Dicas práticas para evitar químicas perigosas em cosméticos

O e-book gratuito “Beleza Tóxica – saiba o que está por trás do seu cosmético” ensina a usar produtos de beleza mais seguros. Aqui estão algumas dicas práticas que ele traz

Parabenos, sulfatos, formaldeído, ftalatos, fragrâncias sintéticas e corantes artificiais são alguns exemplos de substâncias perigosas que podem estar nos rótulos dos seus cosméticos. Mas não pense que para usar produtos de beleza mais seguros é preciso decorar esses nomes ou ficar de neura com rótulos. Na verdade, é mais simples do que você pensa!

A seguir, selecionei algumas dicas práticas do meu livro para tornar sua rotina de cuidados mais segura.

1. Observe frases como “sem parabenos”

Nos rótulos, elas auxiliam quem ainda não consegue identificar facilmente os principais nomes de ingredientes polêmicos como parabenos.

2. Atenção às composições

Adquira o hábito de ler a fórmula dos produtos de beleza antes de comprar. Isso ajudará você a se familiarizar com os rótulos.

3. Escreva para não se esquecer

Não é necessário decorar um monte de substâncias químicas. Para facilitar, anote as principais a serem evitadas e leve o papel quando for às compras. No último capítulo do e-book, tem uma tabela bem resumida com boa parte dos ingredientes nocivos.

4. Esteja bem informada

Aqui no blog você aprende muita coisa, mas outros sites referências no assunto podem facilitar na escolha de cosméticos mais seguros. O Grupo de Trabalho Ambiental oferece um banco de dados no qual você pode digitar o nome de qualquer ingrediente do rótulo de um cosmético e saber se ele é confiável (clique aqui para acessá-lo).

Além disso, o site da Campanha por Cosméticos Seguros reúne informações sobre os riscos por trás dos rótulos.

5. Diminua a quantidade de cosméticos da sua rotina

É muito comum usarmos mais produtos do que realmente precisamos. Perguntar a si mesma “eu preciso mesmo disso?” antes de comprar pode ajudar a evitar esse problema.

6. Fuja de produtos em aerossol ou spray

Quando inaladas, algumas substâncias podem trazer danos para a saúde a longo prazo. Portanto, prefira versões líquidas ou cremosas.

7. Faça você mesma

Ao invés de comprar pronto, que tal produzir seus próprios cosméticos em casa? É mais barato, ecológico e saudável. Você pode usar ingredientes naturais como óleo de coco, açúcar, bicarbonato de sódio, aveia, borra de café e camomila para criar desde simples esfoliantes até pasta de dente. Sempre que possível, opte pelos orgânicos!

8. Prefira produtos hipoalergênicos e sem fragrância

Cosméticos hipoalergênicos são aqueles formulados para pessoas sensíveis. Suas composições costumam ter menos componentes alergênicos e menos químicas polêmicas em geral, como as fragrâncias sintéticas. Lembre-se apenas de que esses produtos não são naturais, apenas possuem uma quantidade menor de ingredientes.

9. Escolha produtos de beleza naturais no lugar dos comuns

Cosméticos 100% naturais e formulados com ingredientes orgânicos trazem menos impactos para a saúde e para o meio ambiente, pois não possuem em suas formulações parabenos, fragrâncias sintéticas, alumínio e ftalatos, entre outras químicas polêmicas.

10. Seja criativa

Um produto 100% natural pode ter inúmeras utilidades, pois seus ingredientes quase
sempre são compatíveis com partes do corpo diferentes daquela que ele foi destinado para cuidar. Sabonete corporal pode virar shampoo, óleo para o corpo também funciona para hidratar e proteger os cabelos, condicionador pode ser usado como creme de pentear ou mesmo como definidor de cachos.

> Para ler mais dicas práticas como essa e saber o perigo por trás dos rótulos dos cosméticos, baixe meu livro gratuito

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s