Rotina de cuidado diários com o rosto (abril/14)

prod

Faz tempo que não faço posts assim, né? Estava precisando atualizar. Meus produtos para o rosto não mudaram radicalmente nos últimos meses, mas algo que realmente fez diferença na minha pele foi a alimentação vegana juntamente ao aumento expressivo do consumo de vegetais, principalmente frutas. Digo isso porque mesmo sendo vegano é possível comer muita bobeira, então considero que a ingestão de mais alimentos de origem vegetal fez total diferença. A oleosidade da minha pele diminuiu drasticamente, bem como as espinhas. Até os malditos cravos deram um tempo! Achei isso simplesmente incrível.

Vamos aos cosméticos:

  • Sabonete de argila branca da Cativa Natureza: quem acompanha o blog sabe o quanto eu gosto desse produto, ele já entrou umas 400 vezes em favoritos diversos. Excelente no combate à acne e oleosidade, preço acessível e ótimo rendimento. Só é preciso tomar cuidado para ele não ressecar a pele, pois a limpeza dele é bem eficaz – para evitar isso, use um tônico mais suave e hidrate bem a pele.
  • Loção Facial Ervas Pele Oleosa da Sal da Terra: amo o cheiro! Acho que ele equilibra bem a pele, traz frescor e ajuda na oleosidade/acne. Para economizar algodão tenho usado um mini spray para borrifá-lo no rosto, o que ajuda no rendimento também!
  • Puro Gel de Aloe Vera da Livealoe: hidratação leve, sem fragrância, não agrava a oleosidade e ajuda na acne.
  • Bálsamo Emoliente 100% vegetal para contorno dos olhos da Sal da Terra: manteiguinha sensacional para a região dos olhos. Hidratação punk para a noite!
  • Shampoo de Bebê Erva Doce da Granado: é o único item “não natural” da lista. Como ando dura demais para comprar o meu demaquilante da Ikove tenho tirado a maquiagem dos olhos com esse shampoo. Confesso que gosto bastante e a praticidade é imensa. A fórmula não é bacana, é um produto que tem algumas químicas nocivas à saúde, mas é a opção menos pior que encontrei. Fazer o que!
  • Gel Facial Pele Oleosa da Cativa: ainda não resenhei esse produto, mas falarei dele em breve. Estou apaixonada por esse gel, o resultado dele é incrível na pele. Ajuda demais a secar espinha!

E aí, quais são seus produtos favoritos dos últimos mês?

 

 

 

31 comentários sobre “Rotina de cuidado diários com o rosto (abril/14)

  1. Argila de limpeza, pelling de argila e hidrogel da alva; óleo de amêndoas puro p/ tirar make dos olhos. Tb uso o contorno dos olhos da sal da terra. E tb. as maquiagens da alverde, são ótimas!

  2. Pro rosto eu tenho usado um sabonete de Oliva da Sal da Terra, que veio de brinde na última compra. Gostei muito porque, apesar de não ser pra pele oleosa, não agravou a oleosidade! Só que ele amolece muito rapido, fica até gosmento.
    E o gel de aloe que foi uma das melhores coisas que ja descobri ❤ Ah e como ainda não deu pra comprar um hidrolato novo, to usando chá de camomila+cha verde no rosto, to gostando muito!

  3. Olá Nyle, várias questões, vou separar para que vc possa comentar cada uma, se possível.

    #1) Tenho alguns produtos pra indicar sim. O Night Cream da Acure (no iherb) é maravilhoso, tem lactobacillos e estimula a imunidade e colágeno da pele; assim como o óleo de argan da marca, que é muito rico em vit E , por isso, ótimo para a pele do rosto. Foi a única coisa que acalmou minha alergia ou Rosácea (descobri que tenho isso).
    O PSolar da Elemental Herbs sem cheiro, em bastão, é meio melequento, mas minha pele fica hidratada e não me dá alergia. Sabonete e tônico da Cativa Natureza, linha pele oleosa(uso duas vezes ao dia e não agride minha pele, que é mega sensível). Tô amando esses todos que citei.

