl Alchol não seriam 2 componentes nocivos?

    Obrigada

    Paula

    1. Paula, como a fórmula no geral é bem natural e esses ingredientes estão em menor quantidade, eles não fazem mal. beijos

      1. Olha, não concordo com você. Imagino que você entenda um tanto de composição e formulação então deve saber que em toda listagem de ingredientes a disposição da concentração de cada item é decrescente. Em outras palavras, o componente que aparece primeiro é que o contém maior concentração naquele produto e assim por diante. No caso dessa formula da Weleda, o álcool é o item de maior concentração e o Ammonium Glycyrrhizate o de menor. Dito isso, veja que todos os Benzyl (alcohol, benzoate, salicylate) foram elencados antes dos extratos naturais, ou seja, tem em maior quantidade na formula. Esse produto da Weleda me convenceria se fosse o contrário, primeiros os óleos e extratos naturais e por último os quimicos, mas a verdade é que tem muito ingrediente ruim nessa formula, a começar pelo alcool.

  16. ola nyle,tenho hiperidrose e bromidrose gostaria de saber qual desodorante voce me recomendaria,e como comprar,pois estou pensando em comprar o driclor,so que realmente é muito agressivo,mas é que nao sei mas o que usar.aguardo ansiosa a sua resposta.

      1. obrigada nyle por ter me respondido tao rapido,vi suas dicas tambem,acho que o meu problema mesmo esta associado a hiperidrose e em conjunto a ansiedade,vou ficar de olho nos seus produtos se puder me indique alguns pro meu caso.bjs

    1. Gizeli, eu não saberia dizer, mas talvez não por conta da estrutura. Ainda preciso pesquisar mais sobre o assunto!

    1. Depende do seu tipo de pele… Se sua pele aguenta uma esfoliação mais pesada, não fica machucada e nem mais oleosa, você pode usar açúcar cristal em receitas caseiras. Se sua pele é muito sensível, use aveia em pó ou flocos. beijos

  17. Alguém sabe informar quais as marcas populares de desodorantes tem triclosan na sua composição?
    Agradeço pela atenção e parabenizo este blog pela seriedade com que aborda esses assuntos tão importantes para a saúde.
    Abraços.
    Marco

    1. Marco, basta olhar no rótulo que você verá (caso você esteja em loja física). Mas a maioria dos desodorantes de marcas não orgânicas/artesanais/100% naturais usam triclosan sim. beijos

  18. Gostaria de saber onde encontro esses desodorantes e se realmente são eficazes contra o mau cheiro. Li o outro post sobre mau cheiro nas axilas e esse certamente é um problema que me incomoda há bastante tempo. Eu suo bastante, porém não é um suor excessivo (em repouso), já estou pensando em procurar um cirurgião torácico. Compro roupas novas, logo em seguida parece que o mal cheiro fica “impregnado” nelas e preciso jogá-las fora, é um saco. Aliás, outra dúvida, é se existe alguma “receita” para tirar o mau cheiro das roupas? Eu faço exatamente o que li no blog, uso apenas uma vez e procuro lavá-las em seguida, mas com o tempo ela acaba ficando com o mau cheiro. Obrigada e parabéns pelo blog

    1. Thyse, o link pra comprar os produtos está na postagem!

      Então, eu já vi usarem bicarbonato de sódio, limão. Acho que pode funcionar, bjs

    1. Olá, desculpa me meter mas passei pela mesma situação procurando um protetor solar “menos pior”. Bom, o “menos pior” que eu achei foi o Normalize FPS 30 da Adatina. Joguei os ingredientes na base do EWG Skin Deep e ele deu nota 1. Só não é dos mais baratos, infelizmente. Mas prefiro pagar mais e ter um produto menos nocivo. Outra opção é comprar no iHerb.com mas não é prático ficar esperando 2, 3 meses pra receber um produto 😦

  19. Alúmen de Potássio é formado por alumínio. Em contato com a água, as partículas de alumínio se desprendem e se tornam iônicas, sendo absorvidas pela pele. As partículas de alumínio do alúmen de potássio são ainda menores que o cloridrato de alumínio presente em marcas comerciais de antitranspirantes.

