Chegou ao Brasil: absorventes veganos e orgânicos da Natracare (ecoabsorventes)

Esse ano tem sido de muitas novidades para o mercado de orgânicos no Brasil. Antes da chegada da Natracare ao Brasil, as veganas (ou mulheres que queriam produtos não testados em animais) passavam aperto para comprar absorvente descartável por aqui (já que todas as marcas testam em animais). Felizmente, agora não somos mais obrigadas a recorrer a absorventes convencionais, que são poluentes, testados em animais e nocivos à saúde da mulher.

Os absorventes da Natracare são veganos, hipoalergênicos (isto é, feitos para diminuir o risco de alergias), 95% biodegradáveis,  não testados em animais e confeccionados com algodão orgânico certificado, que permite que a pele “respire”. Em sua composição não levam plástico, superabsorventes de poliacrilatos, derivados de petróleo, ingredientes sintéticos e perfumes. A marca disponibiliza vários modelos de absorventes internos e externos (falo sobre eles no final do post).

Os modelos que a Natracare me enviou para testar foram o Ultra Pads Regular e o Ultrafino. O Ultra Pads Regular é um modelo de absorvente externo com abas, mais fino e indicado para fluxo regular. O Ultrafino é um modelo de absorvente diário que, como o nome mesmo sugere, é bem fino e prioriza a discrição.

absorvente-externo-ultra-pads-regular-com-abas

Visualmente e anatomicamente, os absorventes da Natracare não diferem tanto dos convencionais. Achei que têm uma cobertura macia, design interessante, confortável e é perceptível, pela suavidade do material, que são produtos confeccionados para não agredir o corpo da mulher e o meio ambiente. O meu fluxo é regular, porém nos primeiros dias da menstruação ele tende ao médio.

Como o Ultra Pads Regular é mais fino e para fluxos regulares, não me senti tão segura nesses primeiros dias (apenas depois de uns 3 dias, por aí, quando o fluxo ficou mais contido). Não tive vazamentos e nem passei nenhum sufoco, mas não me arrisquei a ficar mais de 3 horas sem trocar de absorvente quando estava fora de casa. De um modo geral, achei que a cobertura de algodão absorve bem e não decepciona. Nem senti falta do absorvente convencional.

A única coisa que eu poderia considerar um possível defeito é que, certamente por priorizar a pegada ecológica do produto, a parte de trás do absorvente não tem cola ao longo dele todo, apenas em algumas partes. Isso não atrapalha na hora de colá-lo na calcinha, mas dificulta fazer um rolinho com ele ao descartar no lixo. É um detalhe que algumas pessoas vão achar irrelevante, eu mesma não me importei tanto, mas vale mencionar e seria legal se fosse diferente.

Para quem tem um fluxo regular/normal de fato, o Ultra Pads Regular cumpre o que promete. Como o meu varia ao longo dos dias da menstruação e tende ao médio no comecinho, eu optaria pelo Ultra Pads Super com Abas, Pads Regular ou Pads Super (falarei desses modelos mais adiante).

absorvente-externo-ultrafino

Eu não sou adepta dos absorventes diários. No entanto, em algumas ocasiões e certos dias do ciclo, são extremamente úteis, principalmente quando passamos muito tempo fora de casa por algum motivo. O absorvente diário Ultrafino da Natracare é extremamente discreto, macio e confortável. Das vezes que precisei usar, ele me salvou muito. Se eu precisasse usar todos os dias, seria uma opção bem válida. O único porém dessa versão é que os absorventes não são embalados individualmente, portanto não dá para levar na bolsa sem ser na caixa, que é meio grandinha. Mas para quem faz questão disso, a marca disponibiliza a versão “Normal“, que vem com embalagens individuais.

__________________________________

De modo geral, gostei demais dos produtos e acho que não é nem de longe uma opção “quebra-galho” em relação aos absorventes convencionais: são produtos que aliam o respeito ao corpo, ao meio ambiente e aos animais sem deixar a qualidade e eficiência de lado. São bem mais caros que os absorventes comuns, é verdade (preços entre R$12 e R$20 cada caixinha), mas todo dinheiro que gastamos em saúde e preservação do meio ambiente e dos animais é um dinheiro bem gasto e com retornos positivos para nós a curto, médio e longo prazo.

Como prometido, abaixo estão os modelos de absorventes disponibilizados pela Natracare:

Absorventes externos Natracare

Os modelos “Ultra Pads” são mais finos e discretos. Já os “Pads” são um pouco mais reforçados e com cobertura “confortavelmente acolchoada”, segundo a marca.

