Se envolva!

Get-Involved

Desde que participei como voluntária no Festival de Coxinha Vegana que ocorreu em março aqui em São Paulo muita coisa veio à minha cabeça. A primeira delas foi pensar e sentir o quão gratificante é aderir a uma causa e contribuir para fortalecê-la. Simplesmente não tem preço você se sentir útil, sentir que está, de alguma forma, mudando a realidade na qual você vive.

A segunda delas é o quanto o trabalho voluntário é importante. É estando em contato com quem organiza e faz acontecer eventos beneficentes que você percebe o trabalho que dá e que o voluntariado é imprescindível nessas horas. Temos a noção de que apenas ajudar doando ou comprando nesses eventos basta, mas é importante saber que tendo boa vontade e disposição, ajudar na organização desses eventos pode colaborar ainda mais para a causa.

Não importa no que você acredita ou qual causa você abraça: não fique à margem. Envolva-se. Doando, se informando, fazendo trabalho voluntário, divulgando. Se você se sensibiliza com a desigualdade social, não basta postar um texto no seu Facebook analisando o problema, elencando culpados. O que você realmente faz para mudar essa realidade, mesmo que minimamente? Procure conhecer ONGs perto de você, projetos, qualquer coisa que possa ajudar no problema de alguma forma.

O mesmo vale para o veganismo e tudo relacionado à causa animal. Não basta se sentir tocado com animais abandonados. É preciso se envolver: adotar, conhecer centros de adoções na sua cidade e tentar ajudá-los de alguma forma (nem que seja divulgando), participar de eventos beneficentes.  Não basta chorar com documentários ou ficar surpreso com malefícios nutricionais, éticos, ambientais e sociais da carne/alimentos de origem animal de um modo geral e não diminuir ou abolir o consumo dos mesmos. Razões para isso não faltam, acredite, e apenas o fato de você simplesmente não consumir ou diminuir drasticamente o consumo já faz toda a diferença.

Aliás, acho importante ressaltar, principalmente para quem defende a causa animal, que libertação humana também está inclusa nisso. É imprescindível se envolver em mais de uma causa – afinal, está tudo interligado de alguma forma. Se você ama animais, não se esqueça que impactos ambientais também podem ameaçá-los. Logo, ser engajado na causa ambiental é uma maneira indireta de protegê-los. Se você ama humanos, quer combater a fome e a concentração de terras, não se esqueça que a indústria alimentícia ligada a produtos de origem animal (carne, leite e derivados, ovos, etc.) está intimamente relacionada à perpetuação desses dois – logo, o veganismo é uma via de ajudar a mudar essa realidade.

Portanto, hoje, eu pergunto: o que você faz para mudar a realidade à sua volta? E o que proponho a quem lê o blog é mais envolvimento em causas que mudam a realidade para melhor – seja ela a causa animal, ambiental, social, etc. Informação nós temos, creio que boa vontade também. Por que não se envolver mais, transformar o mundo à volta e também a si mesmo?

Anúncios

2 comentários sobre “Se envolva!

  1. Eu confesso que depois que decidi começar pelo consumo de produtos cruelty free me senti bem melhor. Antes eu tentava, sem sucesso, abolir o consumo de carne mas nunca obtinha sucesso. Decidi procurar outros meios e zaz né!
    Agora que eu preciso ler mais sobre as marcas e sua postura quanto a testes em animais por exemplo, vejo que como pessoa crítica venho evoluindo bastante!

    E como nunca semeei uma “ideia” como essa, até penso em muitoss projetos para começar no meu blog Puffy Plaft Zoom e tenho muito a agradecer por manter o seu espaço digno, atualizado e por me inspirar bastante, a me envolver em uma causa!
    Beijos.

    1. Que legal, fico tão feliz em ler isso! E faça o blog sim. Quanto mais blogueiras defenderam a causa, mais animais serão beneficiados com isso. E não só animais, né, está tudo interligado. Faça sim! beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s