Compra no Guia Vegano

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Depois de 3 semanas após a postagem do produto, recebi em casa o suplemento que comprei no Guia Vegano (veio de Portugal). Os suplementos da Veganicity é uma boa não só pra quem é vegano ou vegetariano, como também para quem tem alergia a lactose, soja, corantes sintéticos, glúten, já que a maioria dos suplementos da marca (se não todos, se não estou enganada) não contém esses ingredientes. Na loja do Guia Vegano também é possível encontrar suplementos veganos para quem quer ganhar peso ou massa muscular (uma opção também para quem tem alergia a caseína).

Você deve estar se perguntando “por que não optar por suplementos normais, tão mais fáceis de encontrar?” porque, exceto algumas marcas como Vitalnatus, Prolev, Schraiber e Bionatus, grande parte das marcas que comercializam suplementos aqui no Brasil fazem testes em animais. Além disso, a maioria esmagadora dos suplementos convencionais tem gelatina, que é feita a partir de ossos e pele animal – fora outros ingredientes meio tenebrosos que vem de “bônus”, como talco, corantes sintéticos, ácido esteárico (stearic acid), que pode ser proveniente ou de fontes vegetais ou da gordura de vacas, cães ou, mais comumente, do estômago de porcos (e é possível encontrar também o ingrediente estearato de magnésio, que deriva desse ácido).

A suplementação de vitamina B12 é imprescindível para quem é vegano ou para quem é vegetariano e está restringindo alimentos de origem animal porque a quantidade de vitamina B12 (principalmente obtida em fontes animais) que pode ser ingerida por alimentos vegetais é praticamente desprezível. E não só a vitamina B12, por descuido alimentar muitos veganos e vegetarianos acabam ficando carentes de vitaminas do complexo B de um modo geral (onívoros que não cuidam da alimentação também podem ser alvo do problema!).

Alguns sintomas da falta de alguma vitamina do complexo B no organismo são:

  • Cansaço
  • Depressão
  • Irritabilidade fora do normal
  • Alterações do sono (que vai da insônia até sonolência excessiva)
  • Dificuldade de raciocínio
  • Perda de memória
  • Perda de apetite
  • Náuseas
  • Alterações na língua, como aspereza ou cor mais escura ou mais vermelha do que o normal
  • Diarreia
  • Dormências nas pernas e pés
  • Tremores
  • Dor de cabeça

Geralmente, ao adotar uma dieta vegana com acompanhamento de um nutricionista e fazendo exames de sangue para checar se está tudo certo, só é imprescindível a suplementação de vitamina B12 (que pode ser através de injeções; suplemento sublingual, ou seja, com absorção por baixo da língua ou ingestão normal). Dependendo do caso também pode ser indicado a suplementação de ômega 3 (podendo ser obtido através de oleaginosas, óleo ou farinha de linhaça, chia), ferro, zinco, vitamina D, mas frequentemente acaba não sendo necessário se o indivíduo tiver acompanhamento de um nutricionista, se alimentar corretamente e tomar sol pela manhã (antes do meio dia é o ideal) diariamente – aqui o Dr. George Guimarães falou detalhadamente sobre a vitamina D na dieta vegana.

No entanto, se você está ou vai ficar grávida (não é o meu caso, calma!), está amamentando ou não está podendo se alimentar adequadamente por qualquer motivo, consulte um profissional e fale com ele sobre o uso de um suplemento mais completo. No caso da gravidez a suplementação deve vir, obrigatoriamente, aliada a uma dieta balanceada; já no segundo caso (não estar podendo se alimentar adequadamente) a suplementação não deve substituir de modo algum a alimentação, mas já que está difícil se alimentar como seria ideal, acaba sendo necessário recorrer a alternativas.

Ressalto que não é prudente sair tomando suplementos por conta própria de modo algum. É imprescindível fazer exames de sangue, conversar com um médico e principalmente um nutricionista e avaliar qual é a real necessidade sua, o que pode ser feito para você não sofrer nem com o excesso e nem com deficiência de vitaminas!

  • Outras lojas além do Guia Vegano para comprar suplementos veganos: Vista-se  e iherb (a loja é estrangeira e nem todos os suplementos são veganos, mas dando uma procurada dá para achar várias marcas. Veja aqui como comprar no iherb).

19 comentários sobre “Compra no Guia Vegano

  1. Oi, Nyle! Li em outros posts seus a respeito de protetor térmico e que você usava o Aloe Frutas, mas que ele possuía componentes duvidosos. Você teria outro protetor térmico para indicar? Obrigada!

    1. Cissa, atualmente eu só uso óleos vegetais como protetor térmico. Tenho usado óleo de amêndoas ou o produto óleo reparador máximo da sal da terra. não tenho pontas duplas e acho que resolve bem pra mim! beijos

  2. Oi Nyle. Não só vegetarianos podem ter carência de B12. A porcentagem de onívoros que estão com deficiência é super alta também. Isso poque depende muito da condição do seu organismo e intestino do que a ingestão dela. Não necessariamente todos vegetarianos precisam de suplemento de B12 e só sabemos disso quando fazendo exame. Além disso outros micronutrientes também estão envolvidos nessa história.
    Bjos

  3. Adorei o post!!!!! Tinha visto essa informação pela primeira vez no seu facebook, Nyle, e fiquei surpresa!! Nunca imaginei que suplementos vitamínicos tivessem esse tipo de conteúdo. Sempre me perguntei sobre a origem das vitaminas e tudo mais contidas nesses produtos, porém não imaginava que era animal. Realmente foi muito bom saber disso!

