Prevenindo o envelhecimento da pele e opções de produtos orgânicos/naturais com propriedades anti-idade

anti-aging

Cinco aspectos importantes devem ser mencionados quando o assunto é envelhecimento da pele: alimentação, estilo de vida, ingestão de água, rotina de cuidados e emocional. A prevenção dos sinais da idade não se dá somente de fora para dentro, mas também de dentro para fora… Se você se alimenta mal, vive à base de fast food e porcarias e não come coisas saudáveis, fica difícil ter uma pele viçosa e resistente ao tempo.

Nem todo mundo se liga nisso, mas a hidratação da pele também se dá por meio da ingestão de água – não é à toa que se recomenda com firmeza a ingestão diária de ao menos 1 litro. Outro aspecto é o estilo de vida: falta de exercícios físicos, má qualidade do sono, sol em excesso ou em horários perigosos (das 11 da manhã às 4 da tarde), drogas, bebidas em excesso e principalmente o cigarro destroem a nossa pele.

Se você não segue uma rotina de cuidados com a pele também está mais suscetível a envelhecer mais rápido, é meio óbvio. Duas vezes ao dia, com os produtos adequados para seu tipo de pele, você deve lavar com sabonete, tonificar e principalmente hidratar (pele sem hidratação é menos maleável e tem mais rugas!). Uma vez por semana você também deve fazer uso de argilas ou esfoliantes faciais, que vão renovar a pele, mantendo-a limpa e mais jovem.

Por último e não menos importante, o emocional. De nada adianta ter a vida mais saudável o possível e usar os melhores cosméticos disponíveis se você é um poço de estresse ou tristeza… Males psicológicos também envelhecem e muito. Procure um profissional (psicólogos) para ajudar nos seus problemas, dê mais atenção aos seus hobbies, conte com amigos, recorra a meditação, yoga ou o que for para te trazer uma vida mais tranquila!

Cosméticos orgânicos/naturais anti-idade

Na medida em que vamos envelhecendo, a produção de colágeno (proteína que dá elasticidade e firmeza à pele – benefícios que nos garantem aparência jovem) de nossa pele vai diminuindo progressivamente e a mesma passa a ficar mais suscetível ao ressecamento, flacidez, às linhas de expressão e até rugas. Devido a isso, após uma certa idade, mulheres e homens precisam de produtos mais específicos para cuidar da pele e prevenir o envelhecimento. 

Hidratantes faciais mais potentes, produtos com maior concentração de ativos anti-envelhecimento/flacidez e séruns entram no leque de opções para combater os sinais da idade. Séruns, para quem não sabe, são produtos que complementam o hidratante facial e tem como função atenuar e prevenir linhas de expressão e rugas. Claro que além disso alguns séruns podem ter benefícios extras, mas de um modo generalizado é isso.

Cosméticos que prometem combater o envelhecimento existem aos montes por aí, mas irei me restringir ao mercado de produtos naturais/orgânicos e não testados em animais, que é a prioridade do blog. Abaixo separei algumas linhas interessantes para esse fim e produtos bem bacanas. Confere:

Linha Sanddorn da Alva

Sdd

A marca Alva, bem conhecida aqui no blog, traz uma linha premium, chamada Sanddorn, de produtos para combater o ressecamento e o envelhecimento da pele a partir dos 30. O nome sanddorn faz alusão ao fruto usado nos produtos, que é rico em provitamina A, vitamina E, ácido graxo insaturado ômega 7 e o raro ácido palmoleína (fração líquida da gordura de palma). De acordo com a marca, por isso os produtos Sanddorn são ideais para pele seca e normal a partir dos 30, que perde a capacidade de reter umidade.

Mas vale lembrar que você não precisa ter, necessariamente, 30 anos ou mais para usar os produtos, a partir dos 20 já dá. Eu usei por alguns meses o demaquilante Sanddorn (resenha aqui), e tenho 20 anos. Conheço leitoras de pele bem seca que também usam alguns cosméticos dessa linha (com menos de 30) sem problemas… De um modo geral, se você tem pele bem seca e já sente necessidade de combater linhas de expressão, os produtos da linha Sanddorn são adequados.

  • Onde comprar: na loja virtual da Alva ou, se você pode importar e não liga de esperar encomendas, na loja estrangeira da Alva

As linhas Anti-envelhecimento da Weleda

Linha Redutora de Primeiros Sinais/Wild Rose

bildschirmfoto-2011-02-14-um-170623

Indicada para hidratar e rejuvenescer peles normais a mistas a partir dos 30, que começam a transparecer os primeiros sinais da idade. Conta com as propriedades anti-envelhecimento e regeneradoras da rosa mosqueta.

