As Novidades de Cosméticos Naturais da Bio Brazil Fair 2015

Como todo mundo já estava sabendo, nos últimos dias 10, 11, 12 e 13 de junho aconteceu em São Paulo a Bio Brazil Fair 2015, maior feira de produtos naturais e orgânicos da América Latina.

Fui lá conferir de pertinho os lançamentos das marcas de cosméticos que a gente adora. Vem ver:

Bioart

20150611_142354

Cada coisa mais linda que a outra! As embalagens dos sabonetes e das máscaras de argila foram totalmente renovadas (as fórmulas dos sabonetes também). Novas cores de pó chegaram: uma pra pele bem clara e outra pra pele negra. Complementando as 2 opções que já existiam (Rosa e Terracota), mais uma cor de blush, a Bronze, foi adicionada.

20150610_122105

20150610_125208

Os óleos perfumados também são um super lançamento da marca. São 3 aromas: Alma Feliz, Tranquilidade e Alegria. Alma Feliz combina lavanda e grapefruit, Tranquilidade explora a lavanda individualmente e Alegria combina lavanda e laranja, numa pegada mais cítrica. Todos os perfumes tem base em óleos vegetais, além de serem veganos e naturais.

Feira-NaturalTech-2015.-Bioart-3-800x450
Novas tonalidades de pó. Foto por Nicole Gonçalves, retirada do blog Make Over Day

20150611_155710

Vale destacar que a marca agora recebe o selo da EcoCert. Isso quer dizer que os produtos passaram por processo de certificação natural e orgânica e estão ainda mais seguros, sem químicas nocivas pra saúde e pro meio ambiente. Lindo! Além disso, o gloss em breve será vegano (atualmente, contém cera de abelha).

E posso contar um segredo? Mais uma fragrância está vindo por aí e, pra quem gosta de aromas adocicados como eu, vai ser babado. Aguardem!

Sublime Rituais

biobox
Foto por Soraia Zonta, via Instagram

A Sublime não é uma marca de cosméticos naturais, mas sim um projeto bem legal da queridíssima Isadora Caporali. São caixinhas que os clientes recebem em suas casas mensalmente, recheadas de cosméticos naturais e veganos. Cada mês é um ritual de bem-estar – por exemplo: se o tema é “Relaxe”, você recebe produtos à base de ingredientes naturais calmantes.

Em parceria com a Bioart, a Sublime lançou uma caixinha somente com produtos da marca. Recebi uma Ritual Box de presente e em breve falo mais sobre!

Alva Brasil

alva
Primeira fileira, da esquerda pra direita: Violeta Nude, Laranja Nude e Marrom Nude, novas cores de batons da linha Matte. Foto por Fernanda Cannalonga, retirada do site Modefica.

A Alva lançou novas cores incríveis de batons com a linha Tropicalis, inspirada na beleza das terras tropicais. Ao contrário do que se espera de uma linha com uma vibe mais tropical, as cores não são vibrantes, mas mesmo assim bonitas. Predominaram novas tonalidades bem neutras (rosa, marrom e suas variações) e com acabamento cremoso (sem partículas de brilho). Vai estar disponível pra venda daqui a poucos meses.

A linha Matte também foi apresentada oficialmente. São 3 novas cores de batom (Violeta Nude, Marrom Nude e Laranja Nude), 2 tonalidades de pó compacto (Claro e Médio) e 2 duos de sombra (Oliva e Marrom). Fiquei apaixonada pelo pó, que tem uma cobertura bacana e acabamento opaco bem natural. Apesar de eu ser bem branquinha, a cor médio se adequou bem à minha pele.

Os produtos da linha Matte já estão disponível na Alva Store e chegando aos poucos nos revendedores da marca.

Acorelle

20150610_112934

A Alva também trouxe pro Brasil a Acorelle, marca francesa de cosméticos naturais e orgânicos. A linha infantil é totalmente hipoalergênica e conta com produtos como shampoo, gel dental, perfume, etc.

O destaque mesmo é pros perfumes, que são 100% naturais e veganos (a base é álcool, óleos essenciais e extratos vegetais). As opções de aroma são inúmeras na versão 50ml (embalagem de vidro, toda elaborada), desde bem adocicados até os mais florais e fresquinhos. O de baunilha Eau de Parfum foi meu preferido.

