Opções de tênis sem tecido de origem animal

F_T_8954
Calçados da marca Ahimsa (Foto: reprodução)

Muitas pessoas me pedem para indicar algumas marcas que oferecem tênis veganos bem legais, aí achei que seria oportuno esse post. Infelizmente, no Brasil ainda é difícil achar marcas que sejam 100% veganas, o que costuma a acontecer é marcas tradicionais fabricarem algumas linhas veganas ou ter, no meio das linhas normais, alguns tênis que caibam nessa exigência.

De um modo geral, se você está procurando um calçado livre de tecidos de origem animal deve evitar materiais como nobuk, camurça e couro (existem outras, mas as mais comuns são essas). As alternativas são tecidos como mesh, lona, borracha, nylon, cânhamo, denim, etc.

Eu acho que optar por calçados veganos não deve ser uma exigência somente dos vegans: se você não usa casaco de pele e é contra isso, por que seria a favor de tecidos de origem animal nos calçados? É incoerente e não faz nenhum sentido, ainda mais quando temos inúmeras opções vegans por aí.

Quando eu virei vegetariana e até pouco tempo atrás eu nem sabia que camurça era de origem animal, era extremamente ignorante nesse assunto e nem me atinava. Não por não me importar, mas sim por ignorância mesmo. Ainda tenho muitos calçados comprados há anos atrás que não são veganos, mas atualmente eu procuro ficar sempre atenta aos tecidos de todo e qualquer calçado que eu compro.

Vale uma dica importante: não confie apenas na informação do vendedor. Muitas vezes o material do calçado não vem escrito na caixa e se você perguntar a ele, provavelmente ele não vai saber te informar – ou se te informar, pode ser que informe errado. Procure tudo na internet antes, fale com o SAC da marca, pergunte do que é feito aquele calçado, quais linhas ou calçados da marca são de material 100% livre de tecidos de origem animal, etc.

Bom, agora vamos ao que interessa: marcas e linhas veganas de tênis. Confira:

Ahimsa

ahimsa

Nova no mercado, a Ahimsa é uma marca de calçados veganos com uma proposta mais sustentável. Alia o veganismo ao pensamento ecologicamente correto – combinação incrível, ao meu ver. Pode ser encontrada no site da marca, e o frete é gratuito.

Linha Ecolab da marca Öus

major_ecolab

A marca Öus possui a linha Ecolab, que promete ser ecologicamente correta e livre de tecidos de matérias primas animais. No entanto, vale lembrar que dentro da linha existe um modelo chamado Naccarato que leva couro ecológico – que é de origem animal. Tirando esse fato, parece que toda linha é de fato vegana (na dúvida, consulte o SAC), e a proposta é realmente interessante. Você pode comprar essa linha em lojas de calçados espalhadas pelo país, mas também tem no site da marca. 

Mac Beth

vegan-flipper-2

No Brasil não é tão fácil achar tênis da marca Mac Beth, mas eles possuem uma variedade sensacional de modelos veganos. Inclusive, para facilitar a vida do consumidor consciente, no site deles os tênis que são 100% vegan são marcados com um “V”. A marca é vendida na loja Actionshop e Idealshop. 

Acho que não preciso nem dizer que não existem apenas essas marcas, são só alguns exemplos. Você pode procurar calçados livres de tecido animal também entre marcas como All Star, New Balance, Vans, Mad Bull. Caso você esteja procurando tênis esportivos marcas como Asics, Olympkus, Kolosh, Mizuno também fornecem opções com essas características. Com um pouco de paciência com os SACs das marcas você consegue encontrar perfeitamente o tênis adequado ao seu gosto e necessidade!

Atenção: se você é vegan e está em dúvida se o produto é de fato 100% vegan (ou seja, além do tecido, a cola do sapato também é vegana), consulte o SAC da marca!

23 comentários sobre “Opções de tênis sem tecido de origem animal

  1. ótimo post,muito bom ter essas informações e também não sabia que camurça era de origem animal,obrigada por me tirar da ignorância.

  2. Cai neste blog por causa de um post sobre alimentos transgênicos, mas antes disso estava pesquisando sobre “calçados vegans” hahaha.. Veio como uma luva!

