Comparando Cremes Dentais Orgânicos

geldental

Há um tempo atrás achar opções de creme dental sem flúor e surfactantes sintéticos perigosos era uma luta. Agora, no entanto, com lançamentos da Cativa Natureza e da Suavetex (empresa que fabrica a pasta Contente), a situação melhorou bastante e é possível achar esses produtos com facilidade.

O Creme Dental Orgânico da Contente (ou da Orgânico Natural, mesma coisa) é livre de flúor, lauril sulfato de sódio (sodium lauryl sulfate), triclosan, corantes artificiais, além de possuir 95% de insumos naturais. O Gel Dental da Cativa também é livre das químicas citadas anteriormente. Ambos os produtos são veganos e não testados em animais e usam ingredientes como hortelã, camomila, juá e xilitol pra garantir propriedades bactericidas, antissépticas e anti-inflamatórias.

Ainda em relação à formulação, é possível dizer que o Gel Dental da Cativa é ainda mais natural que o Creme da Contente, tanto porque utiliza blend de óleos essenciais, quanto porque não usa adoçantes e fragrâncias artificiais. A Contente usa a sucralose e a Cativa, sorbitol.


Comparando

O sabor do Gel Dental da Cativa não me agradou no começo, mas com o tempo achei tranquilo e passei a gostar bastante da refrescância que ele proporciona. Já o Creme Orgânico da Contente é bem mais neutro e o toque de hortelã é muito suave. Pro meu gosto (e pro gosto do meu namorado, que também experimentou), falta um pouco mais de sabor fresquinho nele.

A textura dos dois produtos é super diferente: enquanto um é um gel fluido (o da Cativa), o outro é um creme mesmo, mais próximo dos cremes dentais comuns. Ambos fazem pouca espuma na hora da escovação devido à ausência de surfactantes nocivos, mas isso não quer dizer que não limpem suficientemente os dentes.

Por falar em limpeza, mesmo sendo cremes dentais bem naturais não ficam devendo em relação ao hálito. Claro que se você comeu um bom tanto de alho e cebola vai precisar escovar os dentes mais de uma vez, mas em condições normais eles não me decepcionam.

Apesar de ter gostado muito muito de ambos, destaco aqui um problema que tive com o uso contínuo dos produtos: amarelamento dos dentes. De início achei que fosse um problema só meu, mas no grupo de Cosméticos Naturais no Facebook algumas pessoas também disseram que notaram amarelamento dos dentes. Não foi unanimidade, várias disseram que não passaram por nada disso, mas achei interessante mencionar. Tenho contornado o problema com o uso de argila branca 1x por semana, junto à escovação (bicarbonato de sódio também serve).


Conclusão

Em termos de formulação, conceito e refrescância, fico com o da Cativa. Mas a textura do Creme da Contente me conquista mais. Logo, acho bem difícil eleger um preferido at all, mas ambos os produtos são bem interessantes mesmo. Arrisco dizer que um creme dental perfeito pro meu gosto seria uma junção do da Cativa com o da Contente!

Recentemente, ao falar com a Rose, proprietária da Cativa, ela me explicou que o Gel Dental da marca tem sido bastante usado por pacientes de quimioterapia, pois não é preciso dilui-lo. Achei uma curiosidade bem legal.

Onde comprar

Em SP já é possível encontrar o Creme Dental da Contente em muitas lojas físicas (confira aqui) e também online pra quem é de fora. O Gel Dental da Cativa pode ser comprado na loja online da marca e em lojas de cosméticos naturais como Matriz Natural e Beleza do Campo.

9 comentários sobre “Comparando Cremes Dentais Orgânicos

  1. Nyle, tudo bem? Sempre acompanho seus posts. O link para o post completo está vazio. Vc me manda o post da pasta de dente?

    Enviado do meu iPhone

    >

  2. Nyle, também notei meus dentes mais amarelados com o uso do gel dental da cativa! e também jurei que fosse um problema só meu, ainda mais que estou com aparelho…
    Pode me explicar como você usa a argila? Pode ser qualquer marca ou tem alguma indicação?

    1. Eu gosto bastante da argila da Terra Matter e da Cativa. Você usa a argila em pó pura mesmo. Coloca uma colherzinha de café num recipiente, coloca o Gel Dental na escova e depois passa a escova nesse recipiente, “sujando” de argila. Escova o dente normalmente. Se sobrar, repete o processo! Deu pra entender ou tá confuso ainda? hahahah bjssss

  3. Nyle, você experimentou os outros lançamentos da feira? Tem o do Jason Gilbert, da Quiropraxia Jason Gilbert e o da Auromere Ayurvedic Imports também, outras 2 boas opções.

Comente!

