Alimentos desintoxicantes para você consumir após o natal

Como já é de praxe, um post sobre desintoxicação após o natal cai bem e todo mundo gosta. Bom, para início de conversa não há como deixar de mencionar: se você quer equilibrar o organismo, nada melhor que a água. Dois litros de água gelada, além de fazer você gastar algumas poucas calorias (pois o organismo tende a “trabalhar” para deixá-la em temperatura ambiente – fonte), já ajudam seu corpo a se recuperar em 50%, ficando o resto por conta da alimentação.

Outro ponto de partida interessante é, pelo menos depois do natal, deixar a carne vermelha de lado, bem como refrigerantes, frituras, doces. Dê um tempo para o seu organismo, aposte em alimentos grelhados, alimentos ricos em fibras (alimentos integrais, soja, aveia, quinoa, farelo de trigo), pois auxiliam na eliminação de toxinas do organismo.

Além de tudo isso, você também pode investir em alguns alimentos que ajudam a ‘limpar’ o corpo. São eles:

detox1

Limão e berinjela: estimulam a produção da bile, que isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes. Segundo a nutricionista Luciana Harfenist, ela atua como “detergente”. O limão tem propriedades desintoxicantes, alcalinizantes, mineralizantes e bactericidas, já a berinjela tem propriedades diuréticas – bem úteis para eliminar o inchaço.

Inclua o suco de limão na sua dieta (de preferência, adoce com Stevine – adoçante 100% natural – ou então com açúcar demerara ou mascavo) e invista em saladas com berinjela (como essa aqui, uma delícia!).

suco verde

Alimentos ricos em clorofila: esse pigmento encontrado em vegetais (assim como algumas bactérias e algas) é responsável por estabilizar a ação dos radicais livres, portanto tem ação antioxidante. Além disso, a clorofila tem propriedades bactericidas e ajuda a proteger o fígado. Aposte em alimentos como couve, agrião, rúcula, brócolis, alfafa.

Se for do seu gosto, faça suco de couve com limão e hortelã. Eu, particularmente, gosto muito!

11285-green-tea-drink-materials

Chá verde: tem propriedades antioxidantes, ajuda a abaixar a pressão sanguínea, e sua ação diurética ajuda a eliminar o inchaço. Além disso, o chá verde contém fitonutrientes como a catequina, que ajudam a retirar as toxinas das células. Caso você tenha pressão baixa como eu, prefira o chá de camomila: tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes e diuréticas!

Pegando leve na carne, frituras, doces e etc; bebendo bastante água (e porque não fazendo um pouco de exercício físico?) e investindo em alimentos desintoxicantes como esses que mostrei, logo menos você estará pronta(o) para encarar mais comilança no ano novo – só tente não exagerar!

Fontes e referências: Boa Forma

Anúncios

2 comentários sobre “Alimentos desintoxicantes para você consumir após o natal

    1. Maria, você encontra o açúcar demerara na maioria dos supermercados, qualquer um de médio ou grande porte você já consegue achar. O açúcar demerara não recebe nenhum aditivo químico (ele é marrom, ao contrário do açúcar comum que leva um monte de tranqueira maléfica pra saúde pra ficar branquinho) e passa apenas por um refino leve (ao contrário do açúcar mascavo, que também não recebe aditivos químicos e é marrom, mas não recebe nenhum refino, é mais grosso e com gosto bem forte de cana). É um açúcar mais saudável que o açúcar comum, branco, porém com gosto e textura mais assimilável que o açúcar mascavo, que é bem saudável também mas não agrada a todos pela textura e sabor mais “rústico”. beijoss

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s