Raspadinha de melancia

raspadinha-de-melancia

Com esse calor, receitas refrescantes são mais que bem vindas. Quando levam frutas como a melancia, melhor ainda, pois ela é composta predominantemente por água, ou seja, hidrata. Além disso, é pouco calórica (menos de 30 calorias por 100g), contém vitaminas como A, C, B6 e possui propriedades diuréticas, ajudando a combater o inchaço. Outro benefício da melancia é que ela contém licopeno, um caretonoide com poder antioxidante – previne o envelhecimento e até câncer.

Mas, vale a ressalva: apesar de pouco calórica, a melancia é um alimento com alto índice glicêmico, indicador que possibilita a verificação do quanto um determinado alimento é capaz de elevar o nível de glicose no sangue. Portanto, pessoas com resistência a insulina ou diabetes devem ter cautela no consumo. Para driblar o alto índice glicêmico da melancia, é interessante consumir alimentos ricos em fibras junto a ela, pois assim o nível de glicose no sangue não se eleva tanto: alimentos integrais são uma boa pedida, bem como frutas ricas em fibras (laranja com bagaço, tangerina, abacaxi, mamão, maçã, pera).

Veja a receita absurdamente fácil de raspadinha de melancia:

Ingredientes

Fatias grossas de melancia bem madura cortada em cubos

Folhas de hortelã (opcional)

Modo de preparo

Deixe os cubos de melancia no congelador por 1h ou o suficiente para congelar bem. Depois disso, bata com cuidado no liquidificador ou mixer, não deixando virar líquido. Está pronto!

Referências: Terra. Receita inspirada no Cantinho Vegetariano.

5 comentários sobre “Raspadinha de melancia

    1. Varia muito, Fátima. Eu procuro comer de maneira bem variada. No dia a dia acaba sendo arroz integral, feijão e muita salada. Tenho preguiça de fazer outros pratos e acaba nem dando tempo, mas eu fico bastante na salada e nos grãos e também abuso das frutas durante o dia. beijos

    1. Fátima, essa é uma discussão muito recorrendo nos grupos veganos e eu confesso nunca ter acompanhado bem pois não tenho gato. Não tenho um conhecimento muito profundo sobre isso, desculpe ):

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s