  • Ultra Pads Regular com Abas: tamanho médio (normal) e indicado para fluxos regulares.
  • Ultra Pads Super com Abas: tamanho um pouco mais comprido que o normal e indicado para fluxos médios.
  • Ultra Pads Super Plus sem Abas: tamanho normal e indicado para fluxos intensos. Sem abas.
  • Ultra Pads Long com Abas: maior tamanho disponível e indicado para fluxos intensos.
  • Pads Regular: tamanho normal, sem abas e indicado para fluxo médio.
  • Pads Super: tamanho normal, sem abas e indicado para fluxo intenso.
  • Pads Night Time: tamanho normal, sem abas e indicado para fluxo muito intenso.
  • Dry & Light: indicado para quem sofre com incontinência urinária.

Absorventes diários Natracare

  • Curved: tamanho normal, sem abas. Modelo feito para se adaptar melhor a diversos tipos de roupa íntima.
  • Mini: menor tamanho disponível, sem abas. Para quem quer absoluta discrição.
  • Tanga: tamanho normal, com aba. Indicado para modelos de calcinha fio dental/tanga.
  • Normal: tamanho normal, sem abas. Tem o diferencial de ser embalado individualmente (ao contrário dos outros da linha), o que facilita na hora de levar na bolsa.
  • Ultrafino: tamanho normal, sem abas. Modelo ultrafino.

Absorventes internos Natracare

  • Regular 10: para fluxos normal ou regular. 10 unidades.
  • Regular 20: para fluxos normal ou regular. 20 unidades.
  • Super 10: para fluxos intensos. 10 unidades.
  • Super 20: para fluxos intensos. 20 unidades.
  • Super Plus 20: para fluxos muito intensos. 20 unidades.

_____________________________

Você pode encontrar os produtos na loja da marca, Lohas Store, ou em lojas como a Beleza do Campo.

15 comentários sobre “Chegou ao Brasil: absorventes veganos e orgânicos da Natracare (ecoabsorventes)

  1. Eu comprei um pacote de cada na Iherb para testar (uma caixinha ultrapad, um pacote natural pads, uma caixinha panty liners-absorvente diários, e uma caixa cotton tampons super-absorvente interno). O IHERB foi o site mais barato que achei (muuuuuiiiiito mais barato que qualqer lugar/site aqui no Brasil) e com o frete acabei gastando uns 70 reais e demorou quase dois meses pra chegar aqui em casa!! Eu fiquei dividida com este produto , pois apesar de serem ecologicos, são muito caros ( 3 vezes o valor de um comum), demoram para chegar e são desconfortaveis. O absorvente diário não tem muita diferença de um comum , já o interno por não ter aplicador e ser o algodão seco causa atrito e muito desconforto na hora do uso e da retirada também, já o natural e ultra pads não são anatômicos e parece que você está usando uma fralda hahaha sem contar que se for um dia de calor e ocorrer maior transpiração na região da virilha ou uso de calça jeans apertada por exemplo, a camada de algodão que fica em contato com a pele começa a se soltar e desfazer… para quem está acostumada a usar um absorvente que custa 3 reais um pacote, absorve super bem, tem um toque suave e ainda é anatômico, vai sentir muita diferença… eu não gostei muito apesar de já ser um bom começo…

    1. Como a gente menstrua todo mês, não compensa comprar fora do país porque demora horrores. O que eu usei não achei desconfortável, mas eu vou tentar outra versão mais por causa do fluxo mesmo. O interno eu nunca usei, mas mesmo os convencionais já acho horrível. não aconteceu comigo de desfazer o algodão, mas também acho que isso decorre de ficar muitas horas com o mesmo absorvente, não? Se você trocá-lo a cada 3 horas, por aí, que é o indicado (até porque começam a juntar bactérias e etc por conta da umidade), eu acho que não terá esse problema.

      Eu acho que você tem que pesar os malefícios pra saúde e o impacto ao meio ambiente e aos animais… Você paga menos, mas e o gasto com saúde que você pode ter mais tarde? E o impacto ambiental e animal? Sei lá, acho que não compensa, pelo menos pra mim. Mas cada um pensa de uma forma 🙂

    1. É verdade! Os coletores são ótimas opções, mas nem todo mundo se adapta. Nesses casos, é bom ter outra opção

  2. Queria comprar em loja física porque o frete não compensa. Mas achei o preço dos absorventes de uso diário bem competitivo. Vou trocar minha escolha com certeza. Só preciso fazer pedido grande.

    1. É verdade! Pra certas regiões não compensa :/ mas se fizer um pedido grande acaba sendo mais negócio, eles valem mesmo a pena

    1. Maria, confesso que ainda não me aprofundei nesse assunto da soja pra poder falar com propriedade. Desculpe.

Comente!