    #2) Tenho uma pergunta também: Vc já ouviu ou leu sobre sérum de vit C caseiro? Mistura de ácido ascórbico em pó de boa procedência com vit E (óleo girassol , uva ou argan) e água destilada? E sobre usar pomada de Óxido de Zinco ou pasta d´água como protetor solar? Ví no blog http://www.produtosdebeleza.com/categoria/pele/rugas-pele . Me pareceu interessantíssimo!

    #3) E última coisa: vc acha que a lista da EWG de cosméticos é totalmente confiável? Escrevi pra eles dizendo que eles erraram ao citar o serum 10 liftactive da Vichy com nota 0 de toxidade, porque o analisaram como se tivesse apenas 3 ingredientes, que vendo o produto no site, parece mesmo, mas descobri que não, foi um engano, pois ele tem mais uns 7 ingredientes meio punks. Não me responderam. De qualquer forma não utilizo esses produtos e essa marca, mas é que estou super “dependente ” da pesquisa que eles fazem sobre os cosméticos…e aí vejo um erro desses…
    beijos

    1. Bom, sérum de vit C caseiro nunca vi, nem testei. Você usa? Dá resultado? Não faço nem ideia 😦

      Sobre pomadas e pastas, elas não protegem de radiação UVA, que é a mais nociva. Apenas a uvb! É sempre bacana optar por um protetor solar de verdade.

      E sobre o ewg, ele é bacana apenas pra vc ter um parâmetro. Ler sobre os ingredientes, aprender mais e você mesma analisar seus produtos. Ele também tem falhas, como você pode ver! Então não dá pra confiar 100%

      1. Não usei não, mas fiquei sabendo que oxida rápido, tem que fazer todo dia… Não é prático. Sobre a EWG estive vendo o Citronellol, Geraniol, Limonene, Linalool. Eles tem umas notas bem altas no EWG como tóxicos, etc. Vì que a Cativa usa em alguns produtos, fiquei meio decepcionada e pensei que talvez vc saiba algo sobre esses ingredientes e a marca., BJs

      2. Bia, como eu já falei diversas vezes pra várias pessoas que comentam sobre isso, o EWG não é uma referência 100% confiável. Eles cometem alguns erros: por exemplo, se o seu produto tem parfum na fórmula, mesmo que for de origem 100% natural, a nota continua alta. Esses componentes são dos óleos essenciais e não são nocivos, estão em concentrações baixas. É diferente dos produtos convencionais. beijos

  4. Oi, Nyle, tudo bem? Nunca comento em blogs, mas decidi comentar porque acho bem bacana que alguém se propōe a escrever sobre cosméticos e produtos de higiene orgânicos. Sempre fui bastante “ratona” de alimentação, primeiro porque meus pais são mineiros e sempre tiveram essa mania de horta, sítio, fazer feira, conhecer frutas, folhas e ervas diferentes, essa coisa de gente caipira que eu gosto muito de ter herdado. A questão da ética para com os animais também sempre esteve presente. Mas uma coisa muito nova para mim tem sido o interesse por produtos de higiene naturais/orgânicos. Eu tinha preconceito: ia à casa jaya, gostava de algumas coisas, mas olhava para o desodorante feito de bicarbonato com limão com muito desdém. Aquele desodorante jamais poderá controlar o sovaco de quem pega 20 ônibus e metrôs por dia, eu pensava (e ainda penso).
    Mas tenho tido boas surpresas com os produtos naturais. Primeiro porque eu mal conheço os cosméticos não-naturais, logo não preciso me desapegar de muita coisa para começar a utilizar os naturais; pelo contrário, é a primeira vez que estou “me cuidando” (aka hidratando a pele, me preocupando em usar um bom shampoo e bom condicionador etc). É a primeira vez que consigo controlar a acne, também, graças ao meu primo que me deu um vidrinho de óleo de melaleuca. Tenho me sentido vaidosa pela primeira vez na vida e ainda não sei se isso é bom, sempre evitei comprar cosméticos, maquiagens etc. Mas, sendo bom ou não, já sei de uma coisa: sou mais o Mundo Verde e o iherb.com do que a sephora.
    Encontrei coisas interessantes por aqui, mas ainda não tive coragem de gastar com nada. Tenho sido bastante DIY: fiz um tônico de chá verde e chá de camomila concentrados, pinguei óleo essencial de hamamélis e melaleuca, umas boas gotas de própolis e coloquei num conta-gotas esterelizado. Dura mais ou menos uma semana.
    Descobri também que algumas pessoas fazem sua própria máscara usando açafrão da terra, que é muito antioxidante. Misturo o açafrão com aveia, argila, óleo de semente de uva e algum chá (geralmente camomila). Aplico e tiro meia hora depois. Limpa e dá um “viço” (adoro essa palavra) sensacionais.
    Pra quem achava que era muito difícil ter uma boa pele, acho que estou caminhando bem. Minha pele melhorou muito desde que comecei a dar um pouco de atenção pra ela.