  4. Olá Nyle! Ainda não comprei suplementos no Guia Vegano, mas em breve o farei, a melhor maneira de absorção da vitamina B12 é por via sublingual (deixar embaixo da língua), eu por exemplo, compro a metilcobalamina manipulada em cápsulas vegetais, nem toda farmácia trabalha com estas cápsulas que são de origem vegetal (algas), sempre tenho que alertar a balconista, pois frequentemente acabam manipulando em cápsulas comuns.
    Comprei no Guia Vegano o coletor menstrual, e estou achando maravilhoso! Vc poderia fazer um post falando destes coletores menstruais, não é!? Eu recomendo…
    Muita luz,
    Dani

    1. Daniela, eu já pensei em fazer mas como ainda não usei, estava esperando usar pra poder falar com propriedade, sabe como? Futuramente vou fazer um post bem legal sobre isso. beijoss

  5. Adorei seu post. Uma colega vegana só usa suplemento B12, mas ela usava por precaução pois até então não apresentava deficiência.
    Abraços.

  6. Oi Nyle gostei muito da sua fala. Pouco tempo depois que virei vegetariana (quase vegana) comecei a sentir zonzeira, daí por conta própria fui em um laboratório e pedi para fazer o exame de sangue para ver a quantidade de B12 que tinha no sangue. Quando vi que estava baixa, procurei um médico na hora! Ele me receitou B12 injetável (corri o risco de ficar demente por falta da vitamina). Como tinha pouco tempo que eu era vegetariana, o médico achou estranho eu estar com a minha B12 tão baixa, daí tive que fazer um exame no estomago para ver se eu tinha problema de absorvição de B12, acabou que não deu em nada, não tenho esse problema. Conclusão, quando ainda era onívora já devia estar com a minha B12 baixa e só quando parei de comer carne que os sintomas apareceram, Reafirmando o que vc disse, todos devem se cuidar, carência de B12 não é “luxo” de veganos não.

    1. Nossa, Isa, que curioso isso. De fato, não só os veganos e vegetarianos tem que se cuidar, todo mundo tem! beijoss

  7. Não consigo ser vegetariana 😦 Morro de dó, sério mesmo, eu fico semanas sem comer carne mas dai chega uma hora que não da mais =/, e dai vou ver tudo o que tenho que parar de comer e fico perdida, porque não é só carne, e o leite que as vaquinhas também são maltratadas pra retirar?… Essas questões acabam comigo, fico semanas só na sopinha de legumes mas uma hora ou outra como carne 😦 Mas de qualquer forma esse blog me ajudara muito na questão de escolhas de maquiagem, isso me deixa, em parte, feliz 🙂

    1. Ana, você precisa começar devagar. Começa só tirando a carne, depois se você se acostumar você vai tirando o resto. É importante também procurar um nutricionista, porque aí ele monta uma dieta bem completa pra você e você não vai sentir falta da carne, pois seu cardápio vai estar completo e variado. Você já viu esse post? https://lookaholic.wordpress.com/2012/12/30/documentarios-que-podem-fazer-voce-se-tornar-vegetarianovegano-para-sempre/

      Se você assistir a todos esses documentários eu aposto que você vira vegetariana de vez, ou ao menos vai pensar duas vezes antes de comer carne rs. Mas de qualquer forma, se você puder diminuir o consumo de carne e evitar marcas testadas em animais já é um grande passo. beijos

    2. Oi Ana! Sou vegana há pouco tempo, meu processo de transição foi bem lento, mas definitivo em cada etapa, fui cortando os alimentos gradualmente, sem pressa, cada pessoa tem seu tempo, não há necessidade de cortar tudo logo de cara, comecei assim: primeiro cortei a carne vermelha, depois carne de frango, posteriormente o peixe, e finalmente fui cortando os laticínios e ovos, aí engloba a retirada de muitas “tranqueiras” como bolos, cremes, doces, sorvetes e o hábito de acrescentar mais frutas na alimentação, além das frutas secas como damasco, uvas – passas (as brancas são mais doces que as roxas), tâmaras, para não deixar de adoçar a vida. Boa sorte!

  8. Nyle,
    Eu sou vegetariana desde 2008 e a alguns meses virei vegana.
    Apesar de conseguir muitas informações nos sites, eu ainda tenho dificuldade de fazer compras de queijo, manteiga, pães e outras coisas … comprei algumas coisas via internet mas gostaria de ir ate uma loja e escolher …
    Vc tem alguma indicação onde eu possa comprar comida vegana ?
    Eu moro em São Paulo
    Um beijo

    1. Amélia, já deu uma olhada nesse link aqui? http://www.veganismo.org.br/p/produtos-veganos.html

      Em grandes supermercados você consegue achar marcas como Superbom, Olvebra, Mãe Terra, Jasmine, Native, que comercializam muitos produtos veganos. Online tem a marca Quebra Cabeça, que faz o Mandiokejo. Se você quiser lugar pra comprar tipo lanche, pizza, essas coisas, tem alguns lugares:

      http://vista-se.com.br/redesocial/prime-dog-lanchonete-comida-vegana-a-qualquer-hora/ Prime dog

      http://vista-se.com.br/redesocial/shanti-burguer-na-vila-madalena/

      http://vista-se.com.br/redesocial/jazz-ao-vivo-e-lanches-veganos-na-vila-mariana-em-sao-paulo/

      Tem também o lar vegetariano http://www.larvegetarianovegan.com.br/

      E o Capitão Vegano Delivery https://www.facebook.com/capitao.vegano.delivery?fref=ts

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