Criadora do “Um Ano Sem Lixo” ensina receitas caseiras de beleza

Em 2014, Cristal Muniz decidiu parar de jogar coisas fora. Criou o projeto Um Ano sem Lixo e desde então inspira muita gente, incluindo eu, e dá dicas práticas de como viver gerando o mínimo de impacto ambiental possível.

A iniciativa já completou um ano e, segundo Cristal, dá para viver dessa maneira, sim. “Foi mais fácil do que pensava e recebi muito apoio”, diz. “Quando vou no Subway e levo meu guardanapo de pano, eu explico o motivo. Sempre me entendem”.  Atualmente, ela ainda enfrenta algumas dificuldades, como substituir o papel higiênico e certas embalagens, mas nada que a faça desanimar do projeto. “Faz parte”.

cristal-muniz-um-ano-sem-lixo
Potes de vidro reaproveitados e sacolinhas de pano são alguns dos maiores aliados de quem quer produzir menos lixo (Foto: Cristal Muniz)  

Além dos guardanapinhos de papel, Cristal aboliu o plástico, evita industrializados, compra tudo que pode a granel, limpa a casa com produtos naturais e abandonou também produtos de beleza comuns. Eles geram lixo, poluem e contêm ingredientes poluentes e nocivos à saúde.

Segundo ela, fora esmaltes e sabonetes, tudo pode ser substituído por opções seguras e feitas em casa. Ela separou algumas dicas, mas pede: não é para sair jogando tudo o que você tem fora! “Troque aos poucos e doe o que não quer. O mais importante é ler os rótulos e saber o que você está usando.”

Abaixo, algumas receitas de beleza “faça você mesma” por Cristal.

Cristal Muniz Um Ano Sem Lixo Receita Caseira Beleza
(Foto: Cristal Muniz)

#Maquiagem: “É possível fazer blush à base de beterraba, óleo de coco e álcool de cereais. Já mostrei no blog uma receita de rímel usando apenas cera de abelhas, carvão ativado e óleo de coco.”

#Cabelos: “Recomendo o uso de xampus sólidos, que rendem mais e são ecológicos. Também dá para recorrer ao no-poo e lavar os cabelos utilizando somente bicarbonato de sódio e vinagre como condicionador. Óleos vegetais são ótimos para hidratar os fios.”

#Corpo: “Utilizo desodorante feito com óleo de coco e bicarbonato de sódio, que ajuda a combater as bactérias e o odor. A mistura também pode ser usada no lugar da pasta, para escovar os dentes.”

#Rosto: “Para lavar o rosto, uso o sabonete de buriti da Cativa Natureza. Para equilibrar a pele, aplico chá de camomila ou chá-verde, que possuem propriedades anti-inflamatórias. Como minha pele é seca, hidrato com óleo de coco. Semanalmente, aplico argila para desintoxicar”

Gostou? Tem alguma dica de beleza caseira para indicar?

Anúncios

4 comentários sobre “Criadora do “Um Ano Sem Lixo” ensina receitas caseiras de beleza

  1. Adorei seu blog. Também sou vegana, ariana e treteira,mas só se for pelos bichos. Queria colocar aqui meu amor incondicional pelas manteigas vegetais. Estou apaixonada pela manteiga de cacau in natura e pela manteiga de coco,que são,inclusive,comestíveis. Passo no corpo,rosto e cabelos. Bjs

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s