Novidades de beleza da Bio Brazil Fair 2018

Lançamentos de maquiagem orgânica, produtos com ativo clareador 100% natural e muitas novas opções pra cuidar da pele com segurança

Entre os dias 6 e 9 de junho, o Pavilhão do Anhembi recebeu a 14ª edição do maior evento de produtos naturais e orgânicos da América Latina. Nele acontecem simultaneamente duas feiras: a Bio Brazil Fair, focada em produtos orgânicos de diversos segmentos, e a Natural Tech, direcionada a produtos vegetarianos e veganos, suplementos alimentares, cosméticos naturais e mais.

Quem acompanha a feira há mais tempo se surpreendeu com o quanto ela cresceu em comparação à última edição. O recorde de público reflete algo muito positivo: as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o que estão consumindo, e isso é incrível.

Como nos últimos quatro anos, bati ponto nos stands das marcas que a gente adora pra conhecer e contar pra vocês as novidades.

Novidades de maquiagens orgânicas  

BAIMS

A base em creme de alta cobertura da BAIMS impressionou todo mundo. Na última edição da Vivaness, maior feira de produtos naturais e orgânicos, ela foi ganhadora na categoria “novo produto”.

O design da embalagem é de cair o queixo. Feita em bambu, dentro dela há espaço para refil e a pazinha na parte superior não é um mero charme: ela vem unida à tampa da embalagem por um ímã, portanto é só retirá-la e usar pra pegar produto.

Cream Foundation BAIMS
Base em creme de alta cobertura e proteção solar. 100% natural, vegana e elaborada com ingredientes orgânicos certificados

A formulação tem como principal ativo o dióxido de titânio, que oferece proteção solar natural, além de conter BBA, ingrediente com propriedades clareadoras e rejuvenescedoras. Como todos os produtos da BAIMS, é 100% natural e vegana.

Esta base é pré-lançamento assim como os novos quartetos de sombras, refis de batom, pinceis duplos e paleta montável. Ainda não há preço sugerido e a previsão é que sejam lançados no final do ano.

Quarteto BAIMS

BB Cream compacto
BB Cream compacto da BAIMS tem 3x mais BBA, ativo natural com propriedades clareadoras e rejuvenescedoras

O BB Cream compacto deve chegar nas lojas em até duas semanas com o preço sugerido de R$115. Ele leva óleo de coco e contém 3x mais BBA do que as demais fórmulas da marca, o que significa que ele possui maior atividade clareadora e rejuvenescedora.

Cativa

Completando dez anos de história, a marca veio com oito lançamentos, dois deles de maquiagem: o primer com efeito “blur” (R$119) e mais uma cor de batom (R$52), Hibisco, um bordô maravilhoso. Os produtos são 100% naturais, veganos e certificados pelo IBD. Chegam às lojas nas próximas semanas. 

Simple Organic

Além dos lip + cheeks, já disponíveis pra venda, chegam em breve às lojas os batons líquidos e também os blushes em pó, disponíveis em cinco e em três cores, respectivamente. O primer facial ganhou embalagem de bisnaga, mais prática e ecológica.

Todos os produtos são 100% naturais, livres de pigmentos sintéticos.

Bioart

O grande lançamento é o primer pra pele oleosa (R$90), feito com argila verde e tapioca. Chegam também três novas cores de gloss (R$58,50): Rubi, Coral e Rose, super pigmentados e com cheirinho de baunilha. Outros produtos também foram reformulados pra se adaptar melhor a cada tonalidade e tipo de pele, como as bases líquidas e corretivos.

Gloss Bioart Coral Rubi

Glory by Nature

A Glory by Nature é a mais nova marca brasileira de maquiagem orgânica. Na verdade, eles existem há dois anos e já atuam fora do país, mas é a primeira vez que expõe na Bio Brazil Fair – queriam chegar com a “casa arrumada”, como eles disseram.

Todos os produtos são orgânicos certificados, veganos, e eles também têm uma linha completa de cuidados faciais e corporais. Recebi algumas maquiagens deles pra testar através da Use Orgânico e da Lohass há algum tempo e o pó deles é o meu preferido atualmente.

