Cosméticos, marcas orgânicas/naturais e receitas caseiras para grávidas

pregnant_woman_laying_grass_nature
Foto: Reprodução

Ontem eu fiz um guia bem grande e detalhado acerca do uso de cosméticos naturais/orgânicos por mulheres grávidas ou em período de amamentação. Expliquei o que são óleos essenciais (presente em inúmeras formulações naturais/orgânicas), de que maneira eles podem afetar a gravidez, os cuidados que as grávidas devem tomar, dentre outros aspectos. Vale a pena dar uma lida!

Hoje, como prometido, vim mostrar algumas marcas orgânicas/naturais que podem ser usadas por mulheres grávidas/em período de amamentação e algumas receitas caseiras propícias para esse período. Confere:

Guia de marcas de produtos naturais/orgânicos adequados para mulheres grávidas/em período de amamentação

Weleda 

A linha infantil conta com inúmeros produtos (inclusive creme dental) e, segundo a marca, pode ser usado também por gestantes, mas recomenda que, em caso de dúvida ou gravidez de alto risco, a consumidora deve procurar um profissional (nesse caso, naturopata, naturólogo ou aromaterapeuta são os mais indicados). A marca é comercializada no Brasil e também é vendida no iherb (é preciso importar e ter cartão, mas o preço é menor).

Cativa Natureza

Segundo a Rose, proprietária da marca, a nova linha para bebês da Cativa pode ser usada em gestantes, pois os ativos são usados em concentrações baixas, de modo a minimizar qualquer risco. Ela também me disse que alguns lançamentos nesse ramo estão por vir, então logo menos vem coisa legal por aí! A Cativa é uma marca brasileira e é vendida tanto em lojas físicas da própria marca (logo terá em São Paulo e já tem tem São José dos Campos) quanto na loja virtual.

Alima Pure

Em termos de maquiagem, a marca Alima Pure é a que mais confio. Oferece produtos 100% minerais e seguros: bases, corretivos, blushes, sombras, delineadores. Se você não pode comprar Alima, é prudente que você maquiagens minerais que sejam verdadeiramente 100% minerais. Você pode encontrar Alima Pure na Iam Natural Store ou na Nature of Beauty.

Nature’s Baby, Badger, Lafe’s Natural e Earth Mama, Angel Baby

Essas marcas  todas são vendidas no iherb. A Nature’s Baby possui um leque de produtos, mas a linha que tem a certificação NSF (essa aqui) possui fórmulas bem puras e ingredientes orgânicos certificados, portanto é a mais indicadas para gestantes.

Já a marca Badger Balm tem a linha Baby (veja aqui) e oferece produtos também com ingredientes orgânicos certificados. Algumas formulações podem ser usadas em gestantes porque quase não contêm óleos essenciais (como o sabonete em barra, os protetores solares para bebê). Já outros produtos dessa linha como os protetores solares para crianças (tem para bebê e para crianças maiores), os balms e o óleo levam óleos essenciais na composição e, embora em quantidades seguras para bebês, para gestantes eu não saberia dizer se é indicado. Dando a minha sincera opinião, eu evitaria esses últimos produtos ou só usaria a partir do 6° mês de gestação, e de vez em quando apenas.

A Lafe’s Natural comercializa alguns produtos para bebês, mas nem todos podem ser usadas em gestantes. Os que podem são o Shampoo/Sabonete para o corpo (é 2 em 1) e o desodorante próprio para mamães. Por último, a Earth Mama Angel Baby oferece produtos para gestantes e bebês. Usa ingredientes orgânicos, com fórmulas realmente puras. além do iherb, é possível comprar no site da marca.

Desodorantes naturais 

Como opções aqui na Brasil, temos o desodorante Kristall Stick Crystal Sensitivo da Alva. Lá fora, além do desodorante da Lafe’s Natural, existem dois desodorantes da Crystal Essence (que é vendida no iherb) indicados: a versão em Stick (que dura 50 eras) e a versão em Spray. Esses produtos não contêm nenhum óleo essencial.

