Tratamento estético sem testes em animais e usando produtos naturais

IMG-20141016-WA0005 Eu achava que era meio improvável fazer qualquer tratamento estético sem o uso de produtos que não fossem veganos ou que fossem testados em animais. Não passava pela minha cabeça também que existissem profissionais preocupados em usar produtos orgânicos e não impactar o meio ambiente. Mas aí conheci o trabalho da Francine Pezeta, aqui em São Paulo. A Fran é fisioterapeuta, terapeuta corporal e trabalha com um conceito totalmente diferente, chamado “Estética de Cuidados“.

Os produtos usados por ela não são testados em animais e, se o paciente for vegano, a Fran também oferece produtos para esse tipo de público. Os cosméticos usados no tratamento são naturais (ela trabalha com marcas como Alva, Laszlo e muitas outras famosas nesse nicho de orgânicos), o que é um diferencial incrível. A maioria dos procedimentos estéticos convencionais usam produtos extremamente agressivos para a saúde e para o meio ambiente, além de serem testados em animais.

Através do conceito do “slow beauty”, ela procura não só cuidar esteticamente do paciente, mas proporcionar bem-estar. Tudo no tratamento é pensado para trazer conforto, tranquilidade – enfim, cuidar do corpo e da mente. Para tanto, Francine faz uso de um tratamento individualizado, de acordo com as necessidades de cada um e também utiliza óleos essenciais, quando necessário. Para quem não conhece, óleos essenciais são formados por compostos químicos voláteis que concentram todas as propriedades das plantas das quais ele é extraído. São extremamente poderosos e apenas algumas gotas são capazes de trazer benefícios perceptíveis no corpo, fisicamente e psicologicamente.

Há algumas semanas concluí meu tratamento com ela e hoje venho contar como foi! Confere:

Tratamento com Fotomodulação

A fotomodulação utiliza laser de baixa potência para trazer benefícios à pele (e também pode ser combinado a outros produtos, como cosméticos, para trazer maiores resultados). De acordo com a apresentação do tratamento, “a fotomodulação é indicada para rejuvenescimento facial, manchas de sol, marcas de expressão, acne, olheiras. Tem ação antioxidante, despigmentante, bactericida e anti-inflamatória. Tem ainda efeito tensor e clareador. Pode ser realizado em qualquer fototipo de pele, em mulheres e homens.”

São usados dois tipos de luz, de acordo com a necessidade do paciente, a luz vermelha e a luz azul. A luz vermelha tem efeito anti-inflamatório e anestésico. A luz azul tem efeito bactericida, tensor (combate a flacidez da pele) e iluminador. Apesar de envolver o laser (o que põe medo em muita gente), o tratamento é rápido, indolor e não nocivo para a saúde. Uma sessão costuma a durar cerca de 1 hora e dá até para dormir na maca, de tão tranquilo que é!

Os Resultados

Foram umas 9 sessões, ao todo. Infelizmente, ao longo do tratamento, eu e a Fran não tínhamos nenhuma câmera para tirar fotos, só nossos celulares mesmo. No entanto, a baixa resolução não captava a diferença na pele em relação à textura, luminosidade, linhas de expressão, etc. De qualquer forma, eu fiquei bem atenta aos efeitos e anotei tudo para não esquecer de nada!

Quando comecei o tratamento eu estava com algumas manchinhas de espinha na testa, espinhas pontuais no rosto (nada tão problemático) e linhas de expressão mais evidentes, uma na testa e duas ao redor da boca (o famoso “bigode chinês”). Claro que, como tenho 21 anos, essas linhas não eram rugas profundas e extremamente visíveis. Mas dava para perceber e me incomodavam um pouco.

Nas primeiras sessões pude perceber melhoras nas espinhas, que desinflamaram bastante, ficando menos vermelhas. O laser acelerou e muito o processo secativo e, alguns dias depois de cada sessão, elas iam desaparecendo aos poucos. A maciez da pele (devido à esfoliação que a Fran fez junto ao laser e também à atividade hidratante que ele tem) foi perceptível. Outra coisa que notei bastante desde a primeira sessão foi o brilho que o tratamento dá à pele. O topo das minhas maçãs do rosto ficaram mais luminosas, o que eu achei demais.

