Faça você mesmo: “margarinas” 100% naturais (e veganas!)

Há algum tempo venho tentando abolir a margarina da minha alimentação e desde então tenho procurado por várias alternativas. Um dos motivos principais que me levou a isso é a quantidade de ingredientes polêmicos que elas contêm: um deles é o BHT, conservante que pode ser cancerígeno e é proibido em alimentos em países como Japão, Suécia e outros (mas no Brasil é liberado).

A primeira receita que testei e deu certo eu conheci no blog Nutricionário. É extremamente simples, dê uma olhada:

“Margarina” de azeite

2012_07_02-FreezeHerbs02Ed
(Foto: thekitchn)
  • Ingredientes: azeite extravirgem (de boa qualidade, em embalagem de vidro escura) e sal a gosto. Caso for da sua preferência, a receita pode ser incrementada com orégano, alecrim, manjericão, etc.
  • Para executar a receita você vai precisar de: uma forminha de gelo e congelador.
  • Modo de fazer: coloque o azeite nas forminhas de gelo e acrescente um pouco de sal (é pouco, não exagere). Se for do seu gosto, acrescente orégano, alecrim, manjericão (só para dar um gostinho diferente). Deixe no congelador por 10 h ou o suficiente para o azeite solidificar.

Apesar de ser fácil, essa receita tem uma limitação: é preciso ter um congelador bem porreta ou um freezer para fazer o azeite solidificar. Se esse não for o seu caso, ele só adquirirá uma consistência cremosa e você não vai conseguir tirá-lo da forminha, terá que usá-lo lá mesmo.

A segunda receita é um pouco mais elaborada, mas é mais prática de usar e na minha opinião, mais gostosa:

Creme de extrato de soja

IMG225
O extrato de soja é basicamente um “leite de soja em pó”. Não contém lactose, colesterol e nem glúten. Esse da marca Jasmine usa soja não transgênica. (Foto: Nyle Ferrari, blog Lookaholic)
  • Ingredientes: 3 colheres (sopa) de extrato de soja, 1 xícara (chá) de água (de preferência mineral sem gás), 1 xícara (chá) de óleo (prefira canola ou linhaça, mas se não tiver outra opção, pode ser de girassol ou soja). Basicamente, os ingredientes “de base” são esses, mas sugiro que você incremente com itens que deem um saborzinho (se não fica com gosto de nada!). Nesse sentido eu gosto de usar alho (ralado), cheiro verde, cebolinha, sal, fica uma delícia! 
  • Para executar a receita você vai precisar de: liquidificador.
  • Modo de fazer: coloque a água (temperatura ambiente), posteriormente o extrato de soja, o óleo e então os ingredientes que você deseja usar para dar gosto à receita. Bata no liquidificador por 5 minutos ou até que a mistura adquira uma consistência cremosa. Coloque em um recipiente com tampa e pronto!
  • Recomendação: manter o creme de extrato de soja na geladeira. Dessa maneira dura uma semana e meia, não mais que isso.

Confesso que eu estou amando essa receita de creme de extrato de soja. Claro que ele não adquire uma consistência densa como a de uma margarina ou manteiga, está mais para patê e tal, mas dá tranquilamente para passar no pão, na torrada, bolacha, o que você preferir.

E uma vantagem do creme de extrato de soja em relação à margarina de azeite é que o primeiro não enjoa tanto quanto a última. Digo, a margarina de azeite tem um gosto um pouco forte (principalmente se estiver com orégano, alecrim), após consumir por 4 dias seguidos eu já havia enjoado um pouco.

Sei que algumas pessoas podem ter dúvida, então vale lembrar que o extrato de soja pode ser encontrados em supermercados comuns mesmo, não é difícil de achar (vai por mim, se até aqui em Cruzeiro que é o fim do mundo eu achei, na sua cidade tu acha também). O preço também foi amigo, cerca de R$ 5,00 por 250 g!

25 comentários sobre “Faça você mesmo: “margarinas” 100% naturais (e veganas!)

  1. Essa receita do azeite eu já conhecia. :))
    Com extrato de soja dá pra fazer uns patês super ótimos. :9 Fico com água na boca só de pensar num de azeitona que eu comi uma vez… E não é difícil de achar mesmo! To supermercado aqui em Mossoró/RN, eu encontro fácil.

    :***

      1. Eu comentei sobre essa receita lá no grupo há um tempo 🙂

        A base é:
        300 grs de tofu
        1 xícara de café de azeite
        Sal, pimenta, alho e ervas a gosto
        Água se necessário

        Dá para fazer de azeitonas, azeitonas pretas, alcaparras, tomate seco (meu preferido), alho poró… o que a imaginação permitir…
        Só bater no liquidificador.
        O único ponto negativo é a validade do tofú que é curta.

      2. Que delícia ❤ vou anotar aqui! Só que aqui na cidade é uó, não achei tofu pra comprar. 😦

  2. Vc usa uma forma natural pra clarear os cabelos? Seria um bom post, se possível! Adoro o blog, eu q até então n tinha pensado nessa vida mais natural começo a me interessar e a mudar pequenas coisas q quem sabe se tornem grandes. Beijos

    1. Camila, eu não clareio mais meus cabelos, estou deixando que fiquem naturais, gosto da cor dele natural. No entanto, se você quiser clarear os cabelos de forma natural, a camomila é uma boa pedida. Use shampoos e condicionadores que a contenha! E claro que não é nada milagroso, o resultado só vem a longo prazo, com o uso diário, e mesmo assim se seu cabelo for muito escuro creio que vá clarear meio tom, ou um no máximo. É algo bem sutil mesmo. Beijoss

  3. O azeite se for puro, colocado no frigorifico solidifica… fica cremoso.
    Há pessoas que não sabem que o azeite (azeite mesmo azeite) solidifica com o frio. Aqui perto existem lagares de azeite e volta e meia vão lá pessoas reclamar que o azeite não presta pq durante o inverno transformou-se numa pasta hehe

      1. O azeite é liquido, certo? Mas no inverno com o frio deixa de ser liquido e transforma-se numa pasta cremosa meio sólida.
        Se o azeite for realmente puro tem a propriedade de solidificar facilmente com um pouco de frio 🙂 Uma forma de por as coisas é… não precisa duma temperatura tão baixa como por exemplo a água para “congela”/solidificar!
        Em Portugal o inverno não é muito rigoroso e é facil encontrar o azeite solidificado numa arrecadação que apanhe um pouco de frio 🙂

  4. Oi Nyle, fiz o patezinho, mas ficou bem molinho, diferente dos patês tradicionais, é assim mesmo? Agora o gosto ficou delícia! Gratidão por partilhar 🙂

    1. Que bacana! Então, aqui fica molinho mesmo, mas se você quiser mais grosso, dá pra acrescentar mais um pouquinho de extrato de soja e deixar bater mais tempo

  5. Eu não gosto muito de manteiga, mas sim do sal que ela dá ao pão, então, coloco só um tico. Será que se eu fizer só a base da receita de soja e só colocar sal eu ganho o gosto de nada, mas o salgadinho de fundo que eu gosto?
    Eu não curto muito comer coisas mais temperadas ou com gosto pronunciado de manhã.. :/

    1. Sim! O creme de extrato de soja sem nenhum tempero tem o famoso gosto de nada hahaha e você colocar sal, fica com gostinho de nada + sal! Se é isso mesmo que tu queria, acho que vale a pena testar 😀

Comente!