Desmitificando: cosméticos orgânicos/naturais são caros?

cats

Antes de mais nada, para quem é leiga(o) no assunto, é importante lembrar que o conceito de cosmético “natural” e “orgânico” varia muito, já que a lei brasileira ainda engatinha na regulamentação desse segmento. Cabe às certificadoras privadas, que atribuem selos e classificações a esses produtos com base em diretrizes próprias, constatar se ele é natural, orgânico, dentre outras características. Aqui eu já fiz uma postagem explicando tudo.

Bom, quem nunca teve contato com cosméticos naturais e principalmente orgânicos tende a achar, à luz do senso comum, que necessariamente são produtos caríssimos. A verdade é: nem sempre! Na medida em que fui tendo contato com esse mundo natural/orgânico no âmbito dos cosméticos percebi que muitos itens não ficam longe da faixa de preço de cosméticos convencionais – e com o diferencial de não agredirem o meio ambiente, os animais e o consumidor, o que é excelente.

Sem mais delongas, guardadas as devidas diferenças, abaixo separei produtos convencionais bem famosos por aí e cosméticos orgânicos e naturais que não ficam longe dos preços desses primeiros. Veja só:

alva vs mac

Quem diria? Os batons orgânicos e veganos da Alva são mais baratos que os da MAC no Brasil! Os da Alva não possuem chumbo, não são testados em animais (ao contrário da MAC), não levam substâncias nocivas e ingredientes de origem animal, diferentemente da maioria dos batons convencionais (inclusive os da MAC), que contam com a presença do carmim, corante derivado de um inseto.  A cor Hot Red (Vermelho Fogo) da Alva é a minha preferida (já resenhei dois batons da marca, esse e esse).

cativaxl oreal

Apesar de vir em menor quantidade, o Esfoliante para Pele Oleosa da Cativa Natureza, que comercializa cosméticos orgânicos e naturais, quase regula de preço com o Gel Esfoliante Anti-Cravos da linha Pure Zone da L’Oréal, por exemplo. O produto da Cativa é 100% natural, contém 46% de ingredientes orgânicos, é vegano (não possui ingredientes de origem animal) e não testado em animais (a L’Oréal faz testes em animais). Já resenhei aqui.

tonico

Um dos melhores itens da linha para peles oleosas da Cativa, o Tônico Facial, é mais barato que adstringentes famosos na blogosfera: Normaderm Loção Adstringente Purificante da Vichy e Effaclar Loção Adstringente Micro-esfoliante da La Roche. Além disso, regula de preço com o Adstringente Deep Clean da Neutrogena.

O Tônico Facial para Pele Oleosa da Cativa é orgânico, vegano, não testado em animais (a Vichy, La Roche e Neutrogena fazem testes em animais) e, apesar de eu ser suspeita para falar, muitas leitoras não me deixam mentir que esse produto é eficaz no combate à acne. A minha, pelo menos, melhorou demais depois dele – e deixo na geladeira para ajudar na redução dos poros, além de enxaguar meu rosto com água bem gelada após a lavagem com sabonete.

Outros produtos que também valem a comparação de preço e que superam produtos convencionais no custo x benefício:

  • Loção Tônica Facial com Ervas da Multivegetal (não testado em animais, produto natural e vegano) R$ 22 | Comparação: Adstringente Clean & Clear da Johnson’s R$ 20 (aprox.)
  • Loção de Limpeza Facial da Sal da Terra (não testado em animais, 100% natural e vegano) R$ 14 | Comparação: Loção Adstringente Anti-Acne da Natura R$ 26
  • Sérum Facial Maria da Selva da Cativa (não testado em animais, 100% natural, 75% orgânico e vegano) | Comparação: Sérum Facial Renovador TimeWise da Mary Kay (R$110); Serum 10 da SkinCeuticals (R$230 aprox.); Neoderm Complex Sérum Renovador (R$140 aprox.)
  • Sérum Firmador Romã da Weleda (não testados em animais, produto natural) R$127 |Comparação: Blemish + Age Defense Sérum da SkinCeuticals (R$190 aprox.)

Caso tenha dúvida de onde comprar os produtos naturais e orgânicos citados, basta perguntar nos comentários!

30 comentários sobre “Desmitificando: cosméticos orgânicos/naturais são caros?

  1. Nyle, você conhece alguma base para unha orgânica? Andei olhando e encontrei só um tipo, mas custa R$ 25,00 o vidrinho. Achei meio salgado….