A Acorelle também chega com cera depilatória totalmente natural (aparentemente vegana, não tinha cera de abelha) desodorantes e alguns produtos de cuidados pro corpo. Os protetores solares naturais (sem filtros químicos, nano partículas ou outros ingredientes ruins) também chamaram muita atenção, mas pela textura eu pude perceber que, pra quem tem a pele do rosto oleosa ou mista, vai ser uma opção apenas pro corpo mesmo.

O mais levinho é a versão spray, que tem boa espalhabilidade e absorção rápida. Não notei nenhum deles deixando a pele esbranquiçada, o que é ótimo.

Eu não conhecia a Acorelle, mas foi uma surpresa boa. As formulações são bem naturais mesmo e os produtos parecem de ótima qualidade.

Cativa

20150610_115948

A Cativa inovou mais uma vez e trouxe o Shampoo Sólido de Pitanga. O produto é vegano, natural, formulado com ingredientes orgânicos e contém 5x mais ativos que os extratos disponíveis no mercado, por isso conta com mais benefícios antioxidantes e regeneradores da fruta. Também contém ingredientes como Aloe Vera, Copaíba e Cupuaçu, prometendo mais maciez e restauração de brilho pros cabelos.

Livealoe

20150610_145943

A marca está investido bastante na sua linha 100% natural e voltada pra aromaterapia, o que é algo excelente. As novidades são os bálsamos hidratantes, cujo foco é nutrição e hidratação pra peles com necessidades especiais, como manchas, ressecamento, falta de viço, etc. Pra quem tem pele mista a oleosa, uma das opções é o Bálsamo de Lavanda (e a textura é, de fato, bem levinha).

O Creme Balsâmico Aloe e Copaíba é bastante indicado pra problemas como psoríase e eczema, já que ajuda a acalmar a pele. Também fazem parte da linha 100% natural: Shampoo Aloe e Jabuticaba, Shampoo Aloe e Moringa, Leite Cremoso Corporal, ÓleoAloe Precioso, Loção de Limpeza Facial Aloe Moringa, enxaguante bucal e desodorante.

Fico feliz que a marca tenha usado as críticas pra se reestruturar e se adequar às demandas dos consumidores. Ainda trabalha com linhas de produtos que não são naturais, vale destacar, mas foi possível perceber que pretende dar bastante ênfase nas novas formulações.

Terra Flor

20150610_142242

A Terra Flor é uma marca bem conceituada no ramo de aromaterapia, conhecida por seus óleos essenciais e vegetais de qualidade. Os grandes lançamentos da empresa pra essa feira foram os aromas spray e roll-on. Os produtos fazem parte da coleção “Terra Flor Raro” e trazem 4 fragrâncias: Cacau Citrus, Gerânio Roseum, Jasmim e Rosas.

O aroma spray é indicado pra usar no ambiente, em roupas, armários, lençóis, etc (pode ser usado até na pele, mas no ambiente é o ideal). O roll-on é um perfume cuja base é óleo vegetal (assim como os da Bioart) e pode ser usado em pontos como nuca, pulsos e atrás das orelhas pra liberar seu aroma e as propriedades terapêuticas. O Cacau Citrus foi meu preferido: tem cheiro de chocolate, mas algumas notas de laranja dão um toque exótico e menos enjoativo.

Surya

surya
Foto por Fernanda Cannalonga, retirada do site Modefica.

Ao contrário do que se esperava, a Surya não lançou esmaltes, infelizmente. Mas trouxe uma novidade bem legal: o removedor. O produto não contém acetona, DBP, formol, BHT, derivados de petróleos, silicones, tolueno, ingredientes de origem animal e outras tranqueiras que encontramos nas “acetonas” comuns e acabam com a nossa saúde. Além disso, conta com óleos orgânicos de Argan, Buriti, Patauá e glicerina vegetal, evitando que as unhas fiquem ressecadas e esbranquiçadas.

O Removedor de Esmaltes faz parte da linha Exotic Animals, que em breve será expandida com outros lançamentos (como os esmaltes) e também inclui lixas e palitos de unha sustentáveis, feitos de bambu.

Weleda

20150610_143109

Sucesso no exterior, a Weleda traz pro Brasil a linha Skin Food, que oferece nutrição intensa e proteção pra áreas ressecadas. Os produtos podem ser usados em qualquer parte do corpo e contam com um blend de 4 ativos principais: calêndula, camomila, amor-perfeito (ingredientes calmantes e emolientes) e alecrim (ação revitalizante e tonificante). A Skin Food leva cera de abelha e lanolina como base, não sendo uma opção pra quem é vegan. Uma pena!

