#FAQ 1 / Dúvidas frequentes

question

Quando respondo comentários aqui no blog eu percebo que certas dúvidas são bem recorrentes, então pensando nisso resolvi “inaugurar” uma seção de “Dúvidas frequentes”, que ficará na barra superior do blog (onde está escrito “contato, “quem sou eu”, “o tal do jabá”, etc) e irei atualizando sempre que eu vir alguma dúvida recorrente. Abaixo estão algumas respostas:

O que você acha da marca Phytoervas, Ecologie? Você usa? Recomenda? São naturais?

Apesarem de usarem alguns ativos vegetais bacanas, os produtos dessas marcas estão longe de serem naturais. São produtos convencionais, ou seja, possuem ingredientes potencialmente prejudiciais à saúde, tais como os sulfatos (ingredientes que são responsáveis por formarem espuma/limpar os cabelos, mas são poluentes e podem causar coceira, alergias, descamação), conservantes sintéticos. Vale lembrar que a Ecologie foi vendida para a Bombril, que faz testes em animais.

Comprei um shampoo orgânico/natural, mas achei que ele não limpa nada, meu cabelo está ensebado, o que eu faço?

Calma, existem alguns truques. Veja aqui. 

Dá para usar sabonete 100% natural como shampoo sólido? Como usa?

Dá, sim, desde que seja 100% natural. Ensinei aqui.

Tenho pele oleosa e com acne, como eu cuido?

Aqui tem um guia que ensina tudo: como e quantas vezes fazer a limpeza da pele, quais cuidados você deve ter, dentre outras dicas.

Quando vou fazer a limpeza do rosto, qual é a ordem em que devo aplicar os produtos?

Comece pelo sabonete facial adequado para o seu tipo de pele, lavando e ensaboando o rosto uniformemente com a pontinha dos dedos. Enxague com água fria e seque o rosto. Posteriormente, aplique o seu tônico ou adstringente e deixe secar naturalmente, sem exaguar. Aplique seu hidratante de costume.

Qual a diferença entre tônico e adstringente? É a mesma coisa?

Não é a mesma coisa não, apesar de parecer. O tônico geralmente é indicado para peles normais e secas e o adstringente é indicado para peles mistas e oleosas. O tônico é mais suave, não limpa tão profundamente, ao contrário do adstringente. Isso não significa que não possa existir tônico para pele oleosa e mista, por exemplo. Existe. Mas geralmente a palavra tônico remete a produtos mais suaves e adstringentes a produtos que limpam profundamente. De um modo geral, não se preocupe tanto se é tônico ou adstringente, se preocupe mesmo é em olhar se aquele produto é indicado para peles normais, secas, mistas ou oleosas.

Como saber meu tipo de pele? 

Esse teste pode te ajudar a descobrir.  Mas procurar um dermatologista para analisar “cara a cara” a sua pele é imprescindível.

Analisa essa composição para mim? A composição de “tal” produto é boa? O que você acha?

Aqui eu ensino de forma bem completa como analisar a fórmula dos produtos. Aprender a analisar a fórmula dos cosméticos com os olhos é importante porque você aprende a ter um espírito crítico, ler os rótulos e detectar o que te faz mal. Com o tempo isso acaba se tornando algo muito espontâneo, mas é preciso “treinar”.

Qual marcas de cosmético natural/orgânico você acha confiável? 

Aqui eu fiz um guia bem legal sobre isso.

Não tenho muito dinheiro e quero comprar cosméticos naturais, o que fazer?

Aqui indiquei algumas marcas que podem oferecer produtos que embora não sejam orgânicos, não são nocivos à saúde e têm preços acessíveis.

Estou procurando cosméticos naturais capilares com preço acessível, me indica algumas marcas?

Aqui você encontra algumas opções e aqui eu também falo sobre isso.

Estou procurando cosméticos naturais para o rosto com preço acessível, me ajuda?

Aqui você encontra algumas opções bacanas.

Estou mudando para cosméticos orgânicos/naturais e meu cabelo não está se adaptando, está péssimo, o que eu faço?

Primeiro de tudo é preciso ter um pouco de calma, o começo pode ser meio “conturbado” para algumas pessoas. Esse post aqui ensina como fazer a transição para cosméticos capilares orgânicos/naturais de maneira mais tranquila.

Produtos naturais/orgânicos não causam alergias?

Produtos naturais e orgânicos não são, necessariamente, hipoalergênicos. Existem ativos naturais que podem causar irritações, coceira, enfim, dar alergia da mesma maneira que um ingrediente sintético. É claro que quando comparado a cosméticos convencionais os cosméticos orgânicos e naturais são muitos mais gentis com a pele, alguns tem muito menos chances de dar alergia, mas não é uma certeza absoluta. A regra é simples: se não está escrito que é hipoalergênico ou que foi desenvolvido para peles sensíveis, o risco de causar alergia é relevante. Isso vale tanto para cosméticos convencionais quanto para orgânicos e naturais.

