Tônico caseiro de arroz para clarear manchas

parboiled-rice (1)

Já ouviu falar das propriedades do arroz para a pele? Alguns dermatologistas indicam que esse cereal, tão comum no almoço dos brasileiros, pode contribuir para uma melhora nas manchinhas da pele – que seria por conta da vitamina B3 (niacina). Além disso, o tônico de arroz é um adstringente natural e deixa a pele bem macia!

É importante que o arroz seja integral para o preparo do tônico, pois contém mais sais minerais e vitaminas do que o arroz branco, que é paupérrimo em nutrientes.

Veja a receita:

  • Ingredientes: 10 colheres de sopa de arroz integral cru (se possível, orgânico!); água mineral ou destilada o suficiente para cobrir o arroz (que ficará de molho em um recipiente) e ainda ultrapassar cerca de 3 dedos
  • Modo de preparo: em uma peneira, lave o arroz em água corrente, para retirar eventuais ‘sujeiras’. Em seguida, coloque-o em um recipiente com água morna (não fervendo, ‘quentinha’ só) e deixe de molho por 12 horas. Após esse período, passe o arroz na peneira e guarde a água turva que ficou (que será usada como tônico).
  • Instruções de uso: aplique na pele, duas vezes ao dia, após a limpeza com o seu sabonete facial de costume e não exague. Você pode fazer a aplicação tanto colocando o tônico em um algodão e passando no rosto quanto borrifando o líquido diretamente na pele (aí espalha com a mão e deixa secar). Depois do tônico, hidrate o rosto.
  • Dica: o arroz que sobrou você pode bater no liquidificador (de modo a deixá-lo menor) e usar como esfoliante corporal. Misture um pouco do seu sabonete líquido a esse arroz triturado e use no corpo!
  • Observações importantes: armazene o tônico na geladeira (por no máximo 3 dias), em um borrifadorzinho. É importante que o borrifador nunca tenha sido usado para armazenar materiais de limpeza: desinfetantes, cloro ou coisas do tipo! Compre um borrifador novo (perfumarias como a Sumirê e lojas de R$1.99 vendem) e use-o apenas para armazenar receitinhas caseiras de tônicos.

Vale lembrar que esse tônico é adequado para todos os tipos de pele (embora eu ache mais adequado para pele normal e seca), mas quem tem pele oleosa e/ou mista com tendência à acne pode combiná-lo a um adstringente que promova uma limpeza mais profunda (por exemplo: de manhã usa o tônico de arroz e à noite um adstringente). Ou talvez seja mais negócio investir no tônico de chá verde (no caso de pele oleosa e mista). Vale a pena fazer o teste!

Fontes e referências: A Green Routine; Terra 

Anúncios

29 comentários sobre “Tônico caseiro de arroz para clarear manchas

  1. Eu tenho usado chá de camomila e chá verde na pele, de manhã e à noite.
    Água de arroz nunca pensei em usar, mas acho que pode ser bom alternar os 3!

  2. Ótimo post, bem explicativo…Quem imaginaria ein??O poder do arroz!!
    Gosto bastante da forma q vc descreve as coisas. Mtas blogueiras desse ramo de orgânicos, natural, etc, exageram mto nos resultados e superestimam os produtos. Daí qdo vc vai estar é decepção em cima d decepção. Gosto d descrições cm as suas, mais reais.

  3. Adorei. Vivo procurando tônicos naturais pro rosto. Tenho pele oleosa e não posso ficar sem um adstringente mais forte, mas alternar é uma boa porque deixa o a pele “descansar” da química. Tava usando soro fisiológico , vou experimentar esse e o de chá verde também.

  4. Nyle, essas “manchinhas” que este tônico promete clarear vale também para aquelas manchinhas escuras de acne? Sabe se existem outros métodos caseiros para clarear? Sou cheia delas e só quem tem ou teve, sabe como incomoda!

    1. Isabella, quais manchinhas escuras de acne? Esse tônico ajuda nas manchinhas mais superficiais mesmo e nas ‘piores’ ele pode ajudar a longo prazo. Algo que ajuda a clarear a pele é argila branca em pó diluída em chá de camomila, uma vez por semana. Gosto da marca Arte dos Aromas. beijoss

      1. Isabella, como essas cicatrizes são mais severas não é garantia que o tônico e a argila possam resolver o problema. O que pode acontecer é uma melhora, que se dá a longo prazo. A diferença desses métodos pro ácido é que o tônico e a argila não trazem malefícios pra sua saúde, ao contrário do ácido. Acho que vale a pena esperar mais e notar os resultados da argila e do tônico. beijoss

  5. Super fácil de fazer, valeu a dica Nyle!
    E sobre o resultado quais seriam seus comentários?

    Conheci seu blog agora e gostei muito de vários comentários seus!

    1. Então, eu não uso porque meu tipo de pele é outro, mas esse tonico foi indicado por dermatologistas e em vários sites de beleza natural. A longo prazo promove melhoras sim, mas nada milagroso! É só uma pequena ajuda. beijoss

      1. Da próxima vez coloca o dobro de água, se “chupar” tudo, coloca mais! beijos

  6. oi meu nome e dani achei muito legal isso uma vez passei limao no rosto e ficou muito manchado passei esse tonico melhoro muito

  7. Ola! Já estou usando o tônico há duas semanas, como tenho há anos problemas de manchas na pele, sei que qualquer tratamento ( que já fiz vários) são de médio e longo prazo, por isso não tinha nenhuma expectativa imediata com o resultado, entretanto eu gostaria de falar que estou extremamente surpresa com a mudança da textura da minha pele. Estou com 40 anos e a pele já começa apresentar sinais de cansaço, mas o uso deste tônico melhorou de forma visível a elasticidade. Como fiquei curiosa com resultado, estudando sobre a vitamina B 3, li que ela estimula a produção do colageno. Isso é fantástico, porque como sou vegetariana, não tomo colageno por ser venderem produtos de origem animal.
    Extremamente grata pela receita!
    Bjs

  8. É necessário que seja o integral? :/ não tenho integral e fica complicado pra mim comprar… Aqui usamos o branco mesmo.

  9. oi, Nyle
    já ouvi sobre os benefícios do arroz para a pele e para os cabelos; no caso, do arroz japonês. A receita é mais simples ainda, durante a lavagem do arroz você escorre a primeira leva da água diretamente nas mãos. É claro que isso deve ser feito continuamente para clarear manchas, milagres não existem. Mas o legal é poder aproveitar o tempo na cozinha para cuidar da pele! beijo

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s