Apesar de ser uma marca pequena, a Glory oferece produtos que não perdem em qualidade pra outras marcas já estabelecidas nesse mercado. Produtos bons e confiáveis pra gente se jogar!

Organela

A Organela mudou suas embalagens e está com uma nova cor de batom, a 08, um vinho lindíssimo. Segundo a marca, as antigas, de papelão, apesar de mais ecológicas davam bastante problema com os consumidores, por isso a mudança.

Alva

A BSCom, importadora de cosméticos orgânicos, vai trazer pro Brasil a Benecos, marca gringa de maquiagem natural bem famosa lá fora. Outra novidade é a Viva Beleza Natural, loja multimarcas que vai reunir esses produtos importados e outros de empresas brasileiras. Ainda não há previsão de quando os produtos chegam no Brasil.

Lançamentos de cosméticos orgânicos

Bioart

A nova linha de dermatologia natural, a Rituals, foi assinada pela Soraia Zonta, fundadora da marca, em parceria com a dermatologista Dra. Patrícia Silveira (@dermagreen).

Foram lançadas novas águas florais (R$ 55,00): Água Floral Calmante (pele normal e sensível – lavanda, aloe vera e camomila), Água Floral Detox (pele mista e oleosa – chá verde, alecrim, sálvia, menta e semente de abóbora), Água Floral Iluminadora (todos os tipos de pele – capim limão, camomila e vitamina C).

São três novos cremes faciais (R$110) e o Bioessencial (amo!) foi reformulado, ficando mais potente. Detox (pele oleosa – chá verde + nano oil control), Calmante (pele normal e sensível – lavanda, açaí, aloe vera e camomila) e Iluminador (pele seca todos os tipos de pele – argila dourada, capim-limão, laranja doce, camomila e vitamina C).

Águas Florais Bioart - Credito NYLE FERRARI
Novas águas florais da Bioart. Destaque da feira, a Água Floral Iluminadora contém partículas de brilho dourado!

As máscaras também foram reformuladas e a mais nova opção é a Máscara Bionutritiva Iluminadora, feita com argila, capim-limão e castanha do Brasil.

Calma que não acabou: a Bioart ainda lançou três novos perfumes (R$62), um deles com cheiro de baunilha (<3), o Ternura, que segundo a Soraia Zonta foi feito em minha homenagem já que há anos peço pra ela fazer algo com cheirinho doce. YES!

Arte dos Aromas

A Arte dos Aromas trouxe três novas opções de desodorantes naturais roll-on: sálvia e lavanda, rosa mosqueta e gerânio, alecrim e capim limão, uma mais cheirosa que a outra. Eles são 100% naturais, feitos com óleos essenciais e alúmen.

Almanati

Reequilíbrio é a nova linha pra pele oleosa da Almanati, já disponível pra venda. Os produtos não são comedogênicos (ou seja, não entopem os poros) e contém uma série de ativos que controlam a oleosidade, como hamemélis, bardana, aloe vera, melaleuca e outros. A marca também fez o pré-lançamento dos sabonetes em barra e dos esfoliantes, além do spray de ambiente com o aroma da linha Reequilíbrio.

Simple Organic

Proveniente da agricultura 100% orgânica certificada e dentro do conceito de RAW Beauty, ou seja, com fórmulas puras, livres de pesticidas, o ativo Bio Behenic Active System (BBA) é uma das grandes apostas da Simple.

O BBA é ativo super tecnológico extraído do óleo de pracaxi, uma alternativa natural aos ativos clareadores e rejuvenescedores convencionais. Ele oferece hidratação profunda através da síntese de ácido hialurônico, promovendo firmeza, ação anti-aging e uniformização do tom da pele.

BBA Simple Organic 2 - Credito da foto para NYLE FERRARI
Simple Organic aposta no ativo BBA, que oferece propriedades clareadoras e rejuvenescedoras

São quatro novos produtos: Organic Eye Balm (R$ 140), Organic BBA (R$ 85), Sérum Labial (R$ 75) e Serum Açaí + Goiaba (R$ 140). O primeiro ativa a circulação da região dos olhos e combate os radicais livres e vem em uma embalagem de bastão que facilita muito na hora de aplicar o produto. 