Arte dos Aromas, Phytoterápica e Prymeva

20150611_135859

A Arte dos Aromas não trouxe nenhuma grande novidade pra essa feira, apenas novas embalagens pras velas de massagem – segundo a marca, os lançamentos virão no próximo semestre. A Phytoterápica também não, mas destacou um dos seus produtos recentes, o óleo de semente de uva orgânico.

20150610_141233Prymeva é uma marca relativamente nova no mercado de cosméticos naturais e trabalha com uma linha orgânica bem bacana. Os preços são honestos, as formulações são realmente naturais e a qualidade é excelente. O stand estava super bonitinho e os donos da marca são uns queridos. No entanto, nada de novo além das embalagens 😦

Jason Gilbert

20150610_114754

A Jason Gilbert aparece como uma opção interessante e mais acessível de cosméticos naturais. Não pude conferir todos os produtos, mas as formulações que olhei eram bem tranquilas, livres das principais químicas nocivas encontradas nos produtos convencionais. Sem alumínio, parabeno, derivado de petróleo, liberadores de formol, fragrâncias e corantes artificiais. Acho que vale a pena experimentar!


Gostaria de agradecer MUITO a todas as leitoras que encontrei ao longo desses 4 dias e me trataram de maneira muito carinhosa. Espero poder encontrá-las mais vezes, viu? Vocês são demais! ❤

Em breve farei outro post pra comentar sobre os demais lançamentos da feira no nicho de alimentos, limpeza e vestuário. Aguardem!

19 comentários sobre “As Novidades de Cosméticos Naturais da Bio Brazil Fair 2015

    1. Eu não lembro exatamente o preço, acho que estava na faixa de 40 reais, mas de qualquer forma o shampoo sólido dura BEM mais que o convencional, então mesmo sendo preço similar, rende muito mais. bjssss

  1. Eita, quanta coisa bacana! É muito legal ver esse mercado crescer. 😀 Fiquei muito curiosa com esse shampoo sólido e achei bacana demais a Alva lançar batom matte – tava na hora já.
    Tem um tutorial meu nessa revista da Ritual Box. *-* Tô louca pra ver a revista. ^_^

    Beijos

  2. Muito legal suas observações sobre a feira, difícil colocar tudo em um post só hein. Só fiquei triste e contente ao mesmo tempo porque fui ao stand da Alva e não fiquei sabendo sobre o protetor solar. Então vamos ter uma marca de protetor solar natural no Brasil??
    Obrigada Nyle!

    1. Difícil mesmo, por isso só soltei o post hoje hahahah. Infelizmente o foco não era na Acorelle, por isso podem não ter te falado. Eu estava trabalhando lá nos últimos dois dias, se soubesse teria te encontrado pra explicar melhor. Mas sim, eles são naturais 😀 beijos

  3. Muita novidade legal, adorei o lançamento da Cativa! Tomara que os sólidos durem mais mesmo, pois os shampoos naturais da cativa saem um pouco caro pro meu cabelão…não duram nem um mês! A feira devia estar demais! Não pude ir (sou de Porto Alegre), mas teu relato ajudou muito! Obrigada!

  4. E eu aqui dura, fiquei só na vontade! Mas no próximo ano quero ir a essa feira com certeza, e te dar um abraço também, é claro! =)

  5. Fui no stand da Jason Gilbert e a moça que me atendeu disse que era tudo vegano. Fui olhar e já dei de cara com mel na formulação. Também não achei legal falar que os produtos eram orgânicos sem terem certificação. Enfim, os produtos podem ser ótimos, mas acho que precisam ser mais transparentes e preparados no discurso.

    1. É um erro muito comum nesses stands, infelizmente. Nunca estão devidamente preparados. Acho triste. Mas vc deveria comunicar pra eles por email. Eu tb vou mandar! Obg pelo aviso :)))

  6. Eu adorei a feira o que mais impressionou foi os preços
    o BB Cream Cativa e o xampu da Prymeva.
    Produtos excelentes

  7. Nyle!!!! Puxa… Fui atendida por vc na feira!!! Agora q vi q foi vc!!! Leio muito todos os seus posts e agradeço por todas as informações q vc nos passa!!!

  8. Que demais!!! Acabei vendo isso só agora! Estar na BioBrazil este ano nos deu grandes expectativas. É lindo ver a produção de cosméticos orgânicos crescendo e se profissionalização tanto! ❤

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s