Minhas primeiras semanas sem tomar pílula

20151015_100046
No período de um ano de uso do anticoncepcional, ganhei 8kg e perdi várias das minhas roupas preferidas. Será que vou voltar a entrar nesses shorts, meu povo? 

Como eu contei aqui, parei de tomar anticoncepcional e iniciei a tag #VidaSemPilula pra falar sobre o assunto e inspirar outras mulheres. Aguardei algumas semanas pra ver como meu corpo ia reagindo e acredito que já tenho o suficiente pra vir contar um pouquinho da experiência!

Os primeiros quinze dias foram complicadíssimos. Fui derrubada pelo cansaço, pela falta de ânimo e principalmente pela instabilidade emocional. Ao meu ver, meu corpo só estava reagindo à falta de hormônios sintéticos e forçando a barra pra voltar a produzi-los naturalmente.

Isso tudo aconteceu em parte porque fui irresponsável e decidi parar do nada com a pílula, sem acompanhamento médico. Portanto, meu conselho é: não repitam o mesmo erro e consultem profissionais que orientem vocês sobre como fazer a transição de maneira menos radical pro corpo.

IMG_20151007_090233
Na foto: Máscara Peeling de Cristais da Bioart, Gel Facial Peles Oleosas da Cativa, Sérum Facial Romã da Weleda e Limpeza Facial Floral da Ikove

Um dos meus maiores temores era em relação à minha pele, que sempre foi bastante oleosa na zona T e acneica. A oleosidade voltou firme e forte, mas as espinhas ainda não deram as caras. Acredito que a alimentação e a rotina de cuidados que tenho levado pode estar ajudando.

Passado o período inicial de turbulência, já comecei a notar as mudanças positivas. Dei uma bela desinchada, as roupas estão caindo melhor e minha circulação melhorou – notei isso porque minhas bochechas e lábios ficaram mais corados e as celulites também amenizaram. Outro benefício: meu apetite, que era insano, está normalizando.

Felizmente, ser vegana me afasta de um dos piores inimigos da pele acneica: laticínios! O açúcar contribui pra inflamação do corpo, então estou evitando a todo custo e tomando cuidado com o excesso de carboidratos. Mas minha alimentação não está das melhores por conta da rotina pesada. Ando mega sedentária 😦

20151015_100524

Graças às indicações das meninas do meu grupo no Facebook, vou começar a usar a tal da Maca Peruana, conhecida por dar uma help na fertilidade – comprei já faz um bom tempo na Zona Cerealista, aqui em SP, e paguei bem barato. Dizem que ela dá um up nos hormônios. Vamos ver!

Pras próximas semanas, vou redobrar o cuidado com a alimentação e tomar um suplemento vitamínico enquanto não marco uma consulta. Pra combater essa instabilidade emocional toda, vou retomar o uso de óleos essenciais. Aliás, fica a dica: alguns dos óleos essenciais que vale a pena investir nesse período é gerânio e sálvia esclareia, excelentes pros hormônios femininos. Pra acalmar, o OE de bergamota e lavanda!

Dúvidas? Desabafos? Indicações? Estou aceitando todas as dicas possíveis, gente! ❤

Anúncios

19 comentários sobre “Minhas primeiras semanas sem tomar pílula

  1. Parei de tomar faz 2 meses e meio. Realmente meus hormonios deram uma pane, fiquei 70 dias sem menstruar. Porém a médica me falou que isso era esperado mesmo, esse tempo de ajuste. Antes de parar de vez tive que terminar a cartela que eu estava e entrar num suplemento chamado Fem Rebalance (inclui Maca). A médica que eu fui aqui nos EUA eles chamam de Naturopata, é outra experiência mesmo do que com médico normal. Eu tb nao quiz tentar o DIU, então ela me indicou o FAM (fertility awareness method), método não-hormonal para mulheres aprenderem quando estão no pico da fertilidade à partir dos sinais corpóreos de temperatura e fluido cervical. Super indico pra vc dar uma lida sobre esse método. Esse livro é bem famoso aqui “Taking charge of your fertility”, infelizmente não foi traduzido, mas fala sobre esse método em profundidade.

    Abraços!

    1. Eu tava, mas parei porque eu ando descuidando da alimentação! Mas quero voltar a tomar, ela é muito boa!!

  2. Olá! Estou há 15 dias sem tomar a pílula e minha oleosidade na zona T aumentou expressivamente, por favor, você teria algo para me indicar para amenizar essa oleosidade?

  3. Oiie.. Nyle como foi sua menstruação? Eu parei de tomar também, terminei a cartela e não tomei mais, já faz 15 dias. Vc sabe me dizer se minha menstruação vai descer tipo no dia que eu menstruei a ultima vez? Ou será que desregula td? Eu vou colocar o DIU de cobre, tbm namoro, tenho medo de engravidar… Vc sabe algo sobre o DIU de cobre?? Se souber faz um post!!! Amo seu blog.. Beijo

    1. Oi querida! Minha menstruação atrasou só um pouco e depois veio normal todo mês, mas algumas meninas relataram que a delas demorou meses pra ir. Acho que pode ser legal você marcar gineco e fazer um exame pra ver se está tudo bem com seus hormônios, inclusive porque você está pensando em colocar DIU! Eu ainda sei super pouco sobre ele, estou pesquisando. É um bom assunto pra falar no blog mesmo ❤

    1. Oi, Flávia! Pode ter a ver sim. O ideal é procurar um médico e fazer exames pra saber como estao seus hormônios!

  4. Assim que acabar minha cartela, vou parar a pílula sem acompanhamento médico. Infelizmente, a cultura dos médicos que conheço é a do pânico e da pílula a todo custo. Mas estou consciente de que talvez as mudanças sejam bem bruscas no início, fazendo dessa forma hehe =)

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s