Shampoo para cabelos claros da Multivegetal

100_3291
Composição do shampoo: DECYL GLUCOSIDE; COCO – BETAINE; LAURYL GLYCOSIDE; ZIZYPHUS JOAZEIRO EXTRACT; CHAMOMILLA RECUTITA EXTRACT; WHEAT GERM EXTRACT; ALOE BARBADENSIS LEAF JUICE; XANTHAN GUM; CITRUS MEDICA LIMONUM OIL; MENTHA PIPERITA OIL; SODIUM HYDROXIDE; POTASSIUM SORBATE; GLUCONOLACTONE AND SODIUM BENZOATE; DEHYDROACETIC ACID AND BENZYL ALCOHOL; AQUA

Como contei aqui, recentemente fiz uma compra na Multivegetal, um conjunto de shampoo + condicionador para cabelos claros, e hoje venho falar do shampoo. Segundo a marca, os extratos de Camomila (calmante, tônica, refrescante e realçador de luzes do cabelo), germe de trigo (hidratante e revitalizante Natural para cabelos loiros) e Juazeiro (rico em saponinas, detergentes naturais que removem o excesso de oleosidade do couro) combinados com a seiva de aloe (hidratante e revitalizante), realçam naturalmente a beleza e dão brilho a cabelos loiros e castanho claros. A fórmula tem de pH neutro e não contém ingredientes de origem animal.

O produto tem uma fragrância fresca e suave, que remete a camomila com um toque mentolado. Não fica tão evidente nos fios, é um perfume discreto, mas dura cerca de um dia em mim. A textura é bacana, não sendo nem densa e nem rala e possui um bom rendimento.

Indo ao que interessa, durante a lavagem, na primeira aplicação o produto faz uma espuma pequena, já na segunda é abundante, sendo a limpeza proporcionada extremamente eficaz. Meu cabelo, que é misto, ficou bem limpo na raiz e nas pontas, além de eu notar um realce no brilho dos fios e uma diminuição na oleosidade. Eu não tive ressecamento no comprimento (do meio do cabelo às pontas), mas devo ressaltar que isso só aconteceu porque o condicionador para cabelos claros (que eu uso depois desse shampoo) é bem emoliente – se eu não usasse um produto bem hidratante depois, acho que o comprimento do meu fio, que é bem seco, ficaria ainda mais ressecado.

Obs.: como é um shampoo natural, eu separo o cabelo em duas metades e lavo cada uma separadamente, aplicando e reaplicando, massageando bem todo o couro. No fim do post tem mais dicas.

100_3394
Textura do condicionador para cabelos claros (em cor mais clara) e textura do shampoo para cabelos claros (cor amarelada) da Multivegetal

Apesar da composição no geral ser bacana e não levar sulfatos (veja mais sobre isso aqui), acho que a presença do surfactante sintético coco-betaine (cocamidopropyl betaine) não é legal, pois de acordo com o EWG, esse ingrediente pode ser contaminado por nitrosaminas (cancerígenas) e está associado à ocorrência de dermatite de contato, coceiras e alergias em pessoas predispostas, além de poder poluir o meio ambiente.

E de fato, no meu couro cabeludo, que é sensível, tem aparecido algumas pequenas bolinhas e tenho notado coceiras de vez em quando – nada que seja algo insuportável, mas também não é nada agradável. Enquanto eu estava usando outros shampoos orgânicos/naturais sem surfactantes sintéticos eu não tinha esse problema, o que me faz comprovar que o vilão da história mesmo certamente pode ser o coco-betaine.

A Multivegetal recentemente passou por várias reformulações, mostrando que está interessada em melhorar os produtos e atender as demandas dos clientes. Tendo isso em vista, acho que seria bacana num futuro próximo substituir o coco-betaine por surfactantes mais naturais, mais gentis como o meio ambiente e com o consumidor, tais como o Decyl Glucoside, Disodium Cocoyl Glutamate, Lauryl Polyglucose, Sodium Lauroyl Methyl Isethionate, dentre outros.

Por último, além desse aspecto negativo que eu achei importante mencionar, tem outro que eu nem ligo muito, mas já ouvi algumas reclamações, que é sobre o rótulo da embalagem. Ao contrário do que vemos comumente, os rótulos são feitos de um material tipo papel – ou seja, se você molhar e ficar passando a mão, ele derrete/esfarela.