Onde compro óleo vegetal confiável?

Aqui tem links de lojas bem legais.

O que você acha da marca Sol de Janeiro? Os protetores são confiáveis?

Apesar de eu achar legal a postura da marca em relação aos testes em animais e de não usarem ingredientes de origem animal em alguns produtos, infelizmente os protetores tem componentes potencialmente nocivos (oxibenzona, por exemplo). Os protetores solares da Sol da Janeiro, embora sejam menos prejudiciais que muitos protetores que vemos no mercado, não são naturais e podem conter químicas polêmicas e nocivas.

_________________________________________

Espero ter esclarecido algumas dúvidas e, caso tenham mais outras, basta me perguntar!

 

Anúncios

36 comentários sobre “#FAQ 1 / Dúvidas frequentes

  1. Nyle,

    Conheci seu blog esta semana e adorei! Eu sinceramente sou ignorante neste assunto de orgânicos, mas pretendo me informar mais, principalmente por conta dos ocorridos desta semana que me comoveram bastante. Vejo que, mesmo tarde, podemos ter um olhar mais cuidadoso com estes pequenos que estão sofrendo por conta da nossa vaidade e egoísmo! Estou revendo os produtos que tenho em casa e, a partir de agora, pretendo monitorar o que consumo e adquiro, apesar de saber que a maior parte dos produtos seguem o mesmo princípio destes testes.
    Tenho algumas dúvidas e gostaria de saber se você poderia me ajudar: uso protetor solar diariamente e, por indicação da dermatologista, tenho usado o da La Roche-Posay. Vi na listagem da PETA que ele está entre os que fazem teste em animais. Pretendo mudar logo para um outro. Uso um creme da ADA TINA e, segundo eles, não fazem testes em animais. Você conhece esta marca? Eles também tem protetor solar.
    Outra dúvida é quanto aos desodorantes: tem algum que seja orgânico, ou que não faça testes em animais, e que seja vendido em drogarias? O desodorante da Nívea segue estes padrões?

    Abraço,

    Helô

  2. Olá, Nyle! Tenho aprendido muito com as informações que vc compartilha, sou uma grande consumidora de cosméticos e nunca considerei seriamente que pudessem trazer riscos à saúde. Afinal, eles prometem beleza e juventude, não é mesmo? Estou me informando para fazer a transição para produtos seguros. Eu gostaria de estender esse cuidado à minha família. Tenho um filho de 6 anos. Vc conhece marcas de produtos seguros para crianças?
    Muito obrigada, um grande beijo, e parabéns pelo seu trabalho!
    Simone

  3. Nyle, eu tava olhando as marcas que voce indicou, e nao encontrei nenhuma que tenha hidratante facial com pump. Voce lembra de algum?Talvez eu nao tenha procurado direito, é que nao gosto de colocar a mao no pote, pra depois passar no rosto. Pode ser frescura, mas sempre acho que alguma sujeira vai acabar indo pro meu rosto e piorando a oleosidade.

    1. Eu acho que a Cativa tem vários hidratantes com pump. A água biológica é em spray e o gel de aloe vera é de gotinha.

  4. Nyle, vc conhece algum nome de um dermatologista vegetariano ou vegano, que não faça uso de produtos testados em animais e que não use produtos com ingredientes nocivos a saúde nos tratamentos de pele?

    Desde já agradeço a atenção!

    1. Juli, você pode achar algum dermatologista que trabalhe com produtos não testados em animais, mas produtos naturais eu acho bem difícil. Você pode entrar em contato com o site da Adcos, que não faz teste em animais, e perguntar quais dermatologistas na sua cidade trabalham com a marca. Eu particularmente não conheço nenhum profissional que siga essa linha mais natural :/ beijos

  5. Oi Nyle, não precisa mais responder ^^ Sei la como, achei um outro site que vende produtos mais naturais (aliás, eu nao sei se ta certo falar assim, mas quando eu nao sei se é organico, natural ou so vegano, eu falo assim). Enfim, aí encontrei esse hidratante
    http://www.belezadocampo.com.br/produto/creme-hidratante-de-confrei-peles-oleosas-e-com-acne-50g-panizza.html
    Vou pedir esse quando virar o mês, aí uso e digo se é bom. De qqr maneira, obrigada por ter agrupado a maioria das duvidas nesse post, tinha algumas coisas que eu ainda nao tinha lido (:

    1. Nossa, Larissa, estive olhando a composição desse produto e é uma bomba 😦 óleo mineral, parafina, parabenos, phenoxyetanol. Se você quer um hidratante legal e mais em conta, dê um “bizu” nos hidratantes da Multivegetal! Acho que são legais. beijos

  6. Oi, Nyle, ando epsquisando alternativas para diminuir e breve parar de usar protudos testados em animais. Sempre vejo essa marca do Hiper e Bom preço, Equate. Procurei na net, mas não encontrei nada referente a teste. Se puder me ajudar!

