Alimentos que as pessoas acham que são saudáveis, mas não são

Durante toda nossa vida ouvimos que certos alimentos fazem bem, e muitas vezes não nos questionamos sobre isso ao incluí-los no nosso cardápio. A verdade é que vários desses alimentos não são tão saudáveis quanto parecem ser, e abaixo você saberá os motivos. Confira:

Peixe

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Vai um salmão com mercúrio aí?

Quando destinados para consumo, os peixes podem ser ou capturados em alto mar, ou criados em fazenda (muitos salmões são criados assim). Quando criados em fazendas, os peixes podem ser submetidos a condições degradantes, levando a um quadro de profundo estresse no animal (e sabe-se que o estresse afeta a qualidade da carne animal, libera hormônios) e doenças (uma vez que são muitos animais em pouco espaço, favorecendo a contaminação). Não muito diferente do que acontece com vacas, bois, galinhas, porcos e afins, os peixes também podem ser submetidos a hormônios e antibióticos, que interfeririam na pureza da carne. Como se não bastasse, vários desses animais são submetidos a dietas “não naturais” envolvendo soja, trigo (desde quando peixe come soja?) e outros alimentos, o que pode interferir no metabolismo do animal (sem contar que, não raro, há uso de soja e trigo transgênicos, que são péssimos para a saúde).

Embora seja menos prejudicial, a pesca de animais selvagens também enfrenta problemas sérios, como a contaminação da água por metais como mercúrio, chumbo, cádmio, que causam sérios danos à saúde do homem. Segundo um relatório publicado na revista científica sueca “Ambio”, a ingestão de peixe contaminado com mercúrio é uma ameaça para a saúde no mundo todo.

  • Alternativas: linhaça, seja em grãos ou na fórmula de óleo, é uma boa fonte de ômega-3. Além disso, oleaginosas (nozes, castanhas, amendoim, amêndoas) também fornecem esse ácido graxo. Se você está procurando inserir gorduras do bem na sua dieta, azeite de oliva extravirgem (sem aquecimento) é uma boa saída. Caso você não queira abrir mão do peixe, ao menos opte pela cultura orgânica.

Fritar alimentos com azeite de oliva extravirgem

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Foto: reprodução

Quando consumido in natura, o azeite de oliva extravirgem é extremamente nutritivo. No entanto, ao ser aquecido a temperaturas mais altas (acima de 170°C) por certo tempo (quando vamos fritar algo, por exemplo), grande parte de suas propriedades são perdidas (as gorduras do bem, monoinsaturadas, são transformadas em gordura maléficas), além de poder ocorrer a produção de substâncias cancerígenas. Vale notar que isso ocorre não só com o azeite, mas também com a maioria dos óleos – motivo pelo qual as frituras são tão ruins.

  • Alternativas: não tem problema se você for usar o azeite para refogar algum alimento por alguns segundos, em fogo baixo… O problema é usá-lo para fritura mesmo, ou para assar em altas temperaturas. Óleos como o de coco são mais estáveis ao calor e mais indicados para fritar – mas isso não quer dizer que é ok fritar os alimentos, até porque o óleo de coco é rico em gordura saturada, que em excesso pode fazer mal.

Laticínios (leite e derivados)

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Foto: reprodução

É algo que está impregnado na nossa cultura: “a melhor fonte de cálcio é o leite, e sem ele nós seremos mais suscetíveis a doenças como a osteoporose”. Mas isso é um enorme mito, e você pode ler porque aqui (com base em opiniões de profissionais da área de saúde).

Se você está com preguiça de ler agora, veja essa palestra do cardiologista e nutrólogo Lair Ribeiro:

  • Alternativas: antes de sair radicalizando e parando com leite e derivados, consulte um nutricionista para que ele monte uma dieta para você (para evitar que essa mudança de dieta não promova danos à sua saúde). À medida em que for diminuindo o leite e derivados (queijo, iogurte, manteiga, etc), acrescente à sua dieta alimentos de origem vegetal com boas fonte de cálcio, como brócolis, grão de bico, couve flor, laranja, tahine, amêndoas, melado de cana, caldo de cana, nozes, linhaça. Assim, a diminuição ou substituição de laticínios não irá te trazer prejuízos.

Adoçantes artificiais

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Foto: Reprodução

Na busca pela perda de peso e hábitos mais saudáveis, muitas pessoas cortam o açúcar de suas dietas e optam por adoçantes artificiais (ou alimentos diet/zero que os contenham) – o que pode ser um péssimo negócio. Aqui já foi falado todos os malefícios do aspartame (principal adoçante artificial do mercado). Resumidamente, os adoçantes artificiais estão ligados a males como alzheimmer, parkinson, dificuldades de concentração e até câncer.

  • Alternativas: se você não tem problemas com diabetes e não está restringindo calorias, opte pelo açúcar demerara, que assim como o mascavo passa por poucos processos de modificação e preserva muitos nutrientes (ao contrário do açúcar branco). O mascavo é o mais nutritivo, mas o gosto não agrada a todos, o demerara é mais suave. Se você tem diabetes ou quer restringir calorias, opte por adoçantes à base de stévia, que é 100% natural. Aqui em casa eu consumo o Stevine.