Receitas caseiras e opções naturebas na gravidez

Além da possibilidade de uso dos produtos das marcas que citei, abaixo estão outras opções, com receitinhas caseiras e outras indicações. Confere:

  • Hidratação do corpo: para prevenir estrias e hidratar a pele, o bom e velho óleo de amêndoas puro é uma excelente opção, bem como óleo de semente de uva, abacate, argan e gérmen de trigo também, mas certifique-se, no site da marca ou no SAC, se a extração foi feita sem o uso de solventes (como o hexano, por exemplo). Certifique-se de que os óleos sejam 100% puros.
  • Máscaras faciais: para hidratar, vale dar uma chance para a máscara facial de mamão com mel. Para tonificar, revitalizar e acalmar a pele, a máscara de pepino +água mineral é uma ótima saída.
  • Tonificação da pele: para tonificar, o tônico de arroz integral bem gelado é seguro e serve para todos os tipos de pele.
  • Demaquilante: óleo de amêndoas não tem erro! Mas posteriormente é preciso limpar bem a pele, de modo a evitar que fiquem resíduos. Falei sobre isso aqui. 
  • Esfoliação e limpeza profunda: o uso de argilas em pó puras (recomendo as da Arte dos Aromas, Terra Matter e Cativa), diluídas em água mineral, também é permitido. Se você quiser uma esfoliação mais profunda, use açúcar demerara (ou o produto Cristais de Quartzo da Terra Matter ou ainda aveia em flocos finos, caso você tenha pele sensível) com mel no rosto, fazendo movimentos circulares. Caso você seja vegan, use melado de cana no lugar do mel.
  • Desodorante natural: além das opções que citei lá em cima, você pode fazer uma receitinha caseira de bicarbonato de sódio diluído.
  • Limpeza e hidratação dos cabelos: óleos vegetais puros como o de amêndoas, argan, coco, semente de uva, castanha-do-pará e pracaxi podem ser usados como leave-in e como pré-shampoo, para hidratar. Como condicionador e shampoo, bicarbonato de sódio e vinagre diluído em água é uma boa saída (já falei isso aqui), juntamente ao uso de um shampoo e condicionador para bebês de alguma das marcas que citei no post.

Bom, espero muito ter ajudado nossas futuras e presentes mamães! Em caso de dúvidas, sintam-se à vontade para perguntar nos comentários.

18 comentários sobre “Cosméticos, marcas orgânicas/naturais e receitas caseiras para grávidas

    1. Sabrina, eu estive olhando isso hoje, e confesso que não simpatizei tanto assim com as fórmulas da Madara. Não são ruins (a da Madara), mesmo, mas não é algo que eu indicaria de olhos fechados, sabe? Eu acho que é bacana perguntar no sac da Madara se esses produtos podem ser usados em gestantes. E o Mama Belly achei bem legal, mas por conta dos óleos essenciais acho mais bacana a partir dos 6 meses de gestação apenas. Enquanto isso eu usaria óleos vegetais puros.

      beijoss

  1. Bom dia, primeiro quero lhe parabenizar pelo excelente conteúdo, não só esse como os outros tbm! A minha duvida é sobre o bicarbonato… eu que faço meu creme dental e desodorante e são a base de bicarbonato, tmb lavo o cabelo com ele, pelo que eu entendi ele não faz nenhum mal a gravida? muito obrigado pelas informações! seu site e nota 1000!!!!

    1. Então, até hoje eu não vi nenhum artigo na internet falando sobre efeitos negativos do bicarbonato de sódio como uso externo (pele e cabelos). Pra uso interno (ingestão) aí já é outra história, mas externamente não tem problema. beijoss

      1. Bicarbonato de sódio ou outros bicarbonatos são recomendados para alcalinizar o organismo. Pode ser ingerido, sim. Claro, em tudo deve haver comedimento. Uso para alcalinizar a água depois de filtrada. Muito fácil obter respostas em uma pesquisa rápida na internet. Tem sido muito comentado, inclusive, o efeito preventivo sobre o câncer. 😉

