peppermint-oil

Aprenda a fazer repelentes naturais em casa

Em tempos de dengue, chikungunya e zika, nunca foi tão importante manter mosquitos longe. Mas apesar de serem fáceis de encontrar, os repelentes disponíveis em farmácias e supermercados podem fazer mais mal do que bem se usados frequentemente. Nesse sentido, as receitas naturais surgem como uma alternativa eficaz e menos agressiva para afastar os insetinhos indesejáveis.

Na forma de óleo essencial, plantas como lemongrass, hortelã pimenta, cravo e citronela são eficazes para espantar mosquitos. Como os óleos essenciais são substâncias muito concentradas, devem ser diluídos em óleos vegetais para não causarem irritação na pele. Além disso, precisam ser usados em quantidades certas.

Apesar do preço elevado, os óleos vegetais de origem amazônica como copaíba e andiroba são os mais eficazes para potencializar o efeito repelente nas receitas. Amêndoas e girassol são alternativas mais baratas. Entre as marcas que oferecem óleos vegetais de qualidade estão Laszlo, Terra Flor, Phytoterápica e Harmonie.

Receita de óleo repelente

andiroba
Um dos tesouros da Amazônia, a semente de andiroba oferece um óleo excelente para hidratar e nutrir a pele, além de repelir insetos (Foto: Reprodução/Embrapa)

Adicione três a quatro gotas de óleo essencial de citronela para cada colher de sopa de óleo vegetal, que pode ser amêndoas, copaíba ou andiroba. Aplique em regiões mais suscetíveis ao mosquito, como pernas, braços, mãos e pés.

Receita de spray corporal

Cymbopogon_citratus_leaves
A citronela é uma das plantas mais eficazes no combate aos mosquitos (Foto: Reprodução/Wikipedia)

Subprodutos destilação de plantas, os hidrolatos são águas que oferecem propriedades terapêuticas. O hidrolato de citronela pode ser misturado ao óleo essencial dessa planta para potencializar o efeito repelente. Outros óleos essenciais que podem ser usados são cravo, canela, hortelã pimenta ou lemongrass.

Basta acrescentar 10 gotas de óleo essencial em 100 ml de hidrolato e borrifar onde quiser no corpo (evitando a área dos olhos). Vale ficar atenta à reaplicação durante o dia.

Herbia e Bioessência são algumas das marcas que comercializam hidrolatos.

Aromatizador de ambiente

5055321374953_l_d
Os difusores elétricos “espalham” as propriedades da planta pelo ambiente através do aquecimento (Foto: Reprodução/Muji)

Os difusores elétricos são aparelhos que, através do aquecimento, liberam as químicas dos óleos essenciais no ambiente. Para reforçar o combate ao mosquito, pingue cerca de 15 gotas de óleo essencial de citronela, hortelã pimenta, cravo ou lemongrass no conteúdo do difusor e deixe na tomada até que a mistura evapore.


 

Referência: Bolsa de Mulher

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s