    Sobre seu demaquilante, recebi uma dica muito boa de uma dermatologista: use azeite no lugar dele. O azeite dissolve a maquiagem e ainda nutre a pele. Massageie um pouco, tire o excesso com algodão ou lencinho de papel e lave com seu sabonete. Testei só uma vez, já que uso alguma maquiagem tipo duas vezes por ano, mas deu muito certo. Deu vontade de usar azeite antes de lavar mesmo sem maquiagem, porque ele amolece os cravos, que saem sem esforço algum e deixa a pele muito, muito macia após a lavagem.

    Beijo

    1. Nossa, os DIY são excelente. MElhor coisa, ao meu ver. Quanto mais natural, melhor! Parabéns, você está no caminho certo.

  5. Nyle, falei do própolis no tônico, esqueci que você está experimentando o veganismo. Desculpe! Mas dá pra usar taaaaaanta coisa no lugar: óleo de copaíba, sangue de dragão…

    Ah, e eu disse que dura uma semana, falei errado. Ele pode ser utilizado durante uma semana, depois disso tem que jogar fora e preparar um novo. Mas é coisa de 10 minutos, muito rápido mesmo. Só não pode esquecer de esterilizar o vidrinho e o conta-gotas.

    Ah, e você conhece o trabalho da Sonia Hirsch? Imagino que sim, mas caso não, sinto que você vai gostar: soniahirsch.com

  6. Olá Nyle! Muito bom saber sobre esses produtos! Estou mudando meus shampoos para os sem sulfato, parabenos e silicones e agora quero usar shampoos bem naturais…andei pesquisando e ouvi falar sobre a Cativa Natureza e a Ikove. São bons mesmo? Qual das duas vc me recomendaria?

    1. Daniele, eu adoro essas duas marcas. Mas são marcas mais orgânicas, que é bacana voce usar depois que seu cabelo estiver desintoxicado. Primeiro é interessante voce passar por um período de adaptação, com shampoos naturais mas não orgânicos (como os da Multi Vegetal). Aí, então, você parte pros orgânicos, você se adapta melhor assim. E eu não saberia recomendar uma das duas, ambas são marcas excelentes e com uma boa variedade de produtos. Basta você ver qual se encaixa melhor pro que você quer/quanto pode gastar/tipo de cabelo!

  7. As seguintes marcas fazem testes em animais: L’Oréal, Clinique, Unilever, P&G, Johnson & Johnson?

    Quando se usa um sabonete em barra, tem que passar a barra direto no rosto ou passa as mãos no sabonete e depois no rosto?

    1. Pra tirar a maquiagem primeiro o demaquilante, depois o sabonete. E no dia da esfoliação não se usa o sabonete, é apenas o esfoliante pois ele ja vai limpar profundamente, beijos

      1. Ambos eu uso todos os dias. O gel uso 2x por dia e o bálsamo 1 x por dia, antes de dormir. bjs

    1. Aqui: http://www.ewg.org/skindeep/ , basta digitar o nome em inglês do ingrediente químico

      E eu acho que são legais, mas nada ecológicas. É preciso trocar as escovinhas a cada tempo ‘x’, o que gera lixo, etc. Acho que há outras maneiras de esfoliar a pele igualmente eficazes mas com menos impactos ambientais.

    1. Difícil dizer, talvez por aprender dessa maneira na faculdade, talvez por servir interesse das grandes empresas…

Comente!

