9 passos para curar a ressaca

Graziella

Se você bebe, certamente já teve a famosa ressaca. A ressaca nada mais é que uma resposta do organismo à ingestão excessiva do álcool, ocasionando intoxicação e inflamação principalmente no fígado. Os sintomas são dor de cabeça, sensibilidade à luz, enjoo, falta de apetite, quem teve já sabe.

Há maneiras de evitá-la, claro: tomar água entre os drinks ou juntamente à cerveja para evitar a desidratação; comer antes de beber; controlar a quantidade de álcool ingerida (o principal!). Agora, para combatê-la, você pode recorrer aos seguintes passos:

  1. Beba água para compensar a desidratação e ajudar a eliminar as toxinas
  2. Coma alimentos leves para não forçar a barra do seu fígado
  3. Descanse (e isso implica não voltar a beber em menos de 48h ou 24 horas, no mínimo)
  4. Tome um pouco de café ou chá (a cafeína ajuda dilatar os vasos e melhora sintomas como a dor de cabeça, além de dar um up na fadiga. Mas, cuidado, pois cafeína em excesso é diurética e tudo que você não precisa é perder ainda mais líquidos – uma xícara de café é o suficiente)
  5. Alimentos como brócolis, pimenta, cebola e gérmen de trigo possuem cisteína, aminoácido que ajuda a eliminar os resíduos do álcool no organismo: invista neles!
  6. Coma banana: além de ser rica em potássio, mineral que acaba sendo eliminado excessivamente pelo efeito diurético de certas bebidas como a cerveja e é de suma importância para a saúde dos músculos, ela é rica em açúcares, que ajudarão a repor suas energias e o corpo a eliminar o álcool.
  7. Faça alguma atividade física: se for possível, faça pelo menos uma caminhada para ajudar o sangue a circular melhor e expelir o álcool.
  8. Beba sucos desintoxicantes: o meu preferido é o suco de couve com limão e hortelã (o limão é excelente para o fígado!), mas aqui tem várias receitas que você pode tentar. Eles são excelentes para limpar o organismo e diminuir a inflamação.
  9. Bicarbonato de sódio: se você está sentindo queimação, opte pelo bicarbonato de sódio diluído em água. É um antiácido natural.

Para fechar, o clichê que a gente já cansou de ouvir, mas nunca segue: beba com moderação!

Fontes e referências: Corpo a Corpo; Tecmundo; Brejas

Anúncios

3 comentários sobre “9 passos para curar a ressaca

  1. E essas informações na véspera do carnaval são tããão importantes (não pra mim, pq mal bebo..rs)..

    1. hahahaha te mandei esse video por engano…era um outro link de uma musica…mas deixa pra lá…hahah já fiz m* e sóbria! rs

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s