Do meio para o final do tratamento, passei a notar diferenças maiores em relação às linhas de expressão e manchas. As manchinhas de espinha da minha testa clarearam bastante e as linhas de expressão foram atenuadas. Nada milagroso, é claro, mas eu senti uma diferença considerável, ficaram bastante sutis. Atualmente, depois das sessões feitas, as espinhas melhoraram uns 90%. As manchas estão quase imperceptíveis, assim como as linhas de expressão que me incomodavam. A pele está mais uniforme e luminosa.

Não dá para dizer que minha pele está perfeita e que nunca mais farei nenhuma intervenção estética nela. Vale lembrar que procedimentos que deixam a pele absurdamente perfeita geralmente custam caro e não falo do preço que envolve dinheiro: são tratamentos que intervêm agressivamente na pele/corpo e, a longo prazo, trazem consequências negativas para ambos. Dentro do respeito ao meu corpo e à minha pele, entendendo que perfeição é utopia, digo que estou extremamente satisfeita com os resultados e me sentindo ainda mais bonita!

CAM01515
Selfie mocoronga para mostrar um pouco de como minha pele está atualmente, apesar da resolução porca do celular!

Considerações

Assim como não adianta usar um creme para celulite se você continuará se alimentando mal, não praticando atividade física, fumando, etc., não adianta fazer tratamento estético se, fora do consultório, você não cuida minimamente da pele e do corpo. Digo isso porque, no meio do tratamento, eu comecei a me alimentar mal (aka comer pacotes de bolacha recheada com mil gramas de gordura quase todo dia, entre outros crimes) e minha pele ficou uma bostinha, toda oleosa e brotando umas espinhas monstras no intervalo entre as sessões. Levei um puxão de orelha da Fran e, depois que voltei a me alimentar corretamente, meu rosto voltou ao normal.

Portanto, tenha em mente que nenhum tratamento estético faz milagre e o sucesso dos resultados também depende de você. Alimente-se corretamente, cuide de seu rosto (fazendo a limpeza 2x por dia, com produtos adequados para o seu tipo de pele), pratique atividade física, procure manter o equilíbrio emocional (o estresse é terrível para a pele, tanto no sentido de envelhecê-la quanto de agravar espinhas). Se você sofre com acne, não se esqueça de procurar um(a) ginecologista ou urologista para saber se a causa dela não é desequilíbrio hormonal.

 Mais informações

Aqui em São Paulo, a Francine atende na clínica HT Pilates (Avenida São Gualter, 1949, Alto de Pinheiros, São Paulo – SP). Ela faz não só tratamento facial com fotomodulação como também drenagem linfática (fiz e recomendo muito!), massagem, etc. Você pode entrar em contato com ela por e-mail (francineft@gmail.com), nos telefones da clínica (11 2619-9245 e 11 8104-0591) ou por Whatsapp (11 97545-5534). A fotomodulação custa R$ 130 se for sessão única, mas se o paciente quiser fazer fazer o tratamento completo para obter resultados mais expressivos ou um número maior de sessões, ela dá um pequeno desconto. Infelizmente, como os produtos usados são orgânicos/naturais e ela preza por uma estrutura de atendimento mais elaborada para trazer conforto ao paciente, isso tudo encarece o tratamento (embora, no final das contas, valha a pena) e, mesmo querendo, ela não consegue fazer preços tão acessíveis. Mas digo: vale muito a pena!

