Bicarbonato de sódio e vinagre para lavar os cabelos!

baking-powder-substitute
Foto: Reprodução

O bicarbonato de sódio é um sal de coloração branca e textura bem fininha (geralmente), vendido em supermercados e diversos estabelecimentos. Ele tem inúmeros usos, que vai desde antiácido estomacal (em solução) e fermento até “shampoo”. Sim, ele também serve para lavar os cabelos!

A técnica é bem simples e barata. Vejamos como funciona, bem como seus prós e contras:

Bicarbonato de sódio para lavar os cabelos – medidas e dicas

  • Medida padrão: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 150 ml de água (o equivalente à medida de um copo americano faltando menos de 1 dedo para encher completamente).
  • Principal uso: como “shampoo”, você pode usar somente essa solução de bicarbonato + água como shampoo e mais nada, ou você pode usar a solução para ajudar na limpeza do seu shampoo orgânico/natural.
  • Como aplicar: preparada a solução, você pode usar um borrifador (completamente limpo, que nunca tenha sido usado para armazenar produtos de limpeza) para aplicá-la no couro cabeludo ou pode ir despejando na cabeça com um copo mesmo, tanto faz. Já no banho, umedeça os fios no chuveiro e em seguida reparta o cabelo no mínimo em duas partes, ao meio, para facilitar que a solução atinja todo o couro. Massageie bem, parte por parte. A partir daqui você tem dois caminhos a seguir, veja abaixo:
  • Se você tem cabelo normal e não quer muita limpeza, enxague essa solução que está no cabelo e pronto, segue em frente. Se você quer incrementar a limpeza, após aplicar a solução no couro e massagear, não enxague e aplique o shampoo orgânico/natural, massageando o couro, lavando normalmente. Posteriormente enxague os dois juntos, a espuma do shampoo e a solução que havia sido aplicada anteriormente.
  • A quantidade de água e bicarbonato de sódio usada para a lavagem dos cabelos depende muito do tipo de cabelo e do seu comprimento, não é algo “exato”, você pode adaptar a receita para as suas necessidades. Quanto mais concentrada a solução for, maior seu poder de limpeza (quanto menos, menor a limpeza). Se o seu cabelo for volumoso e/ou grande, use 1 colher e meia de sopa de bicarbonato para 225 ml de água.
  • Certifique-se de enxaguar bem os cabelos depois da aplicação para não restar resíduos!

Prós e contras

  • Prós: higieniza o couro, controla o odor, é 100% natural, econômico, ajuda a aumentar o poder de limpeza e a espuma do shampoo orgânico/natural
  • Contras: pode causar alergias/coceira em pessoas sensíveis, ressecar o fio (por conta do pH alcalino/excesso de limpeza) e aumentar o frizz
  • Para evitar ressecamento e frizz, após a aplicação da solução de bicarbonato, use vinagre em solução (a mesma medida padrão que serve para o bicarbonato) para diminuir o pH, fechar as cutículas do fio e deixar os cabelos mais macios/brilhantes. Caso você vá usar a solução de bicarbonato junto ao shampoo orgânico/natural, aplique o vinagre depois de ter lavado o cabelo com o bicarbonato e o shampoo juntos e exaguado todos os resíduos. Posteriormente, enxague o vinagre e aplique seu condicionador.
  • Assim como a técnica do bicarbonato, a quantidade de vinagre que você usará também depende da sua necessidade (e da sua tolerância ao cheiro do bendito).

Confesso que no começo eu estranhei bastante, mas atualmente tenho gostado muito desses métodos. Ainda não sou nem um pouco chegada em usar vinagre no cabelo, o cheiro me enjoa, mas eu me esforço e no final das contas não dá para sentir no fio (se enxaguar bem, aplicar condicionador e a solução não for tão concentrada).

Como eu havia dito anteriormente, é importante saber que você pode adaptar as medidas padrões para as suas necessidades, usar mais vinagre, menos, mais bicarbonato, menos, mais água, menos, e assim vai. Vá fazendo testes até encontrar o que é ideal para o seu fio!

42 comentários sobre “Bicarbonato de sódio e vinagre para lavar os cabelos!

    1. Melissa, em todos os lugares em que pesquisei não especificava qual ao certo, mas eu uso vinagre de maçã e gosto, acho que é o que a maioria usa! beijoss

  1. Que legal essa técnica!!
    Vou testar amanhã. Meu shampoo atual é uma porcaria, to torcendo pra que acabe logo!hahaha enquanto não acaba, vou usando bicarbonato pra ajudar na limpeza!

  2. Ah! Esqueci de dizer que curti essa dica! Quando estiver precisando dar uma caprichada na lavagem dos meus cabelos, vou usar o bicarbonato!rsrsrsrs

  3. Oi guria, adoro seu blog, parabéns!!!

    Essa dica me lembrou de te perguntar a respeito de shampoos caseiros, há algumas receitas na net, porém nunca fiz, tu já tentaste alguma fórmula?
    Quem sabe pode ser um próximo post 🙂

    Beijo

    1. Olá! Nunca testei nenhuma receita caseira porque shampoo é mais complicado, mas se eu testar alguma e der certo eu venho contar!

