Uma vista à loja da Lush em São Paulo

IMG_0725

Sim, a Lush está em SP e eu fui lá ver de pertinho!

Para quem não conhece, é uma marca inglesa de produtos artesanais. Além do principal atrativo, que é a proposta dos produtos artesanais, a Lush se destaca por ser uma empresa que não só não realiza testes em animais ou usa qualquer ingrediente que tenha sido testado, como também realiza campanhas e projetos no combate à prática.

IMG_0789

Algo que achei incrível foi a empresa ter conseguido aliar o conceito do artesanal com produção em grande escala, sem perder a singularidade de todo o processo manual e a valorização de cada trabalhador. Tanto é que cada embalagem, como vocês podem ver na foto acima, recebe um selo com o rosto e o nome de quem produziu o produto. Sensacional, não?

IMG_0672

Outro valor da empresa que me chamou atenção foi o comprometimento com o comércio justo. A Lush tem como um de seus fornecedores de matéria prima a Comunidade da Paz de São José do Apartado, no noroeste da Colômbia – comunidade fundada como uma resistência  ao cenário de violência e intimidação. A empresa ajuda no desenvolvimento econômico da comunidade e também apoia as organizações de direitos humanos, como a Peace Brigade International, a manter a estabilidade na região. A barra de massagem Peace leva esse nome em homenagem à comunidade e ao cacau que é proveniente dela!

IMG_0738

IMG_0733

Falando em aspectos mais técnicos, aproximadamente 3/4 dos produtos da Lush são auto-conservantes. Para tanto, eles têm optado por solidificar alguns produtos (micróbios precisam de água. Sem água, mais difícil a proliferação!), usar ativos naturais (argila, mel, sal, etc.) e, quando usam ingredientes sinéticos, usam em pouca quantidade. Não sou a favor do uso de qualquer conservante sintético, quem acompanha o blog já está careca de saber, mas apesar de usá-los, a própria Lush reconhece que, hoje, a demanda por produtos mais naturais e menos nocivos é grande. Por conta disso, têm retirado de suas fórmulas esses ingredientes polêmicos e recorrido a alternativas mais naturais para conservar seus produtos.

IMG_0582

Por falar em ingredientes e eu sei que vão perguntar, a Lush não é uma marca orgânica, tampouco totalmente natural. Alguns produtos contém surfactantes sintéticos, parabenos, etanolaminas, fenoxietanol e diversos ingredientes polêmicos (se você não sabe muito sobre porque eles são polêmicos, veja esse post). No entanto, as fórmulas são predominantemente compostas por ingredientes naturais, o que é um avanço para uma marca com alcance mundial.

IMG_0673

Outros dados importantes é que mais da metade dos produtos da Lush são veganos. Na loja e nos cosméticos, selos sinalizam se o produto é vegano ou não – o que é bem bacana. Está nos planos da empresa se tornar vegana, mas creio que será um processo demorado. Aguardemos!

Quando visitei a loja, recebi um catálogo com várias informações da marca, bem como as composições de quase todos os produtos. Separei abaixo quais deles as fórmulas são bem tranquilas e podem interessar para vocês (se você fuçar no site internacional da marca, acharará a composição de todos os itens citados). Segue:

  • Sabonetes:

– Movis Vitamin E Facial Soap*

  • Para os pés

– Stepping Stone (esfoliante para os pés)

– T For Toes (pó desodorizante)

  • Máscaras faciais e corporais

– Mask of Magnaminty

  • Barras de massagem 

– Each Peach

– Wiccy Magic Muscles

– Therapy

– Peace

  • Bálsamo Multiuso

– Ultrabalm

  • Esfoliantes faciais 

– Let The Good Times Roll

– Herbalism

– Angels On Bare Skin

  • Tônico Facial Sólido 

– Tea Tree Toner Tab

  • Serum Facial Sólido 

– Full Of Grace

  • Máscaras Faciais Frescas

– Love Lettuce

– Cosmetic Warrior

  • Bálsamos Labiais 

– Lip Service

– None of your Beeswax

  • Tintura Labial

– Latte

Também tive a oportunidade de visitar o Lush SPA, que fica no andar superior da loja. Infelizmente não tive um dia de princesa do Netinho lá, mas fiquei encantada com o espaço. É possível receber massagem e tratamentos com os produtos da marca, tudo feito de maneira diferenciada para cada cliente, de acordo com suas necessidades. Por exemplo: se você está estressada e afim de um tratamento relaxante, os profissionais irão agir de acordo com essa necessidade. Achei sensacional e espero poder experimentar.

IMG_0780 IMG_0775 IMG_0781

IMG_0765 IMG_0771
IMG_0762

Para quem quiser visitar a loja, fica na Rua da Consolação (n° 3459), próxima à Oscar Freire. Vale a pena conferir!

IMG_0592
Papeis de presente feitos de tecido. Também servem como acessório para roupa (lenço para usar no pescoço, por exemplo!)

IMG_0643

IMG_0755 IMG_0750      IMG_0667

Anúncios

7 comentários sobre “Uma vista à loja da Lush em São Paulo

  1. Bom saber sua opiniao sobre a Lush…estou em processo de passagem para produtos o mais organicos e naturais possivel, por isso penso que nao vou aderir a esta marca, ou talvez use um produto ou outro, que pesquisarei a partir das suas indicacoes. Obrigada!

    1. A Lush tem alguns produtos que valem a pena sim! Sabendo garimpar, acho que dá pra tirar proveito da marca sim, beijos

    1. Eliane, eu acho que sim! Eu lembro do gerente comentar sobre isso e tal, na página da Lush Brasil eles mencionaram. Mas creio que deve ser mais pra frente. Pode demorar um pouquinho, mas vão abrir!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s