1455755757854

Cooked, série da Netflix, convida você a cozinhar sua própria comida e saber de onde ela vem

1455755757854
Nova série da Netflix critica a indústria alimentícia e ressalta a importância de cozinharmos o que comemos  (Foto: Divulgação)

Inspirada no livro “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação“, best seller do escritor e ativista Michael Pollan, Cooked é a mais nova série sobre alimentação da Netflix.

Ao longo de quatro episódios, Pollan mostra como os elementos fogo, água, ar e terra transformam a culinária. Em “fogo”, por exemplo, vemos a importância dele para a evolução humana e também para culturas como as dos aborígenes australianos, que fazem das chamas também um rito de passagem. Esse resgate às tradições é um dos fios condutores de toda a série, mas o ponto forte mesmo de Cooked é fazer com que repensemos nossos hábitos alimentares e a origem da comida.

Assim como em seus livros, Michael ressalta a importância de cozinharmos com as mãos, utilizando produtos frescos e de origem local. A crítica à indústria alimentícia, que nos entope de processados e nos faz esquecer o que é comida de verdade e de onde os alimentos vem, também é um elemento importante. “O que esperamos é que a série inspire pessoas a levantar de seus sofás e ir para a cozinha, não por obrigação ou dever, mas porque o processo é atraente”, ele disse em entrevista à Folha de S.Paulo.

cooked-bread
Em Cooked, Pollan literalmente põe as mãos na massa (Foto: Divulgação)

Apesar de achar o trabalho de Michael Pollan inspirador em vários sentidos, Cooked falha por não criticar o consumo de carne e de derivados de animais – inclusive, ela alfineta o vegetarianismo. Por mais que o escritor seja um bem-estarista, alguém que defende o consumo de alimentos de origem animal aliado ao bem-estar dos bichos, ele reforça a ideia ultrapassada, mas infelizmente ainda predominante, de que os animais existem para nos servir (chamamos isso de “especismo”). É um discurso que pode fazer sentido no contexto de aborígenes australianos ou qualquer outra comunidade isolada, mas não na atualidade, já que não precisamos de carne e derivados de animais para sobreviver.

Cooked é uma série valiosa por criticar a indústria alimentícia e propor um olhar mais cuidadoso em relação à alimentação e à produção da comida. Mas para quem está interessado em ir além e conhecer os impactos que o consumo da carne e dos derivados de animais causam principalmente para o meio ambiente, documentários como Cowspiracy (também disponível na Netflix) podem ser ainda mais valiosos.

E você, o que achou de Cooked?

2 comentários sobre “Cooked, série da Netflix, convida você a cozinhar sua própria comida e saber de onde ela vem

  1. Ai, eu bem que queria ter tempo (e paciência, confesso) para cozinhar minhas refeições, mas a verdade é que ultimamente mal tenho tempo de comer o que já está pronto :/
    Uma pena que não se encaixe bem no que você tem como estilo de vida

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras|Vem participar da resenha premiada e top comentarista de abril ♥

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s