Receitas caseiras para lavar roupa

Sabão em pó, amaciante e alvejante são produtos úteis na maioria das casas. Mas, pouca gente desconfia que eles não são inofensivos: seus ingredientes podem causar alergias, problemas respiratórios e até serem poluentes.

A boa notícia é que esses produtos podem ser substituídos por inúmeras receitinhas caseiras naturais (alô, Bela Gil!), como sabão em pó de coco e amaciante de vinagre. Funciona? Sim!

Sabão em pó

receita-como-fazer-em-casa-sabao-em-po-de-coco-ecologico-para-lavar-roupas-001
Sabão de coco ralado como base para sabão em pó (Foto: Cristal Muniz/Um Ano Sem Lixo)

No blog Um Ano Sem Lixo, Cristal Muniz ensinou uma receita muito legal de sabão em pó caseiro à base de sabão de coco natural em barra e ingredientes como bicarbonato de sódio. Ela também utilizou o carbonato de sódio, mas já testei só com bicarbonato e funcionou!

  • Você vai precisar de: cerca de 100g de sabão natural de coco, um ralador bem afiado e 2 xícaras de chá de bicarbonato de sódio.
  • Como preparar: rale o sabão e coloque no processador. Nesse etapa, é importante que o processador esteja completamente seco para evitar que o sabão dissolva. Em seguida, acrescente o bicarbonato e bata até que fique vire um pozinho. Quando mais fino, melhor.
  • Rendimento: a receita resulta em cerca de 300g de sabão em pó, que podem render até 10 lavagens, dependendo da capacidade da sua máquina e da quantidade de roupa lavada.
  • Dica: adicione cerca de 10 gotas de óleos essenciais como lavanda, tea tree ou limão quando as roupas estiverem de molho na máquina. Vai ajudar na limpeza e também a perfumar.

Amaciante

Sabia que o vinagre é um amaciante natural de roupas? Para o UOL Mulher, o coordenador do Núcleo Alquimia do Instituto de Química da UNESP explica que ao adicioná-lo à lavagem, o ácido acético da substância consegue neutralizar as cargas negativas deixadas pelo sabão, da mesma forma como faz o amaciante.

Qualquer vinagre pode ser usado, desde que seja transparente, e não é preciso diluir antes do uso. É só colocar no compartimento da máquina onde vai o amaciante – são 100ml para cada 5kg de roupa. E para quem acha que as peças vão ficar cheirando salada: depois que seca, nem sinal dele.

Ah, só evite usar vinagre se a roupa for um tecido muito delicado, já que pode estragar as fibras.

Alvejante

Se você estiver lavando roupas brancas, adicione algumas colheres de sopa de água oxigenada 10 volumes no compartimento de alvejante. O peróxido de hidrogênio dá uma força na remoção das manchas.

Se elas forem pontuais e difíceis de tirar, a sugestão é: deixe a roupa de molho previamente. Depois, faça uma pastinha de bicarbonato de sódio e água oxigenada e aplique sobre a região manchada. Espere agir por uns 20 minutos e depois lave, preferencialmente à mão. A dica vale para roupas muito claras, apenas.

Anúncios

5 comentários sobre “Receitas caseiras para lavar roupa

  1. Nyle, adorei as dicas!! Vc tem algum post no seu blog que fala sobre sabão de coco vegano? Sempre fico com dúvidas em relação a isso. Bjs

    1. Oi, querida, o UFE é vegano. Ao menos eles sempre foi indicado e as informações que tenho é de que ele é vegano sim! beijão

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s