No geral, se você não tem o couro predisposto a alergias, não sofre com coceiras e descamações ou coisa do tipo, acho uma opção muito interessante e com bom custo x benefício para cabelos mistos a oleosos, tomando cuidado para evitar o ressecamento nas pontas com um bom condicionador. No entanto, caso você tenha couro bem sensível, pode ser que te cause algum desconforto a presença do surfactante sintético.

Se você tem cabelos secos ou ressecados por conta de descolorações, a Multivegetal indica a linha argan ou a de açaí e aloe. Se você tem cabelos escuros, tem também a linha para cabelos escuros, embora nada te impeça de usar a linha para cabelos claros, só lembrando que a camomila tende a clarear ligeiramente os fios a médio e longo prazo.

Você pode encontrar os produtos da Multivegetal na loja virtual da marca (vende o conjunto, shampoo + condicionador e também os itens individuais) e na Flor de Magnólia. 

 O produto em questão foi resenhado com base em minha opinião sincera e despretensiosa. A análise reflete o desempenho do 
mesmo em minha pele (seca no corpo e mista no rosto)/cabelos (finos e mistos), bem como no clima do local onde vivo (Cruzeiro – SP, tropical de altitude), portanto o resultado dele pode não ser o mesmo caso você more em local diferente, tenha outro tipo de pele/cabelo, etc.

– O(s) cosmético(s) citado(s) pode(m) conter ingredientes (óleos essenciais, extratos de plantas) que, embora naturais, não são indicados para crianças, mulheres grávidas ou em período de amamentação. Consulte profissionais naturopatas/naturólogos/aromaterapeutas caso queira usá-lo(s).

20 comentários sobre “Shampoo para cabelos claros da Multivegetal

  1. Oi Nyle,
    Bom você alertar para isso,comprei um shampoo da Giovanni achando que era um produto natural, e sinto coceira quando uso ele.Depois que li seu post fui verificar na fórmula e ele tb tem o coco-betaine, além de várias outras químicas nocivas.Puro green washing!Abraços, Lúcia

  2. Gostei do post!! Principalmente por voce ter mencionado as bolinhas no couro cabeludo, e a substancia que, provavelmente o está causando!
    Eu tenho bastante vontade de testar o shampoo para cabelos escuros, nunca usei nenhum do tipo (:

    1. Se voce nao tem couro sensivel pode ser legal! Se voce testar faz uma resenha no seu blog 😀 eu gostaria de ver. beijoss

  3. Não tem a ver com o post mas eu não sabia onde postar: vc tem alguma experiência com os produtos da skin ceuticals?

  4. Oi Nyle,
    sempre acompanho seu blog e adoro as resenhas sobre os produtos testados. Mas lendo este post, fiquei com uma dúvida: qual é a diferença entre um produto natural e um produto orgânico?Este shampoo da Multivegetal você diz que é natural, mas ele não tem ingredientes orgânicos… :/
    Bjs
    Lili

    1. Lily, esses parâmetros dependem muito, varia bastante de cada órgão certificador. Por exemplo, pra certificadora “x” qualquer um produto é considerado natural quando tem 90% dos ingredientes de origem natural, por exemplo. Já um produto pra ser orgânico ela pode determinar que 80% dos ingredientes precisam ser orgânicos e ao mesmo naturais. De uma maneira geral, é possível ter um produto 100% natural que não é orgânico, os produtos só são de origem natural (vegetais, minerais, etc). Também é possível ter um produto que seja 100% natural e 100% orgânico. Geralmente, um produto que é considerado orgânico costuma a ser natural, mas nem todo produto natural é orgânico. Entende? Não sei se expliquei bem hahah mas depois dá uma olhada no post que fiz aqui no blog, ‘entendendo o selo das certificadoras’. beijoss

  5. Eu tive a mesma experiência de uso deste shampoo e reclamei com a empresa.

    A resposta que me deram na época foi de que a presença do Juá na fórmula em algumas pessoas com pele muito sensível e/ou tendência a ressecamento pode ressecar demais o couro e por isso sensibilizá-lo, por conta do alto poder de detergência das saponinas do juá, por isso que não recomendam o shampoo para cabelos muito secos, tanto que com outros shampoos da linha que também têm a betaína eu não tive a sensibilização.