  7. Bom dia, estou gostando muito do site! Gostaria de saber a diferença entre protetor solar físico e os orgânicos/naturais (ou se existe)… Manipulei um protetor físico e estou gostando muito! Se eu soubesse estaria usando há muito tempo… Já vejo diferença na minha pele… obrigada e abços Luciana

    1. Luciana, a maioria dos filtros solares orgânicos e verdadeiramente naturais são físicos, não tem muita diferença, o mecanismo de proteção é o mesmo, impede ou minimiza a atuação dos raios solares na pele através de uma barreira “física” na pele. beijos

  8. oi Nyle, td bem? Já te escrevi algumas vezes e agora escrevo pra dizer que infelizmente parece que os produtos organicos da ikove que estou usando estão me dando alergia…fiquei bem triste. Não sei ao certo se é a loção de limpeza, o sérum ou o hidratante. Minha pele do rosto está ficando avermelhada e com algumas partezinhas bem sensíveis e descamadas, até agora estou sem acreditar…pois no início foi ótimo! Vc acha possível, já ouviu algum caso? beijos

    1. Bia, infelizmente pode acontecer sim. Eu sempre digo às meninas e até falei no post que ser natural ou orgânico não significa que não possa dar alergia. A loção de limpeza que você está usando é a Limpeza Facial Floral? Engraçado, ela é indicada pra peles sensíveis, provavelmente não deve ser ela. Tenta ir tirando um a um e ver como sua pele reage, aí você pode ver qual deles esta te causando alergia. Mas é uma pena mesmo 😦

      1. É, é ela sim. Estou fazendo isso mesmo, tirando um a um e vendo. Parece que não é a loção floral…estou com suspeita do sérum da Ikove e/ou de óleos vegetais que eu estava passando como o de rosa mosqueta e o de abacate (mesmo sendo óleos das marcas indicadas, mas já ouvi falar que tem gente que tem alergia aos óleos vegetais… beijos

      2. Se você descobrir o que está dando alergia me conte, Bia, é bom pra alertar outras leitoras caso tenham problemas :/ beijos

  9. Nyle, vou começar o detox em breve e to em dúvida agora… Melhor ir usando um shampoo sem petróleo e silicone mas com sulfato Ou o shampoo e condicionador orgânicos de açaí para cabelos danificados Ou shampoo orgânico para cabelos secos (desses que vendem na flor de magnolia ou sal da terra). Lembrando que meu cabelo eh bem seco nas pontas, apesar de ser grosso… To com medo de ir direto pro orgânico e não sair os malditos derivados de petróleo ://// mas por outro lado, não consigo achar um shampoo que tenha só sulfato…. Beijos e já agradeço!

    1. Então, na verdade a ideia do shampoo com sulfato é só uma sugestão pra quem já tem esses produtos em casa e não quer perder, sabe como? Você pode usar os produtos da Multivegetal, eles limpam bem e são muitos bons pra fazer a transição. Use-os e depois que acabar você investe no da Ikove ou outro que você se interessar. beijoss

      1. aiin Nyle, obrigada! Vou tentar com esse aqui da MultiVegetal http://www.multivegetal.com/conjunto-cabelos-danificados-acai-aloe.php
        Meu cabelo tá bem podrinho de progressiva… na verdade, agora q to lavando 1 vez por semana, ele tá tão mais bonito! Acho q era o shampoo estragando ele! Vou ver se levando um dinheiro pra comprar uma mascara capilar tbm pra não levar susto com a juba durante os primeiros meses…. beijinhossss!!! Obrigada novamente!

      2. Sim, eu ia sugerir essa linha de açaí e aloe, é a mais indicada pro seu tipo de cabelo. Depois me conta como foi! beijos

      3. Ahhh e só pra te contar… to usando o combo sabonete de argila branca + creme para pele oleosa da Cativa e to ADORANDO! Nunca tinha visto um creme tão sequinho na pele! Eu complemento a hidratação em alguns pontos com um creme da natura (que substituirei pelo Maria da Selva assim q acabar). Depois de tantos anos gastando centenas de reais com nars, mac e um monte de coisa, tomei vergonha na cara pra investir em algo decente e por enquanto to gostando mto, tava com uma dermatite de contato bem no rosto e vi que não dava mais pra continuar do jeito antigo. O creme deixa um cheiro de própolis delícia por um tempo, to apaixonada! Segunda feira volto la pra comprar o tonico da mesma linha q vc resenhou! A loja fica aqui na Vila Mariana, em São Paulo-SP, ficou muito bom pq a gente não precisa gastar com frete! 😉 Beijosss!!!

      4. Mayra, que legal que voce ta gostando, fico muito feliz. Nao esquece de contar pra gente depois se gostou do tonico 😀

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s