O sérum labial promete suavizar a pele dos lábios por meio de um blending de óleos vegetais e do ácido hialurônico. Já o Sérum Açaí + Goiaba oferece ação antioxidantes e anti-radicais livres.

Mas a estrela da vez é o Organic BBA, que promete atividade clareadora, prevenção de rugas e linhas de expressão além de proporcionar efeito firmador. Quanta coisa!

As argilas Green, Gold e Black (R$62) também são recém-chegadas e somam às outras máscaras faciais da marca.

Bee Basics

Em um stand pequenininho, a marca de uma seguidora linda, a Patrícia, participou pela primeira vez da Bio Brazil Fair. Todos os produtos são naturais, aprovados pela Anvisa e em breve serão certificados pela EcoCert!

A Bee Basics oferece sabonetes, bálsamos labiais e óleo corporal. Desses, somente o bálsamo não é vegano.

Cativa

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A Cativa trouxe seis lançamentos além das maquiagens: Loção Relaxante Pernas e Pés (R$ 49,40) e Loção Firmadora (R$99,90), da linha SPA, Gel 3 em 1 (R$48) pra ser usado como pós sol, creme capilar e corporal, novos Bálsamos Labiais (R$19,90), Pasta de Calêndula (R$56,00), contra assaduras, além do Spray Ambiente (R$39,90) em edição especial.

Chegam às lojas nas próximas semanas.

Live Aloe

A marca apostou em um novo desodorante – dessa vez sem perfume, pensando principalmente nas necessidades dos alérgicos.

Multi Vegetal

Os produtos da marca passaram por um “rebranding” e estão com novas embalagens, mais bonitas e modernas. A grande novidade é a Máscara Capilar Restauradora.

Souvie

Entre os lançamentos estão o Bálsamo Ultra Hidratante Orgânico Certificado da linha SER+, que regenera áreas bastante ressecadas; o Sabonete Líquido Hidratante Orgânico Certificado da linha SER+, que promete aliar limpeza e hidratação sem prejudicar as defesas naturais da pele; e o Sabonete Creme Vegetal Orgânico Certificado da linha Gestante, que aumenta o nível de hidratação, tornando a pele mais suave, protegida e com aparência saudável.

Greenwashing à vista

Com o evento ficando cada vez maior e batendo recorde de público, a Francal tem um novo desafio: evitar que o greewashing – a prática de vender como ‘verde’ produtos que não são – tome conta e desvirtue o propósito da feira.

Se por um lado vimos lançamentos incríveis de beleza orgânica, também presenciei muitas empresas querendo vender gato por lebre – esse ano em maior escala. Apesar de existirem critérios pra decidir quem vai expor no evento, esses critérios não estão muito claros pro público e, se eles são rígidos, na prática vem sendo burlados.

Falando especificamente dessa edição, entre os expositores da Bio Brazil Fair – que, lembrando, é focada em orgânicos – estava uma marca cujas maquiagens contêm pigmentos sintéticos. Além disso, os produtos “estavam em vias de certificação” – ou seja, não eram oficialmente certificados.

Em conversa com a organização da feira no último dia, muito solícita comigo inclusive, expus esse descontentamento e me disseram que algumas medidas serão tomadas já no próximo ano, como aumentar o espaço físico entre as duas feiras – Bio Brazil Fair e Naturaltech – dentro do Pavilhão.  

É um passo, mas ainda há um longo caminho pela frente. Estamos lidando com um universo ainda cercado de dúvidas e desconhecimento, e garantir que nenhum consumidor leve pra casa um produto que se vende como verde quando não é precisa ser prioridade, além da redução do lixo gerado lá dentro. 

A feira continua valendo a visita, sem dúvida alguma, e muitos expositores fazem um trabalho incrível. Mas esperamos que ela continue crescendo sem se perder no meio do caminho!

8 comentários sobre “Novidades de beleza da Bio Brazil Fair 2018

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