    Para enriquecer o post, aponto a marca “Vert” que em breve estará no Brasil. http://www.vert-shoes.com.br/

    São tênis totalmente ecológicos, mas há os que possuem o tal COURO ECOLÓGICO, o que não é a opção dos vegans, mas vale a pena ver se eles tem calçados que só possuem algodão orgânico.

  3. Não há a possibilidade do SAC mentir? Lembro daquele seu post falando sobre empresas que testam em animais, não lembro se foi vc ou uma leitora comentando que com certeza eles diriam que não testam e tal… complicado assim né =/

    http://www.ecodebate.com.br/2009/03/16/garrafas-de-agua-pet-podem-conter-xenoestrogenios-ou-estrogenios-ambientais/

    Nyle, olha isso. Se não me engano, tem um video da Annie Leonard comentando que não tem derivados de polímeros na casa dela, por causa do risco de câncer e tal, qual seria a solução pra quem bebe os 2l de água por dia? Garrafas de vidro? =S

    1. Sim, pode acontecer do SAC mentir 😦 mas nesse caso é preciso perguntar de forma bem explícita “a cola usada no calça X ou na linha X contém algum ingrediente de origem animal?” se ele mentir, aí fica difícil saber, por isso é legal optar por marcas que forneçam linhas e calçados explicitamente veganos porque qualquer problema você pode ir ao procon, coisa assim.

      e sim, eu já havia ouvido falar dessa polemica das garrafas pet. a garrafa de vidro é a melhor opção mesmo, mas também tem outras garrafas ecológicas como a Vapur, só que infelizmente ela ainda leva polímeros na composição (polietileno, se não me engano). se não me engano tem umas garrafas de academia que são metalizadas por edentro, não sei o material exatamente ou se é realmente mais seguro que a pet, mas eu creio que sim. 😦

      beijos

  4. um post sobre esmaltes seria interessante! desenvolvi uma séria alergia a eles, começo procurar uns mais naturais (se é que existem)!

    1. Fórmulas naturais de esmalte é uma das coisas mais difíceis de achar, eu os abandonei :/ a melhor opção continua sendo não usá-los. mas vou tentar fazer um post sobre isso sim! beijos

      1. Daniela, eu usava esses, só que apesar de ser 3-free eles ainda tem vários ingredientes químicos perigosos 😦 mas sem duvida, entre eles e os convencionais cheios de formol e outros agentes agressivos eles de fato são melhores. beijoss

  5. Então, couro ecológico é de origem animal?! Puxa, vejo que ainda sou muito ignorante quanto a produtos cruelty free…

    E em relação a outros tipos de sapatos, Nyle, há marcas fáceis de encontrar que sejam veganas ou que disponham de linhas de produtos sem origem animal, ao menos? Você tem conhecimento? Por exemplo, adoro a Piccadilly, mas não encontrei informação no site…

    A propósito, ótimo post.

    1. Eliane, a maioria das pessoas veganas qeu conheço recomendam os calçados da Picadilly. Tem a Moleca, Melissa, só que nem todos os calçados são veganos, é sempre bom perguntar nos SACs pra evitar surpresas! beijoss

  6. Conheci duas dessas marcas há pouquissimo tempo, mas eu estava precisando de um post assim! O chato é que essas marcas vendem mais nas cidades grandes e pra comprar pela internet arriscando o número sem colocar no pé é difícil. Eu uso dois números e, em marca nova, nunca sei qual dos dois eu pego. ):

    Você sabe alguma marca de salto alto? ): Eu preciso de um só pra ir em eventos sociais porque detesto usá-los. Comprei um de camurça porque o vendedor me disse que não era de origem animal, há pouco tempo quebrei a cara também. :/ Estava querendo muito trocá-lo. Obrigada, beijos!

    1. Sim, isso de não poder experimentar é uó 😦
      Então, tem a loja vegano shoes, tem a Picadilly, acho que essas fornecem opções interessantes, dÊ uma olhadinha nos sites e qualquer coisa dá uma perguntada no SAC. beijoss

    1. Então Jess, essa opção é bem legal, mas eles não oferecem tênis (pelo menos eu só achei sapatênis), mas é uma dica boa, obrigada!! 😀

      1. Ah sim, é verdade, esqueci desse detalhe, hahaha! Mas pelo jeito que estão crescendo, logo logo vem mais opções de calçados, oremos 😀

    1. Algumas empresas podem pertencer a marcar que fazem testes em animais em outros setores que não o de vestuário, entendeu?

Comente!

