Cuidado com os ingredientes do seu esmalte!

nail-polish

Você sabe o que é 3-free? O termo não é novo, mas tem ganhado cada vez mais popularidade no rótulo dos esmaltes. 3-free significa que o esmalte não contém as 3 substâncias mais nocivas encontradas – principalmente – nesse produtos: tolueno, formaldeído (formol) e dibutilftalato (ou DBP).

De acordo com o EWG, o tolueno atua como solvente/antioxidante e recebe nota 10 numa escala que vai de 0 a 10 em ordem crescente de toxicidade. Ou seja, é extremamente nocivo. Segundo o grupo, que pesquisa substâncias potencialmente nocivas desde a década de 90, o tolueno é altamente irritante, tóxico para o sistema respiratório e há evidencias limitadas de toxidade para o sistema cardiovascular, renal, entre outros.

Já o formol é usado como conservante, desnaturante e também recebe nota 10. Não é novidade para ninguém que o formol é comprovadamente cancerígeno (de acordo com o IARC), fortemente irritante e tóxico para o sistema respiratório. Assim como o tolueno e o formol, o DBP (que atua como solvente – entre outros usos) recebe nota 10 no EWG. O DBP é proibido na União Europeia, pode causar distúrbios endócrinos e é tóxico para o sistema respiratório.

Nos rótulos, esses ingredientes geralmente vêm listados em inglês como “toluene”, “formaldehyde” e “dibutyl phthalate” ou em português mesmo, com os nomes já citados. O problema é que, geralmente, nos rótulos dos esmaltes os ingredientes são escritos em letras ilegíveis de tão pequenas, o que dificulta a identificação.

Para evitar se expor a riscos desnecessários, vale ficar atenta para o termo “3-free” na embalagem. Além disso, é interessante optar por esmaltes hipoalergênicos (que geralmente não possuem essas substâncias) e consultar o SAC da sua marca preferida para saber se o produto que você usa pode prejudicar a sua saúde.

18 comentários sobre “Cuidado com os ingredientes do seu esmalte!

  1. Tbm não uso mais esmaltes e não sinto falta.
    Gosto de ser o mais natural possível, e adoro ver minhas unhas limpas, cutícula bem hidratada e na cor natural. Sem falar que é uma liberdade não ter que me preocupar em manter a pintura em dias.

  2. Legal essa informação.
    Já tinha lido uns posts seus aqui no blog e, por isso, deixei de usar esmalte, a última vez que usei foi em outubro de 2013.
    Mantenho minhas unhas sempre cortadas e limpas e, para mim, é suficiente.

  3. Eu tbm parei de usar esmalte há um tempo já. Tbm não sinto falta. Mas esses dias resolvi comprar um desses 3-free para ver como era….comprei o da Granado. Eu passei no mindinho para testar e, não sei se foi psicológico, mas minha unha começou a doer!!! Será que foi psicológico mesmo?? Tipo uma aflição inconsciente de estar usando algo tóxico?!! hahahha

    1. ahhaahah nossa, que coisa esquisita hahahahah eu nunca mais usei esmalte, não lembro a última vez. Mas de repente seu corpo pode ter dado alguma reação também, né!

  4. Oi, Nyle! Eu não tenho costume de pintar as unhas, exceto quando tem algum evento especial, e confesso que nunca reparei no 3-free mesmo sabendo que o esmalte nunca foi “bonzinho” para nossa saúde. Daqui em diante os cuidados serão maiores, mesmo com unhas pintadas por pouco tempo. Obrigada pela informação. Bjs!

  5. não conhecia esse termo ainda, achei ótimo você ter mencionado os esmaltes! eu tenho a impressão de que as pessoas “esquecem” de levar em consideração eles, sendo que podem ter substâncias tão horríveis quanto formol… e o removedor também, né? acho o cheiro de tudo insuportável hoje em dia, e também não pinto mais as unhas. só de pensar que teria que trocar semanalmente… argh!

  6. Também parei de usar esmaltes e to mais feliz do nunca minhas unhas pararam de quebrar parei de tirar cutículas foi um santo remédio.Nyle uma vez tu falou no teu foms que tinha parado com a progressiva,tu podia falar sobre como foi parar,sobre as progressivas no geral?

    1. Então, eu parei e comentei num post sobre a odisseia da desintoxicação capilar. Foi complicado porque o cabelo fica bem frágil, fraco, poroso. Tive que ir hidratando muito, ir cortando, até hoje ele ainda não se recuperou. É um longo processo mas vale a pena.

  7. Nyle, tudo bem? O que você acha das unhas postiças? Não vou a salão de beleza arrumar as unhas há uns 2 anos, uso ao natural e só empurro as cutículas, mas fiquei encantada com modelos de unhas postiças, algumas usam cola, outras, adesivos…será que faz mal usar?
    E parabéns pelo blog! Tenho aprendido muito!

    1. Então, Ana, acho que não deva fazer tão bem às unhas usar sempre, ainda mais por causa da cola, que certamente terá algumas químicas nocivas. Acho que usar de vez em nunca não tem problema, mas usar semanalmente ou diariamente não acho muito recomendável! beijoss

    1. Existe. Tem um óleo da Cativa Natureza que é um óleo fortalecedor de unhas. Ele é bem bacana e natural, é como se fosse um hidratante de unhas. Vc pode usar antes de dormir.

Comente!

