Faça você mesma: desodorante natural caseiro

all-natural-deodorant-homemade-recipe

Apesar de vistos como inocentes produtos de higiene diária, os desodorantes convencionais podem conter químicas como cloridrato de alumínio, parabenos e fragrâncias artificiais, associadas tanto a males simples como alergias e irritações, quanto a problemas bem mais sérios – câncer de mama, por exemplo.

Já existem desodorantes naturais industrializados, como os de marcas como Alva, Cativa Natureza e Crystal, mas os feitos em casa podem ser uma alternativa mais econômica e tão eficaz quanto!

Dá uma olhadinha na receita:

  • 1 recipiente roll-on ou spray pequeno
  • 1 colher de sopa (15ml) de gel de aloe vera/babosa de boa qualidade (marcas indicadas: Phytoterápica e Livealoe)
  • 1 colher de café (4ml) de hidrolato de rosa, lavanda ou tea tree (marcas indicadas: Herbia e Arte dos Aromas)
  • 1/2 colher de café (2ml) de óleo vegetal prensado a frio (óleo de coco é uma excelente opção)
  • 1 colher de café de bicarbonato de sódio alimentar
  • 12 gotas de óleo essencial de tea tree ou lavanda (é possível misturar os dois também, assim como escolher outro óleo essencial de sua preferência)

É possível fazer uma versão cremosa utilizando manteigas vegetais no lugar do óleo. Aí, ao invés de borrifar, você aplica como um creminho nas axilas.

Ingredientes como aloe vera, óleo e hidrolato são excelentes pra hidratar a região, além de auxiliarem no combate às bactérias e diminuírem manchas por ressecamento. O bicarbonato de sódio e os óleos essenciais atuam inibindo o crescimento de micro-organismos que causam o odor, sem obstruir os poros ou interferir nos mecanismos naturais do corpo.

Gostou? Conhece outras receitas? Conta aí!

A receita deste post foi publicada originalmente no grupo Cosméticos Orgânicos e Naturais no Facebook

Anúncios

11 comentários sobre “Faça você mesma: desodorante natural caseiro

  1. A receita parece bem legal pelos ingredientes, mas ainda não testei. Só queria observar que não há relação entre uso de qualquer desodorante e câncer de mama. Isto foi um mito que começou numa corrente de e-mails e depois foi pras redes sociais (dá um google, quem não souber da história).

    1. Érica, na verdade até há, mas não é como as pessoas pensam. Um estudo da Universidade de Reading, na Inglaterra, encontrou parabenos em amostras de tecido da mama de mulher que haviam feito mastectomia. Acredita-se que esses parabenos chegaram até o tecido da mama especificamente através de desodorantes que continham parabenos. Mas são suposições. O alumínio presente nos desodorantes faz bem mal à saúde por inúmeras razões, mas ele não é cancerígeno. Beijos!

      1. O estudo da Dra. Philippa Darbre, da Universidade de Reading, não foi comprovado por outras universidades. A Universidade de Oxford fez um estudo que mostrou que o aumento de câncer de mama na Inglaterra está associado ao fato de as mulheres ingerirem mais álcool, terem sobrepeso ou obesidade e terem filhos mais tarde, e não com o uso de desodorante. O Fred Hutchinson Cancer Research Centre divulgou recentemente que não há correlação entre câncer e nenhum tipo de desodorante (antitranspirante, antiperspirante, etc). O Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (http://www.ibcc.org.br/mitos-verdades/desodorante.asp) também afirma que não há relação, mesmo porque o desodorante penetra na pele e pode atingir a corrente sanguínea, mas não é absorvido pelas glândulas mamárias.

        A Dra.Darbre já mudou a opinião dela algumas vezes, como você deve saber, e seu último estudo diz que o zircônio e o alumínio podem ter relação com o câncer – e não os parabenos, como você diz na sua resposta. Mas, de novo, o trabalho dela nem foi comprovado por nenhum outro, pelo contrário, foi contradito.

  2. Oi, Nyle, adorei sua receita! Conheço aquela que leva apenas leite de magnésia, água e essência…comigo funciona bem! Abraços

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s