Anúncios

12 comentários sobre “Tratamento estético sem testes em animais e usando produtos naturais

  1. Oi Nyle, descobri seu blog há pouco tempo pesquisando na internet sobre cosméticos naturais e só tenho a dizer que ele é ótimo, muito bom mesmo… Tenho uma dúvida que não tem a ver com esse post mas gostaria que você me esclarecesse se pudesse, por favor, quanto maquiagens, qual marca você me recomendaria que tenha uma composição mais natural, mas que não seja tão cara? (No meu caso uso mais rímel, batom bem pouco, corretivo amarelo p/ as olheiras e pó). E gostaria de saber sua opinião sobre uma receita de demaquilante bifásico para fazer em casa que encontrei na internet, que vai óleo vegetal (pode ser de oliva), água de rosas ou vinagre de maçã (eu iria usar o vinagre, nem sei onde se encontra a água de rosas, você sabe?) e vitamina E: Você vê problema em utilizar o vinagre por ser ácido? E você sabe de algum protetor solar natural de marcas nacionais?
    Eu adicionei o gripo de discussão para cosméticos orgânicos e naturais no facebook, mas ainda não fui aprovada, acho que é seu esse grupo não é?! Desde já agradeço e obrigada por compartilhar conosco seus conhecimentos!

    1. Tem a Bioart e a Alva, aqui no Brasil. São boas marcas. Porém não recomendo todos os produtos da linha, é preciso dar uma pesquisada antes nas fórmulas. Por exemplo, da Bioart recomendo a base, o pó, blushes e sombras. Da Alva recomendo os batons, rímel, sombras, corretivo, blushes e pós. Recomendo no sentido de ter fórmulas ok, naturais pra usar e tal.

      Eu não conheço esse demaquilante bifásico, então fica dificil opinar. Acho que se você usar somente azeite de oliva e depois higienizar a pele com sabonete e tônico já resolve o problema.

      Por enquanto nenhuma marca brasileira lançou protetor solar natural, infelizmente. Estamos no aguardo!

      1. Que pena que ainda não tem nenhuma marca nacional de protetor solar; mas aquele outro protetor solar que você recomendou em um post, o Eco Logical Skin Care protetor só se encontra no Ebay e naquela outra loja lá mesmo? Obrigada por responder Nyle… Mas água de rosas você nunca utilizou e nem sabe onde encontrar então?

      2. Poxa, faz tanto tempo que nem vejo onde vende 😦 tô sem cartão internacional pra comprar. Tô sem protetor solar há muito tempo! Eu não sei onde vende :/ já ouvi falar, mas desconheço lugares que vendam

      3. Oi Nyle!
        Referente à Alva, na sua opinião quais seriam as restrições que te levam a não recomendar a base líquida? Pergunto porque a uso diariamente, percebi melhoras em minha pele após o uso dela e do hidratante acktive.
        Bjos!!

      4. Não é totalmente pura, tem um ou outro ingrediente polêmico, mas é boa sim. Não acho ruim usá-la. beijos

      5. Oi, Rosiane, você encontrará a água de rosas em farmácias de manipulação, pois ela é muito utilizada como veículo na composição de fórmulas. Espero tê-la auxiliado.

      6. Obrigada por responder Nyle… mas então se fosse p/ manipular um protetor solar, de acordo com um post seu, poderia mandar fazer com óxido de zinco, um óleo vegetal e vitamina E? Será que sai muito caro? Obrigada Márcia Caetano por me responder sobre a água de rosas!

      7. Acho que não sai não! Eu so´não sei como seria em termos de textura, eficácia e tal, e também não sei se é viável em termos de conservação do produto, talvez eles indicariam algum conservante mais natural pra evitar que estrague. Acho que vale a pena tentar sim!

  2. Oi, Nyle. Tudo bem? Parabéns pelo site,sou sua fã rsrs Tenho esse mesmo vício em biscoitos recheados, serio, tá difícil de largar kkkkkkkk mesmo sabendo q faz mt mal,mas a gente consegue bjs

  3. Ola,Nyle. Parabens pelo blog,sou sua fã rsrs Tambem tenho esse vicio em biscoitos recheados e ta dificil de largar kkkkkk mesmo sabendo q faz mt mal,mas a gente consegue bjs

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s