Como evitar que as frutas estraguem e como reutilizar frutas maduras demais

 

Tenho reparado frequentemente quando vou à casa das pessoas que sempre tem frutas madura demais, a ponto de estragar, na fruteira. Isso aponta para uma preocupante possibilidade: muitos não sabem o que fazer quando os alimentos chegam a esse ponto, e que eventualmente eles poderão ser desperdiçados.

Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Separei algumas dicas fáceis para você não deixar aquela banana toda pintadinha apodrecer:

O congelador é seu amigo

Descascar, picar e congelar as frutas muito maduras para consumir posteriormente é a opção mais saudável. E para quem acha que isso pode perder nutrientes, cientistas da Leatherhead Food Research e da Universidade de Chester, nos EUA, realizaram 40 testes para medir os níveis de nutrientes em alimentos que tinham sido guardado em uma geladeira por três dias, em comparação com equivalentes congelados.

Eles descobriram mais nutrientes benéficos nas amostras congeladas, de brócolis a blueberries. Em dois dos três casos, frutas congeladas e legumes embalados possuíam níveis mais altos de antioxidantes, incluindo polifenóis, antocianinas, luteína e beta-caroteno.

Você pode fazer smothies, batidas, sucos, sobremesas ou descongelar embaixo da água (nem pense em microondas ou fogão) antes de consumir.

Cozinhar: uma saída menos preguiçosa

Essa opção exige mais criatividade e “mão de obra”, mas é interessante. A receita mais fácil de se fazer com frutas bem maduras é geleia, embora não a mais saudável por conta do açúcar. Mas, se você empolga de cozinhar, vários outros pratos também podem ser feitos, como tortas, sopas e suflê.

Uma dica interessante: se a fruta estiver muito doce e até um pouco intragável por estar muito madura, combine com frutas críticas como o limão, para equilibrar o gosto, ou com hortaliças como hortelã, erva doce, capim limão.

Referências: Abc News

 

 

 

 

Anúncios

7 comentários sobre “Como evitar que as frutas estraguem e como reutilizar frutas maduras demais

  1. Oiii…por que você diz que as geleias não são saudáveis? Quando faço uso açúcar orgânico demerara…claro que sei que comer as frutas cruas é muito melhor..mas tenho feito geleia como opção à margarina…que sei que é mt ruim pra saúde!Parabéns pelo post..adorei as dicas! abraço!

    1. Gláucia, mesmo sendo açúcar demerara organico ainda é açúcar e deve ser evitado. Creio que coisas como geleias devem ser consumidos apenas esporadicamente. O ideal é sempre optar pelas boas e velhas frutas!

  2. Olá !! Você pode congelar as bananas e usar como base para fazer sorvete !! O mais legal é que quase não precisa de açúcar e elas assumem o sabor que você coloca: bate-las congeladas com cacau em pó resulta num delicioso e cremoso sorvete de chocolate !!!

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s