Água: vamos economizar?

Water Tap
Foto: Reprodução

Optar por produtos orgânicos, ser vegetariano/vegano ou escolherr um estilo de vida mais natural é uma maneira de poupar, diariamente, o planeta de impactos ambientais. Mas a coisa não para por aí: de nada adianta assumir essas posturas se você traz danos ao meio ambiente de outras maneiras, desperdiça água e outros recursos naturais em atitudes simples como deixar torneira aberta e luzes acesas, jogar bituca de cigarro no chão (fumar!), usar o carro para ir em locais onde dá para ir à pé, etc.

Quem mora em São Paulo está vivendo o medo do racionamento e da escassez de água. O governo do Estado ameaça multas para o aumento do consumo (sendo que isso nem sempre está ligado a desperdício), mas ele próprio desperdiça mais de 30% da água tratada antes de chegar às nossas casas, tudo por conta de falta de infraestrutura adequada. Não haveria outras maneiras de lidar com o problema? Investir em infraestrutura, conscientizar massivamente a população, por exemplo.

O fato é que não dá para não tomar nenhuma atitude, more você em São Paulo ou qualquer outro lugar. Água é um recurso renovável, mas não é ilimitado. As alterações climáticas podem interferir no seu curso e prejudicar a vida na terra enormemente; a poluição e o desperdício pode tornar o acesso à água potável escasso ou inexistente.

Quer continuar tendo água na sua casa? Economize. É mais simples do que você imagina! Confira:

No banheiro

  • Banhos demorados podem gastar de 95 a 180 litros de água limpa! Tome banhos de no máximo 10 minutos e não se esqueça de fechar as torneiras enquanto você ensaboa os cabelos e/ou o corpo. Se você tomar banhos rápido e fechar a torneira enquanto se ensaboa economizará pelo menos 130 litros de água por banho!
  • Descargas são capazes de gastar de 6 a 10 litros de água em apenas 6 segundos: ou seja, use-as somente quando extremamente necessário e evite dar descarga por um tempo maior do que preciso. Prefira jogar o papel higiênico e outras coisas no lixo ao invés da privada, pois assim você demanda menos água para dar descarga e de quebra evita a poluição dos cursos hídricos.
  • Na hora de escovar os dentes e fazer a barba, já sabe: torneira fechada se não estiver usando! Uma atitude simples e que evita muito desperdício é usar um copo de água (200 mL aprox.) apenas para escovar os dentes. Use-o para molhar a escova e depois para enxaguar a boca. Acredite, usando corretamente você verá que dá para usar até menos que isso para higienizar os dentes!

Lavando o carro e a calçada

  • Sabia que lavar o carro com a mangueira pode gastar mais de 500 litros de água em apenas 30 minutos? Para lavar a calçada, se usar a mangueira durante 15 minutos, por exemplo, 280 litros de água vão embora. Para evitar esse imenso desperdício, basta usar o balde, enchendo-o e reaproveitando a água. Antes de lavar a calçada, use a vassoura para ajudar a tirar a sujeira. Uma simples atitude como essa economiza pelo menos 200 litros de água!

Regando as plantas

  • Usar a mangueira para regar as plantas gasta pelo menos 90 litros de água em apenas 5 minutos. Portanto, de volta às antigas: use o regador tradicional (ou baldes/vasilhas).

Lavando a roupa

  • Uma máquina de lavar roupa gasta, a cada lavagem, cerca de 130 litros de água. Ou seja, se você não tiver um volume relevante de roupa para lavar, evite usá-la. Caso você costume lavar bastante roupa, reutilize a água que sai do enxague para lavar a calçada, quintal e afins.

Lavando a louça

  • Use o menor número de louças o possível, retire todos os restos de alimentos da louça jogando-os no lixo antes de lavá-la, ensaboe todos os utensílios (mantenha a torneira fechada o quanto der!) primeiramente e por último enxague. Essas medidas facilitam a remoção da sujeira da louça e de quebra economizam bastante água. Deixando a torneira aberta o tempo todo você pode desperdiçar até 100 litros, por exemplo.

De pingo em pingo…

  • Sabe aquela torneira pingando? Não parece, mas desperdiça cerca de 46 litros de água por dia! Ou seja, feche bem as torneiras e chuveiros e troque-os se estiverem com problema. Isso demanda um custo, é claro, mas é imprescindível para evitar o desperdício. Antes gastar para consertar uma torneira ou um chuveiro pingando que deixá-los desse jeito e em breve não ter água para pingar deles.

