Minhas primeiras semanas sem tomar pílula

20151015_100046
No período de um ano de uso do anticoncepcional, ganhei 8kg e perdi várias das minhas roupas preferidas. Será que vou voltar a entrar nesses shorts, meu povo? 

Como eu contei aqui, parei de tomar anticoncepcional e iniciei a tag #VidaSemPilula pra falar sobre o assunto e inspirar outras mulheres. Aguardei algumas semanas pra ver como meu corpo ia reagindo e acredito que já tenho o suficiente pra vir contar um pouquinho da experiência!

Os primeiros quinze dias foram complicadíssimos. Fui derrubada pelo cansaço, pela falta de ânimo e principalmente pela instabilidade emocional. Ao meu ver, meu corpo só estava reagindo à falta de hormônios sintéticos e forçando a barra pra voltar a produzi-los naturalmente.

Isso tudo aconteceu em parte porque fui irresponsável e decidi parar do nada com a pílula, sem acompanhamento médico. Portanto, meu conselho é: não repitam o mesmo erro e consultem profissionais que orientem vocês sobre como fazer a transição de maneira menos radical pro corpo.

IMG_20151007_090233
Na foto: Máscara Peeling de Cristais da Bioart, Gel Facial Peles Oleosas da Cativa, Sérum Facial Romã da Weleda e Limpeza Facial Floral da Ikove

Um dos meus maiores temores era em relação à minha pele, que sempre foi bastante oleosa na zona T e acneica. A oleosidade voltou firme e forte, mas as espinhas ainda não deram as caras. Acredito que a alimentação e a rotina de cuidados que tenho levado pode estar ajudando.

Passado o período inicial de turbulência, já comecei a notar as mudanças positivas. Dei uma bela desinchada, as roupas estão caindo melhor e minha circulação melhorou – notei isso porque minhas bochechas e lábios ficaram mais corados e as celulites também amenizaram. Outro benefício: meu apetite, que era insano, está normalizando.

Felizmente, ser vegana me afasta de um dos piores inimigos da pele acneica: laticínios! O açúcar contribui pra inflamação do corpo, então estou evitando a todo custo e tomando cuidado com o excesso de carboidratos. Mas minha alimentação não está das melhores por conta da rotina pesada. Ando mega sedentária 😦

20151015_100524

Graças às indicações das meninas do meu grupo no Facebook, vou começar a usar a tal da Maca Peruana, conhecida por dar uma help na fertilidade – comprei já faz um bom tempo na Zona Cerealista, aqui em SP, e paguei bem barato. Dizem que ela dá um up nos hormônios. Vamos ver!

Pras próximas semanas, vou redobrar o cuidado com a alimentação e tomar um suplemento vitamínico enquanto não marco uma consulta. Pra combater essa instabilidade emocional toda, vou retomar o uso de óleos essenciais. Aliás, fica a dica: alguns dos óleos essenciais que vale a pena investir nesse período é gerânio e sálvia esclareia, excelentes pros hormônios femininos. Pra acalmar, o OE de bergamota e lavanda!

Dúvidas? Desabafos? Indicações? Estou aceitando todas as dicas possíveis, gente! ❤

19 comentários sobre “Minhas primeiras semanas sem tomar pílula

  1. Parei de tomar faz 2 meses e meio. Realmente meus hormonios deram uma pane, fiquei 70 dias sem menstruar. Porém a médica me falou que isso era esperado mesmo, esse tempo de ajuste. Antes de parar de vez tive que terminar a cartela que eu estava e entrar num suplemento chamado Fem Rebalance (inclui Maca). A médica que eu fui aqui nos EUA eles chamam de Naturopata, é outra experiência mesmo do que com médico normal. Eu tb nao quiz tentar o DIU, então ela me indicou o FAM (fertility awareness method), método não-hormonal para mulheres aprenderem quando estão no pico da fertilidade à partir dos sinais corpóreos de temperatura e fluido cervical. Super indico pra vc dar uma lida sobre esse método. Esse livro é bem famoso aqui “Taking charge of your fertility”, infelizmente não foi traduzido, mas fala sobre esse método em profundidade.

    Abraços!

  2. Olá! Estou há 15 dias sem tomar a pílula e minha oleosidade na zona T aumentou expressivamente, por favor, você teria algo para me indicar para amenizar essa oleosidade?

  3. Oiie.. Nyle como foi sua menstruação? Eu parei de tomar também, terminei a cartela e não tomei mais, já faz 15 dias. Vc sabe me dizer se minha menstruação vai descer tipo no dia que eu menstruei a ultima vez? Ou será que desregula td? Eu vou colocar o DIU de cobre, tbm namoro, tenho medo de engravidar… Vc sabe algo sobre o DIU de cobre?? Se souber faz um post!!! Amo seu blog.. Beijo

    1. Oi querida! Minha menstruação atrasou só um pouco e depois veio normal todo mês, mas algumas meninas relataram que a delas demorou meses pra ir. Acho que pode ser legal você marcar gineco e fazer um exame pra ver se está tudo bem com seus hormônios, inclusive porque você está pensando em colocar DIU! Eu ainda sei super pouco sobre ele, estou pesquisando. É um bom assunto pra falar no blog mesmo ❤

    1. Oi, Flávia! Pode ter a ver sim. O ideal é procurar um médico e fazer exames pra saber como estao seus hormônios!

  4. Assim que acabar minha cartela, vou parar a pílula sem acompanhamento médico. Infelizmente, a cultura dos médicos que conheço é a do pânico e da pílula a todo custo. Mas estou consciente de que talvez as mudanças sejam bem bruscas no início, fazendo dessa forma hehe =)

Comente!