Linha Firmadora Romã/Pomegranate Firming

weleda

Indicada para peles maduras (acima dos 40) e/ou com sinais da idade mais acentuados. Promete rejuvenescer, combater a flacidez e conta com os benefícios anti-idade do romã.

Vale lembrar que ambas as linhas, a Wild Rose e Pomegranate Firming, podem ser usadas por mulheres de peles normais, secas, bem seca ou mistas a partir dos 20 caso achem necessidade. Tendo 20 anos e pele mista com acne, confesso que estou de olho no sérum firmador da linha Romã. Pelas resenhas que li ele é um gelzinho leve, nada oleoso (apesar de ser da linha anti-age mais hidratante), que tem um sensorial incrível e dá certo até para peles oleosas a partir dos 30. Eu quero!

Linha Maria da Selva da Cativa

ea79-maria-da-selva-cosmetico-organico-cativa-natureza

A linha conta com ativos como mulateiro da Várzea (árvore frondosa da Amazônia milenar, com propriedades antioxidantes, estimulantes, regeneradoras), extrato de artemísia (propriedades antioxidantes, anti-radicais livres, anti-inflamatória, antimicrobiana e adstringente), cupuaçú (fornece ultra-hidratação, mais potente que a lanolina), andiroba (anti-inflamatório natural, antibacteriano e regenerador), eurol- BT (protege a vida celular e reverte o envelhecimento da pele).

A linha Maria da Selva da Cativa é indicada para todos os tipos de pele, mas pelo que pude ler em resenhas, relatos de leitoras, por experiência pessoal (já resenhei o hidratante facial aqui) e lendo as fórmulas, ela é ideal para peles normais e secas, devido às suas propriedades bem hidratantes e combinação de óleos e manteigas vegetais. Para quem tem pele normal para mista ou mista para seca e está sentindo o ressecamento bater à porta também é uma opção.

Outras opções de produtos naturais/orgânicos anti-envelhecimento

Bora cuidar da pele? 

Anúncios

10 comentários sobre “Prevenindo o envelhecimento da pele e opções de produtos orgânicos/naturais com propriedades anti-idade

  1. Boas dicas, Nyle. Tenho mais de 40 e estava muito a fim de encontrar produtos cruelty-free & anti-idade que sejam bons (não milagrosos, porque não há, mas que sejam “honestos”). Vou atrás da linha da Weleda. Obrigada.

    1. Fico feliz que tenha sido útil e que você tenha gostado, Eliane. Quando testar conta pra gente como foi! beijos

  2. Olá,
    Gostaria de saber se tens alguma dica de produtos anti envelhecimento para pele oleosa e mista/oleosa.
    Abs.

  3. Nyle, andei pesquisando a composição do Nuxe Huile Prodigieuse (um óleo multiuso francês recomendado por alguns especialistas “não-vegans”) e encontrei essa informação (em inglês/francês) dizendo que, majoritariamente de químico só tem os “perfumes”, aqueles produtos para cheiro (o Caprylate e o Dicaprylyl contidos são alcóois naturais, pelo que li e o Isopropyl é um ester emulsificante saudável, segundo o truthinaging.com)
    O arquivo:

    Alguma dessas substâncias é necessariamente maligna?

    Cogitei fazer uma versão “orgânica” mas alguns óleos dele parecem bem complicados de encontrar.
    E parabéns pelo blog! andei repensando muito no meu modo de consumir (quantitativa e qualitativamente). Sucesso!

    1. A fragrância sintética realmente não faz bem. Pra que você gostaria desse óleo?De repente já existe algum produto orgânico com as mesmas propriedades, que eu possa te indicar. Obrigada pelo carinho ❤

  4. Uso o sérum e o hidratante da linha de açaí da IKOVE. Apesar d achar o primeiro mtoo oleoso, gosto mto de ambos!O cheirinho é uma delícia!Mas qdo eles terminarem quero experimentar os da CATIVA.Os preços de ambos são mtoo acessíveis, principalmente se for comparar com empresas não orgânicas(eca)!

  5. Nyle, minha pele é normal, tendo a oleosa, e eu achei o sérum e hidratante da ikove maravilhosos. Eles não são gordurosos, mas também não são sequinhos, eu diria que são bem hidratantes. Não acho que eles sejam indicados para peles maduras e secas. As peles jovens e normais também se dariam bem, eu acho. Pelo menos a minha sim. Já usei várias vezes e a pele não ficou mais oleosa, nem surgiram espinhas. Acho que valem a pena.

    1. Que coisa, me disseram que o sérum é bem oleoso! A indicação é pra peles maduras mesmo, mas como você disse, dá pra qualquer pessoa caso a necessidade dela for uma boa hidratação e tal 😀 beijos

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s