Suco contra anemia ferropriva

suco

A carência de ferro, que pode levar à chamada anemia ferropriva, é uma fantasma na vida de muitos veganos e vegetarianos – mas não aparece só neles, ao contrário do senso comum. Qualquer pessoa que não tenha uma alimentação inadequada, esteja grávida ou sujeita a grandes perdas de sangue pode desenvolver anemia ferropriva.

Os sintomas são fadiga (desânimo), falta de apetite, palidez da pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), falta de ar, dificuldade de raciocínio, apatia/tristeza, dor de cabeça, palpitações cardíacas, mãos e pés frios, tontura. Ao notar esses sintomas é importante procurar um médico e realizar exame de sangue, de modo a detectar o problema e iniciar o tratamento.

Obviamente que, antes de chegar a isso, é totalmente possível prevenir anemia ferropriva através de uma alimentação saudável, preferencialmente montada por um nutricionista. Se você está ou vai ficar grávida, se for do tipo que come muita besteira e não é chegado em alimentos vegetais ou se for vegano ou vegetariano, é ainda mais recomendável que você vá a um nutricionista. Anemia não é um bicho de sete cabeças e pode ser evitada por hábitos simples!

Veja abaixo um suco bem interessante que, aliado à alimentação, ajuda a prevenir o surgimento da anemia ferropriva: 

Ingredientes

  • 3 rodelas de abacaxi (ou mais)
  • 3 talos completos de salsa (ou mais, se você gostar)
  • O mínimo possível de água (se você puder fazer o suco de modo que o copo fique cheio apenas com o líquido do abacaxi é melhor. Use água apenas se você não tiver fruta suficiente para encher um copo todo ou se ficar grosso demais)
  • Adoce com açúcar mascavo ou melado de cana

Modo de preparo

  • Bata os ingredientes e beba imediatamente.

Sobre os ingredientes

  • Por que o abacaxi? Porque é uma fruta rica em vitamina C que, quando ingerida junto ao ferro, facilita a absorção desse último. Você pode substituir o abacaxi por qualquer fruta rica em vit. C, tal como morango, kiwi, caju, laranja, acerola, entre outras.
  • Por que a salsa? Porque é rica em ferro. Ela é a mais indicada, mas na falta você pode substituir por couve ou agrião.
  • Por que o açúcar mascavo/melado de cana? Porque também são ricos em ferro e outros minerais.

Confesso que o gosto não é dos melhores, mas é uma receita bem nutritiva. Tampa o nariz e manda para dentro porque vale o esforço!

Receita retirada do site Tua Saúde 

2 comentários sobre “Suco contra anemia ferropriva

    1. Sim, de jeito nenhum, a carne não é necessária. Se alimentando corretamente todo mundo consegue viver completamente bem sem ela. beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s