  2. Adorei esse seu post. Os preços não são tão absurdos. Vale a pena comprar e testar os produtos para começar a fazer a mudança. Meu primeiro passo foi não comprar mais. Estou usando todos os meus produtos antigos, vou deixá-los acabar e começar a testar os indicados aqui para ver se me adapto. Uma coisa já posso dizer de bom: acabou aquele consumo desenfreado estimulado pelos mais diferentes blogs de beleza. Não tenho mais a gana de comprar tudo que parece lindo sem pensar nas consequencias dos meus atos. Adotei uma postura mais consciente em relação ao que compro e as minhas necessidades. Se já tenho um monte de coisa repetida, não há necessidade de comprar mais uma, certo? E se quiser comprar, melhor comprar algo que não faça mal nem a mim, ao ambiente e aos animais…

    1. Rafael, você está no caminho certo! Acho sensacional quando as pessoas se conscientizam de que não precisam comprar desenfreadamente, que muitas vezes o que elas têm basta. bjs

  3. Realmente Nyle, os produtos da Cativa são ótimos! Estou usando o desodorante rollon, o sabonete facial de argila verde e o esfoliante para peles oleosas e estou amando, minha pele está muito melhor e o desodorante não agride a pele quando a axila está irritada, alguns produtos da Cativa contêm mel, então nem todos são veganos, é sempre bom ler o rótulo. Beijos, Dani.

    1. Que legal que está gostando. Sou suspeita pra falar, mas gosto demais da Cativa. Eu também fico sempre atenta aos rótulos, alguns produtos não são veganos, mas muitos deles são, o que é bem legal. bjs

  4. Ótimo post para quem está na transição de produtos convencionais para orgânicos/naturais. Eu nem comecei a transição ainda, pois nenhum dos meus produtos convencionais acabou para eu precisar repor… por isso estou na fase de pesquisar bastante!
    Quando eu vi o preço da máscara de cílios da Alva (R$ 79,20 na Alva Store), achei muito caro. Mas a verdade é que eu estava realmente cogitando comprar a máscara de cílios da Benefit, They’re Real, R$ 115 na Sephora. Se o efeito é o mesmo, é provável que não, mas a composição dos produtos deve ser absurdamente diferente – aí cada um faz sua escolha, né.
    É claro que não dá para comparar com a Avon, que vende MUITO e usa ingredientes baratos.
    Este Tônico Facial para Pele Oleosa da Cativa eu quero já! hehehe Fiquei com muita vontade de experimentar.

    1. É verdade, Érica, provavelmente o efeito é bem diferente, mas a composição é absurdamente diferente mesmo. Quando você começar a comprar os produtos acho que você vai gostar 😀 estou torcendo. beijoss

  5. Nyle, os batons e velvetines da Lime Crime são veganos e não testados em animais. Vc sabe se eles apresentam algum ingrediente considerado tóxico/prejudicial?

    Ingredientes dos batons:
    Ricinus Communis Oil (Castor) Seed, Diisostearyl Malate, Euphorbia Cerifera (Candelilla) Wax, Citrato de Trioctyldodecyl, Castor isoestearato Succinato, triglicérides caprílico / cáprico, Octyldodecanol, Ozocerite, Bis-Diglyceryl Polyacyladipate-2, de polietileno, cera microcristalina, Phenoxyethanol, vanilina, Capryl Glicol, Ethylhexylglycerin, hexileno, acetato de tocoferol, óleo vegetal, BHT. [+ / -] Mica, dióxido de titânio (CI 77891), Óxidos de Ferro (CI 77491, CI 77492, CI 77499), Amarelo 5 Lake (CI19140), Red # 7 Lake (CI45410, CI15850), D & C Red # 6 (CI15850 ), Blue # 1 Lake (CI42090), Amarelo # 6 Lake (CI15985). Vegan / livre de crueldade.
    Ingredientes dos velvetines:
    Isododecano, dimeticona, trimetilsiloxisilicato, Polybutene, Vaselina, Mica, sintético (Cera Alba) Wax, caulim, Disteardimonium Hectorite, Persea Gratissima (Avocado) Oil, Sílica Sililar, Silica, Cyclopentasiloxane, Phenoxyethanol, Caprylyl Glicol, Hectorite Disteardimonium, carbonato de propileno, Ethylhexylglycerin , álcool Denat, hexilenoglicol, o sabor. [+ / -] Dióxido de Titânio (CI 77891), FD & C Red 7 Cálcio Lake (CI 15850:1), Óxidos de Ferro (CI 77491, CI 77499, CI 77492), FD & C Amarelo No 5 Lake (CI 19140), FD & C Blue No 1 Lake Alumínio (CI 42090:2), Red Lake 6 (CI 15850), Tin Oxide (CI 77861). Vegan / livre de crueldade.

    Existe cera alba sintética (velvetine)?
    Me desculpe por tomar seu tempo, sou vegana e me preocupo com ingredientes nocivos à saúde e só conheço vc para me ajudar a esclarecer estas dúvidas.