    Informações: http://chemicaloftheday.squarespace.com/most-controversial/2010/3/8/exposing-more-truths-about-alum.html
    Provas de que o alumínio nas pedras cristais são absorvidos: http://chemicaloftheday.squarespace.com/most-controversial/2010/5/13/confirmed-aluminum-in-crystal-deodorants-is-absorbed.html

    É uma pena.

      1. Então, esotu pesquisando bastante sobre o assunto e não cheguei a nenhuma conclusão…
        Em vários sites veganos o pessoal recomenda a Pedra hume como ‘solução’ alternativa pra transpiração, como forma de não ingerir tantos quimicos e, de igual modo, se proteger.
        Agora, com a afirmação da Mariana, não sei o que pensar.
        Passaram-se alguns anos desde o posts… qual a sua conclusão?
        Qual desodorante estas usando agora?
        Eu comecei a usar o da nivea (fresh and ….) que diz não ter aluminio mas tenho certeza que tem mais quimicos nocivos.

        obrigada

      2. Florencia, eu também fico perdida. Eu realmente acho que o alúmen é melhor opção se for pensar em relação ao alumínio. Eu estou usando um da Crystal Essence. Gostava bastante de um da Alva, de Baunilha e Laranja. Porém, alterno com um da Giovanna Baby, porque nem sempre eles dão conta :/

  20. Nyle,em relação a substitutos de fácil acesso e naturais,vi que algumas pessoas utilizam leite de magnésia, que pode ser colocado dentro de um frasco de desodorante rollon,ou bicarbonato de sódio puro mesmo ou diluido em água,aplicado nas axilas
    . Você já testou alguma dessas formas?E aproveitando,o vinagre de maçã,vi que pode ser usado como adstringente para pele oleosa e com acne,fazendo uma mistura de metade de água, metade vinagre,e que poderia ser utilizado diariamente,segundo a fonte que vi,ele reduziria os poros e ajudaria no controle da oleosidade,além de secar mais rapido as espinhas.Mas fiquei pensando,será que pode queimar a pele,ou ter algum problema da pele ser exposta ao sol usando essa solução?O que vc acha?Um abraço,parabéns pela sua iniciativa. 🙂

    1. Eu já usei bicarbonato diluido e leite de magnésia como desodorante e pra mim segura poucas horas, coisa de 2-3h no máximo,e não só uso dentro de casa mesmo. Sobre o vinagre, se for bem diluido acho que nao queimaria não, quanto À exposição ao sol eu tenho minhas dúvidas por ser um ácido, né, acho que não é muito prudente usar. Acho melhor vc usar chá verde concentrado e gelado como tonico, é bacana pra pele oleosa. beijos

  21. Bom dia!
    Estou gostando mto do seu blog.
    Voce ja testou ou sabe dizer se aquele movo desodorante da johnson sem triclodan eh liberado?

  22. Houve uma das visitantes ao blog que perguntou sobre o desodorante da Johnson, hipoalergênico, lançado em 2014. Eu cheguei a usar, nos três primeiros dias tudo bem. A partir do quarto dia começaram as coceiras sutilmente e com o passar de duas semanas, chegou a provocar íngua em minha axila direita. Parei o uso do produto, terminei o frasco usando como desodorante pédico e voltei aos meus antigos Sprays – desodorantes comuns. Resultado: estou sem alergias, embora tenha de trocar de marca mensalmente. Gostei muito de ter encontrado este blog, pois tem informações sobre como fazer desodorantes naturais, é o que pretendo daqui por diante. Grata amiga, por você existir e disponibilizar tão preciosas informações e orientações.

Comente!