Aprenda a montar sua hortinha em casa!

hortinhas

Mais importante do que se alimentar bem é ter cautela na hora  de escolher o que você irá ingerir, principalmente se esses alimentos forem frutas, legumes, verduras, etc. Essa preocupação se dá principalmente porque, atualmente, o mercado está abarrotado de produtos transgênicos e o Brasil leva o vergonhoso título de campeão no uso de agrotóxicos: cada um de nós ingere cerca de 5 litros dos mesmos por dia!

Dentre os impactos dos agrotóxicos na saúde humana, além de efeitos imediatos (como a intoxicação), verifica-se doenças crônicas como câncer, má-formação congênita, distúrbios endócrinos e neurológicos a médio e longo prazo. O pior de tudo é que mesmo os bebês, sem ingerirem verduras e legumes contaminados, podem ser expostos aos agrotóxicos através do leite materno.

Segundo a Anvisa, no ano de 2009, das 3.130 amostras de alimentos coletados em 26 estados, 29% apresentaram resultados insatisfatórios, pois apontavam quantidades de agrotóxicos bem acima do permitido. Os campeões de agrotóxicos foram:

  • Pimentão (80% de agrotóxico acima do permitido)
  • Morango (57%)
  • Uva (56%)
  • Pepino (55%)
  • Couve (44%)
  • Abacaxi (44%)
  • Mamão (39%)
  • Alface (38%)
  • Tomate (33%)
  • Beterraba (32%)

Alimentos como a cenoura e soja também figuram entre os mais “envenenados”. De acordo com um dossiê da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em 2011, a soja foi o cultivo que mais demandou agrotóxico – 40% do volume total de herbicidas, inseticidas, fungicidas e acaricidas (fonte). Outro produto que ganha destaque no assunto é o milho. 

Em relação aos transgênicos, aqui já fiz um guia completo sobre os motivos pelos quais você deve evitá-los. Caso esteja com preguiça de ler agora, esses alimentos geneticamente modificados estão associados ao agravamento ou surgimento de alergias, a ação antinutricional (ou seja, pode atrapalhar a absorção de vitaminas e nutrientes, por exemplo), podem causar mudanças no valor nutricional dos alimentos e até tornar-nos mais vulneráveis ao câncer.

Como nem todo mundo tem acesso a feirinhas de orgânicos, outra possibilidade é fazer uma hortinha em casa. A nossa querida leitora Ester indicou esse canal no Youtube que disponibiliza 10 aulas (que estão em espanhol, mas tem legenda em português) ensinando como você pode plantar em casa. Veja uma delas:

Caso você não tenha tanto espaço em casa, você pode adaptar a sua hortinha ao espaço que você tem, obviamente, não precisa ser uma de 10 m x 10 m como é ensinado no vídeo. O importante é ter os conhecimentos básicos para você adequar a ideia à sua realidade! Veja algumas inspirações:

horta-caseira

horta5

horta4

horta-organica2

horta-em-casa3

horta6

horta 2

horta3

Que tal tentar?

4 comentários sobre “Aprenda a montar sua hortinha em casa!

  1. Com o pouco conhecimento que ja tínhamos, e depois de aprender um pouco mais com essas aulas, ja temos em casa couve, alface, salsinha, cebolinha, tomate e algumas outras frutas.. acho que nossa qualidade de vida está bem melhor agora!

    1. Que inveja, aqui não tem espaço pra coisas assim, mas dá pra plantar umas coisinhas. Muito legal isso, mesmo. beijoss

  2. Nossa, que legal!!! Já tentei plantar algumas ervas aromáticas aqui em casa, pra usar como tempero, mas elas não vingaram. Agora descobri que foi porque elas não recebiam sol o suficiente ):
    Acho que dá pra tentar de novo depois desse vídeo \o/

Comente!