Tomando todas essa medidas simples você poupará pelo menos 4000 litros de água por semana. Vamos economizar?

Fontes e referências: Terra; SAMAE; G1; Agenersa 

9 comentários sobre “Água: vamos economizar?

  1. Nyle acabei de conversar com uma amiga sobre “vc”, seu blog e c/ me emocionei ao descobri-lo na noite de sáb (fui dormir as 2 da manha de dom) pq n conseguia parar de ler!
    Hj as 00:00 estava abrindo os armários daqui de cs, p ver o q tinha comprado q favoreceu ao sofrimento de algum animal! Saiba q, n podes mudar o mundo inteiro! Há mta gente sem coração e qd falo MTA É MTA MESMO! VC SABE! Mas … vc incentivou-me e despertou-me a usar o meu coração, louco por animais de uma maneira mais ativa, no meu dia-a-dia, pensando: o q coloco na mha boca c/ alimento? o q cobre mha nudez? o q calço? o q limpo mha cs? o q asseio meu corpo? Com produto/marca q mata algum animal? tortura algum animal? N admito mais eles da mha porta pra dentro! Meu dinheiro eles n mais o terão de agora em diante!
    Perdi ha 8 meses um gatinho persa chamado Piêtro fiz de tudo q estava ao meu alcance p salvá-lo mas, sem sucesso.
    Ele só ficou salvo em meu coração… Enterrei-o no quintal da mha sogra e sempre q vou la “falo” com ele… é meu consolo…mta saudade…só quem ama entende!
    Quero te dizer q AMO e amarei eternamente todos animais!
    Sempre q ia a açougues dizia: “mais tem mto bichinho morto aqui!”
    Sempre quis ser vegetariana! E sinceramente ñ sei c/ vou fazer p/ me tornar…Amanhã marcarei um nutricionista mas ñ sei qd será a consulta…
    Enqto isso vou ler mais sobre alimentação vegetariana.
    Posso contar com sua ajuda tbm?
    Pq vc n faz, se é q n tem, um post sobre como se alimenta no dia-a-dia?

    Ainda n assisti o documentário q vc citou q te tornou vegetariana.
    Estou com medo, estou triste só de pensar no q posso ver!

    Desculpa delongar o meu comentário mas, desde sábado estou engasgada com tudo q li aqui. A maldade q vc expôs por trás das indústrias, e ao mesmo tempo emocionou-me mto te “conhecer vc.” N posso me calar eu preciso t dizer:

    Obrigada por vc existir!

    Abç com cheirinho de animal

    Deborah Kelly
    Risos…

    1. Oi, Deborah, confesso que fiquei emocionada com o seu comentário. Fico imensamente feliz que você esteja mudando de postura, tomando consciência. Conte com a minha ajuda no que você precisar. No dia a dia eu como muita coisa variada, eu não tneho um cardápio específico, mas sempre me obrigo a comer pelo menos 3 tipos diferentes de frutas in natura (ou seja, pegar a fruta e comer mesmo. Sem ser em doce, em industrializado ou o que for). Por exemplo: 1 unidade de banana, 1 manga e 1 maçã. Também foco em vegetais verdes escuro, como couve, brócolis, agrião, rúcula, que fornecem ferro. Batata doce é um item que consumo muito, pois fornece energia e proteína (aliás, minha fonte de proteína é batata doce, feijões, oleaginosas como nozes, amendoim, castanhas, etc. e cereais integrais, como o arroz integral). O segredo de uma dieta vegetariana balanceada e livre de exploração animal é comer o máximo possível de alimentos de origem vegetal que voce conseguir e deixar de lado alimentos de origem animal, como carne, leite, ovos e etc.

      Beijo

  2. Olá Nyle!!!! Realmente a situação da aguá aqui em sp está difícil, eu não duvido nada que daqui um tempo coloquem esse racionamento que já está ocorrendo em algumas cidades da região…E pior que tem gente que está nem ai!!!! Não economiza nem nada.

    Obs: Vc pode me aceitar no grupo de discussão de cosméticos naturais??

  3. Oi Nyle! Adoro o seu blog! É muito bom ler textos esclarecedores e que despertam a nossa consciência ! Eu gostaria de saber a sua opinião a respeito das máquinas de lavar-louças, porque li que economizam muita água, mas por outro lado imagino que os detergentes usados contaminam o ambiente, ou existem detergentes que não são nocivos? Obrigada

    1. Oi, Ana. Então, existem detergentes como os da marca BioWash e Amazon H2O que não agridem o meio ambiente. beijos

Comente!