    1. Nunca achei baunilha in natura 😦 aqui não tem nada. Mas dizem que vinagre de arroz é mais suave.

  4. Quanto à solução de bicarbonato de sódio, não consegui me adaptar porque tem que ficar muito tempo enxaguando para retirar os resíduos do pó. E a limpeza é realmente profunda, por isso, acho até interessante também proteger as pontas do cabelo com condicionador antes de aplicar a solução para evitar que ressequem…

    1. Tente fazer uma solução menos concentrada e tenta comprar bicarbonato com textura mais fina, porque aí dilui melhor e sai mais fácil do cabelo. Mas no seu caso é bacana usar só de vez em quando mesmo pra nao ressecar. beijos

    1. Não é necessário que seja, já vi pessoas fazendo com vinagre de arroz e também dá certo. Outros tipos de vinagres de supermercado eu acho que não deve dar certo mesmo não, mas vinagre de arroz ou maçã tende a dar certinho. beijos

      1. Nyle,

        só pra confirmar, quais seriam então os tipos de vinagre a usar no cabelo?
        Maçã e arroz? aquele branco não??

      2. O mais usado é o vinagre mesmo, bem como o de arroz. Mas depende muito de cada cabelo, algumas preferem o de maçã, outras o de arroz, acho que vale tentar cada um pra ver qual dar mais certo no seu caso,Lily. beijoss

  5. Uso vinagre desde os meus 13 anos! Ora misturo uma certa quantidade de vinagre ( uso o vinagre branco, por preferência mesmo!) na embalagem do shampoo Ou do condicionador e ora uso ele direto no cabelo ( depois que o couro cabeludo está limpinho) e não enxaguo. Rapidinho o cheiro vai embora! E se lavar com água fria: o efeito do brilho é intensificado.

    Também uso o vinagre para: lavar roupas, limpar banheiro, pias, azulejos, passar no corpo. Muito bom!

  6. “Medida padrão: uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para 150 ml de água”
    150ml de água mesmo ou 150ml de vinagre?

  7. Nyle, fiz essa limpeza ontem e amei! Pensei que o vinagre ia deixar cheiro, mas não ficou. Obrigada pelo post. Bjs!

  8. Olá Nyle,gostaria de deixar meu parecer quanto a utilização do bicarbonato…eu comecei usando o bicarbonato de sódio pra lavar os cabelos tbm,pois meus cabelos são crespos e nenhum shampoo dava certo a anos,depois de passar para o método low poo me adaptei a transição,porém,nunca sentia o bicarbonato dando muito certo,sei lá,meus cabelos ainda ficavam estranhos e quebradiços,mas tive a idéia de usar o fermento em pó (esses mesmos de culinária) na verdade assim como o bicarbonato ele lava muito bem e pelo menos no meu caso ficou ótimo,muito melhor do que o bicarbonato,não sei explicar porque exatamente,talves pela formulação ser um pouco diferente,mas pra mim o fermento em pó diluido em agua foi maravilhoso para lavar os cabelos,depois passo o vinagre (normal) e condiciono..pra mim deu muito certo,inclusive meus cabelos parecem mais fortalecidos…bom é isso..bjsss

  9. Amei a materia! Fiz hj e foi o que me salvou nesse periodo de transiçao! Mas a duvida; lavo o cabelo todos os dias-posso usar essa mistura sempre ou tenho que intercalar?

    1. Quando se pinta o cabelo é bacana evitar lavar o cabelos todos os dias. Tenta dia sim e dia não 🙂

    1. Depende do seu tipo de cabelo. Se for oleoso pode ser lavado dia sim e dia não, se for muito seco esse intervalo pode ser maior!

  10. Oi Nyle!

    Esse blog tem me ajudado muito! Eu uso o bicarbonato e vinagre há um tempo e o resultado no meu cabelo é ótimo. Mas apesar de existirem mil informações sobre as diversas utilidades e benefícios do vinagre de mação, li essa matéria falando que pode ser nocivo para saúde: https://www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/1259-limao-x-vinagre-comentarios.html

    Até passei a usar menos, alternando com outras formas de lavar o cabelo de modo natural. Apesar de ter sido a única informação que encontrei a respeito, a escritora da matéria é uma fonte confiável pra mim. Achei legal compartilhar com os leitores para termos mais informações…

  11. Estou procurando mais informações sobre essa lavagem de cabelo que parece ser muito boa mesmo. Gostaria de saber se poderia substituir o bicarbonato pelo fermento em pó?

    1. Oi, Sah. Não pois o fermento em pó pode conter outros sais que não tem as propriedades do bicarbonato. Recomendo manter o bicarbonato mesmo

Comente!