    Fui atras da informação há alguns casos de dermatite de contato e irritações em mucosas em pessoas sensíveis quando usam produtos com plantas ricas em saponinas.
    http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/jua.html#.Ukld2oasiSo

    Olha um estudo feito com outra planta rica em saponinas: http://bvsalud.org/portal/resource/pt/ibc-41283

    Sou fitoterapeuta e posso afirmar que cada planta tem uma composição bem diferente, da outra, mesmo sendo esécies da mesma família, aliás, a presença do ativo varia até de acordo com a época do ano que a mesma espécie é colhida (primavera, verão, etc..) e é difícil afirmar pelo Juá usando exemplo de outras espécies. Uso ele mas sempre tomo cuidado pois já tive casos semelhantes de pequenas coceirinhas em clientes sensíveis.

    Voltei a entrar em contato e a resposta que a empresa me deu é que o Juá é tradicionalmente usado em sabões, shampoos, cremes dentais, etc.. e no shampoo de camomila é adicionado em quantidade segura, porém podem existir casos de pessoas com ressecamento excessivo (alertado pela empresa) ou mesmo pequena sensibilização da pele pela incompatibilidade com esse tipo de planta.

    Bjs

    1. Será? Eu não tenho histórico nenhum com alergia a ingredientes naturais, a minha única alergia até hoje com qualquer cosmético sempre foi com surfactantes sintéticos e conservantes liberadores de formol. Eu acho mais provável que seja o coco betaíne mesmo ao invés do juá, mas obrigada pela dica, vou ficar de olho!

  6. Olá Nyle
    Descobri seu blog a pouco tempo e estou adorando!
    Só tenho uma curiosidade , você é química ?
    porque fala com bastante propriedade sobre substancias e elementos

    Abraços

  7. Oi Nyle!
    Eu de novo! eu sei que estou te chateando, mas tenho mais uma dúvida:
    A composição abaixo pode ser considerada 100% natural??
    Parfum, Alcohol, Aqua, Propyleneglycol, Benzophenone-4, EDTA, CI 19140, CI 42090
    Lily

    1. De modo algum! A maioria dos ingredientes aí são nocivos, principalmente a benzofenona. Lily, pra aprender a analisar as fórmulas e detectar componentes polêmicos e nocivos talvez esse post vai te ajudar: https://lookaholic.wordpress.com/2013/04/24/como-saber-se-os-ingredientes-de-um-cosmetico-faz-mal/ . No ewg você pode fazer um relatório de qualquer fórmula e aí o site te passa uma nota de 0 a 10, sendo 10 o mais nocivo e 0 o mais seguro. No post está tudo explicado .beijos

      1. É, na verdade eu meio que sabia, mas como estava escrito na resenha do produto que era 100% natural e é num site de produtos mais naturais (beleza do campo) eu pensei “ou eu que não estou entendendo nada ou eles se confundiram muito!” porque de início não me parecia que eles estivessem fazendo greenwashing com seus produtos… Ainda não tentei usar o ewg, mas agora vou usar sim. Muito obrigada por me respoder!
        Beijos

      2. Nossa, sério que esse produto está sendo vendido como 100% natural? Que absurdo, denuncia na CONAR! Por isso eu sempre digo pra não acreditar muito no que a marca/loja fala :/ às vezes nem é por maldade que fazem isso, mas sim por falta de conhecimento mesmo. O ewg ajuda muito, mesmo, é que nem sempre consigo responder rápido aos comentários e as vezes as leitoras tem necessidades mais urgentes, aí saber usar o ewg além de quebrar um galhão e ser bem rápido, ensina demais. Tudo que eu sei hoje eu aprendi por lá, e saber analisar a fórmula ‘no olho’ é muito importante, porque às vezes a gente está em uma loja física e se não souber isso acaba podendo levar um produto não muito legal pra casa :/ beijos, sempre que precisar estou à disposição

      3. Nyle,
        na verdade acho que foi um lapso do site mesmo. Não sei se eles realmente tiveram intenção de fazer isso, pois dando uma olhada, foi só nesse produto que percebi isso (afirmar que é 100% natural, sendo que não é). Acho que vou mandar um email pra eles. É bem por isso que, como tu diz, deve-se ler a composição. Segue o link se tu quiser dar uma olhada http://www.belezadocampo.com.br/produto/spray-aroma-ambiente-capim-limao-200ml-aromagia.html
        Bjs

Comente!

