Retinil Palmitato nos cosméticos faz mal?

A maioria de vocês conhece ou já ouviu falar dos famosos Parabenos (conservantes sintéticos que estariam relacionados a distúrbios endócrinos e até câncer) e embora esse assunto ainda seja bem polêmico, podemos encontrar ingredientes com fama pior. Talvez você não conheça, mas o Retinil Palmitato (ou Palmitato de Retinil) é um deles.

Retinil Palmitato é um ingrediente derivado de Retinol (vitamina A) cuja principal função nos cosméticos é condicionar a pele (ou seja, hidratar, conferir mais emoliência). Ele costuma a vir como “Retinyl Palmitate” na composição dos produtos e pode ser encontrado principalmente em hidratantes faciais, produtos anti-idade, batom, bases, corretivos.

Aparentemente o Retinil Palmitato é inofensivo (vitamina A faz bem, não é?), mas o EWG (Environmental Working Group) – organização americana que, dentre outras atuações, realiza pesquisas na área de produtos químicos tóxicos – lhe atribuiu nota 8 em uma escala de risco que vai de 0 a 10.

Segundo o site da organização, quando exposto à luz ultravioleta, os compostos de Retinol se quebram e produzem radicais livres tóxicos que podem danificar o DNA e causar mutações genéticas (precursoras do câncer). Recentemente, dados disponíveis a partir de um estudo da FDA indicam que o Retinil Palmitato, quando aplicado à pele na presença de luz solar, pode acelerar o desenvolvimento de tumores e lesões. Alguns estudos in vitro ainda apontam resultados positivos para mutação tanto em células de mamíferos, quanto de não mamíferos.

Segundo o NTP (National Toxicology Program) – programa ligado ao governo americano – alguns estudos mostraram a formação de tumores em doses muito baixas do composto, além de evidências limitadas de carcinogenicidade. Como se não bastasse, o NTP ainda divulgou um relatório em Janeiro de 2011 concluindo que Retinil Palmitato e Ácido Retinóico se tornam cancerígenos na luz solar (ah, não brinca?).

Sei que esse tipo de informação “choca” um pouco, mas é extremamente importante. Claro que se você tiver algum produto que contenha Retinil Palmitato você não vai jogar fora, mas no mínimo evite se expor ao sol durante o uso do mesmo. Além disso, se possível, comece a ficar atenta aos ingredientes de qualquer cosmético que você for comprar e caso ele contenha Retinil Palmitato, pense bem se vale a pena levá-lo para casa. Será que vale mesmo?

7 comentários sobre “Retinil Palmitato nos cosméticos faz mal?

  1. Parabens pelo alerta, eu já tenho falado muito a respeito disso com várias pessoas, mas elas não dão importancia.

    Quando eu vou comprar um produto diurno, seja protetor solar, hidratante, antiidade, etç. se tiver retinil palmitate na composião eu já procuro outra opção.

    Para mim retinol e derivados são para serem usados a noite e de preferencia na hora em que for se deitar e não tiver mais contato com luz azul.

    Queria saber sua opinião sobre parabenos, eu tenho um protetor solar que tem, mas eu não tenho segurança em usa-lo.

    1. Eu também, tudo que tem RP eu pulo fora! Então, eu já vi tanta coisa pior que os parabenos que hoje em dia eles são uma das menores preocupações, sério. Eu não compro e uso mais nada que tenha parabeno há muito tempo, se você puder evitá-lo de todas as formas, melhor. Em concentrações baixas ele não causa ENORMES danos, mas o problema é que a quantidade de cosméticos que o utilizam é gigantesca, ficamos expostas a essa substâncias em doses bem mais altas que o “saudável”.

      Eu estou elaborando um post sobre diversos ingredientes de cosméticos há bastante tempo e ainda vai demorar para eu conseguir montar tudo, mas nele eu já havia escrito isso sobre os parabenos: “segundo o EWG, há fortes evidências de que os Parabenos tenham ação estrógena. No final de 1998, a equipe do pesquisador John Sumpter da Universidade de Brunel, Grã-Bretanha, publicou um trabalho identificando os parabenos como mimetizadores estrogênicos, o que pode gerar disfunções no comportamento hormonal e aumentar a suscetibilidade ao câncer de mama, por exemplo.

      Um estudo publicado na Revista de Cosmetologia diz que “há razão para preocupação sobre os efeitos endócrinos dos parabenos devido à alta exposição humana a esses compostos. Ainda existem dúvidas sobre sua toxicidade e seu metabolismo, sendo necessário conduzir mais estudos”.

      Ou seja, eles fazem mal sim, é evidente, mas não são os maiores vilões nos ingredientes de cosméticos. Mesmo assim, não sei se seria uma boa você usá-lo. Eu não uso de forma alguma, então nem teria porque eu indicar que tu use. Mas fica a seu critério! Beijoss

    1. Olha, vai demorar bastante, pois são muitas informações 😦 não tenho data prevista, mas uma hora sai, isso com certeza hahahaha beijoss!

  2. Oi!
    Adoro seu blog e tô mudando totalmente os meus produtos por causa do que já li aqui! Muito obrigada mesmo!
    Uma perguntinha: tô procurando um substituto pro ácido retinoico que usava, desde que li sobre os efeitos nocivos parei de usar imediatamente. Mas notei uma perda no viço da pele considerável, e tô sofrendo com a abstinência! Hehehe! Tenho 33 anos e quero usar algo que me ajude a retardar o processo de envelhecimento, pois tenho a pele branca e bem propensa a manchinhas. Já fiz peeling e ajudou demais, mas agora não faço mais por conta dos efeitos nocivos… Enfim, quero usar cosméticos anti-idade orgânicos, mas não achei nenhum substituto à altura. Você saberia me indicar? Ou indicar algum blog onde possa encontrar?
    Beijos e obrigada!

    1. Monica, pele sem viço pode ser carência de vitaminas. Uma alimentação adequada, com muita ingestão de água, verduras, legumes, frutas é imprescindível pra trazer mais viço à pele e retardar o envelhecimento, isso é de dentro pra fora e se você não investir nisso, não há cosmético e tratamento que solucione. Infelizmente, com o passar da idade, nossa pele vai ficando menos viçosa, quanto a isso não tem tanto o que fazer, mas você ainda é nova, há maneiras de recorrer. O que eu faço é esfoliar a minha pele uma vez por semana, sempre, ou então, ao invés disso, uso argila branca, que ajuda a clarear manchas e traz viço à pele. De cosméticos, os melhores anti-idade que eu conheço são os da marca Ikove e Cativa, ambas orgânicas e confiáveis. Da Cativa, a linha Maria da Selva é muito bacana, inclusive, se você está procurando um hidratante que dê viço à pele, eu gostei muito do hidratante facial da linha Maria da Selva, fiz resenha aqui no blog. beijoss

Comente!