Alimentos que ajudam a dormir

sono

Já ouviu falar de serotonina ou triptofano? Essas substâncias são essenciais para quem quer ter uma boa noite de sono, uma vez que estão intimamente ligadas no mecanismo de sedação e relaxamento do corpo. Muitos fatores interferem na produção de serotonina e melatonina (hormônio também relacionado ao sono) – e a alimentação é um deles. Carência de vitaminas e nutrientes como vitamina B6 e selênio (envolvidos na produção da serotonina), bem como de carboidratos (que participam da produção de serotonina e melatonina), podem levar a noites mal dormidas.

Veja abaixo alimentos que poderão te ajudar a ter uma boa noite de sono:

  • Alface (contém o aminoácido triptofano)
  • Grão-de-bico (fonte de magnésio, trabalha o relaxamento muscular e ajuda o corpo da deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono)
  • Banana (é fonte de potássio e magnésio, relaxantes musculares naturais. O seu aminoácido L-triptofano é convertido em 5-HTP, que dá origem à serotonina e melatonina)
  • Quinoa (fornece triptofano, carboidratos e fibras)
  • Cereais integrais (ricos em minerais como selênio, além de carboidratos de boa qualidade e vitaminas, como a B6)
  • Cereja (a cereja é fonte de melatonina, mas lembre-se: isso vale a para a FRUTA cereja. A cereja industrializada que geralmente vai em bolos é tudo, até chuchu com corante, menos cereja)
  • Aveia (fonte de carboidratos e minerais como o magnésio e selênio)

É claro que você pode usar a sua criatividade para montar refeições que combinem esses ingredientes: banana + cereja + quinoa é uma boa. Uma dica importante é sempre combinar alimentos ricos em triptofano, por exemplo, com fontes de carboidratos, pois esse último ajuda na conversão do triptofano em serotonina – o que facilita a indução ao sono.

Também é importante ressaltar que uma boa noite de sono não depende só da ingestão de alimentos. Aqui nessa postagem você conferir todos os passos necessários para dormir melhor!

Fontes e referências: Minha Vida; Terra; Uol

14 comentários sobre “Alimentos que ajudam a dormir

    1. hahahahah os mais idosos tem umas coisas meio doidas, meus avós sempre falavam umas coisas meio loucas (tipo de comer e não poder olhar no espelho depois que entortava a cara)

  1. Eu como uma banana todo dia antes de dormir foi recomendação da nutricionista ajuda muito minha gastrite, ja faz 1 ano que tenho esse hábito e me acostumei a ponto de sentir falta da bananinha a noite …rs

    Gostei dessa materia!

  2. Obrigada por compartilhar essas informações, Nyle. Realmente não sabia de muita coisa, exceto o Alface. E eu amo tudo isso… agora entendo como amo dormir também..rsrs!! Bjs!

  3. Oi Nyle, bacana, vou procurar comer mais esses alimentos, que já gosto,especialmente à noite , além de tomar de vez em quando o mulungu. Já ouviu falar em Melatonina (tem que importar)em cápsula? Tomo há uns 3 meses pois meu sono nunca foi bom creio que desde criança ,e agora estou dormindo muito bem, graças!!! E sobre vitaminas, vc tem indicação de algum complexo vitamínico que seja bacana e sem teste em animais? Sabe se o Centrum Mulher é legal nesse sentido? bjs

    1. Bia, eu já ouvi relatos que a melatonina em cápsulas causou vários efeitos colaterais em uma colega, muita dor de cabeça. Que legal que funcionou pra você, mas não sei quais são os riscos a médio e longo prazo. De complexo vitamínicos recomendo você dar uma olhada no site do Guia Vegano, na loja do Vista-se também. Sobre o Centrum eu não sei dizer, mas creio que faça testes em animais sim :/ beijoss

      1. Sim, em mim também causou , e aí eu fui diminuindo a dose, às vezes dou um tempo de uma ou duas semanas sem tomar, enfim, até a dor de cabeça é melhor do que não dormir, só quem tem esse problema sabe,rsrs. Mas fico tmbém um pouco preocupada em saber se pode causar algum problema sério. Parece que desde 1990 ela é usada nos EUA e depois Europa. Parece que ningué relatou nada grave. O que ví na internet é que em altas doses pode causar osteoporose e aumentar o nível de estrogênio na mulher, mas estou buscando um médico que conheça, se alguém souber… bjs

  4. Socorro porque eu não sabia que alface era bom pro sono (roncando no momento). Só uma observação, a serotonina age contrariamente à melatonina, a primeira relacionada ao período de vigília, a segunda à preparação para o sono. Beijo.

Comente!

