Precisa de ajuda para emagrecer? Conheça os alimentos termogênicos!

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Emagrecer não é fácil, todo mundo já sabe, e estratégias para tornar o processo menos difícil são sempre bem-vindas. Dietas severas, remédios que prometem queimar gordura ou inibir o apetite podem até dar certo resultado a curto prazo, mas infelizmente trazem diversos efeitos colaterais e danos à saúde.

Embora não seja o mais rápido, o melhor e mais eficaz caminho para um emagrecimento saudável é a mudança de hábitos alimentares, a prática de atividades físicas regulares e boa qualidade vida (viver bem, dormir bem, etc). E, felizmente, também existem alimentos naturais que facilitam a jornada: os famosos termogênicos.

De acordo com a nutricionista Daniela Cyrulin para o site Minha Vida, “As substâncias termogênicas contidas em certos alimentos têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura. A termogênese é um processo regulado pelo sistema nervoso e interferências neste sistema podem ajudar no controle de emagrecimento e obesidade”. Além disso, os alimentos termogênicos também aumentam o gasto calórico.

Veja abaixo as propriedades de alguns dos alimentos termogênicos e quanto consumir para obter resultados:

  • Canela: tem propriedades anti-inflamatórias (que protegem de males que vão desde doenças cardíacas até acne e celulite), digestivas, estimulantes; combate o colesterol, controla os níveis de glicose, além de conter cálcio. Consumir 1 colher de chá por dia.
  • Gengibre: tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes (combate os radicais livres, que traz males como envelhecimento e câncer), digestivas, estimulantes; combate gases e enjoos. Consumir 2 rodelas pequenas ou dia ou ralar 2 cm, 3 vezes ao dia.
  • Pimenta: estimulante, aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e o intestino. Reduz o colesterol, tem propriedades anti-inflamatórias, controla os níveis de glicose, aumenta a capacidade pulmonar e ajuda no tratamento da rinite alérgica, além de favorecer a queima de gordura. Consumir 1/2 pimenta ou 3 g (se for em pó) ao dia.
  • Chá verde: tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diminui a pressão arterial, a absorção de açúcar no sangue, a compulsão por carboidratos, além de acelerar o trânsito intestinal e favorecer a queima de gordura. Consumir de 2 a 3 xícaras por dia.
  • Café (ou qualquer alimento que contenha cafeína): a cafeína é um potente estimulante e, em pequenas doses, aumenta a concentração, o raciocínio, além de diminuir o cansaço. Não é recomendada em excesso, pois pode causar palpitações, insônia, ansiedade, náusea e irritabilidade. Além disso, não é indicada para gestantes e crianças, ou para quem tem problemas gástricos, cardiopatias, hipertensão. Para quem não tem problema nenhum, consumir 2 xícaras de café por dia.

Além dos citados, outros alimentos também se destacam por propriedades termogênicas, dos quais: mostarda, vinagre de maçã, acelga, aspargos, couve, brócolis, laranja, kiwi, água gelada, linhaça, gorduras de coco. E é claro que os alimentos termogênicos devem estar aliados à prática de atividade física e a dietas para darem resultados. Por isso, para perceber os efeitos, você pode ingerir antes de ir à academia (ou qualquer outra atividade), preferencialmente na parte da manhã ou tarde para evitar agitação demais antes de dormir.

Por falar nisso, vale lembrar: apesar de serem alimentos naturais, eles tem algumas contra-indicações – pessoas com hipertensão ou propensas a problemas cardíacos devem ter muita cautela. Não é recomendado o consumo desses alimentos por gestantes e crianças. Além disso, o excesso do uso pode agravar problemas de insônia, irritabilidade, inquietação. Se você sofre com esses problemas, use com moderação e preferencialmente de manhã ou à tarde, para evitar transtornos.

Para fechar, aí vai uma das minhas receitas termogênicas preferidas:

Batida termogênica para tomar antes das atividades físicas

Ingredientes

  • 250 ml de leite vegetal*
  • 1 colher de sopa de semente de linhaça (opcional)
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 colher de café de gengibre cru, ralado

* Eu indico o leite de soja da marca Olvebra, pois não tem quase nada de sódio e, assim como todo leite vegetal, não contém colesterol, além de ser pobre em gorduras e não trazer todos os malefícios do leite animal. Você pode usar, também, seu leite vegetal caseiro (ensinei aqui) – se for o caso, adoce a batida com um pouco de stévia (adoçante 100% natural) para melhorar o gosto.

Modo de preparo 

  • Se você optar por não colocar a linhaça: bata todos os ingredientes juntos no liquidificador até que fiquem homogêneos e beba.
  • Se você optar por colocar a linhaça: antes de tudo, pegue as sementes de linhaça e coloque-as sozinhas no liquidificador. Bata até que fique uma espécie de “farinha”, é necessário que as sementes sejam trituradas. Em seguida, junte os ingredientes restantes, bata tudo e beba sem coar.

Informações sobre os ingredientes

  • Por que o leite vegetal? Como dito, ele não contém colesterol, não tem muitas gorduras como o leite animal, o cálcio presente nele é melhor aproveitado pela organismo, além de não trazer todos os malefícios que o leite convencional traz.
  • Por que a canela e o gengibre? Os benefícios já foram citados durante a postagem, mas as suas principais contribuições, aqui, é as propriedades termogênicas!
  • Por que a linhaça? Porque além de conter boas quantidades de fibras, cálcio, ferro e outros nutrientes, a linhaça é rica em ômega 3, que também atua como termogênico e é anti-inflamatório, além de excelente para o seu coração.

Bom apetite e bom treino!

Fontes e referências: Tua Saúde ; G1; Globo Esporte; Minha Vida ; Terra ; Gazeta Online; MdeMulher

 

http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/benficios-da-canela/320/

2 comentários sobre “Precisa de ajuda para emagrecer? Conheça os alimentos termogênicos!

  1. Apesar de não precisar perder peso, adorei o post! Até agora eu só sabia do café, chá verde e limão pra ajudar no emagrecimento.
    Gosto muito dos seus posts, porque voce coloca as fontes de pesquisa, acho isso muito legal (:

    1. Muito obrigada❤ eu faço isso pra dar mais confiabilidade, se não o leitor fica "voando" e não é legal, né. beijos

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