Marcas de esmaltes sem químicas tóxicas

Quem faz as unhas semanalmente talvez nem imagine, mas esses vidrinhos presentes na rotina de tantas mulheres escondem ingredientes muito perigosos para a saúde. Tolueno, formaldeído, DBP e parabenos são alguns desses componentes nocivos escritos em letras miúdas na embalagem dos esmaltes.

Por trás dos rótulos

Vilão das escovas progressivas, o formaldeído é também usado como conservante em esmaltes. Ao lado do DBP (conhecido como Dibutyl Phthalate), que serve principalmente para trazer maior durabilidade ao produto nas unhas, o formol é apontado pelo IARC como cancerígeno. Já o tolueno é tóxico e agressivo para os pulmões e os parabenos estão associados a desequilíbrios hormonais que podem facilitar o surgimento de tumores.

Cientes dos problemas que essas químicas podem causar, as grandes marcas passaram a investir em opções menos agressivas – os famosos esmaltes “3-free” e “7-free”. O número significa a quantidade de químicas nocivas ausentes na formulação: o “3-free”, por exemplo, indica que o esmalte não contém tolueno, formaldeído e DBP.

As alternativas

Apesar dessas mudanças importantes, fórmulas “free” ainda podem conter ingredientes que não são saudáveis a longo prazo. Enquanto não chegam ao Brasil opções de esmaltes verdadeiramente naturais, como já ocorre lá fora, vale usar as opções menos tóxicas que temos por aqui de maneira consciente.

Abaixo, listamos algumas dessas alternativas.

1- Flávia Alessandra

SAMSUNG CSC
Foto: Blog De Unhas Feitas/Reprodução

Produzidos pela marca Mohda, a linha de esmaltes da atriz Flávia Alessandra são 7-free e oferecem 30 opções, sendo uma base e 29 cores. Os produtos não contém formaldeído e derivados, DBP, tolueno, cânfora, glúten. Além disso, não são testados em animais.

Onde comprar: grandes perfumarias como Sumirê e Ikesaki, com lojas espalhadas pelo Brasil.

2 – Surya 

Esmaltes Surya Exotic Animals
Foto: Reprodução

A Surya, famosa marca de cosméticos veganos, traz em sua linha Exotic Animals 16 cores de esmaltes além de base seda, extra-brilho, óleo secante, removedor de esmaltes orgânico e utensílios como lixa e palito de bambu. Os produtos não contêm cânfora, DBP, parabenos, formaldeído e tolueno. Também são livres de ingredientes de origem animal e testes em animais.

Onde comprar: Surya BrasilMatriz Natural; Beleza Orgânica; Flor & Ser Orgânicos.

3- Nubar 

FFNubar 025
Foto: Makeup Withdrawal/Reprodução

Os esmaltes da marca californiana Nubar, agora disponíveis no Brasil, não contêm formaldeído e derivados, tolueno, DBP, cânfora, cobalto e níquel. Além disso, são certificados pela PETA como produto não testado em animais e vegano.

Onde comprar: Capym Store.

4 – Acquarella

Acquarella-nail-polish-non-toxic-organic
Foto: K Salon Organic/Reprodução

Considerados um dos poucos verdadeiramente seguros no mundo inteiro, os esmaltes da marca gringa Acquarella são feitos à base de água. Além de serem veganos e não conterem as principais químicas polêmicas encontradas nesses tipos de produtos – formol e derivados, DBP, cânfora, glúten, parabenos, tolueno -, eles também não levam corantes artificiais. São 50 cores obtidas apenas com pigmentos naturais. Apesar de fazerem sucesso no exterior, ainda não são encontrados no Brasil. Uma pena!

Onde comprar: a Amazon é um dos poucos lugares onde existe envio para cá.


Leia mais sobre ingredientes nocivos em esmaltes aqui e também no site Campanha por Cosméticos Seguros

Anúncios

11 comentários sobre “Marcas de esmaltes sem químicas tóxicas

  1. Nyle, adorei o post sobre esmaltes. E fiquei curiosa com o Acquarella.

    Olha os ingredientes do esmalte Acquarella :
    Aqua (CAS: 7732-18-5), Styrene Acrylates Copolymer, Acrylates Copolymer. May contain: CI 77489 (CAS: 1345-25-1), CI 77492 (CAS: 51274-00-1), Mica (CAS: 12001-26-2), CI 77891 (CAS: 13463-67-7) and/or CI 77499. Product contains no hazardous components under current OSHA definitions. European Union: None of the components of this product are listed in Annexes II, III of Directive 2008/42/EC or 76/768/EEC..

    Esse monte de siglas me deu medo. Normalmente é química bem ruim.

    O que vc acha?
    Vale a pena investir 16,00 mais taxas e impostos?

    Abraço

    1. Querida, na verdade esse é o nome “técnico” do ingrediente, por isso assusta um pouco. Eu investiria, mas atualmente a receita federal está taxando tanto que eu não sei se ficaria caro demais 😦

    1. Infelizmente, não pude incluir todas na lista, mas essas não são conhecidas por terem linhas free. Preferi não arriscar!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s