Removendo a maquiagem sem gastar muito

100_3922

Como já falei algumas vezes aqui, há um bom tempo estou passando por alguns apertos financeiros. Tenho comprado pouquíssimas coisas (só o que acaba e eu preciso repor) e, mesmo assim, nada muito caro. Por um lado é algo ruim, uma vez que, exceto quando ganho para testar, os cosméticos orgânicos que eu uso e gosto ficam meio inacessíveis para mim; por outro nem tanto, já que eu descubro produtos mais baratos e me aproximo mais da realidade de muitas pessoas que acessam o blog e não podem gastar muito.

Meu removedor de maquiagem preferido é o Removedor  de Maquiagem Açaí Chocolate da Ikove, mas o preço não é muito amigo. Como ficar sem usar maquiagem e tampouco não tirá-la não era uma opção, tive que optar por um plano plano p (pobreza): usar azeite e shampoo de bebê para remover a maquiagem.

Confesso que achar um shampoo de bebê barato e com uma fórmula com menos químicas nocivas o possível, ou seja, mais próximo do “natural”, e de marca que não teste em animais não foi fácil. Por fim, achei o shampoo de bebê da Granado, que é hipoalergênico (o que já garante uma fórmula menos agressiva para evitar alergias, naturalmente), não arde os olhos e a versão de Erva Doce (a que escolhi) tem um cheiro agradável e suave (ao contrário da versão original, a amarelinha, que tem um cheiro fortíssimo e enjoado). A fórmula não é, nem de longe, “natural” ou 100% segura, tem químicas nocivas e polêmicas, mas era o melhor que eu conseguia achar.

Como não uso maquiagem de longa duração ou à prova d’água, apenas maquiagem mineral ou mais natural/orgânica, o shampoo remove quase tudo sem dificuldade. Quando peso um pouco mais na maquiagem, antes de aplicar o shampoo eu faço um pouco de massagem nos olhos bem suavemente para “derreter” tudo com azeite extravirgem. Geralmente eu faço duas aplicações para me certificar que saiu tudo ou praticamente tudo.

Já para remover a maquiagem do rosto eu uso ou o sabonete esfoliante para pele oleosa da Cativa (que, se você usar cautelosamente, pode usar todos os dias, 1 vez por dia) ou sabonete normal mesmo, quando uso pouca maquiagem, aí auxilio a limpeza com uma toalhinha bem macia para massagear o rosto ou então uma esponja facial bem macia (em perfumarias dá para achar).

O sabonete esfoliante da Cativa não é muito em conta, nem todo mundo pode comprar, mas se for o caso, você pode substituí-lo por aveia em pó ou em flocos. Aí, para “dar liga” e você conseguir usar como esfoliante, ou você usa mel (ou melado de cana, se você for vegan) – aí, depois da esfoliação suave de mel/melado + aveia, você usa o sabonete normal para lavar o rosto – ou você mistura na mão um pouco do seu sabonete facial líquido e um pouco da aveia e passa no rosto. Além de promover uma esfoliação suave, sendo possível o uso diário, a aveia tem propriedades hidratantes e suavizantes para a pele. 

No geral, entendo que essa situação é transitória e vejo que optar por cosméticos menos nocivos para a saúde não é tão impossível. Tendo pouco dinheiro em mãos fica realmente muito difícil escolher produtos o mais naturais o possível, é claro, mas garimpando dá para achar coisas interessantes sim, menos nocivas na medida do possível!

13 comentários sobre “Removendo a maquiagem sem gastar muito

  1. Estou usando oleo de coco pra remover maquiagem dos olhos, é ótimo!!! Aveia usei semana passada, mas mais pra hidratar, minha mãe que me ensinou: aveia+leite+mel+gotinhas de limão. Deixa a pele bem macia, limpa e não deixa oleosa \o/

  2. Oi Nyle, depois que eu comecei a usar produtos naturais eu nunca mais comprei um demaquilante, não acho necessário. O que eu uso é azeite ou algum outro óleo vegetal para retirar a maquiagem.

    Quando estou inspirada eu coloco uma toalhinha quente por alguns minutos no rosto, para limpar bem e abrir os poros. Quando não quero fazer isso eu simplesmente uso uma bucha vegetal pra retirar bem todo o resíduo.

    Depois eu lavo com um sabonete em barra (estou usando o de argila verde da Sal da Terra) e pronto.

    Acho que você nem precisaria usar o shampoo de bebê.

    1. Acontece que a região dos meus olhos é seca e sensível. Pro rosto sabonetes assim serve, mas pro olho não rola. Já tentei usar vários sabonetes mas todos me ardem os olhos e ressecam! :/ beijos

  3. Nyle,

    Uso o shampo da Granado há um tempo já. O mais chato mesmo é tirar maquiagem a prova d’água, no meu caso, o rímel. É chato, mas com paciência e água morna, consigo tirar. Não gosto de rímel a prova d’água, mas comprei sem querer. rs

  4. Para quem tem a pele oleosa e com acne eu recomendo o sabonete de argila verde da cativa natureza, sai na média uns 15,00 (eles tem lojinha num shopping/galeria aqui em SP capital). é barato, pode durar até dois meses (segundo as meninas da cativa) e limpa bem, inclusive eu tenho usado só o sabonete para limpar o rosto e fica bem limpo, gosto de uma limpeza forte, pois minha pele é uma autêntica assadeira de ovo frito 😦
    Creio ser uma alternativa bacana ao sabonete esfoliante (tem outros dois modelos de sabonete de argila tb para outros tipos de pele), já que meu tônico da cativa acabou e não desejo comprar outro no momento, não durou muito para mim.

    OBS: parabéns Nyle pela sua aprovação na faculdade, vc é uma garota inteligente e com um belo trabalho, sucesso!!

    1. Paula, esse sabonete é muito bom mesmo. O de argila branca tem umas “areiazinhas” que faz uma boa esfoliação. E obrigada pela força!

Comente!

