As manteigas vegetais da Bioporã

100_3744

Há algum tempo recebi de presente da Bioporã vários vidrinhos de manteigas vegetais para experimentar. Para quem não conhece, a Bioporã é uma marca de manteigas veganas (livre de ingredientes de origem animal) artesanais de Brasília. Além de serem veganas, o que é um diferencial excelente, as manteigas são livre de aditivos químicos, sendo 100% naturais. Também são bem saudáveis, sendo algumas preparadas com castanhas e sementes cruas para preservar os benefícios desses ingredientes.

Elas podem ou ser usadas em receitas, comidas às colheradas mesmo ou ainda para passar no pão, torrada, o que for. Eu já comi com cookie integral e ficou uma delícia! Mas no dia a dia acabei comendo direto na colher mesmo por preguiça, acho bem gostoso também.

cookie
Cookie integral de chocolate da Jasmine + manteiga vegetal Cacau Nutty da Bioporã

Abaixo falarei das manteigas que pude testar:

  • Manteiga Multi Nutty: de todas que pude experimentar, é a mais nutritiva e companheira no dia a dia – contém até semente de chia, reconhecida pelo seus benefícios para o emagrecimento, para o coração, entre outros. O sabor não tem muito mistério, tem gosto de oleaginosas e é bem neutro. Combina com receitas e acompanhamentos tanto doces quanto salgados.
  • Manteiga Cacau Nutty: de todas, a minha preferida. Tem sabor adocicado, porém por conta do cacau deixa um residual amargo. Lembra bastante o gosto de chocolates amargos/meio amargos, embora prevaleça o sabor do amendoim.
  • Manteiga Cajutella: embora tenha o nome cajutella, que remete à famosa Nutella, o gosto não é nem um pouco semelhante – inclusive, a manteiga Cacau Nutty se aproxima mais da Nutella (claro, com diferenças evidente) que essa aqui. Eu gostei, mas achei que prevaleceu demais o gosto do melado de cana, quase desaparecendo o cacau e os ingredientes principais. Na minha opinião, acho que o melado de cana deveria vir mais suave.
  • Manteiga Amêndoa Dream: não tem muito segredo – se você gosta de amêndoa, vai gostar desse creme (eu gostei!). Não sei se é por conta do calor, mas achei a consistência dessa manteiga bem líquida. Eu até coloquei na geladeira para ver se ela ficava mais consistente, deu até uma encorpada, mas mesmo assim permaneceu muito fluida. Gostei do sabor, mas da textura nem tanto.
  • Manteiga de coco: uma mão na roda para substituir a manteiga/margarina nas receitas! Basta deixa um pouco na geladeira para adquirir uma consistência mais firme quando estiver muito calor.

Para mais informações sobre cada produto em específico, confira o site!

Achei a proposta da marca incrível e os produtos são excelentes. Só senti falta de uma manteiga salgada com ervas e sal marinho, por exemplo. Não sei se seria possível fazer uma nesse estilo sem o uso de conservantes e ao mesmo tempo com níveis aceitáveis de sódio, mas se fosse possível seria demais!

UPDATE: me disseram que a marca tem, sim, produtos salgados nesse estilo. Yay! Tem aqui. 

Se eu pudesse, mudaria a formulação apenas da manteiga cajutella, retirando o melado de cana (ou deixando-o quase imperceptível no sabor) e acrescentando a avelã com o intuito de deixá-la mais parecida com a Nutella – já que, para muitos onívoros, a referência à Nutella no nome pode criar uma expectativa em relação ao sabor que não será atendida.

E aí, vocês já experimentaram? Curtiram?

7 comentários sobre “As manteigas vegetais da Bioporã

  1. Nyle, eles possuem uma manteiga salgada com castanha do pará e tomates secos. Estou esperando a minha chegar. Eu uso, adoro e acho elas bem versáteis nas receitinhas. Devo falar sobre receitas com ela no futuro. rs. Beijos

      1. kkkk tem sim…ervas e tomate seco.

        mas enfim, a minha chegou e é claro que fui experimentar ela pura (antes das receitinhas que pretendo compartilhar no meu cantinho, fica de olho rs) é uma delicia, eu gostei do sabor, suave mesmo, pouquíssimo sal, mas já vou avisando pra vc não se decepcionar: não tem sabor do tomate seco não, o sabor é de um creme de castanhas mesmo, beeeeem natureba. rs.

Comente!

