Alimentos e bebidas que você deve evitar na TPM

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Há um tempo atrás eu recomendei um remédio que ajuda muito na TPM: o Óleo de Prímula, estão lembradas? Embora ajude muito, só ele não basta para combater os sintomas. Alimentar-se bem nesse período e evitar certas comidas e bebidas também é essencial, pois se não for, mesmo com a ajuda de remédios, você pode ficar irritada, mal humorada, inchada, etc.

Você é movida a bebidas estimulantes? Deixe-as de lado pelo menos na TPM. Esqueça o café, refrigerantes (principalmente Coca-Cola e similares), chá preto, achocolatados, chá mate ou bebidas que contenham cafeína em geral.  Pelo menos para mim, foi uma das coisas que eu mais senti diferença: sou movida a café e quando passei a evitá-lo drasticamente na TPM, parei de dar coice até na sombra.

Durante a TPM, evite bebidas estimulantes e/ou com cafeína: café, chá preto, chá mate, refrigerantes (principalmente Coca-cola e simlares), energéticos, achocolatados, etc. Essas bebidas podem e com certeza agravarão o quadro de irritabilidade e mau humor

O álcool também é outro que você precisa passar longe. Tudo bem que uma cervejinha vai muito bem, mas bebidas alcoólicas aumentam muito a instabilidade emocional, além de desencadear dores de cabeça, fadiga, insônia e até depressão, segundo o site M de Mulher.

Se você tem problemas com inchaço, corra de alimentos com muito sal, embutidos, defumados, condimentados (ou seja, alimentos com alto teor de sódio): azeitona, bacalhau, linguiça, salame, salsicha, miojo, shoyo, salgadinhos (Doritos, Fandangos e família), pão de queijo, palmito em conserva (evite alimentos em conserva no geral). Paralelamente a isso, aumente a ingestão de água: 1 L por dia, no mínimo.

Evite alimentos com muito sal, temperados e/ou com alto teor de sódio: embutidos, defumados, condimentados, em conserva, etc, pois podem agravar a retenção de líquidos e promover o inchaço

Outro ponto importante é que durante a TPM, é bom reduzir o consumo de laticínios (leite e derivados), pois eles podem diminuir a absorção do magnésio. Os sintomas da TPM ocorrem, principalmente, pela deficiência desse elemento e de vitamina B6, daí a importância de mantê-los em níveis adequados.

Aliás, você sabia que essa deficiência de magnésio é uma das maiores responsáveis por fazer você sentir vontade de chocolate durante o período pré-menstrual? E de certa forma não há problema algum nisso, a questão é que na maioria dos chocolates ao leite, o cacau (que é rico em magnésio, por isso o corpo “pede” por ele) vem acompanhado do excesso de açúcar e gordura, que podem agravar o quadro de desânimo e irritabilidade.

O chocolate é um alimento estimulante e, embora sirva como uma válvula de escape para a maioria das mulheres, ele também deve ser evitado. Caso seja impossível para você não comer pelo menos um pedaço, opte pelo amargo ou meio amargo (sem recheio nenhum), que contém menos açúcar, gorduras e mais cacau. Se você consegue evitar o chocolate, substitua-o pela banana.

Durante a TPM, substitua o chocolate pela banana. A fruta é rica em carboidrato, o aminoácido triptofano (intimamente ligado à serotonina, hormônio do bem estar), vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Tudo que o seu corpo mais precisa nesse período!

De maneira geral, evite bebidas e alimentos estimulantes e/ou com cafeína, comidas salgadas e/ou com excesso de temperos e sódio, alimentos gordurosos no geral (de doces a carnes/queijos), bebidas alcoólicas, açúcar em excesso. Você vai notar que os sintomas vão ficar bem menos piores e de quebra você perde alguns quilos por diminuir as guloseimas!

Referências: Nutconsult; Corpo a Corpo; Uol

 

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  1. Qualquer coisa que alivie a tpm é válido pra mim, post em boa hora, rs.

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  2. Eu sofro muito com TPM, esses posts tão me ajudando muito. Obrigada!

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