Óleos essenciais no combate à celulite

celulit

Lembram que semana passada eu falei um pouco sobre o problema da celulite? Pois bem, hoje trouxe um post complementar, ensinando um outro método de combatê-la: fazendo uso de óleos essenciais! Se você não sabe o que é isso, dá uma olhada nesse post, vai te ajudar. E se quiser complementar também tem esse guia em pdf.

Dentre os óleos essenciais que podem ser misturados a óleos vegetais puros (ou no máximo com vitamina E natural) e serem usados para massagem nas áreas afetas pela celulite podemos citar (não são todos, mas os principais):

  • Gerânio (geranium): estimula o sistema linfático (ajuda na retenção de líquidos e eliminação de toxinas) e têm ação desintoxicante. O óleo essencial de grapefruit* tem basicamente as mesmas propriedades, e além disso tem ação lipolítica (queima gordura).
  • Junípero (juniper): tem ação desintoxicante, combate a retenção de líquidos, estimula a circulação.
  • Alecrim (rosemary)tem ação desintoxicante, combate a má circulação, tem efeito lipolítico (queima gordura).
  • Cipreste (cypress): tem ação desintoxicante, combate a má circulação.
  • Limão (lemon):* tem ação desintoxicante e combate a má circulação.
  • Cedro (cedarwood): combate a retenção de líquidos e estimula a circulação.
  • Bergamota (bergamot)*: ajuda a combater a celulite e estimula o sistema linfático.
  • Laranja doce* (sweet orange): tem ação desintoxicante, efeito lipolítico, estimula a circulação.

* evite usar esses óleos essenciais e se expor ao sol

Use 3 gotas de óleo essencial para 1 colher de sopa de óleo vegetal (óleo de semente de uva é uma boa escolha) ou então 10-12 gotas de óleo essencial para 40 ml de óleo. Você pode distribuir essas 15 gotas dentre esses óleos essenciais se quiser, por exemplo: 5 gotas de OE de gerânio, 5 gotas de OE de grapefruit.

Vale ressaltar que nem todos os OEs combinam entre si e OEs têm ação no emocional (podendo te deixar agitado, mais calmo, etc), então escolha com cautela para evitar efeitos indesejados (se você é agitado, prefira OEs calmantes – bergamota, grapefruit, laranja, gerânio -, se você é meio letárgico, precisa de ânimo, escolha OEs estimulantes – alecrim, junípero, limão). No site da By Samia tem as indicações de combinações entre óleos essenciais na seção de cada um deles (os citados no post também estão lá), bem como sua ação no emocional, etc.

Se você estiver grávida não deverá fazer uso de óleos essenciais e se você tem pressão alta deve consultar um aromaterapeuta, pois o uso de óleos essenciais estimulantes podem agravar o quadro.

Anúncios

5 comentários sobre “Óleos essenciais no combate à celulite

  1. Li meio por cima (mas pretendo ler melhor mais tarde) o post diferenciando os óleos. Tenho dúvidazinhas simples e rápidas de responder.
    Eu uso diariamente creme normal, depois do banho. Esses óleos essenciais para o corpo podem ser considerados semelhantes aos cremes? Eu posso passar normalmente pelo corpo todo, após o banho, ou só na região afetada? E eles não deixam a pele horrivelmente oleosa? duwgodiuawgodiua Obrigada! 🙂

    1. Daniela, a dúvida que você tem talvez seja sanada no post sobre diferença entre óleo essencial e vegetal, indico firmemente que você leia o post, será esclarecedor. Os óleos essenciais não são usados no corpo igual creme ou óleo vegetal. Eles devem ser usados em gotas, diluídos no óleo vegetal, nunca sozinhos na pele. E esses óleos vegetais, usados pra diluir o óleo essencial, não são iguais cremes. A absorção é mais lenta, o toque é um pouco mais pegajoso (enquanto ele não absorve, claro. depois de algumas horas não fica mais assim, a menos que seja um óleo muito denso). A hidratação é bem superior, mas são coisas bem diferentes. Você pode passar no corpo todo se quiser, mas como é óleo, eu acho mais bacana usar só nas áreas afetadas, e antes de dormir. Pra passar no corpo inteiro prefira seu creme mesmo. Se você quiser óleos com absorção mais rápida e não deixem a pele oleosa, tente o óleo de semente de uva. beijoss

  2. Gostaria de saber como é essa ação lipolítica (queima de gordura), como acontece realmente, de alguns óleos essenciais?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s