      2. Mirtes, vale lembrar que quando se trata de saúde, nenhuma ‘pesquisa rápida na internet’ garante que algo não vá fazer mal. Apesar de ser uma substância realmente natural e aparentemente inofensiva, cada caso é um caso e, principalmente mulheres grávidas, precisam de orientação médica antes de sair usar qualquer coisa, por mais natureba que aparente ser. Digamos que a pessoa tenha uma alergia forte a bicarbonato de sódio. Se ela ingere isso seria o suficiente pra ela ter um problema sério, então a coisa é muito mais complexa do que parece. beijoss

  2. Oi Nyle,
    Gostaria de comprar o álcool em gel Purell, mas pesquisei na relação que você passou das empresas que não testam e das que testam e não encontrei o nome da empresa que o fabrica – Gojo. Você saberia informar se ela testa? obrigada, Márcia

  3. Oi Nyle,

    Gostaria de saber se há contra-indicação do seguinte óleo da Weleda para gestantes: Óleo de Romã Regenerador: Composição (INCI): Simmondsia chinensis (Jojoba) Seed Oil, Sesamum indicum (Sesame) Seed Oil, Helianthus annuus (Sunflower) Seed Oil, Triticum vulgare (Wheat) Germ Oil, Macadamia ternifolia Seed Oil, Panicum miliaceum (Millet) Seed Extract, Fragrance (Parfum)*, Punica granatum Seed Oil, Helianthus annuus (Sunflower) Petal Extract, Olea europaea (Olive) Oil Unsaponifiables, Limonene*, Linalool*, Citronellol*, Geraniol*, Citral*, Eugenol*, Coumarin*, Farnesol*. *a partir de óleos essenciais naturais.

    Você conhece a linha de cremes (dia e noite) de Romã dessa mesma marca? Sabe se é contra-indicada na gestação?

    Obrigada.

    1. Letícia, eu não saberia te informar, entre em contato com o site. Mas óleo corporal é algo que você pode usar puro e é até bem mais barato. Compre óleo de amêndoas puro, ou óleo de rosa mosqueta. beijos

      1. É, eu sei… rsrsrs…
        Estou usando o de Côco Extra Virgem e estou adorando!
        Mas é porque eu já tinha comprado o de Romã (que também é excelente) e, exatamente porque foi muito caro, eu não queria perdê-lo… rsrsrs.
        Obrigada pela resposta!

  4. Completando os ingredientes do óleo corporal de romã da Weleda: Seu perfume, composto por óleos essenciais de baunilha, sândalo, neroli (óleo essencial produzido da flor da laranjeira Bergamota ) e blood orange, os quais dão ao produto um aroma especial e exótico.

  5. Oii, nossa como os dois posts sobre produtos para grabidez me ajudaram, é muito muito dificil achar cremes, estou ja com a barriga coçando precisando muitooooo de um oleo e creme e achei este da Weleda…
    Por fabor, me ajuda estes ingredientes eu posso? Eu vi que tem algo como arnica, mas como entendo poucooo não sei se realmente pode, no site diz ser seguro para gestantes …

    Estes sao os ingredientes…
    INGREDIENTS (INCI): Prunus amygdalus dulcis (Sweet almond) oil, Simmondsia chinensis (Jojoba) seed oil, Triticum vulgare (Wheat) germ oil, Fragrance (Parfum)*,
    Arnica montana Flower Extract, Limonene*, Linalool*, Citronellol*, Geraniol*, Citral*, Eugenol*, Farnesol*.

    Este é o produto por favor me ajuda….
    http://www.weleda.com.br/produtos/cosmeticos/cosmeticos_3.asp?id=140

    1. Mariana, se não site diz que é seguro eu creio que não tenha problema. Mas eu, particularmente, escolheria um óleo vegetal puro. Marcas como Terra Flor e By Samia tem. bjs

  6. Oi, Nyle! Tudo bem? Muito bacana o post, obrigada! E os produtos da Sal da Terra (desodorantes, óleos, bálsamos, sabonetes, alcóol gel), o que diz?

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s