Subway

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Foto: Reprodução

Subway não é um alimento, e sim uma rede de fast food com uma proposta menos junkie que Mc Donald’s, Burger King e etc. Muitos se enganam ao optar pelo Subway como uma alternativa mais saudável: os molhos são cheio de açúcar, e muitos alimentos contém corantes, aromatizantes, conservantes.

Para se ter uma ideia, até um simples picles contém corante artificial (saiba aqui porque evitá-los) tartrazina (basta olhar na lista de ingredientes), associado a alergias e outros males. Obviamente, se comparado a outras redes de fast food, o Subway tem uma proposta menos pior – mas não dá para ser ingênuo e achar que sua escolha está sendo saudável.

  • Alternativas: quer uma rede de fast food saudável? Não coma fast food. Se estiver em uma praça de alimentação, prefira lanchonetes mais simples (se for possível), estabelecimentos que ofereçam comida de verdade e com uma “pegada caseira”.

E aí, a lista te surpreendeu? Conte-nos nos comentários!

18 comentários sobre “Alimentos que as pessoas acham que são saudáveis, mas não são

  1. O que mais me surpreendeu foi o azeite! Direto vejo em programa de culinária, os chefes bezuntando as coisas com azeite e levando pra assar!!
    E sobre o subway, acho que a maioria das pessoas sabe que não é saudaaavel, mas usam as verduras e pães integrais como desculpa pra comerem lá! haha eu sou uma delas, confesso!
    muito bom o post, gostei de você ter dado algumas alternativas pros alimentos

    1. Sim, a do azeite surpreendeu até a mim! Nunca comi no Subway, mas se só tivesse ele dentre outras opções eu optaria. Dos males o pior, ne? beijos

  2. Excelente……como somos enganados!! E a questão da água q somos obrigados a ingerir flúor e cloro, já banido em outros países, precisamos acordar e ser mais exigentes c o q comemos e bebemos.Matéria excelente.

  3. Eu tinha ouvido falar disso do azeite, mas sempre achei que fosse mentira. Ainda assim, prefiro usar ele porque me deixa menos enjoada do que os óleos mesmo que em pouca quantidade… talvez eu tente um pouco de óleo de coco, quem sabe não é melhor. :/ O do subway eu descobri que era tão ruim quanto mc donalds e companhia por esse link aqui: http://www.fitnea.com/10-worst-fast-food-meals-you-can-eat/
    Queria compartilhar porque achei que tem a ver com o post! São os 10 piores lanches de fast food.
    Agradeço por só ter comido um dessa lista e depois que li, nunca mais, haha. Ainda como peixe no momento por motivos de saúde, mas assim que puder, vou parar com ele e com leite. Você sabe de alguma marca de cultura orgânica, Nyle? Obrigada. 🙂

    1. Rê, legal o link que você mandou!

      Infelizmente não conheço nenhuma marca de peixe orgânico, é mais fácil achar em grandes cidades :/

      beijoss

  4. Adorei o post, mas confesso que a parte de iogurte e derivados do leite (queijo, requeijão e manteiga) é minha dificuldade de não consumir, o leite em si, eu não gosto mesmo e não bebo, mas esses outros que citei acima, confesso que não fico sem : /
    O subway não é gostoso, só caso de fome extrema e só tiver ele por perto, rs, os sanduíches tem gosto artificial, enfim, não gosto e não como lá.
    A questão do azeite eu já havia escutado a respeito, mas nunca me aprofundei em saber, minha dúvida é, por exemplo, minha mãe usa azeite para temperar TUDO, qualquer tipo de carne e ela não utiliza óleo para refoga-los ou fritá-los, ela apenas coloca um pouquinho de água e deixa cozinha/fritar/refogar com eles temperados com azeite, assim faz mal também?

    Outra dúvida é a questão do peixe, meu pai teve infarto e o médico receitou duas vezes na semana o peixe e não sei de nenhum lugar que tenha “peixe orgânico”, e ai, o que fazer?

    Beiiijos e amo seu blog ((:

    1. Dayane, em pouca quantidade não faz mal, fica tranquila. E sobre seu pai, o ideal seria conversar com uma nutricionista pra ela fazer a substituição por outros alimentos com os mesmos benefícios. beijoss

  5. muuito bom, eu sempre pensei que estava fazendo certo bebendo leite e iogurte e quando nao queria comer besteira escolhia o subway rs me sentindo A SAUDAVEL rsrs tolinha rs

  6. Nyle eu sou LOUCA pra me tornar vegan, eu nunca admirei produtos de origem animal e tenho profundo respeito por qualquer ser vivo. No entanto, eu confesso meu extremo egoísmo ao dizer que sou viciada em carne de peixe. De todas, é a única que eu penso que causaria danos à mim caso eu ficasse sem comê-la… Tem alguma dica, algo que possa me ajudar? Não queria gostar de carne alguma, mas a de peixe realmente é irresistível pra mim. :c Brigada.

    1. Letícia, como foi dito no post, o ômega 3 você pode obter da linhaça, as gorduras benéficas você pode obter do azeite extravirgem e oleaginosas. Mas isso são só exemplos, o mais prudente é sempre consultar um nutricionista pra ele montar uma dieta balanceada pra voce. beijos

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