    Muito obrigada.
    Bj,

    Dani

    ATENDIMENTO AO CLIENTE SOBRE LOJAS POLÍTICA DE PRIVACIDADE BOLETIM INFORMATIVO

    Pesquisas relacionadas:
    Ecommerce Solution
    Plataforma De Comércio Eletrônico
    Online Ecommerce
    Comércio Eletrônico De Código Aberto
    Venda On-Line
    Os Commerce
    Zen Cart
    Sistema Ecommerce
    Carrinho Templates
    Web Connect

      1. Ajudou bastante Nyle, muito obrigada, pelo jeito só os batons da Alva são confiáveis e acessíveis aqui no Brasil.
        Beijos

  6. Adorei o post!! É diferente quando a gente ve os produtos assim, lado a lado.
    Mas pra mim, só o fato dos shampoos deixarem meu cabelo bonito sempre (e não por um curto periodo, como os convencionais faziam, pra depois deixá-lo esquisito), já vale o preço. Fora isso, os produtos pra pele não a irritam, então fico bem contente.
    Só maquiagem mesmo que não compro organica, por causa do preço. Mas tambem nunca comprei MAC, Clinique e etc pelo mesmo motivo. Daí acho que não faz sentido gastar o que não tenho, pra ter um produto, por mais natural que ele seja. hehe Então por enquanto continuo com a Vult, Yes, Natura…

    1. Acho que usando maquiagens livres de crueldade já é um bom começo! Os preços, embora valham a pena, são bem salgados no Brasil :/ é uma pena. beijos

  7. Desde o post em que você recomenta o tônico da Cativa eu uso e adoro! Muito boa a dica! É um produto natural e super barato. Usarei sempre!

  8. Eu tenho uma dúvida quanto ao uso do tônico: uma vez vi que vc falou que não usava algodão, era só espalhar no rosto… mas eu fiquei pensando, após a minha limpeza, o algodão sai preto de tanta sujeira, como eu retiraria todas esses resíduos sem o auxílio de um algodão ou algo similar? Tem que enxaguar o rosto depois do tônico? Beijos

    1. Mayra, quando você retira a maquiagem adequadamente (com um demaquilante potente, ou óleo vegetal com auxilio de uma toalhinha como ensinei aqui https://lookaholic.wordpress.com/2013/01/28/experiencia-o-bom-e-velho-oleo-de-amendoas-como-demaquilante/) e posteriormente lava o rosto adequadamente usando o sabonete facial pro seu tipo de pele, quase não sobra sujeira nos poros pra ser retirada. O tônico ou adstringente tem função apenas de remover possíveis resíduos que ficaram, a função dele não é fazer a limpeza pesada, pois quem faz isso é o demaquilante e o sabonete. Você aplica o tônico e depois não exagua, apenas hidrata e pele mesmo. beijos

  9. To bem perdida em questão da base, é algo q consumo muito, e a única q ouvi falar foi a da alva. Dei uma olhada nos seus posts antigos e só achei sobre da benefit, maybelline, q era de outro momento do blog. Q base vc usa? seria possivel um post com indicações? Obrigada

  10. Oi Nyle! Uma duvida quanto ao tonico, por favor:o Adstringente Deep Clean da Neutrogena temos q passar com um algodão e ele retira as impurezas que ficaram. Comparado a ele, está o tonico da Cativa. Este último como se deve usar? Apenas passar na pele? Então, são 2 produtos diferentes,não? Agradeço! Parabéns pelo blog, pelas pesquisas que faz!

    1. Josi, o post tem como objetivo comparar preços apenas. São produtos bem diferentes, mas que no final das contas tem basicamente a mesma função, que é combater a acne e a oleosidade. O tônico da Cativa você deve aplicar depois de ter usado o demaquilante e aplicado um sabonete. A pele já tem que estar bem limpa, pois ele não tem como função faz uma limpeza profunda, apenas equilibrar a pele, controlar a oleosidade e secar acne. Aí depois espera secar e passa o hidratante. beijos

  11. aqua, polyquaternium ,shea,buttermidopropyltrimoniumchloride, peg 90 behentrimonium methosulfate, cetearyl alcohol , shea butter cetyl esters, silanetriol, panthenol, methichioroisothiazolinone/methylisothiazolinone, isopropylpalmitale, cyclopentasiloxabe and dimethiconol and dimethicone, acrilates c10-30 alkylacrylate crossopolymer, oxoacetamide amino acids, parfum. Favor esclarecer se tem algum componente que faz mal a saúde, nesse produto pra cabelos. E se tiver qual é?
    grata

  12. Gostaria de saber se vc indica algum protetor solar, tendo em vista que faço uso continuo pois tenho a pele bem clarinha!
    Obrigada.

  13. Mto bom post!
    Essa ilusão realmente ainda existe muito. A única coisa que lamento é q para consumir produtos orgânicos, sempre acrescentamos o frete, e isso infelizmente deixa a compra mais cara,e as vezes inviável. Seria tão bom se as marcas orgânicas se expandissem mais!

Comente!

